sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

EPL # 12 - Manchester United vs Manchester City

 Sábado é um dos dias mais esperados da temporada, será o primeiro Derby de Manchester. A partida acontecerá na casa do adversário, está marcada para começar às 14:30 e terá transmissão dos canais ESPN.

Os dois times jogaram pela Liga dos Campeões nessa semana, com resultados finais distintos na fase de grupos, enquanto um time vai continuar na competição, o outro, aquele outro lá, foi "rebaixado" para jogar a Liga Europa, com uma ajuda muito grande um jogador emprestado pelo City ao Leipzig, o Angelino. Poderíamos ter uma vantagem maior ainda por causa do descanso de jogadores, não precisamos colocar os principais em campo, mas o Guardiola escolheu uma estratégia bem questionável de não colocar os jogadores da base em partida que não tinha muita importância para a gente e alguns jogadores que estiveram em campo na quarta poderão jogar no sábado. Quem com certeza não começará o jogo será o Aguero, o técnico voltou a falar na coletiva de hoje, como já havia feito no meio de semana, que ele terá que retornar as campos aos poucos, logicamente isso dá uma ideia que Gabriel Jesus será o titular.

O City vem de 5 partidas seguidas sem sofrer gols, nos 251 jogos com Guardiola no comando essa é a terceira vez que o time passa pelo menos cinco jogos sem sofrer gol e o recorde, que poderá ser igualado no sábado, é de seis partidas:

entre 07.10.2018 até 01.11.2018 (5 jogos): Liverpool (0-0, EPL, fora), Burnley (5-0, EPL, casa), Shakhtar (3-0, UCL, fora), Tottenham (1-0, EPL, fora) e Fulham (2-0, Copa da Liga, casa);

entre 06.01.2019 até 23.01.2019 (6 jogos): Rotherham United (7-0, Copa da Inglaterra, casa), Burton Albion (9-0, Copa da Liga, casa), Wolverhampton (3-0, EPL, casa), Huddersfield Town (3-0, EPL, fora), Burton Albion (1-0, Copa da Liga, fora) e Burnley (5-0, Copa da Inglaterra, casa);

por fim, entre 25.11.2020 até os dias de hoje (5 jogos): Olympiacos (1-0, UCL, fora), Burnley (5-0, EPL, casa), Porto (0-0, UCL, fora), Fulham (2-0, EPL, casa) e Olympique de Marselha (3-0, UCL, casa).

Eu tenho uma péssima notícia para o Burnley, ele é o fator comum nessas três séries sofrendo cinco gols em cada jogo, além de tomar um 5-0 na retomada do futebol em 2019/20, mas só ficamos duas partidas seguidas sem tomar gol.

Na atual sequência nós tivemos três partidas com Dias e Stones como dupla de zaga, outra com Dias e Garcia e no último jogo Laporte com Eric Garcia e Stones entrou no lugar do espanhol, ainda no primeiro tempo, por causa de uma lesão, o Garcia será um dos dois desfalques para amanhã, deve perder até três semanas, o outro não citado nominalmente, eu acredito que seja o Zinchenko porque o Gundogan, que havia saído no intervalo de quarta, treinou com o elenco hoje, então não parece preocupar. Na Premier League nós somos a segunda melhor defesa com 11 sofridos, sendo que cinco em um único jogo e na Liga dos Campeões temos a melhor defesa com apenas um gol sofrido, não vou dizer que a nossa defesa era uma água no passado, mas mesmo nos nossos melhores momentos a gente costumava não ter a melhor defesa, era um time muito apoiado no ataque.

A chegada do Rúben Dias parece que mudou muito essa nossa postura, há matérias nos últimos dias que fala sobre a qualidade de liderança dele com o grupo, para um cara que chegou há menos de cinco meses, pode ser que já na próxima temporada ele assuma a braçadeira de capitão. O curioso é que eu e quase toda a torcida do City estávamos na expectativa de ver ele fazer a dupla com Laporte após o francês passar quase toda a última temporada fora de ação por causa de uma lesão no joelho, isso só aconteceu no começou. Pelo visto o Guardiola não se convenceu e começou a dar chance para o Stones jogar com o Dias e podemos dizer que isso está se pagando, o Stones quase saiu no começo da nova temporada e está numa fase muito boa, para lá de confiante, bom para ele, já se fala até em extensão de contrato, ele tem que aproveitar esse momento, não pode se abater por causa de um erro, se errar, levanta logo porque não pode jogar um crescimento assim fora.

O meio de campo vai ser montado com De Bruyne, Rodri (está em boa fase) e mais um, a minha dúvida seria a escolha entre Gundogan ou Bernardo Silva, ambos começaram diante do Olympique, assim como Foden, mas o Guardiola ainda acha que o jovem inglês precisa amadurecer mais para jogar numa posição que exigiria ele pensar na criação do jogo e ajudar bastante a defesa. A escolha entre Bernardo Silva e Gundogan vai influenciar em como o De Bruyne jogará, se for o primeiro, acredito que o de Bruyne ajudará mais o Rodri para defender e saída de bola, mas se for o Gundogan, ele terá mais liberdade para começar a marcar a saída de bola do time adversário e não precisar voltar tanto como já aconteceu em outros jogos.

O United, apesar da eliminação na Liga dos Campeões, ganhou uma grande moral hoje com a escolha do Bruno Fernandes como melhor jogador da Premier League no mês de novembro, ele é o artilheiro do time com sete gols (alguns de pênaltis né? e quando perdeu o VAR deu uma segunda chance, fazer o quê?). Então se eles tem o melhor jogador do campeonato no momento, estão acima da gente na tabela e jogarão em casa são os favoritos. Mas jogarão como favoritos ou ficarão encolhidos esperando um contra ataque? O Cavani é dúvida para o jogo, o Phil Jones está fora por causa de uma lesão de longo prazo.

Esse será o décimo segundo jogo do Guardiola no comando do City contra o United e por incrível que pareça os números são iguais: foram 5 vitórias para cada lado e um empate, 15 gols a favor e 13 contra, na minha cabeça havia uma disparidade maior a nosso favor desde a chegada do Guardiola, vivemos uma fase muito melhor que o rival, mas é aquilo: clássico é clássico, às vezes aqueles em pior fase conseguem tirar o seu melhor. Já o confronto entre os treinadores está desfavorável ao Guardiola com duas vitórias e 3 derrotas em cinco jogos e seis gols para cada time, são duas derrotas seguidas do City e olha que no confronto anterior, pela partida de ida da Copa da Liga, metemos um 3-1 em Old Trafford e foi pouco, jogamos muito naquele dia e sem atacante.

Pouco menos de 24 horas para a partida, a tensão natural vai crescer e vou canalizar tudo isso amanhã arrumando a casa e quando acabar ainda não terá nem batido dez da manhã, vai ser um sábado longo demais.

Man City Vs Man United (desde 1992):






Juiz da Partida: Chris Kavanagh - são sete jogos nessa Premier League com 25 amarelos e nenhum vermelho. No geral ele apitou 73 jogos no campeonato com 5 vermelhos e 242 amarelos. Só fez três jogos do City, um nessa temporada, vitória de 1-0 sobre o Arsenal.

Achei ousada a escolha dele para um jogo tão pesado, não sei se terá pulso para segurar não na hora que o bicho esquentar. De todo jeito, boa sorte para ele e espero não ter que xingar ele e sua família durante a partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário