sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

Gabriel e Walker positivos para COVID

Infelizmente nessa manhã de Natal o Manchester City divulgou que há quatro casos ativos de funcionários do clube com teste positivo para COVID: dois não foram nomeados, são da área que não se expõe ao público, e dois jogadores, Gabriel Jesus e Kyle Walker. Acredito que para evitar especulações o clube, com o ok dos atletas, divulgou os nomes.

A orientação do Governo do Reino Unido que a Premier League segue é que em casos de resultados positivos os funcionários do clube entrem em isolamento por 10 dias e depois refaçam o teste para terem certeza que já estão recuperados. Será isso o quê os quatro funcionários farão. É óbvio que torço para que eles tenham a forma suave da doença e não tenham sequelas, nosso adversário de amanhã, o Newcastle, tem dois jogadores que ainda estão fora de ação por causa da COVID: Jamaal Lascelles e Allan Saint-Maximin, eles tem dificuldade de respirar após uma caminhada de meia hora, também na torcida por eles.

Com esses dois jogadores, o caso de atletas no City com resultado positivo chega a cinco, antes de Gabriel e Walker, tivemos o Laporte, Mahrez e Gundogan, sendo que o alemão comentou depois a mesma situação dos jogadores do Newcastle, que ele tinha dificuldade para se exercitar e respirar depois, conseguiu superar isso, pelo menos é o quê parece pois ele estão jogando futebol de alta intensidade.

De acordo com o site Skysports, na quinta na Inglaterra foi o segundo dia com mais casos de COVID desde o começo da pandemia, restrições de mobilidade ao longo do mês de dezembro aumentaram. Para mim não será surpresa se mais casos entrem jogadores forem detectados e comecem a se preparar para uma nova parada no futebol também, não há uma bolha na competição, os jogadores estão viajando o país para jogar, apesar de haver um controle e testes, não é possível garantir 100% de não haver transmissão entre essas pessoas que viajam o tempo todo.

Agora sobre o aspecto esportivo, os dois jogadores perderão vários jogos, a começar por amanhã diante do Newcastle e por causa do isolamento obrigatório ficarão de fora também contra Everton na segunda e dia 03.01 contra o Chelsea em Londres. A participação no Derby da Semifinal contra o United fica pendente do resultado pós isolamento e como estará o físico deles depois de quase duas semanas parados. Eu calculei aqui que o retorno ao convívio social se daria no domingo dia 03, isso porque depende de quando foi o teste e quando eles começaram a se isolar, e o Derby será dia 06.01, quarta feira, se tudo ocorrer bem, os dois jogadores terão dois dias de treino, na segunda seria recuperação dos titulares contra o Chelsea, só na terça seria algo mais forte.

Para vaga do Walker fica claro que será o Cancelo titular nessas partidas, na pior das hipóteses o Guardiola improvisaria o Fernandinho na direita para minimizar o desgaste do português, afinal jogar contra o Newcastle e Everton com menos de 48 horas de separação entre os jogos será pesado, a partida contra o Chelsea terá mais espaço de tempo entre o final do jogo em Goodison Park e o pontapé em Stamford Bridge. Já no caso Gabriel, o Guardiola terá que pensar com mais carinho e afeto.

Pode haver a opção Liam Delap? Se sim, acho que só no banco porque ficamos com dois jogadores a menos nos próximos jogos e o banco aumentou de sete para 9 jogadores, na primeira partida com essa extensão o Felix Nmecha foi chamado para completar, talvez o Delap seja chamado dessa vez. Mas a opção óbvio para ser titular é o Aguero, agora resta saber em qual desses dois jogos, sábado e segunda feira, ele será escolhido.

Antes da notícia sobre o Gabriel, eu imaginava que ele seria o titular em casa diante do Newcastle, pela qualidade do adversário e seu condicionamento físico, me parecia que o Gabriel será muito mais útil contra o Everton. Acho que mantenho minha posição, manteria o Aguero para começar como titular amanhã e substituiria o Gabriel pelo Ferran Torres, por exemplo, colocaria um ataque mais móvel do que seria com o Aguero. Vai depender como o time sairá do confronto de sábado também e se mais jogadores testarão positivo nos próximos dias, o City deve estar fazendo muitos testes no dia de hoje para ter os resultados até o horário da partida de sábado, às 20 horas na Inglaterra.

Mais uma vez, desejo recuperação rápida e sem sequelas para todos os que foram contaminados pela COVID, protejam vocês e seus familiares/amigos o máximo possível, logo, logo estaremos todos vacinados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário