sábado, 30 de dezembro de 2017

EPL # 21 - Crystal Palace Vs Man City

Para terminar em grande estilo o ano de 2017, o Manchester City jogará no Selhurst Park diante do Crystal Palace no domingo às 10 da manhã, horário de verão de Brasília. O jogo terá transmissão ao vivo dos canais ESPN.

Essa partida será a primeira após o sorteio da Mega Sena da virada, são estimados 280 milhões de reais para o vencedor, então se eu sumir do nada, nada aconteceu, segue o jogo, está tudo bem e, caso queriam falar muito comigo, liguem para o meu assessor de imprensa. O chato que mesmo se ganhar sozinho não conseguem nem contratar um van Dijk da vida, teremos que nos contentar com um John Stones, oh pena (ironia ok?).

Esse post demorou para se escrito porque eu estava na espera das informações pós treino de hoje, ontem foi folga e nesse sábado teríamos o último treinamento pré ida para Londres. Até agora a única notícia que tem é que David Silva não treinou hoje novamente e não está nem em Manchester, logo ficará de fora da partida desse domingo.

Na coletiva de sexta Guardiola disse que o caso de Kompany não era tão grave quanto se imaginava (já ouvi isso antes) e deverá estar de volta nos próximos jogos. Como o City vai jogar direto nas semanas seguinte, dá para imaginar que ele perderá mais uns 4 jogos. A boa notícia que Stones está perto de retornar aos jogos, já treina com o elenco, mas não tem condições de jogar os noventa minutos, quem sabe fica no banco amanhã. Eu acredito que não teremos nenhuma surpresa e a dupla de zaga deverá ser formada por Mangala e Otamendi, que recebeu altos elogios de Guardiola.

Eu tenho que reconhecer que o estilo de jogo do argentino mudou muito e para melhor. Eu me irritava com ele porque ele dava aqueles carrinhos loucos que se não acertavam a bola ou deixava a zaga exposta ou era cartão para ele. Era comum, também, o General tentar passes longos que não tinham muito êxito, nessa segunda temporada com Guardiola, ele lidera a estatísticas de passe da Premier League com 34 a mais que o segundo colocado, o Fernandinho. Tenho certeza que se ele insistisse muito nos passes longos o Guardiola já o tinha tirado, o time iria entregar a bola muito rapidamente para o adversário.

Além de estar bem na defesa, ele tem ajudado no ataque ou com gols nas jogadas de bola parada, já foram cinco gols no total da temporada, ou dando opção para o 1-2 do pivô. Quantas vezes nós já vimos uma defesa do oponente completamente fechada e o Aguero jogar de costas para eles ajeitando a bola para alguém de trás chutar? É claro que eu preferiria que fosse o Fernandinho que chutasse, mas o Otamendi tem acertado o gol, ele tem testado o goleiro, vai que numa dessa ele marca ou o goleiro dê rebote. É mais uma opção de ataque.

Outra boa notícia da coletiva é que Delph treinou normalmente na quinta feira após não jogar contra o Newcastle e deverá estar liberado para jogar. Dos cinco gols que ele tem com a camisa do City, dois foram contra o Crystal Palace, incluindo um que aconteceu nessa temporada, um chute de fora da área, de direita, no ângulo. Um golaço. Ele tem feito um campeonato digno, será que Guardiola ainda pensa em um lateral esquerdo nas próximas janelas? Quando o Mendy voltar, ele deve ser o titular, mas fica aquela opção do Guardiola poder usar o Delph em alguns jogos na esquerda. No meio de campo há uma concorrência maior, tem que saber se o jogador gostaria de se tornar lateral esquerdo ou não. Eu acho que se o Delph aceitar essa mudança, o Guardiola fica com ele, já conhece o esquema, não tem vacilado absurdamente por ali (é um jogador improvisado) e atende a cota de inglês da UEFA e Premier League. Todos sairiam vencedores.

Depois de um começo patético, onde só marcou o primeiro gol no campeonato na oitava rodada, o time de Londres cresceu nos últimos jogos e já faz três rodadas fora da zona do rebaixamento, ainda namora com ela, mas uma luta de cada vez, primeiro sai e depois se afasta em definitivo. Na última rodada enfrentará o Arsenal, também no Selhurst Park, e deram um pequeno sufoco no time do Arsené Wenger. Vai ser um time completamente diferente daquele que tomou de 5-0 em Manchester. Para o jogo de amanhã, eles tem uma dúvida, o meio de campo francês Yohan Cabaye.

Roy Hodgson já avisou que não enfrentará o City de peito aberto, ou seja repetirá o padrão de todas as equipes que tem enfrentado o time de Guardiola. Se ele quiser ficar na defensiva, não tenho problema com isso, mas poderia ser o estilo do Newcastle, onde tivemos um jogo tranquilo na maior parte do tempo, e não no modo Huddersfield, um sufoco do suor correr frio pelo corpo.

O City entra nessa rodada com 15 pontos do vice líder e essa pode ser uma rodada desfavorável para a gente porque entre os 4 primeiros o único time que jogará fora de casa é o City. Tirando o Liverpool que enfrentará o oitavo colocado Leicester, os outros times enfrentarão times da metade debaixo da tabela: o United pega o Southmapton e o Chelsea, o Stoke City. Em tese é uma rodada que o United pode reduzir alguma vantagem nossa, pontos ou saldo de gols, na teoria veremos como o time de Mourinho deixará mais pontos pelo caminho.

No ano de 2017 o Manchester City já marcou 102 na Premier League, o recorde de gols num ano normal, ano de gente, não de temporada, é do Liverpool em 1982 com 106 gols. Há uma mera possibilidade de empatarmos essa marca, para passarmos teríamos que repetir o placar do Etihad sobre um time que melhorou muito. Com uma vitória simples, o Guardiola inglês iguala o Guardiola alemão com 19 vitórias seguidas e, se isso acontecer, a vigésima poderá chegar dois dias depois em casa contra o Watford no dia 02.

Vamos ficar aqui na torcida pela quebra desses recordes.

Atualização: Hahahahaha...mais um empate do ex vice lider. Se o City vencer amanhã a diferença subirá para 16 pontos entre o líder e o novo vice líder, o Chelsea....hahahahah.

Man City Vs Crystal Palace (desde 1992):



Jogadores suspensos: não há.

Jogadores pendurados: Kompany, Fernandinho e Sané (quatro cartões cada). Agora sim, se não receberem nesse jogo, eles só ficarão suspensos com o acúmulo de 10 cartões amarelos.

Juiz da partida: Jonathan Moss. Já apitou um Man City Vs Crystal Palace no Etihad, vitória nossa por 4-0.


Um comentário:

  1. Assisti ao último jogo do Palace. Deram um sufoco no Arsenal sim. Principalmente pelo lado esquerdo do ataque, aquele Zaha mete correria e vai pra cima mesmo.

    Otamendi, dou a mão a palmatória, tem jogado muito bem mesmo.

    ResponderExcluir