sábado, 13 de janeiro de 2018

EPL # 23 - Liverpool Vs Man City

Nesse domingão teremos um grande jogo em Anfield, o Manchester City visitará o Liverpool para manter a invencibilidade na Premier League, a distância de 15 pontos para o segundo colocado, me faz crer que essa é a maior motivação dessa partida. O confronto está marcado para começar às 14 horas, horário de verão de Brasília, e os canais ESPN farão a transmissão.

Quase que o Manchester City teve um desfalque de última hora para esse jogo: eu! Acordei com uma torcicolo monstruosa, dormi todo torto hoje, além de uma dor de cabeça. Mas diferentemente dos meus "companheiros" que correrão atrás dos três pontos amanhã, eu posso me dopar à vontade que nenhum controle anti dopagem me tirará desse jogo. Se eu fosse jogador de futebol profissional, eu tenho certeza que no dia seguinte ao anúncio da minha aposentadoria iria visitar uma farmácia e tomar que é droga possível, ninguém mais se importaria comigo para analisar minha urina mesmo.

O jogo contra o Liverpool marcará o encontro entre os dois melhores ataques da competição, mas com uma ressalva: o Manchester City tem 14(!) gols a mais que o vice colocado nesse quesito, são 64 nosso, e se não errei a conta, 50 para o adversário, então é confronto do melhor ataque contra um outro time que faz muito gol também, mas dizer que é o segundo melhor ataque diante dessa diferença chega a ser uma blasfêmia. E esse confronto é também artilheiro para o City, é o segundo em que mais gera gols na Premier League, são 113 empatados com  o United, apenas partidas contra o Tottenham geram mais gols (118). Uma pena que o Liverpool ainda é o dono de mais da metade dos gols ( 49 nossos, 64 deles).

A boa notícia para esse jogo é a venda de Phillipe Coutinho para o Liverpool, autor de muitos gols contra o gente, essa será a primeira partida do time vermelho sem contar com ele porque o jogador já não faz mais parte do elenco. Mas eles ainda tem força com o Salah, Firmino e Mané, expulso no jogo em Manchester por entrar com a chuteira na cabeça do Ederson. O placar terminou 5-0 para a gente, mas o Ederson teve que nos salvar quando o jogo ainda não estava decidido em um chute do Salah cara a cara.

Enquanto o Liverpool está só treinado tem mais de uma semana, último jogo foi na sexta dia 5 na Copa da Inglaterra, o Manchester City tem enfrentado uma maratona de jogos que irá dar um tempo na próxima semana já que o time conseguiu eliminar o Burnley não precisará jogar o Replay. No meio de semana o time de Guardiola ganhou do Bristol City pela Copa da Liga com altas doses de emoção, o bom que entramos com um time mesclado e amanhã, com certeza, teremos a força máxima permitida.

Kompany, Mendy e Gabriel Jesus são desfalques certos, assim como Foden, mas pelo menos o jovem já deve estar mais perto de voltar porque no vídeo que mostrou o Pep cercado pelos jogadores para receber o quarto prêmio seguido de melhor treinador do mês, um recorde, ele estava de uniforme só que não ficou para o treino, o Mendy nem de uniforme estava e também participou da foto, ele foi o responsável por segurar o troféu. Uma coisa interessante desse foto foi o Guardiola chamando todo mundo para tirar a foto, ele não achava do Aguero, ficou gritando "Sérgio, Sérgio" até reparar que ele estava um pouco abaixo dele. Pode ser nada demais, posso estar lendo esse momento com algo que não existe, mas fiquei feliz, parece que não há um problema tão grande entre eles como às vezes a imprensa faz parecer. 

Acho que a melhor notícia de todas é a volta de David Silva, o jogador treinou junto com o elenco na sexta e vai para o jogo, deverá formar aquele trio de meio de campo com Fernandinho e Kevin De Bruyne. Esse trio tem dominado os meios de campo na Premier League, causando preocupação sempre quando estão com a bola nos pés. Mesmo o Fernandinho que tem uma função mais defensiva que os outros, e olha que Silva e De Bruyne não se escondem de ajudar na defesa, consegue criar jogadas com seus lançamentos para os jogadores do lado de campo como Sterling e Sané, normalmente quando saem esses passes é porque a marcação neles está mais frouxa, ou estão livres ou apenas um adversário está junto a eles.

Se jogar será o sexto jogo do Sterling contra o ex time, o terceiro em Anfield, ainda não fez nenhum gol, com a excelente fase que atravessa, é o vice artilheiro do time, pode quebrar essa marca. Perguntaram ao Guardiola se espera uma recepção hostil ao jogador, eu acho que ficarão vaiando ele porque ainda não engoliram a saída para o City. A torcida do Liverpool não tem vaiá-lo, nos últimos anos ele, Suárez, Coutinho, Fernando Torres, e parece que o Emre Can sairá em junho, deixaram o time, esses torcedores tem esquecer o Sterling e questionar a sua direção porque perdem tanto jogadores e não montam um time para ganhar o campeonato inglês.

Com Gabriel Jesus fora de ação, Aguero deverá liderar o ataque em Anfield que é um dos sete campos na Premier League que ele não fez gol, e é aonde ele mais minutos ficou em campo, foram 374, parece ser um campo amaldiçoado para ele. Amanhã esse tabu cairá, tendo a De Bruyne, Silva e Sané os três maiores assistentes do campeonato, há grande chance de alguém tocar aquela bola açucarada para ele colocar no fundo das redes. Eu só não incluo o Sterling nessa porque ele está fominha nas últimas partidas, el só deu quatro passes para gol, mesmo número do Aguero. Para completar a informação dos campos sem gol de Aguero na Premier League, segue abaixo:

- Ewood Park (Blackburn - 27 minutos)
- DW Stadium (Wigan - 157)
- Cardiff (Cardiff City - 90 minutos. A ESPN passou o jogo deles contra o Sunderland, venceram por 4-0 e estão na luta para subir, em terceiro lugar na Championship, os gatos negros estão na lanterna, prontos para cair para a terceira, após cair da primeira nessa temporada. Já passamos por isso, boa sorte à eles)
- Selhurst Park ( Crystal Palace - 347)
- Reebok Stadium (Bolton - 68)
- King Power Stadium (Leicester - 64)

Acho que esse jogo será bastante divertido e veremos como o Liverpool vai nos encarar, seguirá o modelo dos times da Premier League ou imitarão o Bristol City encarando a gente de igual para igual, eles não se esconderam e causaram encrencas para a gente. Seria bom ter times querendo jogar contra a gente e não apenas na defesa.

Rodada da Premie League.

Dois jogos nos interessaram hoje: empate do Chelsea em casa contra o Leicester (0-0) e vitória do Tottenham em Wembley sobre o Everton por 4-0. Com o empate, o Chelsea está com o mesmo número de pontos que o United, mas com um jogo a mais. O time de Mourinho joga na segunda feira contra o Stoke City em Old Trafford, que está na zona de rebaixamento e não sei se tem técnico. A vantagem na rodada é toda deles.

Harry Kane fez 2 gols hoje e chegou antes de Aguero a marca de 20 gols na Premier League, quarta temporada seguida com pelo menos 20 no campeonato. Sem desmerecer o Kane, mas lá ele marca gols sozinho, no City o Aguero tem que dividir, tem seus 13 gols e acredito que também fará a sua quarta temporada consecutiva de 20 ou mais gols. 

Quando marcar mais dois gols, Kane ultrapassará o Aguero como segundo jogador a chegar a marca de 100 gols em menos jogos, acho ele tem 138 partida, o argentino precisou de 147. Alan Shearer precisou de apenas 124.

Divisões inferiores.

Nossos adversários dos próximos jogos das Copas serão times de divisões abaixo da Premier League, Cardiff e Mansfield jogarão o replay essa semana. Já falei sobre o time do País de Gales e o Mansfield da quarta divisão empatou em 0-0 fora de casa.

Já o Bristol City perdeu de 1-0 para o Norwich (goleiro do City Angus Gunn saiu sem levar gol) em casa, no Ashton Gate, local da partida de volta na semi final da Copa da Liga. Quinta partida seguida com derrota. Ainda estão no zona de play offs da Championship, só que tem que voltar a ganhar para não saírem dela.

Man City Vs Liverpool (desde 1992):



Jogadores suspensos: não há.

Jogadores pendurados: não há.

Juiz da partida: Andre Marriner. Apitou nessa temporada a nossa vitória de 1-0 sobre o Newcastle. Foi o juiz apenas uma vez em partidas entre City e Liverpool, empate em 2-2 em Anfield em 26/08/2012.

Deu 61 cartões amarelos para jogadores do City, expulsou 3 jogadores por dois cartões (Stephen Jordan, Kolarov e Zabaleta), mas nunca deu cartão vermelho direto para atletas nossos.

Um comentário:

  1. Não tenho dúvidas que o Liverpool vai pra cima. Não é o estilo do Kloop, ao contrário do Mourinho. Confesso que esse tabu em Anfield me incomoda bastante, se sair com um ponto de lá não é ruim não. Acho que será tenso, e nervoso os 90 minutos.

    ResponderExcluir