sábado, 3 de setembro de 2011

Inscrição na Liga dos Campeões.

A lista dos jogadores que poderão jogar a fase de grupos da Liga dos Campeões foi divulgada, finalmente, e contém algumas supresas. Nedum Onuoha que não havia viajado com o time para a pre temporada foi inscrito e já havia sido na lista da Premier League.

Owen Hargreaves e Wayne Bridge não entraram nessa lista, só da PL. Hargreaves era esperado porque o jogador ainda tem que entrar em forma, mas se provar sua forma e o Manchester City avançar na competição ele deverá ser inscrito.

O critério de montar a lista é diferente na UCL em relação à da PL. Por causa disso a da UCL só tem 23 jogadores inscritos. No máximo 17 jogadores que não precisam atender nenhum critério específico pode entrar na relação, 8 devem ser treinados "localmente", sendo que há uma sub divisão nesse critério.

Jogadores treinados "localmente" são aqueles que são treinados no próprio clube por um período de 36 meses, continuos ou não, desde a idade de 15 anos até 21 anos ou treinados por clubes pertencentes a mesma federeção do clube participante da competição. Não importa a nacionalidade do jogador, como será o caso no futuro de Joan Roman e Denis Suarez, eles serão jogadores "locais" para o Manchester City após os 21 anos.

E como na Premier League, na UEFA também existe uma lista complementar, na UCL chamada de lista B que pode conter um número ilimitado de jogadores que atendam os seguintes critérios:
- atleta deve ter nascido após 01 de janeiro de 1990;
- e deve ter jogado por dois anos, interruptos, pelas categorias de base do clude desde a idade de 15 anos.

Lista A:


Goleiros: Hart, Taylor, Pantilimon.
Defensores: Richards, Lescott, Clichy, Zabaleta, Kompany, Kolo Toure, Kolarov, Onuoha, Savic.
Meios de Campo : Barry, Milner, A Johnson, De Jong, Yaya Toure, Silva, Nasri.
Atacantes: Dzeko, Tevez, Aguero, Balotelli.


Lista B:

Bunn, Chantler, Cunningham, Helan, Johansen, Robinson, Roman, Tchuimeni-Nimely, Tse, Veseli, Wabara.

Pelas minhas contas, o City tem 14 estrangeiros e 9 produtos "locais". Eu estou achando estranho então o Hargreaves não estar inscrito. Ele é um produto "alemão", mas ainda temos 2 vagas no total e 3 para estrangeiros.

Vou dar uma pesquisada para tentar entender o porque disso.

PS: Achei a resposta! De acordo com o livro de regras da UCL, anexo VIII, o Manchester City só tem 2 jogadores treinados no clube (Richards e Onuoha), logo pode inscrever no máximo 4 jogadores treinados "localmente", por ex, Hart, Taylor, Lescott e Clichy.

Jogadores como Milner, Barry deixam de serem treinados "localmente" e passam a ser jogadores "livres", então tirando esses 6 anteriores, o Manchester City inscreveu os 17 "livres" por isso não há vaga para o Owen Hargreaves e Wayne Bridge, o primeiro por ser "estrangeiro" e o segundo por ter apenas treinado "localmente", não no clube.

Aplausos para mim!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário