quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Bayern Vs Man City: meu veredicto

Vou ver se com a cabeça mais fria, e com mais informações sobre a recusa de Tevez de jogar, dá para escrever alguma coisa mais decente do que fiz ontem.

Primeiro ponto: perder para o Bayern em Munique não é algo absurdo. Se não tivéssemos os problemas fora de campo, acho pouco provável que essa partida teria essa repercussão que está tendo.Em alguns lugares dá a entender que perdemos a Copa do Mundo para Papua Nova Guinea e eles com 4 a menos em campo.

Colocamos alguma pressão no começo, mas não mantivemos. Escrevi que o Hart falhou no primeiro gol, ainda acho que houve um erro, talvez seja uma palavra melhor, só que o Yaya foi muito mal na marcação do Ribery no lance do chute. Dava e deveria ter colado mais no francês. Deixou frouxa a marcação, o chute foi seco e quicou na frente do Hart, só que ele treina isso todo dia, enfrenta bolas desse tipo, logo sabe para onde espalmar. Mas ele tem méritos porque talvez tenha sido o único que não mostrou apatia. Na hora do segundo gol, ele gritou, chutou a bola reserva, mostrou que não tava feliz. Muitos abaixaram a cabeça e foram para o intervalo.

O lance do Dzeko, que não gostou de sair, jogou o casaco no chão e mostrou sua revolta ao atirar as chuteiras no chão também. Na hora da sua substituição, ele levantou o polegar, aquele símbolo de OK, com ar irônico e eu achei que ele ia direto para o vestiário, só depois que ele foi para o banco, dar um showzinho. Tomou uma bronca do Mancini, Kolarov falou para ele ficar calmo e ganhou um esporro, não foi nem idéia, do italiano na entrevista coletiva:

"Não era ele que tinha que estar bravo, sou eu. Ele não jogou bem e merecia sair. Não está feliz em ser substituido e ficar no banco? Vai sentar junto de mim no banco no próximo jogo."

Mancini tem que mostrar autoridade dele, não pode deixar que os jogadores passem por cima dele. Na Inglaterra, essa questão de hierarquia vale muito. Os próprios torcedores entendem que quem é mais importante é o técnico e sempre falam, isso eu já li em várias ocasiões em vários fóruns, "o clube é mais importante que o jogador!" Quem deve ganhar uma posição no time titular é Mario Balotelli. Tomara que ele não perca essa oportunidade.

Para mim, Mancini errou ao escalar Kolo no lugar de Lescott. E não foi opinião só minha. Kolo fez uma partida em 6 meses e contra um time misto da segunda divisão. Duvido que tenham dado uma canseira. O Bayern é muito, mas muito diferente do Birmingham. Ia exigir muito do físico dos jogadores do City. Ou seja, era posssível que Mancini tivesse que perder uma substituição para trocar zagueiro cansado. Isso seria ultrajante. E ainda Kompany foi jogar na esquerda da zaga, coisa que já não fazia há muito tempo, desde que começou sua parceria com Lescott. Também não acho que Kolo seja melhor que Lescott, ou seja, não valia não arriscar porque é um jogador, na melhor da hipóteses, do nível do inglês. Acho que é um erro importante esse. Não dá para ignorar.

Agora o caso Tevez. Eu já deixei claro inúmeras vezes aqui que entendo que o Tevez deveria ficar no banco. Muitos acham que é absurdamente superior ao Dzeko. Não vejo tanta superioridade assim. O Tevez dentro de campo é um cara comprometido o que ganha vários fãs com isso. Acho que nunca falei mal dele por falta de vontade. Só que, ao contrário de muitos, eu acho que é fundamental o comportamento fora de campo.

Ao entregar a carta de pedido de transferência em dezembro, ele mostrou que não havia mais intenção em ficar no City ou em Manchester. Conversa daqui, aumenta salário dali, ele acabou ficando, mas todos sabiam que ele iria tentar sair após o campeonato. Mancini perdoou nesse momento. Manteve ele como capitão. Isso é muito relevante, na Inglaterra o capitão é um figura muito importante. Basta ver o caso Bridge-Terry que fez o zagueiro do Chelsea perder a faixa. Lá se fala que "tem que liderar pelo exemplo". Tevez não estava dando mais exemplo, logo ficou sem a faixa também.

No começo dessa temporada, enquanto o City fazia sua pré temporada, Tevez, junto com Zabaleta e Aguero, estava na Copa América. Os dois últimos tiveram um período de descanso e voltaram a tempo para o Torneio de Dublin. Carlitos ganhou duas semanas a mais de férias e, ele mesmo confirma, ganhou peso por causa de uma depressão após perder o penalti que custou a eliminação na Copa América. Era preciso entrar em forma novamente.

Nesse período que ele voltava a treinar, melhorar o condicionamento físico, Aguero e Dzeko deslanchavam tanto em bons jogos quanto gols. Fizeram 14 gols dos 19 do City na Premier League. Não dá para chegar neles e falar "agora um de vocês irá para o banco porque o Tevez já está com condicionamento físico e precisa ganhar tempo de jogo." Isso só aconteceu no jogo contra o Wigan, mais por rodízio do que outra coisa.

Quem foi no jogo contra o Napoli na estréia da UCL viu um Tevez meter um mingué na hora do aquecimento, quem falou isso foi torcedor e reportér também. Ele mostrava pouco interesse. Mancini ou alguém da comissão técnica deve ter percebido isso. Ele ganhou a posição de titular num jogo "sem importância" pela Carling Cup, também por causa de rodízio. Contra o Everton, Mancini preferiu usar Balotelli na hora da substituição e deu certo. Tevez ficou noventa minutos no banco e com uma cara de poucos amigos. Mario não poderia jogar contra o Bayern, então era claro que Tevez iria, pelo menos, ficar no banco.

Eu acho que essa recusa foi premeditada. O técnico não deve chegar em cima da hora e falar qual será o time titular, isso é conversado bem antes do jogo, muito provavelmente no dia anterior. O argentino sabia que se o City precisasse dele, iria receber um "NÃO" em troca. E foi o que aconteceu, como todos já sabem.

Um jogador que ganha £ 250 mil por semana tem a coragem de falar após o jogo que tem sido profissional, dando a entender que o outro lado, não. E está pagando o blefe de Mancini, afinal dinheiro para ele não falta: " se ele não me quiser mais clube, não me colocar mais para jogar, é com ele." Tevez ainda teve a cara de pau de soltar uma nota na imprensa onde ele afirma que se não recusou a jogar. O motivo ele não especificou, quem conseguiu ler a nota de 5 linhas, deve ter ficado espantado porque a porcaria da nota não falava porra nenhuma! Foi um troço tão vago!

Não há a menor chance de não apoiar Mancini nessa causa. Já critiquei muito a postura defensiva dele na temporada passada e dei o braço a torcer nessa. O time esta jogando muito para frente agora, isso é inegável. Ainda tenho divergências com ele em alguns momentos, mas isso é normal. Nem a mulher e filhos dele, devem concordar com ele 100% das vezes.

Agora qual é o futuro do Tevez até a próxima janela? Vai treinar com a equipe reserva, duvido que o time titular irá apoiá-lo. Há um vídeo que rola na internet que mostra ele tentando conversar com Zabaleta, parece tentar se explicar, Zaba simplesmente o ignora, continua olhando para o jogo e defendeu Mancini. Teve até um princípio de confusão entre Mancini e Pablo porque o chefe achava que ele estava defendendo seu compatriota. Depois Mancini pediu desculpas em público para ele porque viu que ele estava a seu favor, e do City, nessa questão.

Tevez conseguiu o que queria: sair do City. Vai ser pela porta dos fundos, mas isso é culpa exclusivamente dele. Só que a diretoria do MCFC não deverá liberar a preço de banana. Caso nenhum clube apareça com uma proposta satisfatória, ele deverá ficar em Manchester e se se recusar a treinar, vai ser multado o máximo permitdo por lei.

Tinha tudo para ser um héroi, uma lenda no Manchester City, agora vai ficar conhecido mais como um traidor. O City segue sem ele, é mais importante se livrar daqueles que não querem ajudar a remar que só farão peso no barco.

4 comentários:

  1. Eu não morro de amores pelo Tevez. Mesmo porque ele já jogou em dois times que eu não gosto. Eu sempre defendi a sua titularidade, e eu só não concordo quando vc diz que ele não é tão superior ao Dzeko. Eu gosto do Dzeko sempre defendi sua contratação, mas o Tevez até fora de forma é muito mais jogador. Agora eu concordo plenamente que ele acabou de cavar sua sepultura, não deve mais jogar, e como das outras vezes em que ele foi negociado, vai sair pela porta dos fundos novamente.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o texto.

    Entendo que City deve tomar uma posição pública a respeito deste caso, o mais rápido possível. E que seja uma posição final a respeito, sem meias palavras.

    O clube deve ser preservado, não o jogador. O clube é que move a torcida, não um jogador. Uma posição firme a respeito do Tevez e a respeito do Dzeko deve ser tomada publicamente, o mais rápido possível, para que volte o foco do clube, e do grupo de jogadores, ao campeonato nacional.

    ResponderExcluir
  3. Tevez agora ja era no City, sinto por isso. Agora gente, tevez a parte ontem ouvi um comentario muito bom, Mancini nao tem nenhuma criatividade pra mexer no city, so faz substituições tipo seis por meia duzia, e ultimamente ele vem escalando o time de maneira errada, nao da pra entender!!!!! foda. agora como muito bem postado no texto, se o Balotelli queria uma chance de ser titular e mostra do que é capaz, seu momento chegou.

    PS: concordo plenamente com a Pasha, Tevez é superior ao Dzeko, que é bom, mas nao tao como o Tevez.

    ResponderExcluir