quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Notícias Manchester City - 25.01.2017

- O Manchester City já sabe quem será seu adversário na final da Copa da Liga em Wembley, no dia 25 de fevereiro, um domingo: o Arsenal venceu o Chelsea por 2-1 e terá o prazer de nos enfrentar. O jogo está marcado para às 13:30, nesse dia o Brasil já não mais estará em horário de verão que se encerrará no final de semana anterior.

Por coincidência a tabela da Premier League apontava o confronto dos dois times no Emirates para o dia anterior, 24 de fevereiro. Inicialmente o jogo foi transferido para o dia primeiro de março, uma quinta feira, às 16:45, horário de Brasília, mas acontece que é uma semana de Replays da Copa da Inglaterra, da quinta fase, também conhecida como oitavas de final, hoje estamos na quarta fase, onde enfrentaremos o Cardiff nesse domingo. Só a partir das quartas de final que não haverá mais Replay. O Arsenal não precisa se preocupar com o Replay porque já foi eliminado pelo Nottingham Forrest.

Se realmente esse jogo acontecer no dia 01 de março, teremos umas semanas bem, mas bem punk mesmo: começaria com a final da Copa da Liga, para jogar novamente contra o Arsenal pela Premier League, pegaríamos o Chelsea (Etihad) no dia 4 de março e receberíamos o Basel pela segunda partida das oitavas de final. A coisa pode ficar pior se o time bater o Cardiff porque hoje o clube teria o final de semana do dia 17/02 livre, mas é data da quinta fase da Copa da Inglaterra. Vamos assumir que o time vença o Cardiff, o calendário fica assim: 10/2 Leicester (c), 13/2 Basel (f), 17/2 Copa da Inglaterra, meio de semana sem jogos e emenda com a final da Copa da Liga e vai até o jogo de volta da Liga dos Campeões. 

Na Copa da Inglaterra da temporada passada os dois times se enfrentaram na semi final e o time de Londres avançou para ser campeão. O resultado dessa partida poderia ter sido diferente se já estivesse em uso o árbitro de vídeo (VAR). O jogo ainda estava 0-0 e um cruzamento do Sané foi dado como tivesse saído pela linha de fundo, pelo replay dá para ver que a bola não saiu toda e Aguero teria marcado mais uma gol na sua carreira pelo City. Na final da Copa da Liga haverá o uso do VAR, pode ser o primeiro jogo do City com esse equipamento, apesar de já ter sido usado na outra semi final da Copa da Liga, os organizadores acharam melhor não usar no nosso confronto contra o Bristol porque não tinham certeza se o Ashton Gate tinha capacidade de ter o equipamento. Na Copa da Inglaterra ele foi usado na terceira fase e será usado nessa também, mas nenhum jogo do City foi escolhido para o uso, ainda há a possibilidade do jogo da quinta fase, no final de semana anterior à final da Copa da Liga, ser a nossa primeira vez.


- O Manchester City está muito perto de contratar o zagueiro do Athletic de Bilbao, Aymeric Laporte. O francês, que fará 24 anos em maio, esteve na mira do City na temporada passada, mas por decisão de última hora do jogador, ele preferiu ficar na Espanha. Segundo alguns jornalistas, isso teria até causado um mal estar na nossa diretoria e comissão técnica e teria desistido de contratá-lo futuramente. Parece que isso não foi muito adiante.

As negociações pelo o quê se ele na imprensa estão muito adiantadas, já falam no valor de £ 57 milhões por um contrato de seis anos. Para a questão contábil e de Fair Play Financeiro, o custo seria a amortização de quase £ 10 milhões por ano. Mas já li que querem mudar a regra do Fair Play mais uma vez. Nem deve ter pressão daquela velha oligarquia do futebol.

A chegada dele não causaria nenhum problema no elenco da Premier League porque o time inscreveu apenas 14 jogadores livres, na UEFA a regra é diferente então o elenco aproveitou 100% das 17 vagas de jogadores livres. O Athletic participa da Liga Europa, não jogou a Liga dos Campeões, então o Laporte, se chegar, pode ser "promovido", mas teria que cortar alguém. Eu cheguei a especular há alguns dias que o Zinchenko poderia entrar na vaga do terceiro goleiro Arijanet Muric porque haveria a possibilidade do goleiro repetir o quê aconteceu com o Iheanacho na temporada passada: começar na lista A da UEFA, mas, por atender os critérios da entidade europeia, ir para a lista B.

Iheanacho foi registrado em 8 de janeiro de 2015, teve esse registro por dois com o clube antes dos 21 anos, então quando o City mandou a nova lista para a UEFA, ele foi para essa lista B. Muric chegou mais novo que o nigeriano no City, mas o primeiro registro de contrato que eu encontrei dele é de março de 2016 e a lista dessa temporada tem que ser enviada até a meia noite do dia 01 de fevereiro, no horário europeu, eu entendo que ele não terá os dois anos no City.

Registro contrato Iheanacho

Registro contrato Muric

Se tanto a chegada do Laporte acontecer e eu estiver certo na questão do Muric, quem roda para mim, parece bem óbvio isso, é o Mangala. Só se tiraria o Kompany se fosse confirmado 110% que ele está fora da temporada e o Mendy tem previsão de retorno para abril quando a Liga dos Campeões ainda estará na fase de semi final. E ninguém em sã consciência vai chorar pela saída do Mangala.

Não sei se é forma de colocar pressão para a negociação acontecer mais rapidamente possível, mas o técnico do Athletic avisou que o Laporte vai para o jogo de amanhã contra o Eibar. Eu procurarei e não achei em nenhuma grade de TV a transmissão desse jogo, maaaaaaaaaaaas para quem tem o Watch ESPN está lá o jogo, começará às 18 horas, horário de Brasília.

- Outra contratação que pode pintar, entretanto com negociação não tão avançada é do brasileiro Fred. Aparentemente o pessoal do Shakhtar fez uma visita à Manchester no final de semana para conversar. Acho que o City tem pressa para resolver isso para temporada que vem, nessa agora ele não pode jogar a Liga dos Campeões, porque já jogou pelo time ucraniano, nem a Copa da Liga. Estourando ele poderia jogar 20 jogos pelo City nessa temporada

2 comentários:

  1. A novela da vez agora é o Laporte. Confesso que nunca vi jogar. Espero que não seja outro Mangala. Você conhece? Na verdade não conheço nem o tal do Fred, só vi um jogo e não dá pra ter um opinião sobre ele.

    ResponderExcluir
  2. Tb não conheço nenhum dos dois e não vai dar para ver o Laporte hoje porque ele não está nem no banco de reservas, deve estar muito perto de assinar.

    Não é possível que um raio cai duas vezes no mesmo lugar igual à contratação do Mangala, se isso acontecer a equipe de olheiros do City tem que ser demitida.

    ResponderExcluir