sábado, 27 de janeiro de 2018

Copa da Inglaterra - Cardiff City Vs Man City

Depois de eliminar o Bristol City para se garantir na final da Copa da Liga, o Manchester City tentará nesse domingo avançar na Copa da Inglaterra para isso terá que vencer o Cardiff City no País de Gales, se houver empate, teremos um novo jogo, dessa vez no Etihad. Essa partida será a de fechamento da rodada, acontecerá no domingo às 14 horas, horário de Brasília com transmissão dos canais ESPN.

O vencedor do confronto será a bolinha de nº 7 no sorteio que a federação inglesa realizará na segunda feira, por volta das 17 horas, também horário de Brasília. Além de participar do sorteio, o ganhador receberá £ 90 mil e ambos os times engordarão o caixa em £ 144 mil porque o jogo será transmitido para a Inglaterra. Para o City e até mesmo para o Cardiff, esse dinheiro é nada, mas para o Yeovil e Newport County, ambos para quarta divisão, deve ser dinheiro para fechar um ou dois anos no azul. Só seria melhor para eles se a partida fosse fora de casa porque 45% da receita líquida é dos visitantes. Se o United e Tottenham fossem legais, davam os 90%  da receita da bilheteria para esses times, ontem no estádio do Yeovil, com casa cheio, deu menos de 10 mil pessoas, 45% da receita líquida, nesse caso, não faz nem cócegas nas contas de time de Premier League. Matéria boa do The Independent sobre isso.

Atualização: Sendo justo com o United e Tottenham, é PROIBIDO pela FA do clube grande deixar o time pequeno ficar com a renda toda. Sacanagem isso!

Não temos novas preocupações quanto a problemas físicos para domingo. Kyle Walker que saiu no final do jogo contra o Bristol City está a disposição de Pep Guardiola, boa notícia já que logo, logo acontecerá a partida de ida contra o Basel e não podemos ficar sem jogadores importantes para essa partida.

No jogo contra o Bristol, Guardiola de fato apenas poupou o Sterling (Bravo parece ser o goleiro das Copas), o inglês não entrou nenhum minuto, Aguero foi substituído por Gundogan e David Silva fez as vezes de atacante nos minutos finais, será que isso pode ter sido uma dica do treinador? Quis poupar o Sterling 100% para ele poder jogar na posição do Aguero no ataque já que Gabriel Jesus ficará um tempo fora ainda e não há outro atacante, atacante no elenco.

A fase goleadora do Sterling deu uma pausa nos últimos jogos, a última vez que ele colocou uma bola nas redes foi no primeiro minuto da vitória sobre o Watford, de lá para cá, foram quatro partidas, quase todas inteiras, sem nenhum gol. Aguero aproveitou esse mau momento do companheiro e o ultrapassou na artilharia do City na temporada e na Premier League com seus oito gols em 6 jogos. Se realmente for usado na posição do Aguero vai ser uma ótima oportunidade de fazer as pazes com os gols.

Acho que teremos duas modificações no time titular que jogará contra o Cardiff City: Danilo e Gundogan. Mas não sei em lugar de quem os dois entrariam, eu estou em dúvida se o brasileiro será lateral direito ou esquerdo amanhã. Em minutos em campo, nas últimas cinco partidas é o ucraniano que tem jogado mais e um fator importante para o Guardiola analisar é se o Cardiff atacará. Zinchenko é bom no ataque, mas ainda tem falhas na defesa por estar improvisado por ali, talvez seja melhor poupá-lo desse jogo e colocá-lo de volta contra o West Brom no Etihad no meio de semana. Na partida contra o Liverpoool, quando o Delph teve que ser substituído quem entrou foi o Danilo e não o Zinchenko, Guardiola sabia o risco de colocar um meio de campo ofensivo na lateral contra um time que ataca.

Já Gundogan, para mim, entrará ou no lugar do David ou do De Bruyne. Por causa da idade do David Silva, me parece mais lógico que ele seja o escolhido para começar a partida no banco. Procurei uma informação rápida aqui e o Guardiola começou, pelo menos, sete partidas com Gundogan e De Bruyne como titulares e apenas uma com a dupla Gundogan/David. É claro que algumas das sete foram por causa do problema pessoal do David, mas no começo da temporada, em partida da Liga dos Campeões, o belga e o alemão formaram o meio de campo e contra o Liverpool também, enquanto o espanhol ficou no bano os 90 minutos sem ter explicação sobre isso.

Apesar de terem ficado no banco contra o Bristol, não acho que Kompany e Yaya terão chance no time titular, talvez contra o WBA, possam jogar para dar descanso a um dos zagueiro e ao Fernandinho. Não imagino que o treinador gostará de queimar uma substituição tão cedo porque é esse o risco de colocar o Kompany como titular, nas partidas que ele voltou, ele não conseguiu completar as partidas contra o United nem Newcastle. Já Yaya, ele só teria chance contra um time que jogar mais lentamente por isso acho que ele pode ser titular contra o WBA, para dar aquela folga para o Fernandinho.

O único jogo que eu vi, e foi em partes do Cardiff, foi contra o Sunderland, que estava na zona de rebaixamento na época. Não foi um grande desafio e ainda foi facilitado porque o time do Sunderland teve um jogador expulso aos 4 do segundo tempo, quando ainda estava 1-0, o placar final terminou 4-0. A campanha deles na Championship é de terceiro lugar e está a apenas dois pontos do segundo lugar que daria a vaga direita. Enquanto a gente enfrenta um time da segunda divisão com viés de alta, tem equipe que faz 4-0 contra 21 º lugar de 24 times da quarta divisão que entrega o primeiro gol de bandeja. Alguns tem "sorte".

O Manchester City para chegar a essa fase da Copa da Inglaterra bateu um time da primeira divisão, Burnley, por 4-1 no Etihad. O Cardiff City precisou enfrentar um replay depois de ter empatado em 0-0 contra o Mansfield (4ª) em casa, na partida de volta venceu por 4-1 com o Guardiola acompanhando o jogo no estádio.

O Cardiff tem alguns nomes que já jogaram na Premier League com Junior Hoilett e Anthony Pilkington, mas dois jogadores me chamaram a atenção: o goleiro Neil Etheridge e o meio de campo Aaron Gunnarsson. O primeiro é nascido na Inglaterra e a mãe é filipina, ele defende a seleção das Filipinas, bem alternativo, e Gunnarsson é da Islândia, na partida contra o Bristol também tinha um islandês em campo e na Premier League tem dois esse ano: Johann Berg Gudmundsson (Burnley) e Gylfi Sigurdsson (Everton). Argentina, Croácia e Nigéria que abram o olho!

Para evitar perder a semana livre que começa dia 4 de fevereiro, importante para a preparação para o jogo diante do Basel, tem que ser ou 8 ou 80 amanhã: vitória ou derrota para evitar replay. E vamos para a vitória!

Man City Vs Cardiff City (desde 1992):


Jogadores suspensos: não há;

Jogadores pendurados: não há;

Juiz da partida: Lee Mason

Nenhum comentário:

Postar um comentário