sábado, 9 de dezembro de 2017

EPL # 16 - Man Utd Vs Man City

Domingo o Manchester City fará a viagem mais curta da temporada e enfrentará em Old Trafford seu grande rival, o United. Essa partida fechada a décima sexta rodada e terá como preliminar o clássico de Liverpool entre Liverpool e Everton, em Anfield. O nosso jogo terá transmissão dos canais ESPN e começará às 14:30, horário de verão de Brasília.

Começar logo pela melhor de todas as notícias que podíamos receber, Guardiola confirmou na entrevista coletiva de ontem que David Silva disse que está melhor do problema que o impediu de viajar para a Ucrânia e jogará esse Derby, desde ontem eu já não durma em posição fetal. Dormi tão mais leve com essa notícia.

O time fez ou está fazendo ou fará o último treino antes da partida nesse sábado, vai ser nele que o treinador saberá se dois outros jogadores estarão à disposição para o jogo: Kompany e Delph, os dois ficaram de fora do banco contra o Shakhtar. O primeiro está com um problema não muito especificado, mas não seria uma recorrência daquelas lesões na panturrilha que costumam deixá-lo fora de ação por muito tempo, esperamos que esteja ok porque já não teremos o Stones. Já com o "lateral esquerdo" o problema é menor, ele ficou doente e vomitava, Sané também teve uma situação dessa e perdeu apenas um jogo. Essa improvisação na esquerda está dando certo, há falhas normais para quem não está acostumado a jogar por ali, mas no geral ele foi aprovado.

Esse confronto de amanhã coloco o líder e vice líder frente a frente, entretanto temos que fazer uma consideração aí. O United está mais perto do quinto colocado Arsenal do que do City já que estão sete pontos a frente do time de Londres e oito da gente. Além disso, o saldo de gols do nosso time é superior ao número de gols marcados por qualquer time na liga! A única vantagem na tabela que o time de Mourinho tem sobre o de Guardiola é que eles empataram e perderam mais que a gente. Brincadeira a parte, eles tem a melhor defesa do campeonato ainda, só sofreram 9 gols, mas a gente está logo ali, no cangote, com 10 gols sofridos. Ou seja, se vencermos essa partida, teremos, na pior da hipótese, o mesmo número de bola na rede deles.

Guardiola deixou claro que o resultado desse jogo não definirá o campeonato, ainda teremos mais 22 jogos até o final da Premier League, é aquela frase de tirar pressão do nosso time ( West Ham acaba de fazer 1-0 no Chelsea, 7 mins do primeiro tempo) e jogar para o outro lado porque o United precisa vencer essa partida de qualquer jeito, eles não podem perder a chance de tirar a nossa vantagem já que só terá mais um confronto direito depois e será na nossa casa. 

Eu não consigo imaginar que o Mourinho estacionará o ônibus em casa amanhã, é ser muito pouco ambicioso. O jogo que eu vi contra o Arsenal, ele marcaram na saída de bola nos minutos iniciais,  tiveram sorte que a troca de passes do Arsenal foi uma merda e conseguiram abrir 2-0 muito rapidamente, depois que fizeram isso, sentaram na vantagem e rezaram para São De Gea, o goleiro espanhol catou quase todas a bolas nesse jogo. Talvez seja o único jogador deles que colocaria no nosso time, isso porque o Ederson é muito pouco testado, já o goleiro deles....

Acho que do meio para frente o Guardiola escalará esse time: Fernandinho, Silva, De Bruyne, Sterling, Sané e Aguero. Acho que o argentino está na frente do Gabriel Jesus, ele é mais decisivo e está carimbado para esses jogos grandes, oito gols em 11 jogos em clássico é um número para se respeitar.

Eu quero ver o Sané esse jogo não como o Sané contra o West Ham, que me parecia muito disperso, sem vontade no primeiro tempo, quero vê-lo como aquele jogador acesso que está na disputa com o De Bruyne como o jogador mais importante do City na temporada. Imaginem ele com sangue nos olhos para enfrentar o Valencia que está com 32 anos e terá que ficar frente a frente um moleque de 21 anos com a disposição de jogar para cima, querendo te entortar a cada jogada. O equatoriano vai ficar tenso por ali.

A mesma coisa vale para o outro lado do campo se o Mourinho jogar com o Ashley "cai-cai" Young. O Sterling talvez não esteja numa fase de partir para cima, driblar como o Sané, mas o Young não poderá só se preocupar com ele tentando apenas criar jogadas, o Sterling é o nosso artilheiro na temporada, chega muito na área para ser opção de finalização. Nossas armas ofensivas são muito boas, em apenas um jogo na temporada não fizemos gol, estranho que foi contra um time da segunda divisão. A minha preocupação é apenas o miolo da zaga, com que o Otamendi formará a dupla, espero muito que não tenhamos problema com o Kompany.

Pelo lado do United, o jogador de linha que eles acham o mais importante para o time deles, o Paul Pogba, estará fora de ação porque ele, maldosamente, entrou solando a perna de um jogador do Arsenal e está suspenso por esse e mais dois jogos. Bailly, bom zagueiro, e Carrick não jogarão por contusão e Fellaini é dúvida. Na Premier League a zaga deles tem sido formada por Smalling (fraco) e Rojo. Acho que nosso ataque levará muita vantagem para cima deles.

Para esse jogo continuamos com três jogadores pendurados: Kompany, Fernandinho e Sané e nossos próximos três jogos serão, na ordem, Swansea (f), Tottenham (c) e Leicester (c - pela Copa da Liga). Com certeza o jogo mais importante será contra o time de Londres, seria muito bom contar com todos eles para essa partida, então talvez, eu digo talvez, se o jogo de amanhã estiver decidido o Guardiola possa dar um sugestão, também conhecida como ordem, para que algum(ns) deles forcem esse cartão, isso valeria mais para o Sané porque Kompany e Fernandinho não costumam esquecer a caixa de ferramentas em casa não.

Pronto! Agora é arrumar alguma coisa para me distrair durante essas pouco mais de 24 horas até a bola rolar.

Man City Vs Man Utd (desde 1992):



Jogadores suspensos: não há.

Jogadores pendurados: Kompany, Fernandinho e Sané (todos com 4 cartões)

Juiz da partida: Michael Oliver - apitou três Derbys, duas vitórias nossas e uma derrota. Todos jogos com Manuel Pellegrini no comando. Um desses jogos foi um 3-0 em Old Trafford, 2 gols de Dzeko e um do Yaya.



2 comentários:

  1. Espero que o Kompany possa jogar também. Mas aí vai ser tensão durante os 90 minutos. Não pelo seu futebol, mas se ele sentir alguma contusão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A notícia do momento é que como o Tosin está no jogo do time sub 23 no momento isso indica que o Kompany estará disponível. Seria uma excelente notícia.

      Excluir