domingo, 31 de dezembro de 2017

Que merda!

A merda não foi o placar, mas ter perdido o Gabriel Jesus e o Kevin De Bruyne por contusão, ambas muitas preocupantes.

Finalmente aconteceu. Faltando apenas algumas horas para a virada do ano, o Manchester City deixou de levar os três pontos para casa e, justiça seja feita, Ederson garantiu o empate ao defender pênalti inexistente em cima do Zaha. Nas minhas previsões essa rodada era desfavorável para a gente, mas a diferença que era de 15 caiu apenas para 14 porque o vice líder mudou. Com o placar em 0-0 esse foi o primeiro jogo sem gol do Manchester City na atual Premier League.

Primeiramente temos que dar mérito ao Crystal Palace que ao contrário dos times que nos enfrentaram, eles jogaram bola e ofereceram resistência, no primeiro tempo ainda mais. Se jogarem assim contra os demais adversários, com certeza irão escapar do rebaixamento.

O City novamente não contou com Kompany e Delph, os dois não foram relacionados entre os 18. A boa notícia foi a volta de Stones, ao banco de reserva pelo menos. Não deverá demorar muito para ser utilizado no time titular ao lado de Otamendi. Mangala, ainda mais no começo do jogo, mostrou que não é confiável. Além do lance com o Ederson, que depois o zagueiro conseguiu bloquear o chute do Benteke, ele teve um erro que você vê que não é um jogador 100% seguro e que pode custar pontos para a gente.

Ederson fez a bobagem junto com Mangala, mas depois salvou o time ao defender um chute desviado em Danilo e principalmente salvar o pênalti com as pernas. Hoje essa Clean Sheet ele fez valer, já tivemos jogos sem sofrer gols que ele foi mais um torcedor com o melhor ingresso do estádio do que qualquer outra coisa.

A volta de Gabriel ao time titular não durou muito, teve que ser substituído aos 23 minutos por Aguero que entrou e já colocou uma bola na trave. Tiveram dois momentos no jogo que o City ficou sem o argentino em campo, você via ele na lateral, mas o pessoal da transmissão não se atentou para isso. Só depois descobri que ele tinha alguma sangramento no nariz pois havia uma bola de algodão por ali. Uma preocupação a menos, imagina perder dois atacantes em 45 minutos de jogo, o Arsenal, mesmo com seis meses apenas de contrato, iria pedir uns £ 100 milhões pelo Sanchéz.

Não sei se isso chamou a atenção de vocês também, mas hoje o Sané e De Bruyne não se entenderam bastante em campo. Eles trombaram duas vezes entre eles e o City perdeu chances de criar ataques e pegar o time do Crystal Palace desarrumado na defesa. E depois em passe de De Bruyne para Sané, o camisa 19 desistiu antes de correr na bola, ali um ficou reclamando um do outro, eu achei que o Sané poderia ter ido na bola, não foi a melhor do Kevin para ele na vida, mas completamente pegável.

Sané estava muito nervoso hoje, quase pare encerrar o primeiro tempo, ele cometeu uma falta boba e isolou a bola, recebeu o cartão amarelo, que pode ser ou não o da sua suspensão.

O City teria ainda mais uma chance nos acréscimos do primeiro tempo, mas Aguero acertou de canela passe de De Bruyne e errou o gol. Por causa da contusão de Gabriel e Dann do Crystal Palace, o jogo foi até aos 51 minutos. No segundo tempo a partida também terminou para lá dos 45 minutos.

Na segunda etapa o City jogou bem melhor e encurralou o Crystal Palace, que foi bico para frente para Zaha e Benteke e eles causaram bastante problemas para a nossa defesa. Quando a bola ia estourada na sua direção Benteke fez com que Otamendi e Fernandinho sofressem para ganhar essa disputa.

A última chance do sumido Gundogan no jogo saiu de uma tabela com De Bruyne onde ele colocou uma bola em curva para fora, Sterling entrou no seu lugar. Achei estranho essa substituição porque o time ficaria cheio de pontas, o quê Guardiola fez foi colocar Bernardo mais centralizado e Sané na esquerda e Sterling pela direita. Sané teve uma grande chance pela esquerda, mas o goleiro defendeu com o peito e colocou para escanteio, foi uma porrada com vontade que o jogador do Crystal Palace não teve medo.

Yaya Touré entrou no lugar do Bernardo, mas não produziu nada além de um cartão amarelo e uma falta na barreira, acho que hoje nenhuma cobrança nossa passou da barreira, se tivéssemos jogando contra crianças, ainda sim, acho que acertaríamos os tornozelos delas.

Nos 15 minutos finais foram duas chances, uma para cada lada, que não foram aproveitadas: primeiro Tonwsend, livre na frente do Ederson, nos salvou ao isolar a bola e depois em grande jogada pela direita do Walker, De Bruyne teve o chute bloqueado.

O Crystal Palace ainda teve a chance de tirar nossa virgindade em solo inglês, mas o pênalti muito mal marcado foi defendido pelo Ederson. No contra ataque foi quando De Bruyne se machucou e resultou na falta que Yaya acertou a barreira. Imaginem sair de um pênalti contra para o gol da vitória marcado pelo marfinense, seria espetacular, quase um filme da Disney.

O City terminou a partida com um jogador a menos porque já havia feito três alterações e não pode colocar ninguém no lugar do De Bruyne, o Puncheon também saiu no lance que tentou quebrar o belga, mas o Hodgson ainda tinha uma alteração por fazer. E eles tentaram pressionar com esse homem a mais em campo.

Foi divertido ver Guardiola e Hodgson com o jogo ainda em andamento no que me parece foi no banco do Crystal Palace porque tinha um casaco deles pendurado no encosto. Se for isso, foi iniciativa do nosso técnico ir lá jogar esse papo fora. Legal, não parecia culpar o outro treinador como acontece nesses lances que um jogador sai porque foi atingido pelo adversário.

A séria de vitórias acabou, mas Guardiola já tem outra meta: "quebrar essas dezoito vitórias seguidas". Ótimo, mas só saberemos se isso acontecerá na próxima temporada, não dá mais tempo agora.

Contusões

O City teve duas derrotas hoje: as saídas de Gabriel Jesus e Kevin De Bruyne. No lance inicial do Gabriel eu tinha achado que fosse migué dele depois de perder a bola. Ele foi atendido e retornou a campo, então a sensação de migué aumentou, mas em seguida ele tentou um chute e aí a coisa foi para a casa do ca$%%$¨. Ali piorou o que teria acontecido no lance anterior e ele teve que sair.

O jornalista João Castelo Branco da ESPN avisou na transmissão que teria ouvido membros da comissão do City falarem sobre ligamento cruzamento. Ele disse que ouviu, mas não tem certeza nenhuma que se era uma confirmação, uma suspeita ou, aqui especulação minha, os caras podem ter colocado um "não" antes da frase. Como ele falou, não há certeza porque a conversa foi entre os membros e não com ele diretamente.

O lance do Kevin De Bruyne foi já no final do jogo quando ele puxava o contra ataque e foi agredido pelo Puncheon, que também saiu e só recebeu um cartão amarelo. O belga caiu e ficou, precisou ser retirado do campo com um tipo de uma bota no pé direito. Há imagem de torcedores que ele sai dos vestiários amparados por dois funcionários do City, com um levando um par de muletas a frente.

Eu acredito que os dois ficarão de fora da partida do dia 2, muito pouco tempo para recuperar e ter certeza. Normalmente se fala que essas lesões causam um inchaço e só depois disso o clube avalia o estado do jogador. Duvido que Pep, mesmo que receba o Ok dos médicos, coloquem os dois em campo no Etihad na terça feira.

Os jogadores já tiveram lesões graves pelo City: De Bruyne em um jogo contra o Everton, não me lembro se pela Premier League ou Copa da Liga, os times jogaram partidas encavaladas na época. Um jogador do adversário quis puxar ele porque pensou que seria cera e ficou uma situação que a imprensa explorou. Já Gabriel em jogo contra o Bournemouth quebrou dedos do pé e só voltou no final da temporada.

Acho que por causa do feriado, só teremos notícias de verdades algumas horas antes do jogo contra o Watford.

Foto de KDB: 01 e 02

Twitter do João Castelo Branco: https://twitter.com/j_castelobranco/status/947472111777603584

Gabriel Jesus de muleta Twitter João Castelo Branco: https://twitter.com/j_castelobranco/status/947472111777603584

Kevin De Bruyne sem muletas.

Atualização: Parece que Guardiola na entrevista pós jogo falou em um ou dois meses fora para o brasileiro e não saberia sobre o caso do De Bruyen. Um repórter da BT Sports avisou que o jogador belga disse que ele está Ok. É acompanhar isso e ficar na esperança de nada mais grave tenha acontecido.

Suspensão.

Há uma dúvida na imprensa inglesa sobre se o Sané e Fernandinho estariam suspensos ou não contra o Watford. O jornalista Stuart Brennam do MEN me avisou que a data de corte seria 31/12, nesse caso hoje. Mas durante a partida ele ficou em dúvida e não sabe mais. Alguém passou a informação que o limite seria de 19 jogos, então esses cartões que os jogadores levaram hoje não causariam a suspensão deles.

O site da FA diz que não há jogador algum pendurado, como hoje é domingo, amanhã é feriado, teremos dificuldades para acompanhar esses casso. Abaixo eu reproduzo o pré jogo do site do Daily Mail, reparem que Fernandinho e Sané estão em amarelo. Entendo que eles também achavam que os jogadores estariam pendurados.



Uma coisa eu tenho certeza: se eu fosse jornalista inglês já teria corrido atrás dessa informação bem antes de chegar a esse caso porque corri aqui na América do Sul.

Informações da partida:

Um comentário:

  1. O resultado de hoje pouco importa, até porque não foi ruim não. Preocupa sim a situação do KDB. Perder ele agora seria péssimo. E parece que agora vai começar de novo aquela conversa pé no saco sobre o Alexis Sanchez. Outra novela.

    ResponderExcluir