quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

City perde a primeira na temporada.

O previsível aconteceu. Com um time bem alternativo, o Manchester City entrou em campo contra um time que ainda lutava pela sua classificação para a próxima fase da Liga dos Campeões e não conseguiu jogar o grande futebol apresentado durante essa temporada, o resultado foi a primeira derrota na temporada em um jogo que não valia nada para o futuro do time na competição. Placar final foi 2-1, gol Aguero marcando de pênalti nos acréscimos dos segundo tempo.

Guardiola escalou o time com 3 zagueiros, mas para minha surpresa o cara para comandar a zaga, aquele que ficaria no centro, foi o Fernandinho, acreditava que nem entraria em campo. Ele foi o chefe da defesa, controlou o que Tosin e Mangala faziam ao seu lado. Sei que minha opinião não importa para o Guardiola, mas enquanto não chega um zagueiro mais confiável para a equipe, se tivesse que escalar ou Tosin ou Mangala, eu iria com o jovem da base. Me parece ter mais qualidade com a bola nos pés, eu não acho que teve grandes erros, é um jovem que pegou um time bem modificado e para mim foi melhor que seu companheiro de zaga.

Alguns jogadores que não jogam constantemente tiveram oportunidades hoje como Danilo, Bernardo Silva e Gundogan, não deles aproveitou na minha visão, o Gundogan ficou pilhado com o juiz muito cedo, ele marcou uma falta que o jogador do Shakhtar fez uma cena, ali ele ficou puto. O Bernardo Silva você vê que tem técnica, vai crescer com o time, espero muito que ele repita a experiência Sané, que quando chegar a segunda temporada, ele crescerá muito.

Não tem o que falar sobre o Yayá, ele não precisa mostrar mais serviço para nenhum torcedor do City na vida, não terá muitas oportunidades no time titular, vai entrar naqueles momentos finais dos jogos que o time precisar cadenciar o ritmo e tocar bola de pé em pé.

O quê eu achei estranho no jogo de hoje, muito possivelmente foi ali que o Guardiola viu a oportunidade de colocá-lo como titular, foi o Phil Foden de ala esquerdo. Não foi tão bem até a entrada do Brahim Diaz, já mais para o final do jogo. Antes havia dado um passe que Gabriel Jesus por pouco não driblou o goleiro, ainda no primeiro tempo. Me lembrou aquele jogo que o Sané também jogou nessa posição, ele recebeu críticas por não ter jogado bem. Acho que o mais importante foi estar em campo e jogar os noventa minutos.

O primeiro gol saiu num belo chute em curva do Bernard que encobriu o Ederson, mas mérito do atacante do que falha do nosso goleiro, que ocorreu no segundo gol ao errar a bola fora da área, naqueles lances que ele joga de líbero, o jogador conseguiu chegar um pouco antes e tirar dele com um toquinho. Aconteceu hoje, não pode acontecer no domingo. Esse segundo gol foi marcado por Ismaily, que jurava ser gringo, mas é um brasileiro nascido em Ivinhema, no Mato Grosso do Sul.

Depois dos gols, o City tentou jogar mais bola e na volta do segundo tempo, começou a pressionar mais o time da casa, sem muito sucesso. A essa altura do campeonato só um desastre tirava a vaga do Shakhtar porque o Napoli só empatava na Holanda. A entrada de Diaz melhorou o time, ele caiu pelo lado esquerdo do campo, tentava partir para cima, mostrava habilidades e procurou seus companheiros para tabelar. Com isso ele amarelou um zagueiro adversário e ainda deu um passe para Gabriel Jesus acertar a trave.

O gol de honra saiu de um pênalti no Gabriel Jesus que pegou um rebote de chute bloqueado de Aguero, mas foi o argentino que foi para a cobrança e meteu um chute de três dedos para o fundo das redes. Mas faltava muito pouco tempo para tentar o empate, ao menos.

Guardiola não fez as três alterações, tinha um jovem no banco, o Duhaney, mas não o colocou em campo, da mesma forma que não tinha colocado o Foden na temporada passada naquele jogo contra o Celtic, parece ser o estilo dele, não dar a estreia como profissional apenas por dar, ele deve querer que o jogador faça por merecer.

Acho que a boa notícia desse jogo, ainda não surgiu nada que digo o contrário, é que nenhum jogador teve problema físico que possa tirar o atleta do clássico do próximo domingo.

Com tudo definido, esses são os times que poderemos enfrentar após o sorteio na segunda feira, dia 11, que começará às 8:30 da manhã, horário de Brasília: Basel, Bayern, Porto, Juventus, Real Madrid e Sevilla. A preferência é pelo time suíço, claro. Tá com cara que essa oitava de final nossa terá um bom desafio para a gente.

Informações da partida:




Interessante esse quadro sobre o número de passes dos jogadores do City: a troca de passes que mais aconteceu foi entre Tosin e Fernandinho, o brasileiro foi o que mais deu passes hoje e errou apenas 7. Por outro lado, nos 20 minutos mais os acréscimos que esteve em campo, aparentemente, o Aguero não tocou para ninguém ou não recebeu de ninguém, isso deve estar errado.


2 comentários:

  1. Vou discordar em relação ao Ederson. Pra mim falhou nos dois gols sim. Estava adiantado no primeiro gol. Phoden, eu concordo com você, acho que ele não pode mostrar o seu futebol jogando mais atrás. Gostaria de ver ele na posição do Bernardo Silva por exemplo.

    Foda que um jogo como o de hoje era pra rapaziada mostrar futebol pro chefe, mas tanto Bernardo Silva, Danilo, Gabriel Jesus, Gundogan não jogaram nada. Mangala eu nem falo nada, o mundo inteiro sabe que o cara é ruim mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô, eu achei muito mais mérito do Bernard do que falha do Ederson, acho que quem deu o mole maior foi a defesa, o Danilo e o Tosin meio que se perderam na marcação com um sujeito que passou por trás do Bernard, ali a defesa bateu cabeça.

      Eu acho que dá para ver nesse lance que o Danilo aponta para alguém marcar esse sujeito, mas o Danilo ameaçou a ir e deu mais espaço ainda para o Bernard.

      Excluir