quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

City vence e vê os adversários perderem.

O Manchester City não teve problema algum para vencer o West Bromwich em casa hoje por 3-0, atuação padrão Guardiola que não deixou o visitante ficar com a bola, só chegaram ao gol do Ederson depois dos 40 minutos do segundo tempo. De Bruyne mais uma vez controlou o meio de campo, um gol e uma assistência, fora as chances criadas. Fernandinho abriu o placar e Aguero fechou, são 193 gols pelo City. Primeiro, tenho que falar sobre um evento que aconteceu antes da divulgação da escalação.

Um jornalista espanhol que cobre o City avisou que Laporte seria titular na partida, eu fiquei puto para cacete. "Porra, como que pode! Chegou ontem, mal treinou e já é titular?! Vai dar problema no vestiário isso aí!" Quando a escalação foi divulgada, fez muito sentido sua estreia. O John Stones ficou doente e não jogaria hoje, no post do pré jogo eu não acreditava que o Kompany poderia jogar duas partidas em tão curto espaço de tempo, o Mangala estava indo para o Everton (obrigado!) e o Tosin, apesar de ter ficado no banco, não seria usado tendo um jogador experiente e que custou £ 57 milhões. Então, fez todo sentido a estreia do Laporte.

Já não daria para avaliá-lo em apenas um jogo e o de hoje menos ainda porque o WBA nem passava do meio de campo, eu acho que o Ederson não tocou a bola com as mãos no primeiro tempo. Laporte tentava mais jogada de ataque do que jogadas defensivas, o West Bromwich despachava a bola muito rapidamente, o ataque dos caras só via um vulto redondo passando e os caras tinham que defender novamente.

Eu reclamei do juiz Robert Madley no pré jogo e ele é muito fraco mesmo. Ele ignorou a pisada do Fernandinho, antes do 1-0, no meio campista do West Brom, ali eu achei que o brasileiro foi maldoso. Não me parece revide porque foi no começo do jogo e não lembro de nenhuma confusão para ele dar aquele pisão. Agora é ficar de olho se a federação irá analisar esse caso e querer suspendê-lo.

O gol do Fernandinho saiu de mais um passe sensacional do De Bruyne, ele veio puxando da esquerda para o centro e viu o camisa 25 correr entre a marcação, toque na medida para ele já chegar e chutar. O De Bruyne ainda teve umas três chances no primeiro tempo, aquele toquezinho de leve do Aguero o deixou cara a cara, ele foi displicente no chute, dava para fazer melhor e chegava no intervalo com 2-0.

A pior coisa do City no primeiro tempo foi a saída do David Silva, ele se chocou (lance de jogo) com dois jogadores do West Brom e sentiu alguma coisa na altura do cintura, pareceu mais uma batida do que um problema muscular. David tentou ficar mais alguns minutos depois desse lance, mas não aguentou e Gundogan foi para o jogo.

A gente foi para o intervalo sabendo que o United perdia para o Tottenham e o Chelsea, surpreendentemente, para o Bournemouth. Já é complicado para os caras verem a gente perder pontos, eles não conseguem fazer o dever de casa, aí é facilitar mais ainda a nossa vida.

Na volta para o segundo tempo, como o Sterling perdeu aquele gol?! Fintou o zagueiro e o chute colocado saiu por muito pouco. Não foi o dia do Sterling artilheiro, mas foi o dia do Sterling garçom. No contra ataque puxado por De Bruyne, que escapou de uma falta para expulsão, o inglês tocou de volta e o melhor da temporada fez o 2-0. Eu não vi o gol na hora porque eu mesmo não segui o conselho de só colocar no jogo do United nos replays do nosso gol, só vi pelo replay. O que eu posso falar é que no momento do 2-0 nosso, o Tottenham perdeu uma puta chance de fazer o 3-0 em Wembley.

De Bruyne queria humilhar de vez e mostrar sua superioridade em relação a todos os demais jogadores da Premier League e por muito pouco mesmo, de verdade, sem mentira, ele não encobre o Foster do meio de campo, o goleiro correu para trás que nem um louco, tirou a bola, mas bateu na trave para impedir esse gol. Nos minutos finais o Brahim Diaz entrou no lugar do craque do campeonato, pois estava chovendo e ninguém quer que ele fique gripado.

A participação do Diaz foi boa. Teve duas chances, sendo aquela que foi servida pelo Sterling bem parecida com o gol que o De Bruyne perdeu no primeiro tempo. Ele tomou uma entrada violenta do Phillips que o juiz só deu cartão amarelo, vergonha isso! Contra o Cardiff City, ele também tomou uma entrada dessa e o cara só foi expulso porque recebeu o segundo amarelo. 

No final Sterling deu mais um passe para gol, tocou para Aguero que com uma cavadinha colocou nas redes.

Confirmados os placares em Manchester e Londres, o City termina a rodada 15 pontos na frente do seguido menos longe e 24 gols de saldo a mais. Com essa distância toda, o time só poderá se alcançado em março, na 29 ª rodada, vai passar todo o mês de fevereiro sem se preocupar em perder a primeira posição.

O Manchester City marcou 73 gols na Premier League, tem 13 jogos para fazer 30 gols para igualar o recorde do Chelsea, com 103. Um aspecto interessante desses gols é que o período que o time marcou mais vezes foi do 76 até o final do jogo, foram 21 e mesmo tirando os 4 gols nos acréscimos, é o período com mais gols. No começo da temporada, eu fiz uma comparação com o futebol americano que o time que fica mais tempo com a bola cansa a defesa adversária e no final do jogo isso conta muito.

Esses números dos gols marcados por cada período podem ser vistos nesse link.

Na entrevista pós jogo do Pep duas preocupações: David Silva será reavaliado para saber se terá condições de jogo contra o Burnley no sábado e Gabriel Jesus poderá ficar mais três ou quatro semanas fora, isso é muito preocupante. Guardiola já avisou que o atacante Lukas Nmecha passará a treinar com o time principal, houve uma especulação que pudesse ser emprestado ao Sunderland, mas a situação do elenco fez o City mudar de posição.

E, corretamente, mais uma vez ele criticou a arbitragem por causa de entradas violentas.

Informações da partida:

2 comentários:

  1. Cara como joga esse De Bruyne. VTNC!! Hoje ele esta entre os 3 melhores do mundo fácil, fácil.
    Gostei da entrada do Diaz também. Acho bom começar a colocar o moleque, melhor opção pelo lado esquerdo na ausência do Sané. E falando em lado esquerdo pra mim o Zinchenko ganhou a posição do Delph. Tudo bem que ele tem um pouco de deficiência na marcação (o Delph também não é lá essas coisas) mas ele dá muito mais opção ofensiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O foda que o prêmio da FIFA tem muito marketing em cima, o De Bruyne não tem essa mkt. Para mim, hoje é ele e o Messi, mas se o Cristiano Ronaldo melhorar alguma coisa, por ex, eliminar o PSG, ele vai estar tb nessa briga, sem merecer no momento.

      O Diaz mandou bem mesmo, com esse tanto de problema de jogador machucado, parece que o GJ vai ficar mais tempo fora, ele vai ganhar alguns minutos.

      Eu acho que se o Delph e Zinchenko estiverem em condições, o Delph vai ser o escolhido, a parte defensiva do Zinchenko deixa muito a desejar, os dois gols do Bristol foram nas costas dele, hoje teve um jogada que ele não marcou a linha de impedimento e deu condições. Mas eu gostaria de vê-lo como meio campista mesmo. Se o Delph voltar antes de Sané, Gabriel Jesus,....talvez o Guardiola possa dar uma chance para o Zinchenko mais a frente.

      Excluir