sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Premier League:

 Menos de 72 horas após ganhar do Leeds fora de casa, o Manchester City voltará a campo nesse sábado, véspera de ano novo, para enfrentar o Everton, dessa vez uma partida no Etihad, que começará ao meio dia com transmissão exclusiva no Star Plus.

Vamos entrar em campo pela primeira vez após a morte do Rei Pelé e antes do ínicio será celebrado um minuto de salva de palmas em homenagem ao maior de todos os tempos assim como todos usarão uma braçadeira negra para mostrar o luto pelo único tri campeão do mundo como jogador. Com certeza será bem emocionante e merecidas todas as homenagens ao Pelé.

A princípio nós não teremos problemas para essa partida, não foi comentado na coletiva de hoje se teremos desfalques ou dúvidas, isso é bom porque poderemos rodar mais ainda o elenco por causa do pouco tempo de descanso entre as partidas do Boxing Day e da véspera de ano novo, sendo que na quinta feira que vem já temos que enfrentar o Chelsea pela primeira das duas partidas seguidas contra eles, uma na Premier League fora e a partida da Copa da Inglaterra dentro de Manchester. Essa partida pode ser uma boa oportunidade para o Kalvin Phillips jogar.

A volta da Copa do Mundo foi ruim para ele porque sofreu críticas do Guardiola por estar acima do peso, pelo menos voltou a ser relacionado para o jogo diante do ex time, Leeds, não entrou. Um confronto em casa contra o décimo sexto colocado não me parece uma má pedida para dar um descanso para o Rodri que terá que estar nas melhores condições para pegar o Chelsea em dois jogos importantíssimos em um curto espaço de tempo e também serveria para o Phillips começar dar uma reviravolta na sua carreira em Manchester. Depende dele e tem que estar fazendo por merecer nos treinamentos.

Guardiola nos deu boas notícias hoje ao avisar que o campeão do mundo Júlian Álvarez já retornou aos treinamentos, tem um vídeo especial do City sobre a chegada e a recepção pelos funcionários e colegas jogadores, mas só estaria disponível para jogo após o ano novo. Tem jornalista inglês duvidando disso e imagina que ele poderá ser realcionado para esse sábado. Seria uma surpresa para lá de agradável, se não estiver com o time amanhã, eu também estarei tranquilo sobre isso, quero que esteja 100% para o próximo ano, quando o desafio começará nas primeiras semanas de janeiro com Premier League, Copa da Inglaterra e quartas de final da Copa da Liga.

Depois de algum tempo tendo que me esconder para não saber o resultado do jogo do City e ver o VT como se fosse ao vivo, terei esse prazer de ficar ligado na internet sem ter que correr de notícias. Pequenas vitórias na vida.


quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Vitória do City fora de casa.

 Sem dificuldade alguma, o Manchester City foi até Elland Road e voltou com a vitória sobre o time da casa por 3 a 1, gols de Haaland (2) e Rodri, com isso continua sua perseguição ao líder Arsenal, que tem 5 pontos na nossa frente. 

A gente perdeu muitos gols, principalmente com Haaland e Grealish, mas ambos se redimiram no segundo tempo ao combinarem duas vezes para marcar o segundo e terceiro gols do City, o time poderia ter saído para o intervalo com 3 ou 4 de diferença, o primeiro já no primeiro minuto de jogo quando Meslier salvou o chute do Haaland. O City só abriu o placar num contra ataque nos acréscimos do primeiro tempo após Rodri pegar o rebote do goleiro.

O Leeds só entrou em campo para se defender e chegar junto no Grealish, eu não entendo esse prazer que eles tem de bater no cara, no jogo tu não vê o cara provocando, ontem no segundo tempo, ele tomou uma pernada, o sujeito tomou amarelo e veio outro puto para tirar satisfação, empurrando o nosso jogador, completamente sem sentido. O juiz foi bem fraco na questão disciplinar, nós recebemos o mesmo número de cartões que o Leeds com os caras batendo.

Quem teve uma ótima atuação, na verdade, mais uma, foi o Rico Lewis, que atua muito no meio de campo para ajudar na saída de bola e criação, e chega mais na frente que o Walker, que esteve no banco para essas duas últimas partidas. Sem um lateral direito propriamente o Stones e Mahrez utilizaram bastante aquela faixa do campo. Lewis, de apenas 18 anos, parece a solução para substituir o Walker, que fará 33 anos em maio. Está recebendo muitos elogios do Guardiola e de quem acompanha o City.

Além de Walker, Cancelo, Foden e Bernardo por exemplo foram relacionados e ou não jogaram ou entrarm no final, não estão de castigo e que no dia 31, menos de 72 horas entre partidas, teremos um novo jogo da Premier League, o time precisa rodar bastante, ainda não dá para cravar se o Álvarez estará apto para ser relacionado. Phillips parece que está em forma novamente, ficou no banco, veremos se garnhá uma chance diante do Everton no sábado.

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Premier League: Leeds Vs Manchester City

 Para finalizar a décima sétima rodada da Premier League, o Manchester City entrará em campo nessa quarta feira para enfrentar o Leeds United fora de casa. O jogo começará às 17 horas e terá transmissão apenas pelo StarPlus dessa vez.

Aparentemente a única diferença dos relacionados para esse jogo e a partida da Copa da Liga na quinta passada seria a volta do Ederson ao gol. Rúben Dias de fora por lesão, Álvarez ganhou dias a mais de folga na Argentina (agora estou achando que nem pronto para o jogo contra o Everton estará) e o Phillips é uma grande incógnita. Parece que não teve coletiva hoje do Guardiola, não achei nada muito específico para a partida de quarta, me deu a impressão que foi a entrevista dada após o jogo contra o Liverpool porque não tinha nada sobre o peso do Phillips, a "polêmica" da semana.

Se o Phillips realmente não tiver condições, será que o Pep dará uma chance a alguém da base no banco, como o Alex Robertson na Copa da Liga, ou vai incluir um segundo goleiro reserva? Eu iria de base, sempre acho legal ver mais um jogador que poderá virar parte fixa do nosso elenco num futuro.

Jogar em Leeds tem dois jogadores com passados por essa terra, Haaland que é nascido por lá quando Alfie Haaland jogava por lá e o Phillips, ex atleta deles que veio transferido nessa temporada para o City e ainda precisa provar muito que tem qualidade para jogar num time que briga por todos o títulos possíveis na temporada.

Precisamos nos reabilitar no campeonato depois da surpreendente derrota em casa para o Brentford antes da parada da Copa e também para não deixar o Arsenal desgarrar, hoje são oito pontos com um jogo a mais na nossa frente, como ainda jogaremos duas vezes contra eles na Premier League, é preciso que fiquem até seis pontos no máximo na nossa frente. E vamos abrir os olhos para o Newcastle que está muito bem nas mãos do Eddie Howe, não fizeram contratações absurdas, mas hoje estão dentro da zona de classificações da Liga dos Campeões. Tirando o Tottenham que empatou e a gente que não jogou ainda, todos os times entre a primeira e nona colocação venceram nessa rodada.

Em 2021/22 vencemos com facilidade no jogo fora de casa, 4 a 0, com direito a gol do Fernandinho, seu vigésimo sexto e últmo pelo City. Haaland já tem 24 gols com a camisa do City, será que empatará, quem sabe passará nesse jogo mesmo. Guardiola falou que espera um jogo difícil, acho que foi só para vender a partida mesmo e não falar, porque ficaria deselegante, que espera que seja um atropelamento do terceiro lugar sobre o décimo quinto.

Bom jogo para a gente amanhã com atuação espetacular!

domingo, 25 de dezembro de 2022

Rúben Dias perderá um mês de jogos.

 O zagueiro português Rúben Dias ficará de fora de muitos jogos pelo Manchester City após voltar da Copa do Mundo com um problema na coxa, a expectativa é que ele não jogará mais uns oito jogos, sendo que já não jogou contra o Liverpool na última quinta feira. E só jogo "minísculo" que ele não deverá ser relacionado pelo Guardiola.

Na quinta não iremos jogar contra o Leeds fora de casa, após a sequência é Everton (c) no dia 31, Chelsea duas vezes, uma fora e outra em casa, dia 05/01 pela Premier League fora e 08 na Copa da Inglaterra em casa, Southampton (f) pelas quartas de final da Copa da Liga, isso dois dias depois de enfrentar o Chelsea, no sábado seguinte (14), teremos o segundo jogo do Derby de Manchester pela Premier League, no Etihad vencemos por 6 a 3, no meio de semana será a vez e de enfrentarmos o Tottenham, que pode não acontecer se for necessário um replay da Copa da Inglaterra contra o Chelsea, e dia 22 o Wolverhampton em Manchester. E para finalizar o mês de janeiro, aqui a esperança é de já poder contar com o Dias, poderemos jogar a quarta rodada da Copa da Inglaterra se avançarmos.

Ficar sem o Dias é um golpe muito forte na gente, a boa notícia é que nessa temporada nós temos mais quatro zagueiros experientes para compor o elenco, então só se um desastre acontecer será necessário improvisar, como o Luis Enrique fez com o Rodri na Copa, o bom é que foi com o Laporte, ou puxar alguém da base para jogar, essa opção parece ser bem difícil de acontecer porque eu não vejo um jogador de zaga como o Taylor Harwood-Bellis ou Luke Mbete fazer parte dos treinamentos com o time principal.

Durante o jogo de quinta, Akanji teve que sair, parecia ser lesão e entrou o Stones, e o Aké nos acréscimos também apareceu ter algum problema, acho que era caimbrã mesmo. De todo jeito, ambos estavam no regenerativo do City na sexta feira, então não devemos ter problemas com eles, na terça feira na coletiva de um dia antes do jogo do Guardiola, nós ficaremos sabendo se está tudo bem com eles.

Alex Robertson

No jogo da Copa da Liga, eu tive a surpresa de ver no banco de reservas do City o jovem da base ALex Robertson, usou a camisa 93, pela primeira vez ser relacionado para um jogo do time principal. Com a dificuldade imposta pelo Liverpool, ele não pode fazer sua estreia.

Robertson, fará 20 anos em abril de 2023, assinou em outubro uma extensão contratual de 3 anos e já foi emprestado para jogar pelo Ross County da primeira divisão na Escócia na temporada passada, infelizmente jogou pouco e voltou. Nessa volta ele teve uma lesão séria e só voltou a jogar a pouco tempo pela base do City, ele tem participado dos treinamentos do time principal, é uma experiência que levará em sua carreira, seja com a gente ou adiante, imagina ter que marcar o De Bruyne e o Haaland. Ele é descrito como um meio de campo de área a area.

Será que poderemos vê-lo entre os relacionados novamente na quarta feira? 12 dos 16 jogadores que foram para a Copa estiveram nesse jogo, então tem 4 vagas, sendo uma, uma troca simples entre goleiros, sai o Carson e entra o Ederson (postou foto de Natal com a família, acredito que na casa em Manchester), Dias está fora por um mês, fica a questão entre Phillips, se melhorar o condicionamento físico dele, e o Júlian Álvarez, que estava na Argentina comemorando o título mundial, quem sabe ficou para a Natal também. Eu acho que o Aranha só voltará para a partida do dia 31 contra o Everton.

Uma curiosidade sobre o Robertson é que ele pode escolher jogar por 4 seleções: Escócia, por ter nascido lá, Austrália, terra do pai que foi jogador da seleção nacional, assim como o avô, seria três gerações de convocados, Peru porque a sua mãe é de lá, interessante que uma das últimas vagas para a Copa no Catar foi decidida entre Austrália (que levou) e Peru nos pênaltis, e por fim, Inglaterra por passar grande parte da vida por lá, já fez partidas por três seleções de base inglesas.

sábado, 24 de dezembro de 2022

Kalvin Phillips com problemas.

 Uma notícia nesse sábado agitou o Manchester City, o verdadeiro motivo da ausência do Kalvin Phillips no jogo de retorno após a Copa do Mundo, ele não esteve relacionado para o jogo como os outros companheiros de seleção inglesa e demais atletas que estiveram no torneio, apenas ele e mais 3 ficaram de fora desse primeiro jogo, todos os 3 com motivos justos, ele não.

Phillips jogou muito pouco pelo City no momento, fez quatro partidas, todas do banco de reserva, num total de 54 minutos, sendo apenas um, eu repito, APENAS UM na Premier League e isso na nossa estreia na competição, lá em agosto, fora de casa diante do West Ham. Ele perdeu parte da temporada após decidirem realizar uma operação no ombro que o incomodava e mesmo jogando pouco, ele conseguiu ir para Copa no Catar, onde jogou duas partidas, todas do banco também. O problema foi essa volta do Catar.

Além de ser esperado que voltasse para Manchester mais cedo, ele voltou com bagagem extra, não uma mala a mais, mas acima do peso, o quê deixou o Guardiola bem puto com ele, o treinador só não explicou a conversa que rolou entre os dois na coletiva depois do jogo de quinta, só que para ele deixar claro para toda a impresa e torcedores que ele não pode contar com o jogador por causa da forma física no meio da temporada, eu imagino o quanto ele estava nervoso com a situação.

Phillips não jogará, talvez nem treine com a equipe, enquanto não voltar ao peso alvo definido pela comissão técnica do clube, segundo o jornalista Sam Lee, não deverá demorar muito tempo. Mesmo assim é uma péssima mensagem que o jogador passa ao treinador e seu aproveitamento no futuro poderá estar comprometido. Vamos aguardar cenas dos próximo capítulos.

Interessante que nosso jogo seguinte será contra o ex time do Phillips na casa deles, enfrentaremos o Leeds United em Elland Road, agora dependerá do Kalvin querer ou não fazer parte de mais uma partida da Premier League.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

City está nas quartas da Copa da Liga!

 Com uma boa atuação, o Manchester City avançou para as quartas de final da Copa da Liga ao bater o Liverpool por 3 a 2 no Etihad. No sorteio realizado pouco depois da partida foi decidido que pegaremos mais um adversário da Premier League, visitaremos o Southampton na segunda semana de janeiro. Haaland, Mahrez e Aké marcaram nossos gols.

Dos 11 titulares para ontem, podemos dizer que apenas 3 não são regulares (Ortega, Lewis e Palmer), mas com a tendência do lateral direito Lewis, cria do clube, se tornar cada vez mais assíduo do time inicial. Como jogou bem o garoto e num esquema que ele não é propriamente o lateral na parte ofensiva, quando a gente tinha a bola, ele fechava para o meio, se juntava ao Rodri e deixava a direita livre para o Mahrez atacar, nessa hora o City colocava 3 zagueiros na proteção: Aknaji, Laporte e Aké, com os dois AK´s em cada ponta e o Laporte fazendo o miolo da zaga.

Palmer jogou dessa vez pelo lado direito e fez uma boa partida, partindo para cima do Milner e depois do Gomez (o Milner ou saiu por lesão ou porque não aguenta o moleque ganhando dele, saiu no primeiro tempo ainda). Ele teve uma chance de marcar mais um gol pelo City, mas o seu chute, da marca do pênalti, foi muito ruim. Haaland foi o primeiro a ter uma grande chance após um passe do Gundogan e o goleiro sair todo errado, o chute foi longe do gol. Ele perdeu essa chance, mas a segunda ele colocou nas redes após cruzamento do De Bruyne.

O Liverpool não era ameaça, mesmo assim conseguiu o empate ainda no primeiro tempo, uma falha do nosso sistema defensivo que deixou um buraco no meio da área para o Fábio Carvalho chutar e marcar. Ortega, que agarrou muito na fase anterior contra o Chelsea, não teve nem chance para defender. O resultado era injusto, mas a gente sempre sofre com o Liverpool, eles pareciam estar em outro ritmo, nós poderíamos ter saído com a vitória parcial, não soubemos aproveitar.

Começou o segundo tempo, Mahrez já marcou o 2 a 1 após aproveitar uma fatiada do Rodri e dar  um corte seco em Robertson. Só que a gente toma gol do Salah em toda partida, é incrível isso, num contra ataque, ficou dois contra dois e o Nuñez, que perde de gol essa criança de 100 milhões, achou o egípcio para empatar menos de dois minutos depois do Mahrez ter colocado a gente na frente novamente.

Klopp queria ganhar esse jogo e começou a colocar os jogadores mais experientes em campo, mas não deu o resultado esperado porque De Bruyne, depois de achar o Haalando no primeiro tempo, encontrou o Aké para colocar números finais no jogo. O Liverpool até cresceu depois do terceiro, conseguimos controlar bem a partida e assim entramos no sorteio para a próxima fase.

Acho que foi uma atuação boa para o retorno depois de um mês sem jogarem juntos e vimos que nossa base não se resume a apenas ao Foden, que entrou no segundo tempo, que agora temos três jogadores que podem atuar tranquilamente nos jogos mais importantes porque o Guardiola confia neles. 

O próximo jogo será apenas no dia 28 contra o Leeds, não contaremos com o Rúben Dias que ficará um mês fora por ter sofrido uma lesão na coxa no jogo contra o Marrocos, o Phillips é incerto porque ele não tinha condições de jogo ontem, estranho demais isso, e o Álvarez deve estar voltando nso próximos dias, ele estava na sua cidade na Argentina comemorando o título mundial esses dias aí.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Copa da Liga: Manchester City Vs Liverpool.

A parada para a Copa do Mundo acabou e agora a parada vai ficar sério na Inglaterra. Nessa quinta feira, dia 22, Manchester City receberá o Liverpool pelas oitavas de final da maior competição do universo a Copa da Liga Inglesa, competição que nos últimos cinco anos, nós vencemos 4 vezes e vamos enfrentar o atual campeão. Partida começará às 17 horas com transmissão da ESPN e do StarPlus.

Eu estou com muita expectativa de quais jogadores que estiveram no Catar estarão, pelo menos, entre os relacionados, sabendo que De Bruyne e Gundogan são certos de participarem. Até ontem, segunda feira, não tinha foto deles no site do City e hoje parecia que estava todo mundo lá, só não vi o Ederson, que não deverá fazer falta porque acredito que o Ortega seria o titular para esse jogo mesmo, Rúben Dias e o Álvarez que está na Argentina comemorando o título mundial, se ele chegar a tempo do jogo contra o Leeds daqui uma semana, eu acho que a gente pode comemorar.

Guardiola na coletiva de hoje disse que os jogadores que atuaram na Copa estariam em melhor vantagem do que aqueles que ficaram de férias por um tempo e voltaram a treinar depois, pois estavam em ritmo de jogo. Não sei o quanto isso foi um jogo mental do nosso treinador para colocar minhoca na cabeça do adversário de amanhã, na minha colocou. Olhando a escalação do jogo contra o Girona, a minha única dúvida era sobre a escalação na zaga pois eram dois meninos sem experiência nenhuma, mas pelo menos já temos quatro dos zagueiros treinando, somente o Dias que eu não vi, o Akanji não está nas fotos de hoje, mas ele treinou durante essa semana.

Como é possível fazer cinco alterações, pode ser que esses jogadores que estavam como suas seleções possam ser trocados  num modelo time do primeiro e time do segundo tempo, que por mais que o Guardiola diga que eles estão em condições, será que o departamento médico vai liberar para jogar 90 minutos sem terem trabalhado nem uma semana? A Copa da Liga é legal ganhar, mas forçar para perder jogador por muito tempo é burrice.

Na primeira partida da Copa, nós ganhamos do Chelsea por dois a zero, também no Etihad, e foi um jogo com dois times mistos, gols de Mahrez e Álvarez. Uma pena nós pegarmos dois times fortes nessa competição que é aquele que dá mais chance para a base entrar em campo, Rico Lewis e Cole Palmer jogaram os noventa minutos, o Palmer eu acredito que será titular, o Lewis ainda não confio 100% porque o Walker jogou muito pouco nessa temporada (e vou falar para vocês, foi bem na Copa do Mundo pela seleção inglesa).

Seja quais forem os escolhidos para jogarem, podemos ficar felizes porque o futebol de clubes retornou e esse final de ano na Inglaterra é bom demais!

sábado, 17 de dezembro de 2022

City bate o Girona em amistoso.

 Nesse sábado no estádio da Academia o Manchester City recebeu o Girona num amistoso de preparação para o retorno do time aos jogos depois da parada para a Copa do Mundo, vencemos por 2 a 0, gols de Kevin De Bruyne e Erling Haaland. Agora o time tem mais cinco dias antes de enfrentar o Liverpool pela Copa da Liga na quinta feira, dia 22.

Guardiola levou para esse jogo 18 atletas, foi um misto de jogadores que não foram a Copa, com dois que retornaram (De Bruyne e Gundogan) e muitos jovens que podem ser usados ou, pelo menos, relacionados na partida de quinta porque não tem jogador suficiente. Se seguir a ordem de retorno pós eliminação, os próximos que chegarão a Manchester serão Rodri, Laporte e Akanji, o trio caiu fora do torneio no dia 06 de dezembro. Guardiola falou sobre o Aké também na entrevista depois do jogo, a Holanda perdeu para a Argentina nas quartas no dia 09. De todo jeito, é importante a gente saber se teremos zagueiros porque a defesa foi composta pelo Lewis e Gómez em cada uma das laterais e Jadel Katongo e Shea Charles no miolo da zaga, quatro nomes que me fazem dormir tranquilamente na noite anterior antes de uma partida...só que não. Nada contra esse quarteto, apenas falta muita experiência para eles para enfrentarem times fortes.

O meio de campo foi mais saboroso com Gungodan, De Bruyne e o Palmer, esse trio dá para levar para um jogo tranquilamente. O primeiro gol foi marcado pelo belga após uma saída errada do goleiro que De Bruyne fez pressão no zagueiro adversário para roubar a bola e, já dentro da área, marcar de canhota com a classe de sempre.

O segundo gol também saiu de uma pressão na marcação da saída de bola, Katongo conseguiu roubar ligando com o De Bruyne, esse tabelou com o Mahrez e fez aquele cruzamento da direita para o centro para achar o Haaland, uma pena que esse gol com assistência não entra para a estatísticas oficiais, pelo menos é o ensaio para o restante da temporada de futebol.

Eu não vi o jogo, não quis pagar R$ 21 pelo serviço do City+, mas o clube liberou os melhores momentos estendidos e vou dizer que fora os nossos gols, as chances mais claras foram do Girona, talvez do time da Espanha já esteja treinado há mais tempo e poucos jogadores deles foram para a Copa. Vou me agarrar a isso para ter sonos tranquilos.

Comentário rápido para terminar o post: nem Carson nem Joshua Wilson-Esbrand foram relacionados. O primeiro faz pouco diferença realmente, o segundo possivelmente deverá ser emprestado assim que a janela de inverno abrir no dia primeiro de janeiro.

Só mais cinco dias galera!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Notícias Manchester City - 16.12.2002

 Por causa do campo congelado, resultado das baixas temperaturas na Inglaterra, a última partida do Manchester City no ano foi adiada. O time enfrentará o Leicester para terminar os seus jogos da fase de grupos da Copa da Liga, onde o time já é o vencedor do seu grupo. A partida aconteceria no Pirelli Stadium, onde atua o Burton Albion da terceira divisão, não tem muito tempo que atuamos nesse estádio, foi na temporada 2018/19 no jogo de volta da semifinal da Copa da Liga, no Etihad fizemos 9 a 0 e lá 1 a 0, com vários jogadores reservas do times e alguns que fizeram suas estreias pelo City naquele dia.

É o segundo jogo do grupo do City que é adiado pelas condições do gramado, a outra foi entre Sunderland e Leicester num "estádio" que jogam os times de base do Sunderland, feminino e times menores da região. O futebol feminino de primeira divisão na Inglaterra tem condições melhores, nada fantástico ainda, eventualmente jogam nos estádios que os times masculinos usam, quando se pega essas competições que misturam times de várias divisões dá esse problema de cancelamentos de jogos. 

Agora o time comandado por Gareth Taylor só voltará a jogar no dia 15 de janeiro, quase um mês, contra o West Ham pela Superliga em partida fora de casa. Será que o City também mandará as nossas jogadoras para um lugar quente quando voltarem a se reunir para os treinos? Não achei a divulgação da programação, mas acredito que como não haverá partidas nos próximos dias, as atletas deverão ganhar folga.

Nesse sábado às 10 da manhã, exclusivo no City+ e Recast (não sei o quê seria isso...rs) faremos nosso primeiro e último jogo amistoso durante essa parada para a Copa do Mundo. O jogo contra outro time do CGF, o Girona, será no estádio da Academia com venda de ingressos. O City não divulgou fotos, vídeos nem teve entrevista do Guardiola pré jogo, então não tenho certeza absoluta de quem jogará. A única coisa que sei é que Julian Álvarez será desfalque porque ele tem um compromisso no Catar ao meio dia de domingo, acho que é alguma coisa comercial.

O jogo vai contar, a princípio, com os jogadores que não tiveram suas seleções classificadas para a Copa do Mundo com Haaland e Mahrez, os não convocados e a garotada, vai ser uma oportunidade de ouro para o Carlos Borges mostrar suas qualidades para uma parte maior da torcida do City, alguns desses jovens poderão ser usados na próxima quinta feira contra o Liverpool porque até agora o único jogador que eu vi que esteve na Copa e voltou a treinar com o elenco foi o De Bruyne, não sei se o Guardiola, sei lá, com menos de uma semana de treinamentos vai querer forçar os outros, acho que eos guardará para a partida diante do Leeds daqui a 12 dias, no dia 28.12.

Será a quarta vez que o time principal masculino usará o estádio da Academia, as três anteriores com portões fechados, sempre para jogos amistosos, lá jogamos na pré temporada passada, 2021/22, por causa das restrições em alguns países por causa da pandemia da COVID, vencemos o Preston North End por 2 a 0 (Mahrez e Sam Edozie), 4 a 0 no Barnsley (Mahrez, Edozie, Ben Knight e Aké) e 4 a 1 no Blackpool (Mahrez, Edozie e Gundogan, duas vezes). O Mahrez sempre que jogou lá, fez gol, como ele não foi para a Copa, poderá aumentar essa marca de 4 em 4, acho que não será tem difícil assim.

O acompanhamento do jogo por mim será exclusivo no Twitter com retuíte sobre lances e quem sabe gols do City.

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Notícias Manchester City - 13.12.2022

 - A Argentina de Julian Álvarez é a primeira seleção classificada para a final da Copa do Mundo no próximo domingo. O único representante do Manchester City na fase de semifinal garantiu sua ida sendo o segundo melhor jogador da vitória sobre a Croácia por 3 a 0, ele fez dois gols e sofreu o pênalti do primeiro, só não foi o melhor da partida porque aquele rapaz Lionel Messi estava em campo e desfilando qualidade mais uma vez.

O adversário da seleção sul americana será definido amanhã, quarta feira, entre França e Marrocos, como já falado aí em cima, não tem mais jogadores nossos na competição, exceção ao finalista Julian Álvarez, que é o primeiro jogador desde Pelé em 1958 a ter 22 anos e marcar dois ou mais gols numa semifinal ou final de Copa do Mundo.

- Em jogo com o Etihad cheio, o Manchester City ficou no empate em 1 a 1 com o United pelo campeonato feminino, com isso terminou sua participação na Liga nesse ano, o próximo jogo da Liga será somente em janeiro do ano que vem. Mas ainda há um último jogo para encerrar as atividades nesse ano, será uma partida da Copa da Liga contra o Leicester fora de casa.

Esse jogo é praticamente irrelvante porque apenas o Leicester nos pode tirar da primeira colocação, para isso precisa vencer a gente e Sunderland, em partida adiada por causa do gramado congelado, além de tirar um saldo de gols de 12 a nosso favor. Não me surpreenderia em nada se no domingo, dia 18, Gareth Taylor colocar um tima mais reserva ainda do que vem jogando no torneio, ele faz um misto, agora jogadoras que mal entraram em campo, terão oportunidades.

- Kevin De Bruyne já treina com o elenco em Manchester, o time voltou no domingo para a cidade e já começou a se readaptar ao clima para começar a sequência de jogos de final de ano na Inglaterra. Gundogan, que saiu na mesma fase do belga, não apareceu em fotos disponibilizadas pelo clube, então não dá para saber se já voltou ou ganhou um período a mais de descanso e recuperação. 

No decorrer da semana deveremos ter mais novidades, mas acredito que apenas o Gundogan deva estar disponível para treinar, talvez nem jogue contra o Girona no sábado.

sábado, 10 de dezembro de 2022

Notícias Manchester City - 10.12.2022

 Nesse domingo às 9:30 da manhã, com transmissão dos canais ESPN e StarPlus, teremos o Derbi de Manchester pela Superliga, direto do Etihad. Até a última atualização que passaram, mais de 40 mil ingressos foram vendidos para esse jogo, que coloca frente a frente a equipe quarta colocada contra a segunda. Promessa de grande jogo.

Desde da derrota no dia 25 de setembro para o Chelsea, quando time havia perdido duas vezes em dois jogos na competição, o Manchester City não sabe o quê é sair de campo sem os três ponts, seja pelo campeonato com seis vitórias seguidas, ou pela Copa da Liga com 3 vitórias. Iremos tentar encher as duas mãos amanhã.

O nosso time está quase 100%, a única dúvida continua a ser a Vicky Losada, ele treinou integralmente com o elenco nos últimos dias, o técnico Gareth Taylor não confirmou ainda se vai para o jogo. Já Lauren Hemp, que perdeu alguns jogos, já voltou diante do Liverpool, entrou aos 70 minutos da vitória por 2 a 0, gols da sueca Filippa Angeldal e da australiana Mary Fowler. Vi pouco dessa nossa nova contratada, mas me parece que poderá dar ajuda para descansar a Khadija Shaw, que está arrasando na temporada com uma média de 1 gol por jogo, já tem 11 e divide a artilharia com a Rachel Daly do Aston Villa, cada uma tem oito. Desses oito da Daly, dois foram contra o City na estreia do campeonato, perdemos por 4 a 3, chegamos a fazer 3 a 2, depois de estar 2 a 0 contra....raiva.

Não tem muito tempo o United venceu o Arsenal por 3 a 2 no Emirates, em outro jogo bem maluco, com virada e vitória nos acréscimos do segundo tempo. O time tem consistência na defesa, tomou apenas 5 gols, todos ou do Arsenal ou do Chelsea, dois dos melhores times na competição. Veremos como se comportarão ao ter que enfrentar Shaw, Hemp e Kelly.

Espero que meu mortozinho Yui Hasegawa esteja pronta para dominar o meio de campo. A japonesa de 25 anos que veio do West Ham parece ter sido uma ótima contratação para tentar suprir a ausência da Keira Walsh, que joga pelo Barcelona atualmente.

É pouco provável do City tirar a posição do United em caso de vitória porque a diferença no saldo de gols ainda é considerável, mas é muito importante não deixa os rivais desgarrarem na classificação.



- E só restou Julian Álvarez do City na Copa do Mundo. A Argentina é uma das semifinalistas da competição, juntamente com a Croácia e do outro lado da chave França e Marrocos. Então Álvarez ficará até o final da competição, chance zero de estar contra o Liverpool na volta dos campeonatos na Inglaterra, no dia 22.

Aké pela Holanda e Ederson pelo Brasil foram eliminados ontem. Hoje foi a vez do contigente de Portugal (Cancelo, Dias e Bernardo) e da Inglaterra (Walker, Stones, Phillips, Grealish e Foden).Não sei se eles estarão liberados para jogar, devem ganhar um descanso e depois Guardiola e o departamento médico analisarão a situação de cada um. 

O jogo contra o Liverpool não é o mais importante porque é pela Copa da Liga, mas o próximo jogo será quase uma semana depois, no dia 28 contra o Leeds pelo campeonato.

- City enfrentará o Girona num amistoso sábado quem vem no estádio da Academia. Não é a primeira vez que o time profissional jogará por lá, fez amistosos da pré temporada por lá, teve 100% de aproveitamento em três jogos. Ao contrário desses jogos, haverá venda de ingressos, vai ser um jogo cheio de jogadores da base.

terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Notícias Manchester City - 06.12.2022

 A Copa do Mundo está chegando ao final, teremos dois dias "livres" para na sexta começarem as quartas de final. E ainda temos muitos jogadores do Manchester City na competição, infelizmente para a gente, mas felizmente para eles que ainda poderão lutar pelo título.

Na sexta teremos Brasil (Ederson) vs Croácia e Holanda (Aké) vs Argentina (Álvarez), já no sábado será a vez de Portugal (Cancelo, Dias e Bernardo) jogarem contra Marrocos e o jogo mais aguardado dessa fase e que encerrará as quartas, França contra Inglaterra (Walker, Stones, Phillips, Grealish e Foden). Essa partida será um desafio imenso para o Walker porque o Mbappe vai cair do lado dele, veremos se ele está recuperado 100% da lesão.

A Espanha de Rodri e Laporte caiu para Marrocos nos pênaltis após 0-0 nos 120 minutos e o time do Luiz Enrique jogou absolutamente nada, que vergonha. Akanji é mais um que voltará mais cedo para casa porque Portugal passou o carro com um sonoro 6 a 1, pelo menos nosso zagueiro pode falar que fez um gol na Copa.

- O elenco do City que não foi para a Copa já retornou aos treinamentos, está em Abu Dhabi e começa a preparação para o retorno aos jogos no dia 22 de dezembro pela Copa da Liga. Haaland está lá com os coleguinhas, entre eles muitos jogadores jovens como o atacante português Carlos Borges. Oficialmente o clube não liberou os nomes que viajaram, apenas um jornalista conseguiu essa informação e o Joshua Wilson-Esbrand não estaria entre os 19 nomes, talvez esteja pronto para um empréstimo;

- O City venceu o Brighton por 3 a 1 na Superliga e continua sua perseguição aos três primeiros colocados: Arsenal, Chelsea e United nessa ordem. O próximo jogo do campeonato será o Derby de Manchester no Etihad com mais de 40 mil ingressos vendidos, partida será nesse domingo. Mas antes disso o time enfrentará o Liverpool fora de casa pela fase de grupos da Copa da Liga. Lauren Hemp poderá voltar nesse jogo e a Vicky Losada é dúvida ainda. Jogo às 16 e terá transmissão da City+.

- No final de semana foi confirmado em assembleia que os sócios do Bahia aceitaram a transformação do clube em SAF e a vida das ações para o City Football Group. Eu já alerto os torcedores do Bahia que não esperem transformar o time num super time, dominador do Brasilierão, a gente tem que olhar para os outros clubes do CFG para ver o quê acontece.

O Girona é io-io na Espanha, o Troyes na primeira divisão na França e o Lommel na segunda divisão da Bélgica parecem times para serem portas de entrada do CFG na Europa, o uruguaio Montevideo City Torque conseguiu uma classificação para pré Libertadores, mas na temporada seguinte ficou perto do rebaixamento.

New York City FC e Melbourne City são os clubes que parecem tem os maiores sucessos com títulos recentes, o Mumbai também tem, mas esse time indiano já tinha um relativo sucesso no campeonato local. Veremos o quê o pessoal do CFG está disposto a fazer para 2023.

sábado, 3 de dezembro de 2022

Notícias Manchester City - 03.12.2022

 Hoje tivemos os dois primeiros jogos da fase de oitavas de final da Copa do Mundo, para essa parte da competição dos 16 jogadores do Manchester City convocados para a Copa, 14 avançaram, os dois que se juntarão ao Guardiola mais cedo são De Bruyne e Gundogan, o vice capitão e capitão do time, respectivamente.

A Bélgica ficou com uma preguiça danada nos três jogos da Copa, só jogou bola uns 10 minutos do último jogo, mesmo assim não avançou, tu olhava o semblante dos jogadores, parecia que eles não queriam estar ali mesmo, agora não estão. A Alemanha até lutou, chegou a estar classificada em algum momento da última rodada, só que a vitória de virada do Japão sobre a Espanha, já haviam vencido os alemães de virada também, mnadou eles para casa. Agora resta saber quando esses jogadores retornarão efetivamente aos treinos, a partir dessa segunda feira, o City volta a se reunir, fará sua inter temporada ali perto do Catar, em Abu Dhabi.

Nos jogos de hoje das oitavas a Holanda de Aké venceu o EUA por 3 a 1 e a Argentina, com um gol de Messi e outro de Álvarez, passou pela Austrália e se enfrentarão no dia 09 valendo uma vaga na semi final. Amanhã será dia de França contra Polônia e Inglaterra contra Senegal, só teremos jogadores na segunda partida do dia com Walker, Stones, Phillips, Grealish e Foden no time inglês, veremos se Southgate colocará Foden no time titular novamente, foi um dos melhores em campo na vitória sobre Gales, autor de um dos gols, não tem porque voltar para o banco, somente se o técnico for um cabeça dura e não entender que ganha mais com ele em campo que fora.

Na segunda feira teremos Japão e Croácia e Coreia do Sul e Brasil, apenas o Ederson representa o City nessas quatro seleções. E para finalizar as oitavas, na terça jogam Marrocos e Espanha (Laporte e Rodri) e Portugal (Cancelo, Dias e Bernardo) e Suíça (Akanji), ou seja, teremos pelo menos mais um jogador do City a não chegar nas quartas de final.

Nesse domingo antes de França e Polônia ao meio dia, teremos City vs Brighton pela Superliga às 11 horas, só achei transmissão pelo FA Player. Lauren Hemp e Vicky Losada continuam de fora, mas a artilheira Bunny Shaw jogará.

E no domingo que vem, dia 11, teremos o Derby de Manchester no Etihad com mais de 40 mil ingressos vendidos, com certeza esse jogo estará na grade da ESPN aqui para o Brasil.

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Notícias do Manchester City - 28.11.2022

 Com Copa do Mundo em andamento é díficil dar alguma notícia sobre o Manchester City, tem até coisa muita interessante que acaba ficando para trás para eu poder focar num jogo entre Camarões e Sérvia às 7 horas da manhã. De quatro em quatro anos e para piorar no meio da temporada, não tem como postar todo dia por aqui. Mas vamos lá com algumas notícias:

- Não é que o Pep Guardiola e o City chegaram a um acordo e o técnico ficará até  julho de 2025 no clube, serão nove temporadas em Manchester, então já dá para pensar que terá outro contrato para arrendondar 10 para não atrapalhar o TOC de nenhum torcedor do Manchester City. Já se falava que ele deveria renovar agora mesmo nessa parada da Copa, seria algo mais para frente, quando os jogadores não convocados se reunissem no dia 05/12 (semana que vem) em Abu Dhabi, mas ele foi na última corrida da temporada da F1 nos Emirados Árabes e aproveitaram para finalizar essa renovação. 

Teremos mais 2 temporadas e meias de bom futebol, temos que aproveitar bastante isso aí porque depois que acabar ficaremos com uma saudade tremenda, seremos aqueles coroas do tipo depois de uma vitória de 3 a 0, "no tempo do Guardiola, era 6 a 0 com direito a gol de 44 passes, viradas de jogo, 95% de posse de bola, esse novo técnico é fraco."

- Dejà Vú! Foi definido em sorteio há algumas horas que o confronto do City pela terceira rodada da Copa da Inglaterra será novamente em casa e de novo teremos o Chelsea pela frente como foi na nossa vitória por 2 a 0 sobre eles na Copa da Inglaterra. A delícia só aumenta que essa fase da competição será jogada entre 8 e 9 de janeiro, na rodada anterior da Premier League jogaremos contra o Chelsea em Londres, na seguinte Derby de Manchester em OT, se não tiver replay, ou seja, se tiver um vencedor entre City e Chelsea na Copa da Inglaterra, pegaremos o Tottenham em jogo adiado da Premier League por causa do falecimento da Rainha.

Janeiro o bicho vai estar para capar, só jogo pesado na época de mais jogos no futebol inglês, a decisão de apenas parar o futebol na Inglaterra como homenagem à Rainha se mostra cada vez mais errada, os jogadores vão pagar um preço pesado por isso.

- A equipe feminina do City continua a sua saga de vitórias nos seus campeonatos, agora foi pela fase de grupos da Copa da Liga, o time bateu o Sunderland por 3 a 0, gols de Haley Raso, Julie Blakstad e, sempre ela, Bunny Shaw. O time lidera o seu grupo com os mesmo seis pontos do Liverpool e quarta feira que vem, terá o confrontos das duas equipes, jogo será em Liverpool.

No domingo dia 04, o City receberá o Brighton pelo campeonato e tentará sua oitava vitória seguida no geral e a sexta no campeonato. Estamos em quarto lugar com 15 pontos, seis pontos atrás do Chelsea, mas o time de Londres tem um jogo a mais, tudo em aberto nesse campeonato ainda.

- Encerrada a segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo e nenhum jogador do City foi eliminado, apenas Catar e Canadá não tem mais chances, tambpem não tem jogadores do City, três equipes já avançaram: Brasil (Ederson), Portugal (Cancelo, Dias e Bernardo) e França. Então ainda temos mais 12 jogadores nossos para deciderem a vida até sexta feira. 

A Bélgica de De Bruyne está com uma cara de cansada e tem tudo para não avançar, assim ele descansará para a volta ao futebol de clubes em 22 de dezembro contra o Liverpool pela Copa da Liga.

- Reforçando, segunda feira que vem, dia 05/12, os jogadores retornam aos treinamentos com Guardiola em Abu Dhabi e uma grande chance para jogadores da base que não verão a cor da bola pelo profissional nessa temporada impressionarem o Guardiola.

domingo, 20 de novembro de 2022

Manchester City na Copa do Mundo.

 Hoje começou a Copa do Mundo com um possante Catar, os anfitriões, e Equador, com vitória tranquila de um dos dois únicos países que não tem fronteira com o Brasil na América do Sul. Dois gols de Enner Valencia. Nesse jogo não tivemos nenhum dos 16 jogadores do Manchester City convocados por suas seleções para o torneio. 

Esses 16 atletas estão distribuídos em X seleções: 5 na Inglaterra (Walker, Stones, Phillips, Grealish e Foden), 3 com Portugal (Cancelo, Dias e Bernardo), 2 na Espanha ( Laporte e Rodri) e 1 por seis outras nações, Brasil (Ederson), Alemanha (Gundogan), Holanda (Aké), Suíça (Akanji), Bélgica (Kevin De Bruyne) e Argentina (Álvarez). O City é o segundo/terceiro time que mais cedou jogadores para a competição, atrás do Barcelona (17) e empatado com o Bayern (16).

Na primeira fase só poderemos ter confronto entre Citizens nos jogos do Grupo E entre Espanha e Alemanha e no grupo Brasil e Suiça.

A primeira seleção com jogadores do nosso time que entrará em campo na Copa será a Inglaterra que enfrentará o Irã nessa segunda feira às dez horas da manhã. Isso é engraçado porque ela é do grupo B, jogará antes da Holanda do grupo A, com certeza para atender interesses comerciais da TV ao redor do mundo. Vamos lá com as datas e horários dos jogos dos nossos 16 jogadores (horário de Brasília):

Grupo A - Holanda (Nathan Aké)




Grupo B - Inglaterra (Kyle Walker, John Stones, Kalvin Phillips, Jack Grealish e Phil Foden)



Grupo C - Argentina (Júlian Álvarez)



Grupo E - Alemanha (Ilkay Gundogan) e Espanha (Aymeric Laporte e Rodri)


Grupo F - Bélgica (Kevin De Bruyne)




Grupo G - Brasil (Ederson) e Suíça (Manuel Akanji)




Grupo H - Portugal (João Cancelo, Rúben Dias e Bernardo Silva)




sábado, 19 de novembro de 2022

Vitória sobre o Everton.

 O Manchester City foi até o campo do Everton e voltou de lá com três pontos na bagagem, venceu por 2 a 1, gols de Julie Blakstad (mais um gol norueguês pelo City) e da craque Bunny Shaw, a melhor em campo disparadamente. 

A goleira Ellie Roebuck não esteve entre as relacionadas, assim como a Raso, Kennedy e Hemp, mas a goleira resserva Sandy MacIver também falhou como a titular vinha falhando: nas saídas de gols em escanteios. Foi desse jeito, num soco fraco que o Everton empatou após Blakstad abrir o placar em lance que a Shaw não foi fominha e tocou para a camisa 41 rolar sem goleira para as redes. Na terceira tentativa a Shaw bateu a linha de impedimento adversária e fez essa jogada. Hoje ela não ficou apenas paradona na área, buscou o jogo no meio de campo para ganhar no corpo, fazer jogadas rápidas e ainda puxa contra ataque, num deles sofreu um falta frontal que a Deyna Castellanos bateu muito mal na barreira.

O City só sofreu por alguns minutos após o empate, antes e depois desse período o time foi muito superior, o gol da vitória saiu no segundo tempo em chute da Laura Coombs que a goleira espalmou na trave e a Bunny não teve trabalho para marcar mais um gol na temporada. 

A vitória levou o time para os 15 pontos em sete jogos, as três equipes na nossa frente tem 18 pontos em 7 jogos, tudo parelho ainda. O United venceu o Arsenal por 3 a 2 no Emirates e embolou toda a parte da frente, amanhã se enfrentam Chelsea e Tottenham que pode trazer o time de branco de Londres para esse bolo também.

Próximo jogo será pela fase de grupos da Copa da Liga, enfrentaremos o Sunderland em casa no domingo que vem, o time do norte da Inglaterra é o vice lanterna da segunda divisão. Acredito que Gareth Taylor deve dar chance para as jogadoras com pouco tempo em campo até o momento. Pelo campeonato o time enfrentará o Brighton no dia 04 de dezembro, depois teremos no meio de semana um confronto contra o Liverpool fora, pela Copa da Liga, chegando finalmente no dia 11, quando teremos o Derby de Manchester no Etihad. Essa partida está sendo vendida à tempos pelo clube, se espera um belo público para o jogo.

Superliga de Futebol: Everton vs Manchester City

 Sim! Teremos jogos do Manchester City durante a Copa do Mundo sim! E hoje ao meio dia, enfrentaremos o Everton fora de casa pela sétima rodada do campeonato. Partida terá transmissão ao vivo para o Brasil pela ESPN e StarPlus.

Depois de um começo de temporada ruim com eliminação na Liga dos Campeões, duas derrotas seguidas no campeonato, perda de várias jogadoras importantes, as comandadas de Gareth Taylor se acertaram e vem de cinco partidas seguidas de vitórias, com 18 gols marcados e apenas um sofrido. O baque inicial já acabou, parece muito com a temporada passada que começamos muito mal também, mas ali foi por causa do departamento médico lotado, hoje parece ser mais coisa de ajuste de time com as chegadas e saídas de várias atletas.

Lauren Hemp, eleita a melhor jogadora do mês, é dúvida para o jogo de hoje, um problema com a seleção pode tirá-la desse jogo, a expectativa é que não perca muitos jogos, o próximo será apenas no domingo que vem contra o Sunderland pela Copa da Liga. A goleira Ellie Roebuck e a autora do gol do título da Inglaterra na última Euro, Chloe Kelly, também são dúvidas para o jogo de logo mais. Falo isso porque ambas não foram vistas no último treinamento. Mas precisamos falar da Roebuck.

No começo da temporada passada nós perdemos muitos pontos porque ela estava no DM, a goleira reserva era fraca e tivemos que jogar com a segunda reserva de 18 anos Khiara Keating, que continua no elenco como segunda opção no banco. Quando a Roebuck voltou deu para sentir consideralvemente a melhora. Nessa temporada a Roebuck não estão bem, falhou no começo com erros bobos que nos custaram pontos e uma melhor colocação nesse início de campeonato, estamos em quarto lugar com 12 pontos, três pontos atrás do United,  seis atrás do líder Arsenal, a terceira colocação é a última vaga para a próxima Liga dos Campeões.

No amistoso da Inglaterra contra a Noruega, o empate norueguês saiu de uma falha bisonha da Roebuck que errou o chute na bola e a atacante rival só precisou empurrar para o jogo. Na nossa vitória sobre o Reading, última rodada, a Sandy MacIver foi a titular e a Ellie esteve no banco, acho que não seria precipitado falar que a podemos ter uma nova número 1 no gol para a próxima partida.

No ataque não há problema com a nossa artilheira Khadija "Bunny" Shaw, já marcou 9 gols nessa temporada, o faro de gol é espetacular e a capacidade de se posicionar também. Gostaria de ver um bom jogo coletivo da Deyna Castellanos, ela parece ser muito boa jogadora, fez um golaço pela Venezuela do meio de campo nessa data FIFA, mas ainda acho que prefere um jogo mais individual, ela tem que melhorar nessa parte. E fiquem de olho no nosso morto em campo, a japonesa Yui Hasegawa parece ter vários clones em campo porque ela está em toda a parte, a impressionante a capacidade dela de participar da partida.

O Everton não vem bem na temporada, apenas na sétima colocação com 3 vitórias e 3 derrotas e tem, pelo menos, 3 ex jogadoras do City: Tony Duggan, Izzie Christiansen e a emprestada Jess Park, que fez sua estreia pela seleção inglesa nessa data FIFA, não sei se poderá nos enfrentar por causa de regras, na Premier League sei que emprestado não joga contra o time original.  

terça-feira, 15 de novembro de 2022

Perdemos e vamos para a parada da Copa.

 Só nesse final de feriado que eu tive vontade de escrever sobre a derrota no final de semana para o Brentford que nos deixou 5 pontos do líder Arsenal e mais de um mês sem futebol de clube. Esse tipo de derrota é bem pior que antes da data Fifa porque só são 15 dias entre os jogos.

Eu não posso criticar a escalação inicial porque gostei, o quê não gostei foi o Guardiola só fazendo uma alteração, em algum momento do jogo eu já estava gritando para tirar o Gundogan, recuar o Bernardo da ponta direita para o meio de campo e tentar o Mahrez ou Grealish em campo, e também não gostei porque achei que tinha jogador tirando o pé ou com pouco vontade de entrar em dispusta, dois nomes se destacaram para mim: De Bruyne e Cancelo. E ambos estavam descansados porque não enfrentaram o Chelsea no meio de semana.

O time ficou procurando muito o Haaland e esqueceu que tem outras armas para enfrentar uma defesa muito fechada com 3 ou mais jogadores de olho no nosso artilheiro. No primeiro gol dos caras, na vitória por 2 a 1, todos os nossos zagueiros em campo erraram numa bola levantada pelo goleiro: Stones dava condições de jogo e Aknaji e Laporte perderam para seus adversários no alto. Foi bem feio esse modo como defendemos essa bola.

Conseguimos empatar nos acréscimos do primeiro tempo com Foden, jogamos melhor no segundo, mas sem grandes perigos ao gol do Brentford. E vou falar uma coisa para vocês, não entendi porque nos jogamos todos ao ataque no final da partida, deixamos a defesa desmontada com o De Bruyne sendo o último homem em dois lances, no primeiro eles fizeram o 2 a 1 e no segundo o belga salvou em cima da linha. O modo como nos atiramos ao ataque foi bem irresponsável. Vale destacar que o Ederson impediu um desastre maior.

Agora, a questão do VAR no lance do mão do Henry, meu Deus, o quê foi aquilo? O braço do cara claramente em cima da linha e o David Coote (VAR do dia) ignorou, mandou que não tinha câmera para decidir, aí complica demais. Quando o Cancelo tomou uma traulitada do Jordan Awey do Crystal Palace na cara, o VAR não é usado, quando o Trippier para um contra ataque do De Bruyne só indo nas pernas dele, o juiz em campo expulsa, mas o VAR manda rever o lance e dá amarelo. Acham uma falta do Haaland no Fabinho e anulam nosso gol. Tá bizarro demais.

16 jogadores do City estão na Copa que começará nesse domingo e vamos ver quem vai mais longe. Jogador que tiver na semifinal dificilmente estará em campo para enfrentar o Liverpool pela Copa da Liga no dia 22 de dezembro, primeiro jogo nosso após a Copa do Mundo.

sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Premier League: Manchester City vs Brentford

 Infelizmente chegou aquele momento de parada do futebol de clubes e começo da Copa do Mundo (beleza, não é tão triste assim, é só chato), e o Manchester City terminará essa primeira parte da temporada antes dos adversários pois fará o primeiro jogo da rodada. Nós enfrentaremos o Brentford nesse sábado às 09:30 da manhã no Etihad e transmissão será exclusiva do Starplus.

Guardiola avisou que não vai poupar ninguém pensando em Copa do Mundo, até amanhã os jogadores são problema dele, depois disso é dos treinadores de seleção que ele sabe muito bem não irão segurar, se tiverem que colocar os seus comandados no sacrifício para ganharem o farão sem pensar no retorno lá em dezembro. As convocações estão saindo e 16 jogadores nossos foram convocados, há uma grande chance de alguns chegarem até o último final de semana da competição.

Cancelo cumpriu suspensão automática na partida da Copa da Liga diante do Chelsea e está pronto para retornar a lateral esquerda. Ah, por falar em Copa da Liga nosso próximo confronto será contra o Liverpool, será a primeira partida depois da Copa, a final é no domingo, no meio de semana já terá esse jogo. Ortega, Lewis, Gómez, Palmer, Mahrez e, principalmente, Haaland tem cara que serão titulares nesse jogo, afinal não estarão no Catar.

Walker continua a ser a única ausência depois da volta do Kalvin Phillips no nosso último, ambos estão convocados para a Copa, eu acho que o meio de campo ganha mais tempo de jogo agora. A grande dúvida é se Haaland será titular ou não, já são quatro partidas que ou ele não joga ou entra no decorrer da partida, o problema no pé dele está melhorando a cada dia, não dá para saber se está 100% resolvido ou só com essa parada dele vai dar a solução.

Depois do jogo, os jogadores que ficam de fora terão tempo de descanso e se reunirão no dia 05 de dezembro para começarem a inter temporada no clima quente de Abu Dhabi, há apostas por parte da imprensa que Guardiola poderá sair de lá, depois de conversar com toda a cúpula do clube, com uma renovação de contrato até 2025. A conferir.

quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Vitória na Copa da Liga com show de Ortega!

 Com uma atuação sensancional do goleiro reserva, Stefan Ortega, o Manchester City eliminou o Chelsea da Copa da Liga com uma vitória de 2 a 0, gols de Mahrez e Álvarez (esse aqui não para de marcar e jogar bem). Esse foi o penúltimo jogo do time antes da parada para a Copa do Mundo, no sábado o City fará o primeiro jogo da rodada em casa diante do Brentford e depois só dia 28 de dezembro contra o Leeds.

Aquele rodízio natural dos jogos da Copa aconteceu, como foi contra um time da primeira divisão, Pep não encheu de garotos como já fez em temporadas passadas, só colocou mesmo o Rico Lewis e o Cole Palmer, fizeram partidas honestas, a do lateral foi melhor, o Palmer tem sempre jogado como meio campista, já o vi jogando na ponta direita e rendeu melhor. Quem fez uma grande partida foi o Grealish, conduziu bem a bola, teve algumas chances para marcar, infelizmente o goleiro Mendy não quis deixar.

Se de um lado o goleiro funciona, do outro funcionava mais ainda, que dia teve o Ortega, nos salvou em quatro ou cinco oportunidades que seriam nossa eliminação. A contratação sem custo de transferência mostra ser um dos melhores custos/benefícios dessa temporada. O jogo estava 0 a 0 quando Guardiola promoveu as entradas de Bernardo e Phillips nos lugares de Gundogan e Rodri, respectivamente. Depois de muito tempo fora por causa de lesão no ombro nosso camisa 4 pode se mostrar para a torcida novamente, seu retorno será muito útil para ele poder rodar como Rodrigo na volta do campeonato.

O City matou o jogo em cinco minutos com uma falta cobrada pelo Mahrez e num rebote de Mendy em chute do argelino que o Álvarez aproveitou. Aqui a melhor parte da jogada foi a virada de jogo do Álvarez para o Mahrez, de um lado do campo para outro, o argentino a cada jogo mostra mais e mais seu repertório.

Potter fez cinco alterações e colocou seus titulares para evitar a saída da competição, os caras colocaram pressão, sorte nossa que nosso goleiro nº 2 não queria ser vazado. Sterling entrou e recebeu bem mais aplausos do que vaias, mal tocou na bola.

Só falta um confronto para sabermos os 16 times das oitavas de final, United e Aston Villa se enfrentarão amanhã e o sorteio também acontecerá nessa quinta feira: são 9 time da Premier League (10 por causa do último confronto que resta), 2 da segunda, 3 da terceira e um único da quarta, o Gillingham, que eliminou o Brentford, nosso adversário no sábado, nos pênaltis. O Gillingham é o time que o City enfrentou na disputa da última vaga da terceira para a segunda divisão na temporada 1998/99, jogamos com uma camisa de cores muito parecidas com a terceira dessa temporada, naquela época listras verticais, atualmente horizontais. Gostaria muito de enfrentá-los novamente.

terça-feira, 8 de novembro de 2022

Copa da Liga: Manchester City vs Chelsea

 Quarta feira o Manchester City começa sua campanha na Copa da Liga para tentar retomar o título perdido para o Liverpool na temporada passada, nós enfrentaremos o vice campeão da edição anterior, o Chelsea, partida será no Etihad começará às 17 horas e terá transmissão da ESPN/StarPlus.

Nessa competição Guardiola costuma dar chances para jogadores que atuam pouco, como o segundo goleiro, então deveremos ver o Stefan Ortega mais uma vez no gol, e jogadores da base, que não deverão ser muitos porque o time da base jogou hoje e tivemos o time completo, somente Palmer (que eu acho que tenho que parar de chamar da base porque não joga mais lá) e o Rico Lewis devem ter chance, esse aqui pode aproveitar a suspensão do Cancelo após a expulsão diante do Fulham, apesar que o português tem jogado muito bom na direita nessa temporada.

Acho que vai ser interessante saber aqui se o Guardiola vai usar dois laterais inexperientes num mesmo jogo ou vai preferir colocar um dos zagueiros em uma das laterais. O Lewis e o Gómez jogaram num jogo morto contra o Sevilla, o Lewis foi bem melhor não se pelo o quê, mas porque ofereceu mais no ataque e na defesa, o Gómez joga melhor no ataque que na defesa, talvez o caminho dele possa ser o inverso do Zinchenko, a conferir.

Teremos a novidade do retorno do Kalvin Phillips entre os relacionados para amanhã, o meio campista já se recuperou da sua cirurgia no ombro e poderá ganhar alguns minutos nesse jogo, ele está na lutar por uma vaga entre os 26 ingleses para a Copa do Mundo. Sinceramente não são esses dois jogos que vão garantir uma passagem para o Quatar, Southgate já deve ter decidido, se quiser levar o cara nem vai questionar a forma física né? Ele está um tempo parado, só jogou 3 jogos pelo City, nem 20 minutos.

Teremos o retorno do Sterling ao Etihad pela primeira vez e Guardiola quer que a torcida reconheça seu tempo pelo City, eu estou bem pé atrás dele por causa das suas ações após a saída dele de Manchester. Não ficaria o xingando, mas também acho que não o aplaudiria. De todo jeito, a torcida desses jogos da Copa da Liga é diferente da torcida do campeonato, o estádio vai estar mais vazio.

O Chelsea está cheio de desfalques, mas eu acho que o Graham Potter vai colocar a força máxima disponível porque só terá mais esse e o jogo do final de semana antes da Copa e também por ser um treinador sem títulos na Inglaterra, tenho certeza que ele não ficaria triste em colocar essa conquista no currículo não.

segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Sorteio da Liga dos Campeões.

 Agora há pouco foi realizado o sorteio das oitavas de final da Liga dos Campeões e o Manchester City terá como confronto o RB Leipzig da Alemanha. O primeiro jogo será fora de casa em fevereiro e a decisão da vaga será no Etihad em março. Até o momento desse post as datas ainda não foram definidas pelos clubes e UEFA.

Os dois times se enfrentaram pela primeira vez na fase de grupos da temporada passada, no Etihad vencemos por 6 a 3, com destaque para Nkunku que marcou os 3 deles, enquanto pelo nosso lado tivemos Aké, Cancelo, Grealish, Mahrez, Gabriel Jesus e um gol contra. Na volta, já com a primeira colocação nas mãos perdemos por 2 a 1 e teve o problema da expulsão do Walker.

Ele cometeu uma falta violenta num jogo que não valia nada para a gente, perto de acabar a partida e tomou 3 jogos de suspensão, perdeu as oitavas diante do Sporting e a partida de ida contra o Atlético de Madrid,  Guardiola criticou demais a atitude dele e esperava que isso não se repetisse. Não foi no mesmo nível da do Walker, mas a expulsão do Cancelo no último final de semana chegou a despertar críticas do treinador também.

O Leipzig está na sexta posição do campeonato alemão, jogará apenas mais uma partida antes da parada para a Copa do Mundo e o retorno do campeonato está marcado apenas para 20 de janeiro, mais de dois meses sem jogos oficiais, uma combinação de Copa mais parada normal de inverno. Terão por volta de 1 mês para voltarem ao ritmo de jogo.

A semana começou boa com um sorteio bom na Liga dos Campeões e o clube anunciou recorde de lucro com mais de £ 47 milhões, os rivais devem estar putos da vida.


Confrontos da Liga dos Campeões



domingo, 6 de novembro de 2022

City emplaca a quinta vitória seguida.

 Depois de um começo muito complicado, com derrota e eliminação na Liga dos Campeões, derrotas seguidas na começo da SuperLiga, várias jogadoras deixando o clube, o Manchester City parece estar se recuperando e chega a sua quinta vitória seguida, sendo quatro no campeoanto, com isso já mira uma das vagas na próxima Liga dos Campeões. Vitória fora de casa sobre o Reading por 3 a 0, com dois gols contra e a Khadija "Bunny" Shaw deixando mais um. Agora tem uma parada para data FIFA e os jogos retornam apenas no dia 19 de novembro.

Gareth Taylor rodou o elenco hoje, só não entendi se a troca da goleira foi algo de rodízio ou por erros consecutivos da Ellie Roebuck no começo da temporada, Sandy Maciver não teve muito trabalho, foi chamada mais a jogar com os pés já que o Reading não consiguia produzir muita coisa. O City é um bom time, infelizmente parece muito unidimensional: joga pelas pontas, hoje Raso e Hemp, para procurar a Shaw na área. Com frequência essa tática traz resultados, só que eu acredito que o time possa fazer mais, pensar em alternativas para jogos mais pesados contra adversárias melhores.

Nós perdemos a magnífica Keira Walsh para o Barcelona, mas a Esme Morgan, capitão hoje, e a recém chegada Yui Hasegawa está muito bem no meio de campo, a jovem japonesa, que escolheu a camisa 25 para jogar, não para em campo, está em todas as partes e com uma energia absurda. Se eu comparava a Walsh com o Rodri, para a Hasegawa é o Bernardo Silva, tirando, por enquanto, a parte de ficar pilhada com juízes e adversários.

Todos os gols saíram no segundo tempo e com participações da Hemp, escolhida a melhor em campo, no terceiro gol, ela fez uma jogadaça para deixar a bola com a Mary Fowler driblar e tocar para o Shaw marcar. Vamos ficar de olha na Fowler, a australiana de 19 anos chegou nessa temporada e os minutos dela em campo mostram que ela é jogadora de futebol sim. 


Sorteio Liga dos Campeões

Segunda feira, dia 07/11, acontecerá o sorteio das oitavas de final da Liga dos Campeões. O Manchester City descobrirá quem enfrentará no prosseguimento da competição lá em fevereiro de 2023. Como o time foi o campeão do grupo, só poderá pegar os segundos colocados, menos o Borussia que foi do seu grupo, e o Liverpool, times do mesmo país não podem se enfrentar nas oitavas. A partir das quartas o pau quebra e não há mais travas.

Os adversários que poderemos enfrentar: Club Brugge (Bélgica), Inter de Milão, Eintracht Frankfurt (Alemanha), Milan, Rb Leipzig e PSG.

Desses seis oponentes, nós enfrentamos 3 deles em algum oportunidade na Liga dos Campeões, o Brugge e RB foram na temporada passada na fase de grupos:


Segundo a conta no Twitter do MisterChip, o adversário mais provável de enfrentarmos seria a Inter de Milão de Dzeko, acho um bom confronto para a gente. Não há muita diferença de percentual entre os seis times que poderemos pegar, o PSG seria o time a se evitar, mas acho que o City é mais time que eles sim.

De qualquer jeito, o primeiro jogo será realizado fora de casa e o segundo no Etihad, são duas datas para ida (14/15 e 21/22 de fevereiro) e duas para a volta (7/8 e 14/15 de março). A terça de carnaval é dia 21, é uma boa pedida hein City? Não há feriado em março.

sábado, 5 de novembro de 2022

O Manchester City vence mesmo com 10 em campo.

 Em jogo dramático no Etihad, o Manchester City conseguiu levar os 3 pontos no apagar das luzes, venceu por 2 a 1 o Fulham e dormirá na liderança, só na espera do jogo entre Chelsea e Arsenal nesse domingo. Álvarez e Haaland foram os nosso artilheiros.

A boa notícia do jogo foi que Haaland já estava disponível para ser relacionado, ficou no banco até ser necessário a sua entrada aos 65 minutos, chegou a marcar o gol da vitória que foi justamente anulado por impedimento, o cruzamento do De Bruyne seria a sua décima assistência na Premier League. Nós jogamos com 10 a maior parte do jogo, Cancelo foi expulso por cometer um pênalti, que aconteceu, mas eu achei a expulsão bem pesada, ainda mais que alguns minutos antes o Andreas Pereira entrou com as travas da chuteira no calcanhar do Rodri e só tomou amarelo, nessas horas o VAR não entra em ação, assim como quando o Jordan Ayew lançou o braço na cara do Cancelo em jogo contra o Crystal Palace.

O jogo era todo nosso, o Homem Aranha já tinha marcado um (já é o nosso terceiro artilheiro na temporada) com passe sensacional do Gundogan, tivemos um gol anulado por impedimento do Rodri, estava avançado mesmo, e partir desse momento nosso jogo deu um 180º em uns 30 segundos, na jogada posterior saiu o pênalti e a expulsão do Cancelo, que tem falhado quando ele se trata do último homem do City. Andreas não escorregou dessa vez e marcou.

Guardiola conversou com o Cancelo na saída de campo e falou ao final do jogo que foi uma escolha ruim a que o lateral fez, nesse caso entre escolher pênalti com possibilidade de expulsão ou gol, era melhor o segundo, se fosse uma falta fora da área não. Pelo jeito que o Guardiola falou, me deu a entender que esse tipo de análise é passada para os jogadores, os caras não entrariam em campo devendo decidir na hora, já é estudado e isso deve ter irritado o treinador demais.

A expulsão do lateral esquerdo trouxe num primeiro momento o Rodri para a defesa, o Aké para a esquerda e o nosso meio de campo um pouco mais recuado com o Bernardo correndo o campo todo e se irritando com o juiz demais, ele bateu boca com Darren England quando a bola era nossa, ele falava em um puxão na área em lance que Akanji teve um cabeceio defendiu pelo Leno. Num lance que o Bernardo sofreu a falta, reclamou bastante e tomou cartão amarelo e não o jogador do Fulham, teve que ser contido pelo Dias no intervalo, mas não sei o quê aconteceu no vestiário que ele trocou a raiva pelo sarcasmo com o juiz. E jogou muita bola, esteve em todas as partes do campo, não sei se terá perna para jogar contra o Chelsea na quarta, ele e o De Bruyne defenderam e atacaram o tempo todo.

Mesmo com um a menos jogamos muito mais que o Fulham, satisfeito com o empate e fazia cera em todos os lances possíveis. Quando o Haaland entrou eles jogaram menos ainda, ficaram preocupados com nosso atacante, tiveram sorte que o gol foi anulado por uma diferença mínima, só que não tomara cuidado suficente com o Bernardo e De Bruyne. O primeiro cruzou e o segundo chegou na bola na segunda trave, fintou brilhantemente seu marcador que o bicou por trás. Nem o zagueiro reclamou, mas os rivais estão querendo vender a ideia que tem armação. Haaland bateu não muito bem, o Leno chegou na bola, mas ela morreu nas redes e vencemos por 2 a 1. Décimo oitavo gol dele na Premier League, o segundo colocado tem 10.

Agora é ficar na expectativa do jogo entre Chelsea e Arsenal e um empate a gente vira líder na penúltima rodada antes da parada para a Copa. Esse jogo começará às 9:00 e será exclusivo no StarPlus.

Futebol Feminino

Amanhã às 11 horas fora de casa, enfrentaremos o Reading querendo a quinta vitória seguida, a quarta na temporada. Estamos na quarta colocação e as mandantes em nono lugar. A transmissão será de graça e no app da FA.

Futebol de Base

Na sub 18 vencemos o Norwich por 3 a 2 na Copa Premier League, após estar 2 a 0 contra e no último minuto. Na Premier League 2, batemos o United de virada por 6 a 1 com 4 (!!) gols do Carlos Borges, será que o veremos contra o Chelsa na quarta pela Copa da Liga?

sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Premier League: Manchester City Vs Fulham.

 No seu antepenúltimo jogo antes da Copa do Mundo, o Manchester City enfrentará o Fulham em casa nesse sábado ao meio dia com transmissão da ESPN e do StarPlus. Pode ser nessa rodada que a gente tomará a primeira colocação do Arsenal que terá um grande desafio pela frente: um clássico de Londres conra o Chelsea fora de casa no domingo.

Tem boas notícias para amanhã: Akanji é certeza de volta e Haaland já está melhor da lesão no pé que o tirou das últimas duas partidas e, ao depender do treino pós coletiva do Pep, ele poderá jogar até os 90 minutos nesse sábado. É cruzar os dedos e torcer para que o artilheiro do campeonato esteja livre para marcar mais gols, só espero que não precise forçá-lo. Walker e Phillips continuam a ser os desfalques para o City.

Depois da boa exibição contra o Sevilla, com direito ao gol para iniciar a virada, será que podemos contar com o Rico Lewis no time titular para esse jogo? Eu acho difícil, ainda. No meio de semana tem partida da Copa da Liga diante do Chelsea, em Manchester também, eu colocaria que nesse confronto ele tem uns 99% de chance de ser titular, a competição é uma que Pep usa bastante a base. A ausência do Walker e o uso quase que em definitivo do Cancelo na esquerda abrem espaço para o jovem, ele tem que aproveitar.

O Fulham faz boa campanha e está na sétima colocação por enquanto com a distância segura da zona de rebaixamento, o primeiro desafio de qualquer time que sobe da segunda divisão é evitar ser io-io para cair de volta para a Championship. O sérvio Aleksandar Mitrovic lidera o ataque deles com 9 gols dos 22 do time de Londres, é torcer seja o terceiro jogador a ultrapassar 10 gols na Premier League, apenas Haaland (17) e Kane (10) alcançaram essa marca até agora. A defesa dos caras não é das melhores não, com os 22 gols tomados está entre as 5 piores, vamos aproveitar isso.

Amanhã às 10:30 tem o Derby de Manchester na base, jogo será fora de casa, com a volta de Akanji e possivelmente Haaland, pode ser que o Esbrand jogue essa partida.

quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Vitória para fechar a fase de grupos da Liga dos Campeões.

 O Manchester City conquistou os três pontos hoje no Etihad ao bater o Sevilla por 3 a 1, numa memorável noite para Rico Lewis e Julián Álvarez. Teremos o sorteio dos confrontos das oitavas na segunda feira, às 8 horas da manhã, mas futebol da Liga dos Campeões só voltará em fevereiro do ano que vem, até lá o foco é Premier League, as Copas e a Copa do Mundo.

Guardiola mexeu demais no time como era esperado e no começo do dia houve até uma esperança que houvesse mais mexida, o atacante Carlos Borges foi incluído no elenco e ficou no banco no jogo da Liga dos Campeões para Jovens, a expectativa era que ao menos fosse para o banco, só que não foi, mesmo com três vagas em aberto. Fica para a próxima. Não teve o português da base, mas tivemos dois jovens jogadores vindos de lá, fora o Foden: Rico Lewis e Cole Palmer começaram no time titular, Joshua Wilson-Esbrand começou no banco.

Sofremos bastante pelo lado esquerdo da defesa, Rafa Mir, o autor do primeiro gol do jogo, fez pelo menos três jogadas por ali, em cima do Laporte e, principalmente, do Sergio Gómez, que vai ter que melhorar muito sua postura defensiva para ter mais chances no time titular, ainda mais em jogos pesados, talvez ele possa fazer o caminho inverso do Zinchenko e sair de lateral esquerda para meia/ponta esquerda se não evoluir na defesa. O interessante que o ponta do Sevilla não fez o gol por ali, fez após um escanteio que a bola sobrou para ele no lado direito, acho que Gómez e Dias falharam na marcação do Mir.

Jack Grealish era o jogador que mais tentava no nosso time, só que o time na engrenava, o Palmer teve sua chance de jogar, mas acho que produziu muito pouco jogando como meia. Ele teve a chance de fazer o 1 a 0 em passe de Grealish, pena que desperdiçou e sua melhor jogada foi quando esteve na ponta direita e achou Grealish do outro lado para ele chutar cruzando na tentativa de achar um pé, o goleiro Bono impediu. Por falar no Bono, ele e o zagueiro Marcão estava muito interessados em dar um gol para a gente, a quantidade de erros desses dois foi impressionante.

No intervalo Rodri entrou no lugar do Grealish, uma alteração estranha, mas meio que já estava combinado esse rodízio por causa da quantidade de jogos e o time melhorou bastante, o City era só ataque no começo do segundo tempo, o gol não demorou a sair e falha na saída de bola dos caras. Álvarez conseguiu interceptar um passe e deixou Lewis cara a cara com o goleiro para marcar assim se tornou o jogador mais jovem a marcar na Liga dos Campeões em sua estreia na competição, bateu a marca de Karim Benzema, apenas isso.

Guardiola começou a colocar as armas pesadas no segundo com Bernardo e De Bruyne (Joshua também jogou) e o belga achou com um passe sensacional Álvarez na esquerda para ele driblar o goleiro e marcar mais um gol na Liga, seu quinto em todas as competições, para virar a partida. E ainda deu tempo para servir o companheiro para o terceiro do City, o argentino deixou Mahrez de cara para o gol onde só precisava escolher o lado para dar números finais ao jogo. Tudo muito bom, tudo muito bem e ninguém lesionado. Agora é recuperação e pensar no Fulham, na torcida para o Haaland estar liberado para o jogo.

Sorteio da Liga dos Campeões

Na segunda às 8 acontecerá o sorteio e como primeiro colocado do seu grupo o City será sorteado com os segundos colocados dos outros 7 grupos, não pode pegar o Borussia Dortmund agora, e nenhum inglês, isso tira o Liverpool do nosso caminho por enquanto. Os rivais podem ser: Club Brugge ( no nosso grupo na temporada passada), Inter de Milão, Eintracht Frankfurt, Milan, RB Leipzig (também esteve no nosso grupo na temporada passada) e PSG, que ficou em segundo após o Benfica marcar o sexto gol do 6 a 1 no Maccabi Haifa nos acréscimos.

Benfica e PSG ficaram empatados em tudo, os dois jogos foram 1 a 1 e tiveram mesmo número de gols marcados no total, mesmo saldo de gols,.... e o desempate saiu no critério gols marcados fora de casa nos três jogos do grupo. É a primeira vez que isso acontece na Liga dos Campeões.

Dito tudo isso, segundo o Misterchip, o rival mais provável de enfrentarmos nas oitavas é a Inter (18,885% de chance). Eu aceito um jogo contra a Inter, ver o Dzeko novamente em Manchester não seria ruim não.

terça-feira, 1 de novembro de 2022

Liga dos Campeões: Manchester City vs Sevilla

 Para finalizar a fase de grupos da Liga dos Campeões 2022/23, o Manchester City será o mandante do jogo contra  Sevilla, nessa quarta feira, feriado no Brasil. O jogo começará às 17 horas (acabou o horário de verão na Europa) e só terá transmissão no canal por streaming HBO Max.

O grupo já está definido, todo mundo já sabe suas colocações, não importa o quê acontecer amanhã e com o calendário cheio do clubes até a parada para a Copa do Mundo eu não duvido que o Sevilla virá com sua força máxima também. No papel tem tudo para ser um dos jogos mais chatos do mundo, verei porque amo o City, só espero que os jogadores pensem "Ah, não tenho nada a perder mesmo, vou jogar pelada de churrasco, todo mundo no ataque o tempo todo, vamos nos divertir", eu tenho certeza que o Guardiola não pensa assim ou gostará de ver o time loucaço em campo.

Haaland será desfalque mais uma vez, Álvarez será mais uma vez titular, esteve na coletiva, Guardiola avisou que tem a expectativa dele jogar no final de semana porque ele já está bem melhor, não esteve na parte do treino que foi liberado para a imprensa, todo mundo ansioso para saber se confirma a volta dele contra o Fulham. Quem esteve no treino foi o Kalvin Phillips, fez exercícios com bola, ainda não está liberado para a parte de contato. Segundo o treinador, ele e Walker tem chance de ir para a Copa, apesar de Walker ainda não ter voltado aos treinamentos.

O jogo pode ser uma grande oportunidade para o Cole Palmer, ficou de fora da partida do último final de semana contra o Leicester, mas já está recuperado e poderá fazer sua estreia como titular na Liga dos Campeões, ele tem uma quantidade boa de jogos pelo City (23) com poucos minutos (678), está na hora de aumentar essa contagem. Rico Lewis também tem chance de começar jogando e Joshua Wilson-Esbrand, no meu entendimento, só começará como titular se o Guardiola quiser colocar o Sergio Gómez mais a frente, ele jogou assim recentemente num jogo por uma seleção de base da Espanha.

Outros três jovens da base estiveram no treinamento de hoje: o zagueiro inglês de 18 anos Jadel Katongo e os atacantes Dire Mebude, inglês de 18 anos, e o português Carlos Borges, 18 anos também que estava fazendo muitos gols. A base tem um jogo contra o Sevilla mais cedo, às 10, e o grupo também está definido, podem ganhar uma oportunidade, ainda mais o Mebude suspenso para o último jogo da base. Eles ainda não aparecem no "BID" da UEFA, talvez na parte da manhã o veremos por lá.

Guardiola está preocupado com supensão de jogador como a do Kyle Walker em jogo que não valia nada contra o Leipzig na temporada passada, pegou três jogos de gancho, perdeu as oitavas e um jogo das quartas, já deve ter avisado para todos os jogadores a usarem a cabeça. Temos 7 jogadores com um cartão amarelo e se tomarem um amanhã, ficarão a um cartão de serem suspensos, cartões só são zerados após as quartas de final. São eles: Cancelo, Dias, Akanji, Rodri, Gundogan, Foden e Álvarez. O atacante vai jogar, na defesa dá para escolher entre Aké, Stones e Laporte. E tem que fazer uma escolha entre Gundogan e Rodri para primeiro homem de meio de campo amanhã, eu iria de Gundogan e deixaria o espanhol quieto no banco os 90 minutos. O Foden não tem jogado muito nas últimas partidas, tem alternado uma como titular, outra como reserva, a sequência é para ele estar na escalação inicial.

E para finalizar esse post: Ortega ou Carson como titular? Ortega precisa de ritmo de jogo, jogará semana que vem contra o Chelsea pela Copa da Liga, foi bem contra o Borussia na semana passada e o Carson é um jogador foclórico do City já, está uns 3 ou 4 anos no clube e fez apenas duas partidas, pode ser que surja a chance da terceira.

sábado, 29 de outubro de 2022

Belga resolve na frente e brasileiro salva atrás.

 Longe de ser uma apresentação de outro mundo, valeu pelos três pontos pois o Manchester City poderia ter jogado muito mais que hoje, mesmo com essas linhas de defesa do Leicester coladas na área de defesa. O importante que saímos com a vitória, dormiremos líderes e ficamos de olho no jogo entre Arsenal e Nottingham Forrest depois de digitar 13 na urna amanhã. Kevin De Bruyne com um golaço de falta foi o único autor de gol hoje.

Ontem na coletiva Guardiola falou que só saberia se Haaland jogaria hoje ou não após o treino, durante a semana ele foi visto em centros médicos para ver algo relativo a seu pé. Com os relacionados para o jogo, vimos que ele não estava em condições e eu acredito que ele nem deve jogar contra o Sevilla, uma partida que não conta para nenhum dos quatro times do grupo, será um confronto para rodar o elenco e dar chance para os jogadores da base. (Guardiola avisou que o Haaland está fora do jogo contra o Sevilla).

O City foi dono da bola, infelizmente com poucas chances criadas, o goleiro Ward não teve muito trabalho, os maiores riscos dele foram quando ele tentou sair jogando com os pés e poderia ter perdido uma bola ou outra para jogadores rápidos como Bernardo Silva e Julian Álvarez, que mais uma vez não foi brilhante, mas como sempre eu acho que o problema maior foi a bola chegar nele, ele ter que receber cruzamentos na área fica difícil para ele.

De Bruyne aproveitou a primeira falta do Leicester no jogo, apenas no segundo tempo, para colocar a bola tocando na trave e travessão ao mesmo tempo, o goleiro não teve a menor chance de alcançar, mas deve ter saído bonito na foto. Depois do gol, o time da casa teve sua melhor chance em jogada trabalhada de escanteio que outro belga, Tielemans, mandou um chutaço e Ederson desviou ela para o travessão. Que defesaça!

O City tentou controlar o jogo sem força nada, ficou tocando bola no ataque sem querer chutar ao gol e deu motivos para o Leicester crescer e colocar uns sustos na gente, o maior lance de perigo deles foi num cabeceio do Stones para tirar a bola que foi direto na cabeça do Dias, que entrou no lugar do Akanji, esse saiu colocando a mão na coxa, a bola passou muito perto da trave.

Tivemos uma chance real num contra ataque puxado pelo De Bruyne que buscou o atacante com aqueles cruzamentos no ponto futuro, mas não tinha um norueguês de 1 metro e noventa e tal, somente um alemão de 1,80. Esses mais de 10 centímetros foram a diferença para o segundo gol.

Agora é secar o Arsenal contra o Nottingham Forest amanhã, o time que veio da segunda divisão já ganhou do Liverpool, podemos sonhar que eles tirarão pontos nesse domingo em Londres.

O time da base tomou um sacode do Everton hoje, 6 a 3. E nesse domingo às 11 horas, as meninas enfrentarão o Liverpool no estádio da Academia, tentarão a quarta vitória seguida por todas as competições e não tomam gol em nenhum dos três jogos anteriores.

E não esqueçam de amanhã repetirem o Germán Cano e cravar mais um L!

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

City volta da Alemanha com a primeira colocação.

 O Manchester City garantiu o primeiro lugar no seu grupo na Liga dos Campeões e isso é bom, o problema que o futebol apresentado ontem foi bem abaixo do normal. Ficamos num empate modorrento contra o Borussia Dortmund por 0 a 0, espero que sábado na ida até Leicester o time jogue bem mais bola.

Talvez a única boa notícia do jogo de ontem foi a estreia do Stefan Ortega, eu imaginava que só deveria fazer seu primeiro jogo contra o Chelsea na Copa da Liga daqui umas duas semanas, mas foi titular no lugar do Ederson e quando foi solicitado, seja para jogar com as mãos ou com os pés foi bem. Ainda não entendi direito porque o brasileiro não jogou, falam em um problema na perna, então o City só quis poupá-lo, mas isso não é tão certo assim não, vale informar que o City colocou o goleiro holandês da base, Mikki van Sas na lista B do time nessa semana, até a rodada anterior ele não constava.

Eu estava imaginando que o Guardiola iria com força máxima para esse jogo para garantir o primeiro lugar e poder poupar muitos contra o Sevilla semana que vem. Mesmo com esse time alternativo, o objetivo foi alcançado e a próxima rodada terá dois amistosos de luxo nesse grupo porque as quatro posições já foram definidas: City e Dortmund continuam na Champions, Sevilla jogará a Liga Europa e o Copenhagen está eliminado.

Não há muito o que se destacar do jogo, o fato negativo foi o Mahrez perder mais um pênalti, o segundo seguido na Liga dos Campeões, deixamos para trás 4 pontos em pênaltis não convertido por ele. Os jogadores até deram força antes da cobrança para o argelino, mas ele apenas bateu forte e no meio do gol para o goleiro salvar. Depois de ontem, eu não deve ser mais o primeiro cobrador, quando Haaland não estiver em campo, vai ficar para trás na fila.

Álvarez foi titular e não fez uma grande partida, aqui eu acho mais por culpa da sonolência do time do que por causa dele, pouquíssimas bolas chegaram nele. Não foi julgá-lo por essa partida.

Temos sete jogadores com cartão amarelo para a próxima rodada, acho que só o Álvarez poderia jogar, o titular para os jogos importantes é o Haaland, eu acho que Guardiola tem que pensar com carinho se vale a pena colocar esses outros seis em campo, visto que se tomar 3 cartões o jogador é suspenso uma partida e eles só zeram após os jogos das quartas de final, eu pensaria num risco a menos na nossa caminhada na Liga dos Campeões. São esses os sete jogadores: Cancelo, Dias, Akanji, Rodri, Gundogan, Foden e o Álvarez.

O time da base se classificou em primeiro lugar no grupo após o empate mais cedo contra o mesmo Borussia por 3 a 3. Chegamos a fazer 3 a 1 de virada no primeiro tempo, infelizmente permitimos o empate. O atacante William Dickson, o meio campista Nico O´Reilly e o ponta Dire Mebude marcaram nossos gols.

O time feminio faz sua estreia hoje na Copa da Liga dianta do Blackburn às 15:30 com transmissão do FA Player. Na primeira fase os jogos são feitos em um grupo, as melhores equipes avançam para fase de mata mata.

domingo, 23 de outubro de 2022

Liga dos Campeões: Borussia Dortmund vs Manchester City

 Para garantir o primeiro lugar do grupo com uma rodada de antecipação, o Manchester City voará até a Alemanha para enfrentar o Borussia Dortmund nessa terça feira às 16 horas. O jogo será transmitido no HBO Max (ainda não confirmeo se no SPACE, na TNT estará o jogo do PSG) e a torcida inteira do City pede que não seja o mesmo comentarista da última partida, ficamos bem chateados com a qualidade dele.

Será um reencontro de alguns jogadores do City com a torcida do Borussia, por lá já jogaram o Sergio Gómez (suspenso pela expulsão diante do Copenhagen está de fora desse jogo), Manuel Akanji, Ilkay Gundogan e, claro, ele, o destruidor de recordes, Erling Haaland. Ele deixou o Borussia nessa temporada, após ficar três anos por lá e marcar 86 gols em 89 jogos, o quê já é coisa de maluco, mas agora no City, o menino em 15 partidas fez 22 gols, sendo um o gol da vitória na partida em Manchester na virada por 2 a 1. Acho que a torcida local vai bater palma, gritar o nome dele, até a bola rolar, depois disso é ódio, raiva e sangue nos olhos, algo normal para mim nesse caso.

Nós vamos para esse jogo querendo ganhar, isso sempre é o pensamento do City do Guardiola, mas um empate já garante a primeira colocação que é útil para o sorteio das oitavas e deixa a partida do dia dois de novembro no Etihad contra o Sevilla como um amistoso de luxo que poderemos rodar bastante o elenco, talvez der um jogo de titular até para o Palmer, quem sabe o Lewis, aqui já acho mais complicado, vai depender de como estará o elenco na próxima semana.

Para terça vamos com força máxima, com isso o Foden deve retornar ao onze inicial no lugar do Mahrez, que já não parece em boa forma para lutar pela titularidade e o Cancelo tem que ser mantido na esquerda, com isso Akanji vai ser mantido na direita já que ainda estamos sem o Walker e o Stones voltou a treinar na semana passada, muito difícil começar esse jogo, pode ser que enfrente o Leicester no sábado que vem, terça sem chance alguma.

Amanhã o City fará a coletiva, muito possivelmente o Haaland será o cara a dar a entrevista do lado do Guardiola, toda a imprensa vai querer explorar essa volta a Dortmund para enfrentar a Muralha Amarela, seria uma enorme surpresa não ser ele. Além da coletiva teremos a viagem e o clube costuma divulgar a lista dos jogadores, devem ser os mesmos de sempre e até o Gómez deve viajar, acho que me lembro um jogador nosso suspenso que esteve numa viagem dessa da Liga. De qualquer jeito, na segunda completo esse post.

Pela Liga para Jovens, o City jogará às 11 da terça para tentar repetir a vitória por 3 a 2 no Estádio da Academia, o time, assim como os profissionais, já avançou para a próxima fase só precisa garantir a primeira colocação, aqui está 3 pontos a frente do Copenhagen, então precisamos apenas de fazer mais pontos que eles nessa rodada para pegar o primeiro lugar. O Borussia tem chance pequena de pegar esse primeiro lugar. Carlos Borges é o nosso artilheiro com 4 gols.