Ontem o jogo entre Manchester City e Everton não foi realizado pois mais casos positivos no City foram detectados, além dos quatro anteriores com Gabriel Jesus e Kyle Walker nessa primeira leva. O clube não divulgou a quantidade dessa vez, a imprensa especula em cinco funcionários do clube sendo três jogadores, aparentemente o Ederson é um deles (um conta brasileira no Twitter falou com o jogador e seu entorno), se especula em Ferran Torres e João Cancelo. A mesma conta também conversou com familiares do Fernandinho e ele teria testado negativo. É estranho o clube ainda não se posicionar porque quando aconteceu com Laporte, Gundogan e Mahrez os nomes foram citados logo, para evitar um disse me disse.
Mas não é apenas no City que há casos, o zagueiro do Arsenal Gabriel Magalhães também testou positivo, City e Arsenal se enfrentaram em Londres pela Copa da Liga há poucos dias, a possibilidade de ter um havido um encontro entre os brasileiros após esse jogo é grande. Além do Magalhães, o Willian e o David Luiz não jogaram contra o Chelsea no Boxing Day, esses dois não deram positivo, mas estava doentes, não especificaram o quê. A Premier League divulgou hoje que na semana entre 21 e 27 de dezembro foram testados 1.479 profissionais e 18 vieram positivos, o maior número de positivos desde que os testes começaram.
As divisões inferiores do futebol inglês também foram afetadas com alguns jogos da segunda para baixo adiados porque tiveram resultados positivos e são equipes com bem menos capacidade de testes que os times da elite. O Chelsea, por exemplo, pegará o Morecambe da quarta divisão na Copa da Inglaterra e os Camarões tiveram o jogo contra o Bolton adiado por casos no elenco, será que terão condições de voltar a jogar para enfrentar o Chelsea ou tomarão um WO? Se a segunda opção for aceita, poderemos ter um festival de jogos não realizados e clubes avançando para a próxima fase.
Na Premier League já teve um caso de jogo suspenso, foi entre Aston Villa e Newcastle porque o time do norte da Inglaterra teve que até fechar o CT, coisa que o City teve que fazer também. O Villa entendeu e não questionou, ao contrário do Everton que mandou um "beleza, vai adiar, mas quero três cópias autenticadas com o exame de cada um na minha mesa até as 17 horas." Não foi o City que cancelou a partida em cima da hora, o clube ofereceu evidências para a Premier League que achou melhor não ter jogo. Com período tão curto entre os jogos nessa época do ano, imagina um jogador que teve contato com um positivado só que ainda está negativo porque o vírus não se manifestou de um dia para o outro, esse jogador é uma pessoa que tem potencial de transmitir COVID.
Quando Gabriel e Walker deram positivo, eu especulava que o campeonato teria sua rodada no Boxing Day e ai pararia novamente, já teve jogo ontem da rodada seguinte e daqui a pouco continuará a ter. Com os casos aumentando na Inglaterra, eu acho que tem que parar o futebol novamente, com exceção de Liverpool, as outras cidades com times na Premier League não podem ter público nos estádios, a situação está pesada. Ok, a Premier League pode tentar criar uma bolha (que foi estourada de algum jeito no caso do City), mas e as outras divisões? O quê acontecerá na Copa da Inglaterra que nessa fase tem um time da oitava divisão? Tudo bem que a maior parte dos times está numa das quatro primeiras divisões, mesmo esses times não conseguirão montar uma bolha, é financeiramente impossível para eles.
A Copa da Liga já está nas semifinais e o time da segunda divisão (Brentford) pode ser testado na mesma periodicidade dos três da Premier League, isso se houver vontade dos clubes para fazer, então não é um grande problema, o problema é não parar o futebol e ter a Copa da Inglaterra, a chance de explodir os casos nesses confrontos é enorme.
Os jogos do City contra Chelsea e United (Copa da Liga) ainda não foram adiados e se não forem realizados na data original, não se fala em WO por enquanto. O City entrou num modo de teste, teste, teste, hoje realizou baterias de testes nos jogadores num estilo Drive Thru e fará isso em dias seguidos, veremos quais resultados sairão, não estou otimista não. O time teve que fazer uma viagem de ida e volta para Londres com todo mundo junto e o convívio no clube não deve ter mudado após os primeiros resultados positivos na última semana.
Repito, eu acho que os dirigentes, principalmente os jogadores, tem que sentar e meter o pé no freio porque pode sair do controle logo, logo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário