segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

EPL # 20 - West Bromwich vs Manchester City

 Vigésima rodada (19º jogo para a gente), pode ser a primeira vez no campeonato que o Manchester City dormirá na liderança da Premier League, para isso precisará vencer o West Bromwich no The Hawthorns por qualquer placar, justamente o último time a tirar pontos da gente por qualquer competição. A partida começará no final da tarde, às 17:15, com transmissão dos canais Fox Sports.

Impressionante a gente pensar que não estamos na liderança do campeonato porque empatamos com o WBA em casa (ah, o United também perdeu pontos bobos. Sim, então pode ir numa página de torcedores do United para chorar por lá isso). Saímos na frente naquele dia e levamos o gol de empate no final do primeiro tempo, gol contra do Rúben Dias, num chute não muito complicado, a bola desviou no zagueiro, infelizmente o Ederson já tinha saído para ir para o outro lado, não conseguiu voltar e pior, tivemos duas grandes chances de cabeça de muito perto do gol, em dois cruzamentos primorosos do De Bruyne, mas Sterling e Gundogan não conseguiram passar do goleiro Sam Johnstone.

Essa será a primeira partida de fato que não contaremos com o De Bruyne, no confronto da Copa da Liga diante do Cheltenham já era esperado que ele ganhasse um descanso para a sequência da temporada, amanhã pela Premier League e fora de casa, eu duvido muito que ele fosse ser poupado, serão até seis semanas dessa angústia. Para tentar minimizar a ausência do belga teremos quatro bons nomes: Cancelo, Gundogan, Bernardo e Foden. Guardiola disse na coletiva pós partida da Copa da Inglaterra, que Foden é Foden e De Bruyne é De Bruyne, isso com certeza vale para os outros três também, é para tirar o peso do pessoal que terá a missão de criar as jogadas de ataque, o City só virou quando Foden, Cancelo e Gundogan estavam em campo.

Na coletiva de hoje nada foi dito sobre as condições físicas dos jogadores, Aguero é desfalque certo, já Walker e Aké eu vou colocar em dúvida porque a imprensa inglesa também não tem certeza se eles estão liberados e as fotos divulgadas pelo City agora de tarde só mostram os mesmos jogadores de sempre (PS: em vídeo no final da tarde, Walker esteve no treino, Aké não foi visto). Se o Walker realmente não tiver condições de jogar como titular, acho que o Zinchenko manterá a posição de lateral esquerdo para jogos mais importantes e o Mendy, que não fez muita coisa no último jogo, ficará no banco. A função do Zinchenko deve ser mais defensiva para dar liberdade para o Cancelo criar, afinal ele é o segundo jogador que mais cria no time.

Poderá ser um grande dia para o Phil Foden, nosso artilheiro na temporada e um dos jogadores mais importantes, se entrar em campo completará 100 partidas pelo time de coração, único time que defendeu até agora na carreira, está no clube desde 2009 quando tinha oito ou nove anos. Faz tempo que um jogador da base não chega a essa marca, o último foi o zagueiro/lateral Nedum Onuoha que fez seu centésimo jogo na última rodada da Premier League em 2008/09 em 24.05.2009, quatro dias antes do Foden completar 9 anos. Depois Onuoha jogou mais 16 partidas pelo clube.

Os números do Foden são bem interessantes em relação aos jogos, mesmo que venha do banco na sua partida 100, pelo menos metade dos jogos ele começou como titular porque ele tem 50 começando o jogo e as outras 49 vindo do banco. Podem pensar que é muito jogo do banco, bem ele não foi um jogador contratado, veio direto da base e os técnicos, ainda mais em times de ponta, vão ambientando esse tipo de jogador. E sejamos justos, ele "só" teve que lutar contra David Silva, Aguero, Yaya Touré, De Bruyne, Sterling, Gabriel Jesus,....esses são os nomes ele teria que tirar para poder jogar, o mais fraco dessa lista aí é jogador da seleção brasileira apenas isso, quase nada né?

Para notar a evolução dele, a temporada está chegando a sua metade e ele já tem o mesmo número de partidas como titular do sua melhor marca anterior, em 2019/20 foram 18 com 20 vindo do banco, agora ele tem as mesmas 18 e em sete ele entrou em campo no decorrer da partida. E a veia artilheira do garotão? Já tem 24 gols no seu nome, nenhum deles de pênalti, não vai tardar para ganhar essa moral e ser o nosso cobrador. Seu primeiro gol foi contra o Oxford United na Copa da Liga em 25.09.2018, terminou a temporada com 7, na seguinte, 2019/20, foram 8 e agora já tem 9, com certeza passará de dois dígitos pela primeira vez. No Big Six só não fez gol no Manchester United ainda, tem um jogo pela Premier League e os clubes poderão se enfrentar eventualmente na Copa da Inglaterra, na Liga dos Campeões não dá porque alguém foi eliminado e na Copa da Liga um time não vai para a final porque foi eliminado por outro dentro de sua casa. Não citarei nomes para ninguém ficar chateado.

No jogo diante do Cheltenham ele foi usado mais como meio campista, teve hora no segundo tempo com o placar desfavorável que ele buscava a bola no meio de campo, tipicamente como o De Bruyne faz quando a coisa está indo para o ralo. Acho que com a volta do Bernardo e do Gundogan, ele deverá voltar para o lado esquerdo do ataque, hoje não dá para imaginar um time do City sem ter o Foden e o Guardiola querendo a vitória para chegar a 11 partidas com os três pontos, acredito que ele não vai poupar o Foden amanhã. Essa notícia é só ruim para o Torres, Gabriel e Mahrez porque acho que eles lutam por uma vaga na parte ofensiva do City, Sterling e Foden parecem seguros, enquanto tiverem produzindo.

Guardiola avisou que está com medo das bolas paradas do WBA, inclusive arremessos laterais, nós vimos que foi um sufoco no sábado, tudo bem que estávamos sem o Dias e Stones, mesmo assim, cada lançamento daquele foi de ficar gelado vendo chegando na cabeça de alguém do outro time. Karlan Grant (problema no pé) e Matty Phillips (COVID)  retornam assim como Robert Snodgrass que tinha um acordo para não enfrentar o West Ham na última rodada, os jogador havia se transferido do time de Londres.

Algo interessante nessa rodada, os dois líderes enfrentarão os dois lanternas: o United pegará o Sheffield em Old Trafford na quarta, então temos uma grande chance de voltarmos para o segundo lugar. O ataque do City terá que funcionar porque o WBA tem a pior defesa do campeonato (e só tomou um gol, de cada, do City, Liverpool e United, vai entender), temos que fazer saldo porque isso poderá decidir lá no final, por enquanto está a nosso favor com 18 x 11.

O negócio é dormir hoje na paz para amanhã dormir na liderança.

Man City vs WBA (desde 1992): Nos últimos 18 jogos entre as duas equipes foram 16 vitórias para a gente e dois empate. A derrota foi numa Copa da Liga por 2-1, gol do Jô, e cheio de jogador que atuou pela primeira e única vez pelo City.




Juiz da Partida: Chris Kavanagh - Apitou 11 jogos na atual Premier League com 26 amarelos e 2 vermelhos. No total da competição foram 77 jogos com 5 vermelhos e 250 amarelos. Sua estreia na Premier League foi num jogo do West Brom contra o Southampton.

Atuou em dois jogos nossos nessa temporada e dois grandes: 1-0 no Arsenal e 0-0 com o United. Deve estar com moral dentro da federação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário