segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Curiosidade inútil.

Desde o primeiro jogo da Premier League até os dias de hoje, quarenta e nove times jogaram essa competição, já são 26 temporadas da reformulação do futebol inglês e crescimento constante do qualidade e do dinheiro envolvido nessas partidas. O Manchester City fez parte da temporada inaugural, mas passou 5 outras fora da elite, o clube está há 15 temporadas seguidas sem ser rebaixado.

Nesse tempo que jogamos na Premier League, enfrentamos 47 dos 48 possíveis adversários, o único que não tivemos um confronto contra foi o Barnsley, que estreou na Premier League em 1997-98, foi a temporada solitária deles na Premier League, nesse momento estávamos na nossa pior fase. Éramos um time da segunda divisão que no final da temporada foi rebaixado à terceira divisão do futebol inglês. Conseguimos acesso nas duas temporadas seguintes, para voltar a jogar a segunda em 2000/01 e reerguermos na temporada 2001/02. Desde 2002/03 o Manchester City joga a primeira divisão em sequência e agora vivemos nossa época de ouro com as disputas por títulos e, hoje em dia, tendo o melhor futebol do mundo.

Como falei acima, são 21 temporadas na Premier League, muitas delas, a maioria na verdade, éramos um dos patinhos feios do torneio, era aquela luta inglória para não cair, sofríamos goleadas com alguma constância, mas isso não ocorre com tanta frequência. Para colocar em números a última porrada que levamos por 4 ou mais gols foi na temporada passada, quando perdemos de 4-0 para o Everton, dia que não deu nada certo. Fora essa a anterior foi em maio de 2008! Perdemos para o Middlesbrough por 8-1, ao final dessa temporada completará 10 anos. Na era Premier League foram 13 goleadas com esses critérios, apenas uma depois de setembro de 2008.

Se invertermos o critério, quantas vezes massacramos nossos adversários por 4 ou mais gols, uau! Até setembro de 2008 foram seis vezes, a partir da chegada do Sheik Mansour, esse número foi para 40! Mark Hughes conseguiu 2, Mancini foram mais 13, Pellegrini, 14 e Pep, em seu segundo ano incompleto, tem 11, são 6 em 2017/18. 

Em outros números, o City jogou 434 partidas até 1/9/2008 e fez 495 gols. Desta data em diante foram mais 358 jogos com um total de 738 tentos marcados, mais de dois gols por jogo. É uma máquina de colocar bola no fundo das redes. Agora vamos falar do ponto que eu queria falar nessa curiosidade inútil, mas divaguei um pouco: saldo de gols nos confrontos.

Dos 47 times que enfrentamos pelo menos 1 vez na Premier League (ainda haverá os jogos da volta contra Huddersfield e Brighton), contra 33 temos saldo positivos, em dois casos o saldo está zerado ( Everton e Blackburn) e 12 times tem vantagem sobre a gente, um deles é o Leicester que tem um gol a mais, mas jogará uma partida no Etihad ainda, chance grande de nossa conta ficar no azul para cima deles.

Contra seis times, o Manchester City fez o máximo de jogos possíveis até agora: 41. Esses times nunca foram rebaixados na era Premier League: Arsenal, Chelsea, Everton, Liverpool, Man United e Tottenham. Hoje não temos vantagem de saldo sobre eles. Ainda não!



Arsenal - é o nosso maior credor. Nunca conseguimos ficar a frente deles nesse placar e pelo visto vai demorar um pouco para isso acontecer. O otimista vê isso como mais objetivo;

Chelsea - Batalha com o Arsenal para ser o nosso maior credor. Lá, bem  no início da Premier League até conseguimos ficar a frente deles, mas do quinto jogo em diante eles tomaram a dianteira e já no décimo segundo jogo a conta ficou em dois dígitos negativos;

Everton - Esse tem jogo. Poucas vezes ficamos atrás deles, mas nunca conseguímos abrir uma distância maior que 10 gols de saldo. Infelizmente aquele 4-0 contra, nos fez ter o saldo zerado e o Robert Madley, não só atrapalhou nosso 100% de aproveitamento, como impediu que voltássemos a ficar positivo no critério;

Liverpool - Empatamos as três primeiras partidas contra eles. Depois disso nosso conta nunca mais ficou positiva. Culpa muito do fato de não conseguirmos vencer em Anfield desde maio de 2003. A porrada que eles sofreram nesse temporada serviu para amortizar o saldo, agora é a vez de Guardiola e seus meninos quebrarem esse jejum de vitórias em Liverpool;

Man United - É de se esperar que o time mais vitorioso na história da Premier League fosse o time com maior vantagem no saldo sobre a gente, mas clássico é clássico e vice versa. Mancini e Pellegrini conseguiram abater a diferença para algo possível de virar a nosso favor num futuro próximo. A única coisa que os salvou de evitar essa virada é que Mourinho estaciona uma empresa de ônibus inteira na frente da área deles quando nos enfrenta. Se esses putos quiserem jogar de igual para igual com o Guardiola, em duas, três partidas eles ficam com saldo negativo;

Tottenham - O time de Londres sempre nos dominou nesse critério de saldo de gols até a chegada de Mancini e Pellegrini, os dois técnicos juntos conseguiram colocar a diferença de 1 gol a nosso favor. Pena que pouco depois, eles voltariam a liderar. Só que nesse último jogo, quando vencemos por 4-1, o saldo ficou negativo em 2, é o jogo da volta em Wembley para que isso mude a nosso favor novamente.

Pronto! Como prometido no título, isso foi completamente uma curiosidade inútil.

2 comentários:

  1. O Arsenal sempre foi uma pedra no sapato mesmo. E o Liverpool em Anfield nem se fala. Se passarmos por esses dois jogos sem perder, dá pra começar a pensar em um título invicto. Já pensou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você quer tomar esporro do Guardiola né? Se ele ler essa mensagem, vai falar que está jogando uma pressão desnecessária sobre o time dele. Aguente as consequências agora....

      Excluir