quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Dinheiro da Liga dos Campeões

Acabou a fase de grupos da Liga dos Campeões e temos todos os conhecidos classificados para as oitavas de final, os que jogarão a fase de mata mata da Liga Europa e aqueles clubes que foram eliminados de qualquer competição europeia nessa temporada. E com isso temos o valor que cada clube recebeu por sua participação nessa fase.

Uma parte do valor que cada clube receberá já é sabido, mas há um outro valor, bem considerável na verdade, que meros mortais não teriam acesso porque a UEFA não irá divulgar o valor de contratos de transmissão e o chamado Market Pool é calculado pelo tamanho que cada país representa no mercado de TV. Dá para saber por exemplo que o City deverá receber mais do que na temporada passada porque metade do Market Pool é dividido entre os clubes do país que participam da fase de grupos.

No caso da Inglaterra, são três vagas mais uma via play-off, se o clube que estiver nessa fase não avançar, os três garantidos recebem parte do valor. Na competição desse ano, a Inglaterra tem cinco representantes porque o United venceu a Liga Europa e ficou com uma quinta vaga, entretanto clubes que ganham a vaga por ser campeão da Liga dos Campeões ou da Liga Europa não entram nessa divisão que é a seguinte no caso inglês: 40% para o campeão, 30 %  vice, 20% para o terceiro colocado e 10% para o quarto. O City terminou o campeonato inglês em 2015/16 em quarto lugar e no passado em terceiro, logo vai receber mais.

Outra parte do Market Pool, parte da outra metade, se refere ao número de jogos de cada time do país na competição, nesse caso, todos os cinco clubes ingleses terão jogado no mínimo seis partidas. Agora a parte calculável para as pessoas comuns é referente ao bônus por participação, vitórias, empates e etc.

Para fazer esses cálculos, eu usei os valores de premiação da última temporada, não achei nenhuma informação que falasse que esses valores seriam alterados, então vamos lá aos ganhos da premiação de cada clube.

Dos 32 times que jogam a fase de grupos, 10 vem dos Play-offs e esses recebem um bônus de 2 milhões de euros. E ganham também mais 12.7 m euros só por estarem na fase de grupos, assim como os outros 20 já garantidos por causa de sua colocação na temporada anterior do campeonato local anterior. Por exemplo, o Quarabag do Azerbaijão, veio dos Play-offs e ficou no grupo do Chelsea, não venceu nenhuma das seis partidas, empatou duas e vai levar de volta para casa no mínimo 15.7 m euros: 2 dos play offs, 12.7 da participação e 1 m pelos dois empate, uma vitória vale 1.5 m para o vencedor e um empate 500 mil para cada um dos clubes. Receberão o Market Pool referente ao seu país, não deve ser muito alto, mas eles podem recebem uns 18 milhões de euros pela participação na Liga dos Campeões.

Esse dinheiro faz muita diferença numa liga pequena, me lembro na temporada passada que um time da Irlanda (Dundalk FC) foi eliminado nos Play Offs da Champions, o derrotado ganha 3 m euros e vai jogar a fase de grupos da Liga Europa, e faturou no total, com uma vitória e um empate na fase de grupos, o valor de 6.7 milhões de euros, e o lucro do clube no final do ano contábil do time foi de 3.3 milhões. Uma vitória na Liga Europa, pelo o que me lembro da matéria, já valia mais para eles que o valor ganho com o campeonato. O Quarabag deve receber perto do triplo que os irlandeses receberam, o time é o atual tetra campeão e líder do campeonato do Arzebaijão, o domínio deles vai ser por longos anos, tipo um Celtic sem o Rangers na Escócia.

No caso de empate em um jogo há a "perda" de 500 mil em relação a um jogo com um time vitorioso, esse valor entra num bolo que será dividido pelos clubes que obtiveram vitórias na fase de grupos na seguinte razão: o número de vitórias de um clube pelo número de vitórias totais nessa fase, pega a quantidade de empates multiplica por 500 mil e, multiplica novamente pela a razão de vitórias de cada time. Meu cálculo não bate exatamente com o da UEFA, ficou uma diferença de 1 mil euros para lá, 500 para cá, de acordo com a temporada passada, ou seja, é irrelevante.

E o último ganho de cada clube, mas esse ninguém quer, é para aqueles que ficam em terceiro lugar e "caem" para a Liga Europa, por jogarem a fase de 1 /32 avos de final recebem meros 500 mil.

O City por ter ido melhor em 2017/18 do que 2016/17 receberá mais, tivemos um aumento de quase 5% entre temporadas, seria um pouco maior, mas há o fato de termos passado pelos Play-offs no torneio anterior. Mas iremos faturar muito mais no Market Pool como explicado acima. Então o valor que receberemos nessa temporada será superior ao da temporada anterior e pode ser muito maior porque paramos nas oitavas de final no primeiro ano do Guardiola, se avançarmos para as quartas (mantido os valores), o clube receberá mais 6.5 milhões de euros.

Num exercício de futurologia extremamente precipitado, eu acho o City deverá bater mais uma vez o recorde da sua receita financeira, o clube vai receber mais dinheiro na Liga dos Campeões, no meu entendimento, e parece que irá terminar numa posição melhor que o terceiro lugar na última Premier League, fora que deve haver aumentos nos campos comerciais e do Match day.

Abaixo os valores que cada clube recebeu até agora por participação nessa Liga dos Campeões e um comparativo em relação a temporada anterior:




Cliquem na imagem para aumentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário