quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

100 gols! 1000 gols?

 Uma estatística para lá de inusitada mudou o fim do jogo entre Manchester City e Olympique de Marselha. A SkySports inglesa comentou após o primeiro gol do City, feito pelo Ferran Torres, que esse seria o milésimo gol marcado pelo time no seu estádio desde a mudança de Maine Road para o City of Manchester Stadium (CoMS), primeiro, depois Etihad Stadium por questões financeiras. Beleza, até aí tudo bem porque eu, apesar de ter esses dados, não tinha uma consulta dessa para confirmar, mas achei estranho quando a conta que eu sigo para esses números, a @StatCity, falou que o próximo gol marcado pelo City é que seria o milésimo. Ok, agora vamos conferir na minha base de dados.

Realmente eu tinha mil gols em 445 jogos, contando o de ontem, então resolvei perguntar para a conta porque ele tinha diferença com a Sky, a dúvida dele foi se eles contavam o jogo de volta contra o Steaua Bucareste, foi um jogo qualificatório da Liga dos Campeões, gol de Fabian Delph. Eu imaginava que sim pois o primeiro gol oficial marcado pelo City no estádio havia sido feito pelo Trevor Sinclair numa partida qualificatória da Copa da UEFA (hoje Liga Europa) contra o TNS do País de Gales, vitória nossa por 5-0 em 14.08.2003. Um parênteses, o nome desse time era Total Network Solutions e por questões comerciais da UEFA, vide RB e Red Bull, virou TNS, mais tarde mudou para The New Saints. Só que aí foi a vez dele levantar um informação que eu havia me esquecido completamente: o City foi mandante num jogo de outra fase qualificatória da Copa da UEFA, mas não pode jogar em casa porque o gramado estava sendo reformado após os shows de versão no CoMS, então fomos jogar em Oakwell Stadium do Barnsley, vitória nossa por 2-0 sobre o EB Streymur das Ilhas Faroes.

Na minha base eu resolvi fazer apenas dois filtros a partir de 01.08.2003 e a coluna local "casa", esse jogo foi depois dessa data e foi em casa, então deu ruim para mim. Ele checou com outras fontes e bateu. O milésimo gol não tinha saído dos pés do Torres, mas o terceiro, do Sterling. O City fez uma matéria com o foco no Torres, depois foi corrigido para o Sterling, mas a história não parou por aí, por que? Porque a UEFA corrigiu a informação mais tarde, o terceiro gol foi dado como contra para o zagueiro Álvaro. 

O City não corrigiu ainda, talvez o estagiário vai esperar um tempo para não ter que fazer uma nova matéria até a UEFA dar a informação final. Gol contra num momento histórico para o City não é algo raro, há algumas temporadas chegamos ao centésimo gol na Premier League, marcado pelo Pablo Zabaleta quando ele era jogador do West Ham, havia acabado de se transferir, tenho certeza que ele até pensou em comemorar, mas iria ficar um clima bem estranho dele com os torcedores e jogadores. 

Moral da história: Pelé e City tem 1000 gols como aquela música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário