domingo, 27 de dezembro de 2020

EPL # 16 - Everton vs Manchester City

ATUALIZAÇÃO: JOGO CANCELADO POR MAIS CASOS DE COVID NO MANCHESTER CITY



 Para encerrar o ano futebolístico de 2020, o Manchester City fará sua última partida e o adversário será o Everton no Goodison Park, por coincidência abrimos o ano de 2020 jogando contra eles no Etihad, vitória por 2-1, um dos poucos estádios da Inglaterra que ainda recebe público, no limite de 2000 espectadores. A partida acontecerá nessa segunda feira às 17 horas com transmissão dos canais ESPN.

Essa será a quinquagésima terceira partida no ano e nas 52 anteriores o time venceu 36, apenas 7 empates e 9 derrotas, o aproveitamento foi de 73,7%, fez 112 gols e levou apenas 38, isso é bem menos de um por jogo. Os números não são dos piores, mas efetivamente o time só conseguiu levantar um caneco em 2020, a maior competição de todos os tempos e assim será por muito tempo ainda, a Copa da Liga Inglesa, batemos o Aston Villa por 2-1 na final em Wembley, um dos últimos jogos com público.

Acho que muita gente está imaginando que a maior dúvida é saber se o Aguero começará essa partida como titular ou não, eu acredito que não, se tivesse que fazer uma aposta, ele só voltaria ao time inicial contra o Birmingham na Copa da Inglaterra, são três jogos pesados até lá: Everton, Chelsea e United (Copa da Liga), todos fora de casa. Apesar do Guardiola falar na coletiva de hoje que os 15/20 minutos do jogador contra o Newcastle foram bons, ele quer introduzir o Aguero aos poucos, ele tem muito medo de perdê-lo novamente por causa da contusão no joelho. Minha maior questão para esse jogo é o uso do Mendy ou não.

O lateral não consegue ter uma sequência de jogos por inúmero fatores e ficou no banco para um zagueiro improvisado na lateral, o City fez uma grande partida com essa opção tática, o Aké ficou mais recuado e o Cancelo pode jogar boa parte do jogo de forma livre, criou muitas oportunidades para a gente e ele já tinha feito alguns bons jogos improvisado na esquerda, talvez o Guardiola comece a pensar num esquema de jogo que dê mais liberdade para o português, mesmo com o Walker voltando ao time, o Cancelo jogaria na esquerda e o Walker funcionaria como um terceiro zagueiro, acho muito difícil que o Mendy possa fazer essa função, a parte defensiva dele é muita fraca e no momento não vale a pena abrir não do Cancelo para ver um possível potencial ofensivo do Mendy, já estamos esperando tem anos e o brilho não dura dois jogos.

Os únicos problemas para o City para o confronto de segunda feira continuam a ser o Eric Garcia (lesão), Walker e Gabriel (ambos com COVID), o Gundogan que saiu porque tinha recebido uns chutes no pé, parece não preocupar. E uma coisa falada na coletiva foi como é o posicionamento do Gundogan, eu sempre fico com a impressão que ele joga mais defensivamente para deixar o De Bruyne mais livre, talvez fruto da temporada que ele teve que cobrir a ausência do Fernandinho por lesão, isso pode acontecer quando estamos na defesa, onde ele ficaria numa posição mais atrás do De Bruyne, mas no ataque ele tem liberdade para chegar na área, os gols dele na Premier League tem saído de jogadas que ele chega na área para dar mais opções aos atacantes tocarem para alguém do nosso time. O Gundogan é muitas vezes criticado por ele ser lento, isso não é algo que se dê para corrigir, mas acho ele muito importante taticamente e sabe atacar espaços vazios na área adversária, o gol de sábado e o lance de cabeça que ele perdeu contra o West Brom, são apenas dos exemplos.

Pelos resultados obtidos com eles em campo, não há porque mudar a dupla de zaga Stones e Dias, ainda mais que eles nem devem ter ficado cansados, o Newcastle produziu muito pouco. Essa temporada está um pesadelo para o Laporte porque os seus concorrentes tem mostrado segurança na defesa, ainda mais que havia a expectativa dele e Dias se tornarem os nossos pilares, mas ele tem que ganhar isso no campo, não é usando empresário, rede social ou imprensa, tem que mostrar nos treinamentos que ele merece voltar ao time ideal do treinador.

O Everton vem de quatro jogos seguidos com vitória na Premier League e está há cinco invicto na competição, é hoje o vice líder e no meio da semana passada perdeu e foi eliminado para o United na Copa da Liga, num jogo ruim de doer. O time de Carlo Ancelotti está com muitos problemas, quatro peças estão fora: Allan com lesão na coxa, Lucas Digne só volta no final de janeiro, o James Rodriguez tem um problema na panturrilha e o Richarlison vai perder o segundo jogo seguido porque está no protocolo de concussão após jogada, eu acho que, com o Bailly na partida da Copa da Liga, ficar de fora de um jogo por causa do protocolo é sempre complicado, chato, mas com pouco tempo entra as partidas esse período foi bem pior para o brasileiro.

Se vencermos esse jogo, passaremos o Everton na tabela e ficaremos com o mesmo número de jogos e a três pontos do Liverpool, é fundamental ganhar essa partida. Vamos enfrentar um adversário do nosso nível, pelo menos olhando a tabela, com muitos desfalques de jogadores importantes, temos que aproveitar isso, não é permitido pensar em "empate fora de casa é um bom resultado". Temos que tirar vantagem dos tropeços dos outros times nessa rodada, o Liverpool acaba de empatar em casa contra o West Brom, como a gente, não podemos ter recebido esse favor numa rodada e jogar fora na seguinte.

Man City Vs Everton (desde 1992): desde aquele 4-0 em 2016/17 em Goodison Park, a pior derrota do Guardiola como treinador em campeonatos nacionais, o City vem de seis jogos de invencibilidade, os últimos cinco jogos foram de vitória e esse empate foi um que jogamos com menos um desde o final do primeiro tempo com uma expulsão absurda do Walker e martelamos o Everton, bons tempos em 2017/18.






Juiz da Partida: Martin Atkinson  - É o segundo árbitro que mais apitou nessa temporada da Premier League, foram 11 jogos com 23 amarelos e 2 vermelhos. No total na competição tem 421 jogos, com 65 vermelhos e 1.387 amarelos, seu primeiro jogo foi um Crystal Palace vs Man City em 18.09.2004, vencemos por 2-1, Andrew Jonhson (ex jogador do Everton) de pênalti e Nicolas Anelka duas vezes.

Ele já apitou dois confrontos entre City e Everton, um empate em janeiro de 2015 (1-1) e uma vitória por 3-1 no jogo de volta da semifinal da Copa da Liga em janeiro de 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário