terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Notícias Manchester City - 16.01.2018

- No último domingo o Manchester City perdeu pela primeira vez na Premier League em um jogo que o Liverpool mostrou um bom futebol e os nossos jogadores não se entenderam por quase 10 minutos, suficientes para um estrago gigantesco. Um estrago gigantesco naquela partida pois no campeonato ainda há uma boa vantagem sobre o adversário direto na competição.

Eu tinha esperança que o time pudesse ter sido campeão de forma invicta, seria a cereja no bolo quando o assunto é Premier League, o importante é o título chegar, se tiver com algumas marcas interessantes seria melhor. A comissão técnica irá trabalhar com os jogadores e pode ser que tenhamos benefícios com essa derrota porque tira uma pressão de cada entrevista, sempre havia a pergunta sobre ser campeão invicto, agora não haverá mais, os jogadores poderão respirar mais.

A comissão também teve uma atitude correta após a sequência de jogos do período festivo: essa é a primeira semana do time livre de jogos há bastante tempo e, segundo um jornalista que não me recordo qual, os jogadores são voltarão aos treinamentos na quinta feira. Será tempo de descanso em casa e ir resolver aqueles problemas clássicos, como tirar a segunda via da carteira de motorista, passar na C&A, Leader da vida na Inglaterra para pagar uma das parcelas das roupas das crianças, por falar nelas, eles comprarão material escolar, farão todas essas atividades que não puderem por muito tempo.

- Com a derrota o City viu a diferença para o United cair de 15 pontos para 12, mas sejamos honestos, foi um queda mais que natural nessa rodada. Enfrentamos um time do top 5 fora de casa, que nas últimas cinco rodadas antes de enfrentar o City havia vencido 4 partidas e empatado a outra, mesmo retrospecto do City, já o United recebe o Stoke City, time que foi comandado por um técnico interino porque o Mark Hughes havia sido demitido. Nas mesmas últimas cinco partidas, antes da rodada 23, o United tinha vencido 2 e empatado 3 e o Stoke teve um vitória, um empate e três derrotas, com isso o time estava na zona de rebaixamento. 

Se nessa rodada o time de Mourinho não conseguisse tirar três pontos da gente, era para entregar logo a taça porque, talvez, a única chance deles ganharem e a gente perder na mesma rodada fosse no Derby que será jogado no Etihad.

- Muitos poderão usar a frase do Renato Gaúcho, do Renato Portaluppi, do Renight para falar que o City vai despencar ou está despencando, essa frase seria usada só para fazer alarde e tentar vender o campeonato porque se pegarmos as últimas cinco partidas de cada time na Premier League, apenas dois times fizeram mais pontos que a gente: o Liverpool e o Tottenham.

Enquanto nós conquistamos 10 pontos nesse intervalo de cinco jogos, o time de Anfield fez 13 (teríamos feito o mesmo número de pontos se tivéssemos conquistado o empate na última partida) e o do Harry Kane também teve os mesmos 13 pontos. Então eles diminuíram a vantagem que tínhamos para eles: agora o Liverpool está a "apenas" 15 pontos mais 24 de saldo de gols da gente e o Tottenham "meros" 16 pontos e 25 de saldo.

Vale a pena colocar uma informação adicional sobre esses dois times, eles caíram muito cedo na Copa da Liga, o calendário deles ficou mais livre: jogamos o mesmo número de jogos na Liga dos Campeões, Premier League e Copa da Inglaterra, mas como estamos na semi final da Copa da Liga e eles não, jogamos mais vezes, foram três partidas a mais frente ao Liverpool e duas ao Tottenham, sendo que em duas partidas da Copa da Liga enfrentamos uma prorrogação e a vida deles foi resolvida no tempo normal. (Atualização: lembrei que o Liverpool teve que jogar a fase de play offs da Liga dos Campeões, então jogaram apenas uma partida a menos que a gente, mas isso foi lá no começo da temporada, já deu tempo de recuperar o fôlego.)

Para completar a informação sobre as cinco últimas rodadas: United e Chelsea fizeram 9 pontos, ambos com 2 vitórias e 3 empates. Pelo menos um dos empates do Chelsea foi contra o Arsenal, já dos nossos vizinhos: Leicester, Burnley e Southampton, dois desses em casa.

- A saga do Alexis Sánchez parece ter terminado para o City. O que era certo até o final de semana, caiu por terra quando se começou a especular que o United entraria na briga, aceitando pagar o valor que o Arsenal pretende pelo jogador (£ 35 m) e um salário bem alto, se especula que seria maior que o salário que De Bruyne receberia após a renovação de contrato. O belga estava fazendo por merecer na temporada, já o Sánchez teria que provar no City que ele poderia fazer a diferença.

Pelo menos o que essa especulação da saída do City do negócio traz de bom é que não haveria briga entre a comissão técnica (leia-se Pep) e parte administrativa do clube porque os lados entendem que, além do alto preço do negócio, a questão futebolística e de vestiário poderia atrapalhar a sequência da temporada. No passado com Mancini já tivemos algumas brigas entre o futebol e o financeiro, com Pellegrini não lembro, muito provavelmente não porque o jeito dele era ser mais calmo e ele sabia que estava apenas cobrindo um buraco até a chegada do Guardiola.

Não vou entrar nessa briga que o United está gastando muito dinheiro, inflacionado o mercado porque já fizemos isso e o mundo caiu na nossa cabeça (leia-se UEFA e seu Fair Play Financeiro). O futebol gera muito dinheiro e cada clube que controle seu orçamento

- Quem acompanha esse site sabe que eu sou vascaíno, mas o quê eu vou falar agora NÃO é uma provocação ao Flamengo: essa contratação do Marlos Moreno mostra que o City desistiu do jogador. O investimento foi feito para tirá-lo do Atlético Nacional do Reinaldo Rueda. Por questões burocráticas, ele não poderia jogar na Premier League na primeira temporada, então o City o emprestou.

Primeiro ele foi jogar no Deportivo La Coruña da Espanha, a questão do idioma não seria um problema, fez 23 partidas na temporada toda, várias vindas do banco. Não deu certo e na temporada seguinte ele se transferiu por empréstimo para o Girona, um clube ligado ao City. Mais uma vez foi pouco utilizado (4 jogos) e nessa janela de inverno pintou essa oportunidade de se reunir com o Rueda no Flamengo, o técnico saiu e a negociação continuou. Vi que está no Brasil, não sei se foi apresentado realmente, a última matéria que li foi que o empréstimo seria até o final do ano.

Sinceramente, acredito que se tivesse futuro para o City, eles iriam impedir que voltasse para a América do Sul. Mesmo tendo olheiros e analistas em várias partes do mundo, ficaria muito mais fácil para a comissão técnica avaliá-lo na Europa, não só em jogos, mas indo gente muito perto do Guardiola, tipo o Mikel Arteta, conversar nos clubes com os técnicos e comissões sobre o desempenho do jogador. Acho que agora resta saber como o City irá minimizar o prejuízo.

- O City está de olho no jogador Fred, do Shakhtar Donestk, e se prepara para tentar fechar o negócio antes da Copa do Mundo, o brasileiro seria reforço apenas para a próxima temporada. O objetivo do Manchester City e qualquer clube do mundo é realizarem suas contratações antes do Copa porque se o jogador for bem, o preço iria decolar.

Em junho de 2013 o City contratou o Fernandinho do mesmo Shakhtar por £ 34 milhões, agora eles avaliam que o Fred custaria £ 40 milhões aos cofres. Se o Fred apresentar o futebol que o Fernandinho apresentou é um negócio da China com esse mercado inflacionado, uma variação de menos de 20% em cinco anos. Por exemplo, se vocês colocasse um Fernandinho numa caderneta de poupança rendendo 0,5% ao mês por cinco anos, o resultado final seria mais ou menos de £ 45 milhões, compraria o Fred e ainda sobrava £ 5 milhões para depositar na minha conta;

- Com contrato renovado por mais três anos e sem perspectiva de jogar nessa temporada no time profissional, Lukas Nmecha pode parar no Sunderland por empréstimo. O time do norte da Inglaterra está na lanterna da segunda divisão. Não sei se seria uma boa para ele, olhando a tabela de classificação o problema do Sunderland não é o ataque, mesmo em último lugar não tem o menor número de gols marcados, a defesa que é um lixo, é a pior. O técnico terá que consertar a defesa, a parte ofensiva parece que mostra resultados;

- Por falar em defesa, a ladainha da contratação do Jonny Evans continua e o City ainda tem interesse pelo jogador. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos;

- E o Pogba hein? A Skysports está puxando um saco dele, mostrando que é o jogador com maior número de jogos invictos na Premier League na atualidade, que tem o mesmo número de assistências que o De Bruyne e o Sané. Enquanto nosso gênio belga tem que dividir a bola com 700 jogadores que são capazes de mudar o jogo, o francês do United é o dono do time.

Só para vocês entenderem essa questão das assistências, entre o Pogba e o próximo maior assistente do United, há três jogadores do City. É brincadeira essa puxação de saco. Do jeito que as coisas são, é capaz do City ser campeão e não ter o melhor jogador da temporada.

Para colocar em números, desde 2010/11, temporada de estreia de David Silva e Yaya Touré, esses dois jogadores foram escolhidos para a seleção do campeonato uma vez o espanhol e duas o marfinense. Aguero entrou na Premier em 2011/12 e nunca fez parte dos 11 melhores! E não fará esse ano novamente, somente se mudar radicalmente e marcar uma penca de gols. Se o time for no 4-4-2, aposto em Kane e Salah.

E prêmios de melhor do campeonato, nenhum jogador do City levou, mesmo nos anos dos títulos: Robin van Persie e Luís Suárez foram os "melhores". Mesmo coisa para técnico: Alan Pardew e Tony Pullis ficaram na frente de Mancini e Pellegrini, respectivamente.

Um comentário:

  1. O United entrou na briga pelo Sanchez, única e exclusivamente para ele não ir para o City. Simples assim. Mas do jeito que esta essa história parece que o cara é o Messi ou o Cristiano Ronaldo. Por favor. Artilheiro, sim, bom jogador e só. Até que enfim acabou essa novela. Coisa chata do cacete.

    ResponderExcluir