segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Há algum tempo eu escrevi um post (não vou conseguir achá-lo mesmo) sobre uma final entre Manchester City e Tottenham na Copa da Inglaterra em 1981, ela aconteceu poucos dias antes de eu nascer e terminou empatada após a prorrogação em 1-1, gols marcados no tempo normal.. Naquele tempo havia o Replay para para todo jogo que terminasse empatado, mesmo a final. Essa segunda partida aconteceu 5 dias depois, a primeira foi em 09 de maio de 1981, e o Manchester City perdeu por 3-2 em jogo de duas viradas e o terceiro gol do Tottenham marcado aos 76 minutos.

Essa final foi a última do City até a contra o Stoke em 2011 quando o Manchester City venceu com um gol de Yaya Touré. De lá para cá o time tomou gostou pelos títulos e tem enchido a sala de troféus do Etihad com alguma frequência, está perto de adicionar mais uma Premier League e já está nas semi finais da Copa da Liga.

Voltando à aquele final de 1981, eu tinha falado sobre ela, mas nunca procurado algum vídeo da partida e tem um troço novo no mercado, chamado Youtube (tá com cara que terá muito processo por direitos autorais) e eu fui testar para ver se achava algum vídeo da primeira final, esse jogo me chama mais atenção do que o Replay  porque o City poderia ter sido o campeão, mas deixou o time de Londres empatar, infelizmente com um gol contra de Tommy Hutchison, que também foi o cara que marcou o gol de abertura do placar com uma bela cabeçada no melhor estilo inglês de jogar futebol: cruzamento de intermediária. Achei um vídeo com os melhores momentos da partida e por esses 25 minutos, posso dizer que o Manchester City se deu bem por ter conseguido levar o jogo para a prorrogação e Replay. Eu achei o nosso destaque o goleiro Joe Corringan, que fez 602 partidas pelo clube azul de Manchester.

Em pelo menos três oportunidades no primeiro tempo, ele salvou o time de levar gol do Tottenham: em dois chutes e em saída de gol no pé do atacante Garth Crooks (por volta dos 8:50), o goleiro sentiu a mão e nada de jogo parar, vão estalando o dedo para ver se melhora e vida que segue. Nesse momento o City já tinha feito o 1-0, o gol está no minuto 7:14.

A partida foi realizada no estádio Wembley antes da demolição e remodelação, o campo era bem maior, acho que naquele época era a medida máxima permitida, além de na parte externa ter uma pista de areia, me parece que ainda havia corrida de cachorros no estádio.

O gol de empate do Tottenham acontece de um falha gigantesca nossa. O jogador Gerry Gow estava com a bola dominada no meio de campo, livre, ficou uns 3 segundos com ela no pé sem fazer nada, procurando para quem passar, demorou tanto que o Ardilles roubou a bola e levou até a entrada da nossa área até sofrer falta do mesmo Gow. 

Gow tem ligação com o jogo de amanhã  pela Copa da Liga porque antes de se transferir para o Manchester City, ele foi jogador do Bristol City por 11 anos e jogou apenas a temporada 1980-81 pelo City. Numa forma cruel e irresponsável sem sentido algum, vou falar que a culpa exclusivamente da perda desse título de 1981 foi dele e por isso o Manchester City tem que passar o carro por cima do Bristol por ter nos enviado esse jogador e nos causado a dor por mais uma derrota, que segundo alguns, pode ter sido o início da queda do City.

Brincadeiras e maldade à parte, abaixo está o vídeo desse primeiro jogo, o gol de empate sai aos 18: 10. E na mesma página no Youtube, eles te oferecem para ver a segunda partida de forma integral. Tenho certeza que se tiverem com insônia, deve ser um bom jeito de pegar no sono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário