quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Claudio Bravo

Após assegurar a vaga do Manchester City nas semi finais da Copa da Liga inglesa por pegar o pênalti de Mahrez, Claudio Bravo foi comemorar, extravasar com toda a torcida e correu em direção a eles. Pouco tempo depois chegaram os outros jogadores e a festa continuou após o time se classificar pela segunda vez seguida após as cobranças de pênaltis. Aí entra um personagem na celebração: Pep Guardiola.

Enquanto eram os jogadores que o congratulava como Delph, Ederson, Bravo parecia bem feliz, Guardiola o abraçou sem o goleiro estar de frente para ele e quando a câmera pegou o rosto do chileno, a fisionomia era outra, ou ele viu que o técnico estava chegando ou o reconheceu pelas magas do casaco. Foi uma mudança foi forte na cara do goleiro. Eu até pensei em falar isso no post depois do jogo, mas pensei que iriam falar isso de mim: " Aí, viu lá? Esse Carlos é mesmo um Nelson Rubens do cacete, quer causar discórdia no grupo nesse momento". Não fazia sentido algum levantar essa questão naquele momento de euforia.

Acho que os jornalistas pensaram a mesma coisa do que. Hoje nos sites há algumas reportagens que falam melhor sobre essa relação entre o técnico e o goleiro, que parece ser não muito boa, mas são francos entre eles. Bravo ficou chateado porque perdeu a vaga para Caballero e teve que jogar partidas da Copa da Inglaterra, competição menor que a Premier League e Liga dos Campeões. Naquele momento a troca de goleiro foi justa, ele falhou em alguns jogos (se lembram da expulsão contra o Barcelona?) e numa sequência de jogos chegou a quase ter uma média de um gol a cada um chute que ia em direção a nossa meta.

Esse primeiro ano no City foi um fracasso tanto que Guardiola procurou um goleiro no mercado não para competir com ele, mas para ser titular. Ederson atende os requisitos que o treinador queria e Bravo ficou relegado ao banco, nem naquele jogo seguinte ao chute que o brasileiro levou de Mané e o tirou do jogo contra o Liverpool, Bravo foi titular. Três dias depois de sair daquele jeito, Ederson já estava em campo para ser o nosso número 1.

Me parece que o Bravo é um cara consciente. Perdeu a vaga, mas não fica criando problemas no grupo, não se vê conversas sobre ele sair do clube, o quê para mim seria natural já que é um bom goleiro, tem mercado para ser titular e ter 34 anos, para goleiro não é nada, tem uns 6 anos de carreira pela frente ainda.

Ele disse numa entrevista que não pensa em sair do City porque os filhos estão se adaptando à Inglaterra, ficar pulando de país em país deve ser foda para a família. Ele pode pensar assim, mas também acho que ele pensa que poderá fazer parte de uma história muito grande nessa temporada no Manchester City. O time bate recorde atrás de recorde, queira ou não ele faz parte como reserva, mas faz e quem sabe poderá ser chamado de volta ao time titular por alguma eventualidade, deve fazer bem para o ego isso, saber que você participou de um grupo que por algum momento foi chamado de "melhor futebol do mundo". Algo que pode ter contribuído para ele não pensar em sair na janela de inverno é o fato do Chile estar fora do Copa do Mundo, sendo o titular e capitão do time, passar a temporada toda pré Copa no banco não é algo que o treinador do Chile esperaria dele.

Outra coisa, acho também que se quisesse sair agora, Guardiola não iria liberar, seria difícil achar um goleiro da qualidade que ele deseja nessa janela, ainda mais que muitos pensariam algumas vezes antes de se juntar ao City para ficar no banco antes da Copa do Mundo. Goleiro que se acha bom no momento não pensa em outra coisa que não Copa do Mundo, pode até haver goleiro bom que não jogará a Copa porque a seleção não se classificou, como é o caso mesmo do Bravo, entretanto deve ser um punhado de contar numa das mãos.

Eu já escrevi isso e vale relembrar: é bom ficarmos de olho no Angus Gunn, emprestado ao Norwich. Ele foi titular nas 22 partidas do time na segunda divisão e está ganhando experiência por lá, é jovem, completará 22 anos mês que vem, foi chamado para a seleção inglesa contra o Brasil, quando houve alguns problemas com os outros goleiros convocados. Pode ser o goleiro reserva na próxima temporada porque eu acho que o Bravo vai querer procurar outros ares. Vamos ficar de olho nas próximas demonstrações de amor entre o Bravo e o Guardiola.

Semi final da Copa da Liga inglesa.

Confirmadas as datas para os confrontos das semi finais: City e Bristol City jogarão nas terças feiras dias 9 e 23 de janeiro, primeiro no Etihad e depois em Ashton Gate, ambos às 17:45 (horário de verão de Brasília). Na outra chave o Arsenal decide em casa contra o Chelsea: dia 10 em Stamford Bridge e 24 no Emirates, os dois às 18 horas. E o United vai ter o controle remoto nas mãos para poder ver os jogos.

Na semi final londrina teremos o uso do VAR, os juízes de "vidro". O Manchester City só terá esse privilégio se chegar a final em Wembley. Honestamente, se tiver sido testado anteriormente, beleza. Mas se for fazer como queriam fazer no Brasileirão de uma hora para outra, é burrice. Nas finais das competições de Commebol tivemos o VAR, mas acho que colocaram de para-quedas. Não adianta colocar essa tecnologia em momentos decisivos sem os pilotos terem conhecimento como guiam a ferramenta. Espero que não tenhamos problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário