terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Voltamos a vencer.

O Manchester City resolveu de forma muita rápida a partida de hoje contra o Watford. Se você se atrasou para ver o começo do jogo, possivelmente perdeu o gol de Sterling aos 38 segundos. Um gol rápido desse jeito acaba com qualquer tática do adversário, só o City tocou na bola antes dela parar nas redes do Gomes. Com um gol contra e outro de Aguero, o City ganhou por 3-1.

Guardiola deve ter ficado sabendo que eu estava apreensivo após o empate contra o Crystal Palace e colocou o melhor time possível em campo, para surpresa de muitos, Kevin De Bruyne foi para o jogo e juntamente com David Silva e Fernandinho controlou o meio de campo. A volta de David Silva mostra como esse jogador é importantíssimo para o City, não foi dele o passe para o gol do Sterling, foi de Sané, mas como ele achou o alemão entrando pelo lado esquerdo livre para cruzar foi sensacional. Depois, do lado do campo, na direita, ele deu um passe do mesmo nível para o De Bruyne cruzar e o zagueiro do Watford meter para as próprias redes.

Esse foi o nosso segundo gol no jogo, poderia ter sido o terceiro se o Stones não tivesse isolado um cruzamento, onde o Sané fez o adversário sambar, na entrada da pequena área, fosse um atacante era saco essa bola. Em falta cobrada na entrada da área, De Bruyne viu mais uma vez um chute seu acertar uma das três traves, ele e as traves tem um caso de amor.

Eu vi os jogos de ontem pela Premier League e muito gente levantou a hipótese dos jogos estarem abaixo do esperado por causa do calendário corrido na Inglaterra. O City teve o mesmo calendário que esse pessoal, teve problema com jogadores, só que jogou bola, nível lá em cima, não deixava o time visitante respirar. Teve um jogada que foi concluída pela Sané que o Stones foi marcar pressão no círculo central, roubou a bola e muito rapidamente o time já tinha criado mais uma chance de perigo.

Quando foi chamado para defender, Ederson esteve lá para evitar o gol no primeiro tempo, um dos lances foi uma bola em que Delph e Fernandinho não se entenderam, eu achei que o Fernandinho foi abaixo da sua média hoje, ele parecia mais cansado que os outros jogadores, ele não chegava com tanta rapidez em alguns lances e perdia a bola. Talvez seja uma boa descansá-lo nos próximos dois jogos, que são partidas de copas e tê-lo inteiro para o confronto contra o Liverpool.

Aguero tentava hoje marcar seu gol, jogava sem a sombra de ninguém no banco para substitui-lo, oportunidades foram criadas para ele, pelo menos três chances ele teve antes de marcar seu gol no começo do segundo tempo, ele aproveitou a falha do Gomes e colocou mais um na sua conta. Nesse lance na câmera lateral me pareceu impedido, não mostraram novamente, o Mauro Cezar falou que não estava porque ele teve esse lance para ver depois em um monitor e havia jogadores dando condições, mas a explicação que o Aguero não estaria impedido porque o goleiro tentou jogar ao defender a bola e dar o rebote, me parece uma regra esdrúxula. Sempre soube que o rebote do goleiro não tira o impedimento, se essa regra mudou, vai ser foda isso, terá jogador do lado do goleiro só na espera do rebote. Alguém sabe se isso que o Mauro Cezar falou procede?

Placar feito, o City entrou no modo de recuperação de energia e diminuiu o ritmo, ainda teve um pênalti não marcado a seu favor, só vi o zagueiro acertando o Aguero, pegou a bola depois. Guardiola começou a tirar suas peças para poupar, primeiro o Stones que voltava depois de contusão e entrou o Danilo na zaga mesmo com Mangala no banco. Fernandinho e De Bruyne também saíram para a entradas de Yaya e Bernardo Silva. Com a participação de hoje, se o City for mesmo campeão, Yaya já poderá receber a medalha porque alcançou a marca de no mínimo cinco jogos.

Essas substituições deixaram o City bem mais lento, era mais para controlar o jogo, e acabou chamando o Watford para cima, eles diminuíram em cruzamento pelo nosso lado direito e o ataque só escorar para o gol. Eu achei que o Walker foi mal no lance e deu a oportunidade para o cruzamento, ele tem escorregado bastante nos últimos jogos do City.

No final do jogo o nosso lateral direito saiu de campo com a mão "coçando o saco": ele sentiu algum problema na parte de dentro da virilha e foi preocupante ver a cena. Na entrevista pós jogo, Guardiola avisou que o jogador ainda será avaliado, se ele realmente tiver um problema muscular, é uma grande chance para o Danilo já que terá uma sequência de jogos.

Nessa coletiva pós jogo o treinador falou também sobre o Gabriel Jesus que deverá ficar de quatro a seis semanas fora ou mais tempo, ou seja, ele não tem muita ideia de quando o brasileiro voltará. Importante foi o que ele falou sobre o David Silva e De Bruyne. O primeiro ainda poderá se ausentar por causa de problemas familiares, hoje os jornalistas falaram que seria alguma coisa com a gravidez da esposa, é aquilo que já especulamos quando aconteceu. Acho que ele voltou hoje porque a situação em casa estava melhor e ele viu que talvez De Bruyne não jogasse hoje por causa da porrada que levou contra o Crystal Palace e o City precisaria dele, a escalação do belga só foi decidida hoje às 14 horas da tarde, segundo o treinador.

Com essa vitória o City mantém pelo menos 14 pontos do segundo colocado, pode ser mais porque o jogo do Chelsea é contra o Arsenal no Emirates. É possível voltarmos a ter 15 pontos sobre o vice, nesse caso seria o United. Com mais 16 jogos por fazer, a vantagem é absurdamente grande e os times que nos "caçam" (é só modo de falar porque nenhum deles está no mesmo CEP que a gente) também estão na Liga dos Campeões ainda. Eles terão o desgaste deles como a gente.

Uma notícia que li hoje foi sobre o Phillipe Coutinho indo para o Barcelona e o jornal catalão (uma filial do time, chato para cacete esse tipo de jornalismo) avisou que ele não jogaria mais pelo Liverpool. Se isso acontecer, ele não nos enfrentaria no dia 14. Se for verdade, é uma boa notícia.

Agora é avaliar jogador, recuperar aqueles baleados porque daqui a 4 dias teremos jogo pela Copa da Inglaterra. Guardiola pode até dar um descanso para alguns para essa partida, mas acho que será um time mais forte do que aquele que enfrentará o Bristol pela semi da Copa da Liga inglesa.

Informações da partida:


2 comentários:

  1. O jogo acabou sendo mais tranquilo do que eu pensava. Melhor assim. O que tem me chamado a atenção, e aí eu vou ser tipo aquele jornalista fdp, são as comemorações, ou falta de, do Aguero quando tem marcado os gols. Meio sério, meio frio, sei lá. Tô viajando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sendo honesto, no gol de hoje eu pensei q tinha sido até gol contra pelo modo como ele comemorou, mas depois seguiu a vida e não pensei mais no lance.

      Teve um jogo que ele saiu para entrada da Gabriel sem ter marcado gol que ele ficou putaço. Não parece haver o melhor clima do mundo entre eles, como há entre o Pep e Fernandinho.

      Excluir