domingo, 17 de dezembro de 2017

Copa da Liga - Leicester Vs Man City

O invicto, em todos os países do mundo com exceção a Ucrânia, Manchester City jogará na terça feira mais uma partida da Copa da Liga, a competição está na fase de quartas de final, o adversário será o Leicester City no campo deles. A partida começará às 17:45 e terá transmissão dos canais ESPN. 

Pela segunda vez na temporada, esses dois times se enfrentarão e a anterior também foi no King Power Stadium, pela Premier League vitória nossa por 2-0, gols de Gabriel Jesus e Kevin De Bruyne. Se a partida terminar empatada nos 90 minutos, teremos prorrogação e se se nenhum time marcar mais gols que seu oponente nesses 30 minutos adicionais, iremos para as cobranças livres da marca dos pênaltis no modelo ABBA. Se a decisão do time que avançará for para a prorrogação e/ou pênaltis, esse time que passar será considerado vencedor para critérios estatísticos, como exemplo, segundo o City o time manteve uma sequência de vitórias mesmo só tendo eliminado o Wolverhampton na fase anterior nos pênaltis, o que eu acho uma formação de barra, vencedor é só no tempo normal, passou disso é empate, sempre aprendi assim e do nada mudou? 

Pronto! Depois que tirei essa raiva do meu peito, falarei sobre esse jogo de terça. Primeiramente, são oito times nessa fase da competição: sete da primeira divisão e apenas 1 da segunda. Advinha que time foi o sortudo que jogará contra o Bristol City, terceiro colocado atrás 8 pontos do Wolverhampton, time que eliminamos na rodada anterior? É claro que é o United. O sorteio atrasou quase duas horas, é que estava demorando para esquentar as bolinhas desses dois times. Mas tem City no nome, o Mourinho vai jogar com 10 atrás, hoje contra o WBA foi mais ou menos assim.

Guardiola não deve contar ainda com Kompany nesse jogo, saberemos amanhã se tiver coletiva, além dele, Stones e Mendy estarão de fora. Ainda resta a dúvida para saber se David Silva estará disponível ou não para essa partida, nenhuma informação foi divulgada além da de sábado quando foi avisado que ele não jogaria por razões pessoais.

Nas duas partidas anteriores que fizemos, Guardiola usou um time bem misto e alguns jogadores da base tiveram oportunidades de ficar entre os relacionados para os confrontos, isso deve ocorrer novamente. Acho que Tosin, Zinchenko e Foden serão titulares nesse jogo. A gente precisa revezar os zagueiros, já que disponível de verdade só temos Otamendi e Mangala, os outros dois estão perto de voltar, então acho uma boa hora para o Tosin jogar, em uma partida sem grande importância.

O ucraniano Zinchenko fez sua estreia contra o Wolverhampton e jogou alguns minutos diante do Swansea pela Premier League, como ele não pode ser inscrito na Liga dos Campeões, Foden fez a função de "lateral esquerdo" contra o Shakhtar para descansar o Delph, acho que o substituto de Mendy ganhará uma nova partida de descanso. Já Foden, tratado com muito carinho por Guardiola, poderia ter feito seu primeiro jogo como profissional na rodada anterior da Copa da Liga, mas estava na Índia comandando a seleção inglesa ao título do mundial sub-17, foi escolhido o melhor jogador do torneio e ganhou hoje o prêmio de Personalidade Jovem do Esporte da BBC. Ele deverá jogar numa função diferente do que jogou contra o Shakhtar.

Naquele jogo, ele fez o lado esquerdo, meio tempo foi ala e no segundo tempo quando o time jogou no 4-4-2 foi mais lateral esquerdo. Acho que contra o Leicester, se jogar, fará mais um segundo homem do meio de campo, tipo a função de De Bruyne, um jogador que participa tanto da defesa quanto do ataque, ele jogou mais ou menos assim na pré temporada, meu único porém para ele jogar nessa função é que precisa ganhar corpo, meio campo é disputa de território se for peso pena vai sofrer bastante. Ele tem 17 anos, o corpo ainda vai evoluir.

Outros jogadores que devem atuar são Bravo, Danilo, Yaya e Bernardo Silva. Isso tudo eu estou falando na expectativa que Guardiola queira poupar alguns jogadores como no último jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões, não valia nada, contra o Leicester o jogo ainda vale uma classificação para a semi final. Toda essa escalação cai por terra se ele pensa "quer saber? Estamos 11 pontos na frente, próximo jogo é em casa contra um time na zona do rebaixamento, vai jogar os melhores!" Espero que ele não pense assim.

Até o dia 6 de janeiro, o City jogará duas vezes por semana, e só terá uma semana maior de descanso, que seria entre esse jogo da Copa da Inglaterra e uma partida da Premier League no dia 14, se o time for eliminado pelo Leicester porque a primeira partida da semi final da Copa da Liga será ou dia 9 ou 10 de janeiro. Se jogar a semi final, o time não terá meio de semana livre tão cedo porque as semanas que estão em aberto no calendário de janeiro são destinadas para as semi finais da Copa da Liga.  Pensar em colocar o time titular na terça é jogar querendo passar de fase, mas vai estourar todo mundo nessa maratona de jogos.

Abaixo coloquei as datas dos jogos e, em azul, possíveis partidas se o time avançar nas competições, tirando uma semana no meio de janeiro que pode ter um replay da Copa da Inglaterra, o City não terá muito tempo para descanso não. Acho pouco provável que os jogadores principais entrem em campo como titulares na terça, talvez no meio do jogo para tentar mudar o resultado como contra o Wolverhampton.



O Leicester, mesmo quando enfrentou um time da primeira divisão, colocou um time misto em campo, eles não terão o Ndidi expulso na última rodada da Premier League. Tomara que eles mantenham essa tática, mas em oitavo lugar na Premier League, longe do rebaixamento, talvez eles coloquem o time principal para chegar a uma semi final que é mais importante para eles do que para a gente.

Espero avançar para a semi final, mas se cair, vida que segue. Há outros objetivos bem mais importante pela frente.

Man City Vs Leicester (desde 1992):



Jogadores suspensos: não há.

Jogadores pendurados: Kompany, Fernandinho e Sané (todos com 4 cartões)

Correção do juiz

Juiz da partida: Robert Madley - Foram dois jogos apitados entre City e Leicester, ambos vitórias nossas em Etihad.


3 comentários:

  1. Acho que o City vem com time forte na terça e sábado um time mesclado assim como vc disse.
    Mudando um pouco de assunto;como o City tá precisando de + um zagueiro em!mais que QQ outra posição...e parece que os outros times estão assustado dps que Van Dijk não jogou contra o Chelsea e o próprio treinador deste time está mais uma vez fazendo campanha contra o City para que os outros clubes impeçam isto.
    Será que virá o Van Dijk ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É aquilo que já conversamos: seria legal ter o Alexis Sanchez, mas um zagueiro confiável seria bem melhor. Não sabia que ele não tinha jogado contra o Chelsea, nem reparei isso. Presente de Natal?

      Excluir
  2. Concordo com você. Esse é jogo pra colocar Tosin, Foden, Zinchenko, Danilo e Cia. Vitória ou derrota não muda em nada o preço da libra. Todo mundo sabe que em termos de importância a Copa da Liga é a última da lista.

    Sané, e Fernandinho podiam entrar também, já esta na hora de receber aquele cartão.

    ResponderExcluir