Para seguir no caminho das vitórias, o Manchester City receberá no Etihad nessa quarta feira o Brighton. A partida está marcada para começar às 15 horas e terá transmissão do Fox Sports.
O City vem de uma sequência de seis jogos seguidos de vitória e não perde há 13 partidas, quando não fez nenhum ponto contra o Tottenham em Londres, nosso adversário na final da Copa da Liga em abril. Isso com vários problemas de lesão, COVID e até jogador suspenso, Guardiola cansou de avisar que nesse período pode contar com 14 ou 15 jogadores, não era possível fazer muitos rodízios. Agora temos menos jogadores fora de ação, infelizmente continua sendo um contingente considerável: Aguero, Laporte, Aké, Garcia, Palmer e Carson.
Os zagueiros estão com problemas físicos e o Garcia ainda pode estar isolado por causa da COVID, assim como os outros três jogadores. Guardiola falou especificamente sobre o caso Aguero que ainda terá que ficar 9, 10 dias em quarentena, voltaria a tempo de, no limite, enfrentar o Cheltenham Town, no dia 23.01 (data provisória ainda) pela Copa da Inglaterra, ficaria de fora do jogo de amanhã, domingo contra o Crystal Palace e dia 20 jogo adiado com o Aston Villa, teremos três jogos seguidos em Manchester, contando com a classificação diante do Birmingham serão quatro no Etihad.
Sterling não foi relacionado para a partida da Copa, ele está ok para jogar, então é mais uma opção para termos na quarta, assim como Ferran Torres e Tommy Doyle, esse último deverá ficar no banco se for para o jogo. Teoricamente a gente tem um nove disponível para o jogo, até literalmente, com a volta do Gabriel na última partida, mas se pararmos para analisarmos bem, ele não jogou assim frente ao Birmingham, muitas vezes ele estava pelo lado do campo com outro jogador fazendo o falso nove, será que veremos isso novamente e o Torres será usado nessa posição? Ele tem feito essa função tanto que é um dos nossos artilheiros na temporada com sete gols.
Guardiola também comentou sobre a evolução do Cancelo de uma temporada para outra, como ele precisou se adaptar ao que era solicitado no começo, o Sam Lee até havia escrito uma matéria há meses sobre como em um jogo o treinador alterou a posição do Fernandinho em campo para o capitão poder conversar em português como o lateral e assim ele entender o que era pedido, sobre como tinha jogo que o Guardiola queria ele como lateral mesmo para avançar e em outros jogando mais pelo meio de campo, como ele já tinha feito com outros jogadores. O Cancelo aprendeu e podemos ver como tem jogado muito bem, é o segundo jogador que mais cria jogadas no time, atrás apenas do De Bruyne, ou seja, situação extremamente normal.
Com a volta do Walker, eu não ficaria surpreso dos dois jogarem juntos, não com o Cancelo como lateral esquerdo, mas sim numa linha mais a frente, focando mais no ataque e o Walker seria o lateral direito, a dupla de zaga Dias e Stones, com objetivo mais defensivo. Obviamente o Guardiola vai querer aproveitar essa força ofensiva que o Cancelo tem nos oferecido, agora resta saber como, o Cancelo pode ser aproveitado em várias posições, mesmo na esquerda ele tinha crescido de produção após ser chamado para ser uma improvisação por lá no final da temporada passada.
O Brighton vem de oito partidas sem vitória na Premier League, tirou ponto do Liverpool com um empate pelo menos, e venceu o Newport County pela Copa da Liga apenas nos pênaltis, o Guardiola disse que gosta de ver o time de Graham Potter jogar, não vi muitos jogos deles, mas pode estar jogando o futebol mais envolvente do mundo se não ficar muito tempo sem vencer, vai dar ruim para ele e para o time que é o primeiro fora da zona de rebaixamento com 3 pontos a frente do Fulham e dois jogos a mais. A coisa não está boa não.
Além desse problema dos resultados, o time está cheio de problemas, tem uns sete jogadores não disponíveis para o jogo, mais de meio time. Desejo o melhor para o Potter a partir do dia 14 de janeiro, amanhã gostaria de ver muitos gols a nosso favor e se eles fizeram o favor de não atacar, ficarei muito grato também.
Se vencer o Brighton, o City poderá chegar na zona de classificação para a Liga dos Campeões, mesmo com jogos a menos que os rivais. No começo do campeonato me pareceu que isso era nosso objetivo, com o time engrenando, principalmente por causa da defesa, e os rivais perdendo pontos, agora fico com a impressão que poderemos lutar pelo título e acredito que essa é a mentalidade que os nossos jogadores tem no momento.
Man City Vs Brighton (desde 1992): desde que voltou para a primeira divisão em 2017/18, o Brighton só colecionou derrota para o City, foram seis e mais uma pela semifinal da Copa da Inglaterra em 2018/19, a última vez que "perdemos" pontos para eles foi num empate com eliminação nossa pela Copa da Liga em 2008/09, 2-2 nos 120 minutos e 5-3 nos pênaltis. Nesses sete confrontos desde 2017/18 foram 21 gols marcados e apenas dois sofridos, na última temporada ganhamos por 4-0 em casa e 5-0 no sul, com um hat trick desajeitado do Sterling.
Juiz da partida: Darren England - Juiz novato com quatro jogos nessa edição do campeonato inglês com 12 amarelos, no total tem cinco jogos na Premier League e 15 amarelos. Nunca apitou jogo do City, nem por Copas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário