domingo, 6 de dezembro de 2020

Tranmere Rovers ou Olympique de Marselha, onde incluir os jovens?

 Na terça e quarta feira o Manchester City terá dois jogos de mundos completamente diferente, enquanto no dia 08 teremos pela frente o Tranmere Rovers pelo Troféu EFL (conhecido agora como Troféu Papa John´s, uma cadeia de pizza), no dia seguinte jogaremos a última partida de fase de grupos da Liga dos Campeões contra o Olympique de Marselha. Só que eu tenho uma dúvida sobre esses jogos: qual seria a melhor partida para alguns jogadores da base atuarem? Os principais como Cole Palmer, Tommy Doyle, Felix Nmecha, Adrian Bernabé, Harwood-Bellis estão inscritos nas duas competições então podem jogar.

Essa pergunta poderia ser mais relevante ainda se na quinta rodada da Liga dos Campeões o Olympique não tivesse virado com dois gols de pênaltis do Dimitri Payet para cima do Olympiacos e mantido as chances do seu time ganhar o terceiro lugar do grupo, agora esses times lutam por uma das vagas para a Liga Europa, afinal City e Porto já estão nas oitavas da Liga dos Campeões e com suas posições definidas. O time grego receberá o Porto e terá a vantagem sobre o time francês se ambos tiverem o mesmo resultado ao final dos jogos, o Olympique para passar precisa fazer um ponto, pelo menos, a mais que o Olympiacos. Dito isso dá para ver a importância para as equipes "olímpicas", precisarão colocar os times principais e mais fortes que tiverem, enquanto os outros dois podem pensar o quê fazer para os jogos de quarta, eles tem opções.

Muita gente não deve saber o quê é o Troféu Papa John´s, então darei uma resumida. É uma competição com times principais de terceira e quartas divisões com participação de vários times de divisões de base da Premier League e da Championship (são 16 dessas duas divisões). A primeira fase é dividida em seções Norte e Sul com oito grupos de quatro time cada, sendo um desses da base e esses times sempre jogam fora de casa na fase de grupos. O Manchester City esteve no Grupo E Norte onde se classificou em primeiro com duas vitórias (3-0 no Mansfield Town (4ª div), 4-0 Scunthorpe United (4ª)) e empate com derrota nos pênaltis para o Lincoln City da terceira, esse jogo aconteceu durante a data FIFA e a nossa base esteve servindo suas seleções, o time era bem mais fraco que os dois anteriores.

A fase que o City jogará é a um dezesseis avos de final Nacional ou oitavas da seção Norte/Sul, partidas únicas, a seguinte ainda será dividida por região e só haverá a reunião a partir das quartas de final Nacional. Jogaremos novamente fora de casa no Prenton Park, região de Liverpool, coisa de 60 quilômetros entre os estádios e terá público reduzido, já teve no último jogo em casa nesse sábado, derrota em partida da quarta divisão por 3-1 para o Walsall, com isso o time está em décimo lugar no campeonato.

Pronto, depois de dar um contexto sobre os jogos que teremos, agora falar sobre a razão da minha dúvida para saber qual partida seria melhor para aqueles jogadores que ainda jogam mais pela base do que pelo time profissional deveriam jogar. Um critério que posso falar é relevância, o jogo da Liga dos Campeões é um amistoso de luxo que basicamente vale 2.7 milhões de euros para o vencedor e 900 mil euros para cada time se houver empate e nada para o derrotado. Com certeza é um belo dinheiro, mas se ganhar ou perder não irá mudar em nada a classificação esportiva e o pessoal da base terá poucas oportunidades na competição até o final dela, com o banco estendido dessa temporada podem ganhar uma chance ou outra e se o resultado estiver definido quem sabe joguem uns minutinhos. No Troféu EFL eles continuarão a jogar contra jogadores considerados profissionais e mais experientes, claro que a qualidade é muito inferior mesmo, só nas fases finais poderá haver confronto entre as bases. E caso conquiste o título, é por méritos deles e não apenas como meros coadjuvantes. Isso deve dar uma moral para esses garotos, bateram times profissionais para levantar a taça.

E o jogo de terça é jogo único, se perder no tempo normal ou prorrogação estarão fora da competição, não tem como se recuperar em uma segunda partida. É o famoso "de hoje não passa".

O uso da base com vontade nesse jogo de quarta, isso é muitos jogadores mesmo, será útil para o restante da nossa temporada, imagino que não teremos muitas semanas inteiras livres até, sei lá, março do ano que vem. Depois de quarta teremos o United no final de semana, o West Brom na terça, Southampton no sábado e assim vai. Essa tabela abaixo mostra o tempo de descanso entre jogos entre os dias 19 e 30 de dezembro. Fico imaginando ter um tempo livre para poupar jogadores antes da maratona de final de ano e não usar seria um desperdício, apesar do Guardiola ter usado pouco o banco de reservas durante as últimas partidas.

Fonte: The Independent
Fonte: The Independent


Outro fator para dar chance a molecada é a quantidade de jogadores com um cartão amarelo, são 10, se tomarem um nesse amistoso de luxo, ficariam pendurados logo no início da fase de mata mata da Liga dos Campeões, algo tolo no meu entender, poder perder alguém no jogo de volta das oitavas com o confronto ainda não definido.

Eu gostaria de falar que "eles são moleques, no meu tempo o cara jogava ontem, hoje e amanhã e não reclamava, patati, patatá...", mas isso não faz sentido e tem que ter regras para impedir a exploração absurda do jogador, nessa temporada nós já estamos vendo que os caras são tratados como máquinas e muitos já se estouraram. O jogo de terça está marcado para começar às 16:45, quase 24 horas antes, então entre o término de um e começo de outro, esses jogadores descansariam menos de um dia inteiro, teremos uma noção de quem deverá ser usado no jogo de quarta e o Liam Delap obrigatoriamente jogará na terça por não estar inscrito na Liga e não poder ser.

Para lembrar um jogo com Guardiola no comando do City, enfrentamos o Shakhtar na Ucrânia, já tínhamos o primeiro lugar garantido e colocamos o Foden como ala esquerdo, o Tosin Adarabioyo jogou os 90 minutos, o Brahim Diaz entrou no segundo tempo e o Demeaco Duhaney não entrou, além do Mangala ter jogado a partida inteira. Ou seja, Guardiola rodou o elenco e poupou muita gente.

E para vocês, se fossem jogadores da base, gostaria de jogar qual partida? Acho que muita gente, quase 100% vai na partida da Liga dos Campeões por toda a aura dela, mas eu ainda não sei o quê eu escolheria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário