terça-feira, 30 de janeiro de 2018

EPL # 25 - Man City Vs West Brom

Na quarta feira o Manchester City receberá no Etihad o vice lanterna da competição, o West Brom. A partida será transmitida pelos canais ESPN e começará às 18 horas, horário de Brasília. Acho que o mais importante do que falar do jogo, é comentar o que aconteceu ontem e hoje no clube.

Copa da Inglaterra

A classificação na Copa da Inglaterra nos garantiu participar da fase oitavas de final e no sorteio fico decidido que enfrentaremos o Wigan, da terceira divisão, fora de casa. É um time que nos dá péssimas recordações por causa da derrota numa final em 2012/13 dessa copa para eles. Eles foram rebaixados para a segunda divisão nesse mesmo ano e foram ladeira abaixo depois disso. Só conseguimos enfrentá-los em copas e por coincidência, na Copa da Liga e da Inglaterra de 2013/14 cruzamos com eles novamente, uma vitória por 5-0 na Copa da Liga, que vencemos, mas eles voltaram a nos assombrar com uma vitória na nossa casa por 2-1. 

Eu brinquei em post anterior dizendo que não queria jogar contra o Wigan pro causa dessas derrotas, mas para falar a verdade, acho um ótimo confronto para a gente, só não é melhor porque não será no Etihad. Evitamos um confronto contra um time da Premier League, o Wigan lidera a terceira divisão, não é algo absurdo não, estão apenas a 4 pontos do terceiro colocado, o Blackburn Rovers, os dois primeiros da terceira sobem direito para a segunda, então eles terão que ficar de olho. Até o jogo contra o City, eles farão mais 3 partidas pela terceirona, um dos jogos será contra o Blackpool, time que estava na Premier League na temporada de estreia do Yaya e David Silva pelo City, os laranjas estão quase na zona do rebaixamento.

A melhor notícia sobre o confronto é a distância entre os dois estádios, menos de 50 quilômetros. A partida anterior será contra o Basel na Suíça (13/2) e a princípio terá a semana livre para o confronto da final da Copa da Liga (25/2) contra o Arsenal. A semana que começa dia 19 de fevereiro é semana de confrontos da Liga dos Campeões, então não terá mesmo jogo da Premier League, talvez, muito talvez possa rolar jogos replays da Copa da Inglaterra, que poderá ser evitado com uma vitória nossa. 

O nome de maior destaque do Wigan atualmente é o Will Grigg, muito conhecido pela paródia de uma música que usou seu nome, cantada pelos torcedores do time e da seleção norte irlandesa. Na última Euro ele não entrou em campo. Em 2017/18 ele marcou 14 gols na League One e seis na Copa da Inglaterra, dois na vitória de 2-0 sobre o West Ham. 

Espero que o Wigan jogue mais como o Bristol City do que o Cardiff City.

Contratações

No penúltimo dia da janela de transferências, o Manchester City confirmou a chegada do zagueiro Aymeric Laporte de 23 anos, ele usará a camisa de nº 14, o contrato é de cinco anos. Não há confirmação do valor pelo City, a especulação é que ele bateu o recorde de valor pago pelo clube que era na contratação do Kevin De Bruyne (vale cada centavo!), agora o recorde está em £ 57 milhões.

Pouco provável que ele vá para o jogo amanhã, pode ser apresentado a torcida antes da partida, mas jogar pode demorar um tempo, ainda mais que com a volta de Kompany contra o Cardiff City, Guardiola tem cinco zagueiros em condições de jogo, entretanto dois deles devem ser emprestados até o final da temporada: Tosin é um jogador mais para o futuro, então o empréstimo seria para ganhar rodagem, já Mangala é para livrar mesmo o elenco, agora tem que saber se ele quer sair ou irá dificultar. É o nome mais provável de ser retirado da lista da Liga dos Campeões. Outros nomes de contratações também aparecerem, mas não serão para o time principal.

Três vieram do New York City: Mix Diskerud teve seu contratado finalizado com o time irmão americano e o City o "contratou" para emprestar ou vender. Chegará no City Jack Harrison por £ milhões e emprestado ao Middlebrough. Ele foi convocado pela seleção inglesa sub 21 recentemente e vi alguns jogos dele pelo NYCFC, não tem nível para a Premier League. Interessante é saber o porquê o City está pagando para contratar ele. Para terminar com o time da MLS, o zagueiro americano Erik Palmer-Brown foi contratado e será emprestado para um time da primeira divisão da Bélgica.

E também fechamos a contratação do zagueiro da seleção sub20 da Holanda, Philippe Sandler por £ 2.6 milhões, vai continuar no PEC Zwolle da Holanda até o final da temporada e poderá ser emprestado por um time maior na próxima temporada. O City parece comigo quando jogava Elifoot: comprava jogador novo para ele valorizar e vender sem nunca usar o sujeito.

Especulação

Depois do anúncio da chegada do Laporte, começou uma boataria sobre a possibilidade de contratar o Ryan Mahréz do Leicester, muito motivado pela lesão do Sané. É uma negociação complicada que eu acho muito improvável que se resolva com pouco mais de 24 horas para fechar a janela de transferência. Para os jornalistas, o valor varia entre 60 e 90 milhões de libras. Não vejo essa contratação se fechando para fevereiro.

Não tem nada de novo quanto o assunto é o brasileiro Fred. O fato do Shakhtar ainda estar na Liga dos Campeões prejudica porque o clube ucraniano que contar com ele nas oitavas e o City, mesmo que o contrate, não pode inscrever um jogador que participou da fase de grupos da competição.

O jogo

Acho que finalmente posso falar do jogo agora, a não ser que apareça novidades sobre chegadas e saídas de jogadores.

A péssima notícia é a lesão do Leroy Sané que poderá ficar até dois meses fora. Ele sofreu uma entrada forte e desleal do jogador do Cardiff City e machucou o ligamento do tornozelo. Se o pior cenário acontecer, só voltará a jogar em abril. Gabriel Jesus está próximo da volta, mas até lá, se Guardiola quiser continuar com o 4-3-3, Aguero, Sterling e Bernardo Silva terão muitos minutos pela frente.

A boa notícia de hoje é a participação de David Silva nos treinos e o jogador irá para a partida contra o West Brom, ele que ficou de fora da classificação no final de semana, não houve explicação sobre a ausência dele nessa partida, provavelmente foi a questão familiar ainda. E também gostaria de saber se o Yaya está disponível ou não para o jogo, contra o Cardiff, tivemos três zagueiros no banco, ele ficou de fora. Muito bizarro isso.

O West Brom também foi às compras e nos últimos dois dias anunciou a chegada do zagueiro egípcio Ali Gabr (será que o Evans está de saída para o Arsenal? Para o City, ele não vem mais) e o atacante inglês Daniel Sturridge. Não achei em nenhum site da imprensa inglesa se eles estarão disponível para o jogo de amanhã.

Apesar de muito distante na tabela de pontos, City e WBA tem algo em comum: estão com o mesmo número de pontos na tabela da Fair Play da federação inglesa que leva em conta os jogos da Liga e das copas. Estão com 224 pontos, com o City na segunda posição por ter um cartão vermelho a mais e um desses cartões foi dado ao Kyle Walker por Robert Madley que também assinalou um pênalti absurdo do Walker aos 95 minutos da partida contra o Leicestes na Copa da Liga. E o campeão serão o apitador de amanhã.

Será que o Guardiola vai olhar para a escalação e pensar: "é melhor poupar o Walker, evitar qualquer surpresa desagradável". Não acho que ele vá deixar o Walker de fora por causa disso, mas acho que ele pode não jogar apenas por questão de revezamento. As últimas quatro partidas ele só não jogou os cinco minutos finais contra o Bristol City. Acho que também vale a pena pensar nisso é porque teremos o jogo contra o Burnley, fora de casa, no sábado. Por mim, os laterais seriam Danilo e Zinchenko na quarta.

E o Kompany? Vocês acreditam que tem condições de jogar duas partidas em menos de uma semana? Pode ser, sabendo que tem o Laporte a disposição, e não o Mangala, o Guardiola arrisque isso, eu não faria isso. Voltaria com a dupla Stones e Otamendi, deixaria o capitão quieto no banco, não precisamos de mais gente no departamento médico.

Uma grande preocupação que eu tenho é o Fernandinho, ele tem jogado direito, com pouco descanso, será que amanhã ele poderá ser poupado? Aí eu poderia imaginar um time com De Bruyne, Silva e Gundogan ou com Yaya no lugar do Gundogan, acho bem improvável que essa última opção aconteça. Quando o marfinense assinou a extensão do contrato por mais um ano, fiquei feliz e achava que ele poderia ser usado nas copas com a garotada e em alguns jogos mais tranquilos, como esse contra o WBA. Mas as nas partidas que ele jogou mais tempo, vimos que o tempo é cruel com o jogador, ainda mais um do porte físico dele.

A rodada 25 da Premier League tem tudo para ser ótimo para a gente, enfrentaremos em casa o vice lanterna, que fez uma graça na Copa da Inglaterra ao eliminar o Liverpool, enquanto o nosso adversário menos longe irá até o Wembley para jogar contra o Tottenham. Há uma boa possibilidade da diferença voltar para os 15 pontos. O jogo será no mesmo horário do nosso, então não vai dar para secar integralmente, só na hora dos replays dos nossos gols, vocês mudem de canal ok?

Devo ter esquecido de alguma coisa, mas esse post já está muito grande para eu lembrar de mais assunto.

Man City Vs WBA (desde 1992):



Jogadores suspensos: não há.

Jogadores pendurados: não há.

Juiz da partida: Robert Madley. Vai tentar nos ferrar como nessa rodada?

5 comentários:

  1. Se o Sané ficar dois meses fora é para se preocupar. E muito. Depois do De Bruyne eu vejo ele como o cara mais importante do time. Fora o Sterling não tem mais ninguém pra fazer o lado campo. Complicado.

    ResponderExcluir
  2. Só para não deixar passar. Mahrez 60 milhões de libras? Só pode ser piada. Metade disso tá bem pago. Jogador regular para compor elenco apenas.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite,se não vier ninguém só colocando o Bernardo Silva até o Gabriel Jesus voltar gosto do Sané e uma pena ele parar agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriano, não entendi a sua colocação sobre o BS e o GJ.

      Excluir
    2. Carlos Borba boa noite tudo bem,sou seu fã companheiro vamos lá com a contusão do grande jogador Leroy sané eu imagino já que o melhor sempre o Sr dos técnicos, Guardiola,vai e fez colocar o Bernardo Silva no lugar do Leroy sané e reversar com o Steling até a volta do futuro fenômeno Gabriel Jesus que acho que vai assumir o lugar do Leroy sané na ponta e o que penso se vai ser concretizado so o Guardiola para ter responder companheiro sou City até a morte e agradeço ao Sheik Mansour que é o nosso mestre sempre um abraço Adriano.

      Excluir