Começa nessa sexta feira a participação dos times da Premier League na Copa da Inglaterra, enquanto eu começo a escrever, alguns jogos estão para começar. O Manchester City tentará mais um título ao iniciar seu caminho contra o Birmingham City da segunda divisão no domingo às 10:30 no Etihad com transmissão do canal por streaming DAZN. E só para deixar claro: vai ser um confusão essa rodada.
Primeiro vamos começar com uma notícia bem legal do dia, o Sheik Mansour comprou a taça da Copa da Inglaterra que era entregue ao campeão entre os anos de 1896-1910 e que o City levantou uma vez na edição 1903-04, o primeiro time de futebol de Manchester a vencer um título nacional. O troféu estava em exposição no museu do futebol em Manchester desde 2005, mas em setembro de 2019 o dono da taça, aparentemente o proprietário do West Ham David Gold, tirou do museu e colocou para ser leiloada, por mais ou menos £ 760 mil libras, o Sheik arrematou. E o troféu voltará para o museu onde continuará na exposição, em breve o City lançará um documentário sobre essa taça no seu serviço de streaming.
Primeiro Modelo da Copa da Inglaterra |
Essa rodada teria 32 jogos, mas já há um que está em suspenso: Southampton vs Shrewsbury Town porque no time da terceira divisão houve um surto de COVID. Apesar de não ser o único clube com surto, esse foi o único jogo colocado em suspensão até o momento. O Aston Villa jogará daqui a pouco com um misto de sub 23 com sub 18 contra o Liverpool e o seu jogo no meio da semana contra o Tottenham, pela Premier League, não está garantido. O Derby County da segunda divisão também vai no mesmo esquema contra o Chorley da sexta divisão, aqui eu entendo o Derby querer jogar com a base, tem grande chance de ganhar, mas o Villa, por ex, o número mais baixo de camisa é 37, 5 titulares não tinham nascido quando o James Milner estreou na Copa da Inglaterra e com 4 minutos já está 1-0 para o Liverpool, com força total.
A FA não vai ser tão boazinha quanto a Premier League porque não tem data para acomodar os jogos, já no final de janeiro tem a próxima rodada e até lá não haverá espaço para os times jogarem, ainda mais que não se sabe quando esse surto nos clubes acabará. Por causa da Copa esses times das divisões inferiores a Premier League fizeram testes de COVID e em 66 times se acharam mais de 100 casos. Os caras testam uma vez ou outro, vai ser uma confusão muito grande, não sei se mais exames serão realizados para os jogos no final de semana.
Sobre os exames no City, o Ederson, o Ferran Torres e o Tommy Doyle fizeram exames, mas até a coletiva do Guardiola não tinha saído os resultados, se tivessem ok, poderiam treinar com o grupo. O clube ainda não liberou os vídeos dos treinos de hoje, então não dá para saber até o momento o quê aconteceu com eles, acho que poderá acontecer no máximo o quê aconteceu com o Gabriel e Walker contra o United, foram para o banco para completar, não parecia haver intenção de contar com eles, acredito que o Ederson até pode ser envolvido no jogo, apenas no banco, não vejo motivo para tirar o Steffen de uma partida contra um time bem mais fraco depois dele enfrentar o Chelsea o United fora de casa, no domingo deve ser mais um mero espectador. Eric Garcia e Cole Palmer continuam em isolamento, nada foi falado do Carson, mas também deve estar.
A boa notícia é que Aguero tem treinado bem e se não sentir nada no treinamento de amanhã vai para o jogo, ultimamente ele só tem jogado alguns minutos, o técnico disse que ele é muito importante para a equipe e está feliz. Enquanto isso já começam a especular o destino dele porque entrou nos últimos seis meses de contrato com o City e até agora o clube não entrou em contato com ele, segundo a imprensa. PSG é um dos times que estariam interessados, ainda mais que ele sairia se custo, apenas o salário, mesmo caso do Messi, se ambos resolverem deixar seus clubes. Gabriel e Walker ainda são dúvidas porque o clube precisa saber como estará a condição física deles após a COVID. Nessa primeira parte da coletiva nada foi dito sobre as situações de Laporte e Aké, sem não tiverem condições físicas para jogar, veremos mais uma partida do Taylor Harwood-Bellis e a estreia do Luke Mbete? Eles são parceiros na base, quem sabe com uns jogadores experientes na frente deles, enfrentar um time perto da zona de rebaixamento da segunda para a terceira não seja tão complicado para eles.
As duas únicas baixas do Birmigham para o jogo são Gary Gardner e Alen Halilovic, dois meio campistas, Kristien Pedersen e Marc Roberts já treinam com o elenco após problemas físicos. O time de Aitor Karanka vem de seis jogos seguidos sem vitória com apenas um empate e está 18º na Champioship e o artilheiro dos caras, uns 50 jogadores tem 2 gols em todas as competições.
Existem os famosos matadores de gigantes na Copa da Inglaterra, em qualquer mata-mata na verdade, mas não dá para acreditar que no domingo veremos algo do tipo. A diferença é absurda entre as equipes e mesmo se rodarmos bastante o elenco e colocarmos alguns jogadores da base no time titular ou no banco, deveremos sair com vitória no tempo normal mesmo.
Aguero com 20 gols é o quarto maior artilheiro da Copa da Inglaterra, quem sabe já iguala o terceiro, Wayne Rooney com 23, nessa rodada. Se passar e o sorteio for favorável, dá para pensar que ele chegará realmente a terceira posição, para se igualar ao Frank Lampard, precisará chegar aos 27. O primeiro é Ian Rush com 36.
Essa temporada a Federação permitiu o uso de cinco alterações em três momentos onde a bola já não esteja parada como o intervalo e os times poderão relacionar 20 jogadores e não 18 como em temporadas normais, mais chance de vermos jovens no banco. Empate leva o jogo para prorrogação, se persistir vamos para as decisões por tiros livres da marca dos pênaltis.
O sorteio da próxima fase acontecerá na segunda feira e será duplo, para a quarta e quinta rodadas, o primeiro começará por volta das 16:10 e o segundo, às 16:23 com as partidas dessa fase acontecendo no final de semana do dia 23.01 (quarta rodada) e na quarta feira dia 10.02 (quinta rodada). O vencedor do confronto entre City e Birmingham é a bolinha nº 25.
Após a segunda parte da coletiva e tento atualizar se tiver algo importante nela.
Man City Vs Birmigham (desde 1992): Os times não se enfrentam desde 2011 quando jogamos contra eles pela Premier League 2010/11 e Copa da Liga 2011/12, essa foi o último confronto, vitória nossa por 2-0, gols de Owen Hargreaves e Mario Balotelli.
Juiz da Partida: Robert Jones - Primeiro jogo nosso que apitará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário