A Premier League resolveu criar um prêmio para o jogador que mais dava passes para gol a partir da temporada 2017/18 e até vendeu o nome do prêmio para uma marcar de chocolate na Inglaterra, a Cadbury. O quê a Premier League não deveria estar esperando é que apenas um time entre os 20 do campeonato inglês iria disputar esse troféu.
Durante grande parte da temporada apenas jogadores do Manchester City figuraram entre os líderes, na última rodada do campeonato havia uma disputa entre Leroy Sané e Kevin de Bruyne, cada um time 15 passes para gols. O City estava na luta par ser o primeiro time na história da Premier League a conseguir chegar a 100 pontos, para isso precisava vencer o Southampton fora de casa e ter os quatro maiores passadores para gol ajudaria muito.
A coisa não andava, o time tentava, mas não saia, parecia que esse recorde de pontos não seria alcançado, até De Bruyne, em lançamento do seu próprio campo de defesa, encontrar Gabriel Jesus e o brasileiro marcar para ir para a galera. Com isso o City chegou aos 100 pontos e o belga se tornou o primeiro vencedor do troféu Rei das Assistências. Acho que a única pessoa que não "curtiu" muito isso foi o Sané, ele deu uma entrevista avisando que não deveria valer o lance porque o Gabriel estava em posição de impedimento, se eu me lembro bem, eu também achei que o brasileiro estava em posição irregular. Vida que segue, essa não foi a pior frustração de Sané no final da temporada passada, nem de perto.
Kevin De Bruyne sempre esteve a frente dos seus concorrentes tanto que eu acreditava que ele poderia quebrar o recorde de assistências de Thierry Henry. O camisa 14 do Arsenal é o único jogador da Premier League a conseguir a marca de pelo menos duas dezenas e foram cravadas 20, o interessante que o atleta que mais perto chegou de igualar esse número foi do Arsenal também, Mesut Ozil com 19 em 2015/16. De Bruyne está no Top 5 com as 18 de 2016/17, junto a ele estão Frank Lampard (2004/05 - Chelsea) e Cesc Fábregas (2014/15 - Chelsea).
Então, será que nessa temporada alguém do City conseguirá bater essas 20 assistências na Premier League? Com a chegada de Mahrez, temos agora no nosso elenco 5 entre 10 maiores passadores para gol do campeonato em 2017/18, sem esquecer do Bernardo Silva também que teve "apenas" 4, é mais gente para dividir os passes, mas também é mais gente para ser marcada e ajudar o coleguinha a estar livre para poder criar melhor a jogada.
Com essa expectativa criei um gráfico para poder acompanhar essa evolução, vamos ver o quê o pessoal consegue fazer nessa temporada. Com toda essa equipe para municiar os atacantes, eu acho que é obrigação de Aguero (21 gols) e Gabriel (13) passarem dos 25 gols na temporada, não espero que Sterling melhore dos seus 18, pelo menos circule em torno desse número.
Outra marca que De Bruyne pode alcançar é de temporada seguidas com dois dígitos em assistências. Três jogadores conseguiram isso: Ryan Giggs entre 2001/02 e 2003/04, Christian Erikssen, 2015/16 até 2017/18, ou seja, ele pode melhorar e empatar com o líder, David Beckham. Foram quatro temporadas seguidas: 1997/98 até 2000/01. Nas duas últimas temporadas De Bruyne deu 18 e 16 assistências, poderia já estar com três anos seguidos, só que em 2015/16, temporada que chegou ao City, ele terminou com 9.
A Premier League fez um pequeno tutorial de como contar as assistências para o Cartola deles, acredito que valha para as estatísticas do campeonato, eu irei sempre levar em consideração o quê eles colocam na página dele. Para quem quiser ler, fiquem à vontade:
Nenhum comentário:
Postar um comentário