Infelizmente hoje foi confirmada a morte da lenda do Manchester City, Colin Bell, um jogador que marcou o time em um período de glórias nas décadas de 1960 e 70. O meio campista faleceu aos 74 anos e morreu de uma doença não relacionada a COVID.
Bell jogou no City entre 1966-1979, saiu do clube antes de eu nascer, sou de 1981, então logicamente eu não o vi jogar, mas se era possível ler muita coisa sobre ele que era um jogador de classe, inteligente e matador, ele é o quarto maior artilheiro do time com 153 gols em 501 jogos, da safra atual apenas Sergio Aguero o ultrapassou.
Ele é um jogador tão marcante para a história do clube que há uma homenagem para o Rei da Kippax (nome de uma parte das arquibancadas no antigo estádio Maine Road): ele dá o nome de uma parte das arquibancadas no Etihad Stadium. Ganhar uma homenagem dessa só é possível se você marcou a história de um time e torcida.
Além de jogar pelo City, ele fez carreira no Bury, onde iniciou e jogou até ser contratado pelo City, e no time americano San Jose Earthquakes. Também atuou pela seleção inglesa, fez parte do time inglês da Copa da 1970 e enfrentou o Brasil. O Sportv mostrou os jogos do Brasil nessa Copa e deu para ver essa partida, Bell entrou no decorrer do jogo, o time inglês jogava bola, não parecia em nada com os times das décadas de 1980 e 90 que era um estilo bem rudimentar com alguns bons jogadores. Seu primeiro gol pela seleção inglesa foi em 1969 no antigo estádio do Maracanã, ele abriu para a Inglaterra e Brasil virou para 2-1.
Os títulos que ele tem pelo City são: Segunda Divisão 1965/66, Primeira Divisão 1967/68, Copa da Inglaterra 1968/69, Supercopa da Inglaterra 1968 e 1972, Copa da Liga 1969-70 e Copa dos Vencedores de Copa de 1969/70 (nosso primeiro double). Talvez pela péssima fase do City nos anos 1990, ele pode ter perdido o reconhecimento fora da Inglaterra porque se focariam mais nos fracassos do City e não em seu passado de títulos, na Inglaterra com certeza ele é reverenciado por todos.
No último dia de 2004 ele recebeu o prêmio MBE (Membro da Ordem do Império Britânico), que é concedido para pessoas com grande trabalho nas comunidades onde vivem.
Amanhã, no primeiro jogo do City após a morte de Bell, o time entrará em campo contra o United com a camisa da época dele de jogador e com o número 8 nas costas, será um momento emotivo para torcedores, amigos e jogadores atuais, que podem não tem visto ele jogar, mas sabem muito bem da sua importância para o clube.
Desejo paz para a família Bell.
Nenhum comentário:
Postar um comentário