O previsível aconteceu. Com um time bem alternativo, o Manchester City entrou em campo contra um time que ainda lutava pela sua classificação para a próxima fase da Liga dos Campeões e não conseguiu jogar o grande futebol apresentado durante essa temporada, o resultado foi a primeira derrota na temporada em um jogo que não valia nada para o futuro do time na competição. Placar final foi 2-1, gol Aguero marcando de pênalti nos acréscimos dos segundo tempo.
Guardiola escalou o time com 3 zagueiros, mas para minha surpresa o cara para comandar a zaga, aquele que ficaria no centro, foi o Fernandinho, acreditava que nem entraria em campo. Ele foi o chefe da defesa, controlou o que Tosin e Mangala faziam ao seu lado. Sei que minha opinião não importa para o Guardiola, mas enquanto não chega um zagueiro mais confiável para a equipe, se tivesse que escalar ou Tosin ou Mangala, eu iria com o jovem da base. Me parece ter mais qualidade com a bola nos pés, eu não acho que teve grandes erros, é um jovem que pegou um time bem modificado e para mim foi melhor que seu companheiro de zaga.
Alguns jogadores que não jogam constantemente tiveram oportunidades hoje como Danilo, Bernardo Silva e Gundogan, não deles aproveitou na minha visão, o Gundogan ficou pilhado com o juiz muito cedo, ele marcou uma falta que o jogador do Shakhtar fez uma cena, ali ele ficou puto. O Bernardo Silva você vê que tem técnica, vai crescer com o time, espero muito que ele repita a experiência Sané, que quando chegar a segunda temporada, ele crescerá muito.
Não tem o que falar sobre o Yayá, ele não precisa mostrar mais serviço para nenhum torcedor do City na vida, não terá muitas oportunidades no time titular, vai entrar naqueles momentos finais dos jogos que o time precisar cadenciar o ritmo e tocar bola de pé em pé.
O quê eu achei estranho no jogo de hoje, muito possivelmente foi ali que o Guardiola viu a oportunidade de colocá-lo como titular, foi o Phil Foden de ala esquerdo. Não foi tão bem até a entrada do Brahim Diaz, já mais para o final do jogo. Antes havia dado um passe que Gabriel Jesus por pouco não driblou o goleiro, ainda no primeiro tempo. Me lembrou aquele jogo que o Sané também jogou nessa posição, ele recebeu críticas por não ter jogado bem. Acho que o mais importante foi estar em campo e jogar os noventa minutos.
O primeiro gol saiu num belo chute em curva do Bernard que encobriu o Ederson, mas mérito do atacante do que falha do nosso goleiro, que ocorreu no segundo gol ao errar a bola fora da área, naqueles lances que ele joga de líbero, o jogador conseguiu chegar um pouco antes e tirar dele com um toquinho. Aconteceu hoje, não pode acontecer no domingo. Esse segundo gol foi marcado por Ismaily, que jurava ser gringo, mas é um brasileiro nascido em Ivinhema, no Mato Grosso do Sul.
Depois dos gols, o City tentou jogar mais bola e na volta do segundo tempo, começou a pressionar mais o time da casa, sem muito sucesso. A essa altura do campeonato só um desastre tirava a vaga do Shakhtar porque o Napoli só empatava na Holanda. A entrada de Diaz melhorou o time, ele caiu pelo lado esquerdo do campo, tentava partir para cima, mostrava habilidades e procurou seus companheiros para tabelar. Com isso ele amarelou um zagueiro adversário e ainda deu um passe para Gabriel Jesus acertar a trave.
O gol de honra saiu de um pênalti no Gabriel Jesus que pegou um rebote de chute bloqueado de Aguero, mas foi o argentino que foi para a cobrança e meteu um chute de três dedos para o fundo das redes. Mas faltava muito pouco tempo para tentar o empate, ao menos.
Guardiola não fez as três alterações, tinha um jovem no banco, o Duhaney, mas não o colocou em campo, da mesma forma que não tinha colocado o Foden na temporada passada naquele jogo contra o Celtic, parece ser o estilo dele, não dar a estreia como profissional apenas por dar, ele deve querer que o jogador faça por merecer.
Acho que a boa notícia desse jogo, ainda não surgiu nada que digo o contrário, é que nenhum jogador teve problema físico que possa tirar o atleta do clássico do próximo domingo.
Com tudo definido, esses são os times que poderemos enfrentar após o sorteio na segunda feira, dia 11, que começará às 8:30 da manhã, horário de Brasília: Basel, Bayern, Porto, Juventus, Real Madrid e Sevilla. A preferência é pelo time suíço, claro. Tá com cara que essa oitava de final nossa terá um bom desafio para a gente.
Informações da partida:
Interessante esse quadro sobre o número de passes dos jogadores do City: a troca de passes que mais aconteceu foi entre Tosin e Fernandinho, o brasileiro foi o que mais deu passes hoje e errou apenas 7. Por outro lado, nos 20 minutos mais os acréscimos que esteve em campo, aparentemente, o Aguero não tocou para ninguém ou não recebeu de ninguém, isso deve estar errado.
Informações da partida:
Interessante esse quadro sobre o número de passes dos jogadores do City: a troca de passes que mais aconteceu foi entre Tosin e Fernandinho, o brasileiro foi o que mais deu passes hoje e errou apenas 7. Por outro lado, nos 20 minutos mais os acréscimos que esteve em campo, aparentemente, o Aguero não tocou para ninguém ou não recebeu de ninguém, isso deve estar errado.
Vou discordar em relação ao Ederson. Pra mim falhou nos dois gols sim. Estava adiantado no primeiro gol. Phoden, eu concordo com você, acho que ele não pode mostrar o seu futebol jogando mais atrás. Gostaria de ver ele na posição do Bernardo Silva por exemplo.
ResponderExcluirFoda que um jogo como o de hoje era pra rapaziada mostrar futebol pro chefe, mas tanto Bernardo Silva, Danilo, Gabriel Jesus, Gundogan não jogaram nada. Mangala eu nem falo nada, o mundo inteiro sabe que o cara é ruim mesmo.
Pô, eu achei muito mais mérito do Bernard do que falha do Ederson, acho que quem deu o mole maior foi a defesa, o Danilo e o Tosin meio que se perderam na marcação com um sujeito que passou por trás do Bernard, ali a defesa bateu cabeça.
ExcluirEu acho que dá para ver nesse lance que o Danilo aponta para alguém marcar esse sujeito, mas o Danilo ameaçou a ir e deu mais espaço ainda para o Bernard.