sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

EPL # 21 - Arsenal Vs Manchester City

 Nada melhor que comemorar o ano novo com mais futebol e para a nossa sorte a Premier League escolheu que uma partida do City fosse a primeira do novo ano, Pep não gostou, ele tem a razão dele e é ótima, como não sou eu que estou correndo sem tempo para recuperar o físico, eu discordo dessa opinião dele. Iremos até o Emirates enfrentar o Arsenal, nessa sábado às 9:30 da manhã com transmissão dos canais Disney pela TV e internet.

A primeira coisa a se falar é sobre o assalto e agressão que João Cancelo e sua família sofreram na sua residência por esses dias. Os familiares estão bem, assustados com a situação pois o Cancelo foi agredido com marcas no rosto visíveis e os bandidos levaram bens materais do jogador. O clube está dando todo o suporte para as vítimas e será decisão dele se jogará ou não. PS: Cancelo estará disponível para o jogo de amanhã e viajou com o time para Londres.

A ausência de um dos latearais direito do City ainda uma dúvida, mas a volta do outro parece certa: Kyle Walker treinou com o time nos últimos dias e parece estar de volta ao elenco após passar um tempo fora por questões pessoais. Já Rodri e Stones são incógnitas para essa confronto. Não é divulgado a razão porque ambos estão fora de ação, coisas genéricas são ditas, então vamos ter que ver mais tarde quando o time viajará para Londres e tivermos fotografias e vídeos dessa partida. Havia uma possibilidade deles permanecerem na capital após a partida diante do Brentford, a decisão final foi voltar para Manchester mesmo. 

O elenco do City é muito curto desde o início da temporada, é o jeito que o Guardiola gosta de trabalhar, e está sem quatro jogadores que começaram 2021/22: Stones e Rodri por "lesão", Ferran Torres se transferiu para o Barcelona e o Benjamin Mendy está preso com acusações de estupros e agressão sexuais. O Guardiola vai pensar em como usar os jogadores que tem com mais versatilidade possível, por exemplo, o Nathan Aké foi o nosso lateral esquerdo no último jogo, talvez para descansar o Zinchenko que começou a jogar muitas partidas em sequência. Quem eu estou preocupado mesmo é o Fernandinho, se começar como titular.

A ausência do Rodri colocou o capitão como o nome na "volância" do City nas últimas partidas e pode ser a terceira partida dele como titular em seis dias se isso acontecer amanhã e por coincidência a última vez que isso aconteceu foi há 1 ano cravado amanhã: enfrentou o Wolverhampton no dia 27/12, Sheffield, dia 29 e no primeiro dia do ano o Everton. Eu falei sobre o físico dele não dar aguentar tantos jogos em curto prazo antes do segundo jogo e ele jogou, insisto nisso, mas tenho problema nenhum em queimar a língua se voltar a jogar e ir bem, só que ele fará 37 anos em maio, acho uma preoucupação justa. Fernandinho está a 2 partidas de igualar o Willian como brasileiro como maior número de jogos na Inglaterra, hoje tem 257 contra 259.

Na parte ofensiva Guardiola tem mais peças para rodar, Mahrez, que fará o seu último jogo antes de ir para a Copa Africana de Nações, e Sterling poderão voltar ao time titular, eu acho que o argelino jogo, é melhor usar o cara que está em boa fase e descansar alguém enquanto ele estiver fora de ação por a gente. Continuamos sem o atacante fixo nato, mas nessa rodada nos tornamos o ataque com maior número de gols na Premier League, 51 contra 50 do Liverpool, tudo bem que eles tem um jogo a menos, mas também tem um trio/quarteto de ataque considerado infernal pela imprensa.

O Arsenal não será dirigido pelo Mikel Arteta amanhã já que testou positivo para COVID, há outras baixas no elenco e um afastamento: o Aubameyang não é usado tem tempo por lá e já foi permitido viajar para se juntar ao Gabão na disputa da Copa Africana. Auba e Lukaku lutam para ver que deixa o clube que estão no pior clima possível. Desde aquele 5 a 0 no Etihad, o Arteta fez esse time melhorar e hoje eles lutam por uma vaga na próxima Liga dos Campeões, desde 2017/18 eles não jogam a competição.

Chelsea e Liverpool se enfrentam cheios dos problemas no domingo, o Tuchel será perguntado sobre a entrevista do Lukaku e o Klopp reclamará sobre alguma coisa para dar a entender que o City é favorecido de algum jeito. São minhas previsões para esse jogo e uma outra é que será um empate com gols para nenhum goleiro ganhar uma clean sheet.

Esse começo de ano pode ser algo bem glorioso para a gente. Torcer para que no quesito futebol as coisas não mudem para o City e sua sequência de 10 partidas seguidas com vitórias.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

City vence a décima seguida na Premier League.

 Três dias após bater o Leicester, o Manchester City voltou a campo, agora fez uma viagem até Londres para enfrentar o Brentford e conseguiu sair com uma vitória simples muito importante diante dos donos da casa. Phil Foden foi o autor do gol único na partida. E sem tempo para recuperação, o time de Guardiola já tem que pensar no Arsenal no dia de ano novo, quando jogará novamente em Londres, às 9:30 da manhã no horário de Brasília.

O City continua com problemas para relacionar 20 jogadores, na rodada passada tivemos 20 porque o brasileiro Kaiky foi convocado para o banco, nessa partida de ontem ele não viajou e ficamos com uma vaga em aberto, além de ter colocado dois goleiros no banco mais uma vez. Walker, Stones e Rodri continuaram de fora, agora é saber se tem tempo para eles estarem em campo para a próxima rodada. Não há muitas explicações para suas ausências, do Walker se falou que ele não estaria bem físicamente e teve a questão da morte do agente/amigo dele confirmada pelo Guardiola.

Fernandinho foi titular ontem no lugar do Rodri mais uma vez, achei que para rodar o elenco o Gundogan seria escalado para fazer a posição de volante, mas o Gundogan no banco começou e no banco terminou, assim como os demais. Guardiola manteve os 11 titulares os 90 minutos, não é a primeira vez que isso acontece com ele, o bizarro que ele sempre comenta que a Premier League deveria aumentar o número de susbtituições permitidas para cinco numa partida, a UEFA e ligas europeias permitem, na Inglaterra até agora nenhuma competição voltou a deixar fazer cinco como nas temporadas passadas. Eu acho um erro gigante, enquanto não tiver uma normalização dos casos de COVID mais longa, os jogos podem ser adiados, no momento temos 19 jogos da Premier League adiados, quase todos pro causa de problemas relacionados a surtos de COVID nos elencos.

Nos primeiros 15 minutos do jogo de ontem eu fiquei bem tenso, não só com o Brentford chegando, o João Cancelo teve que tirar uma bola em cima da linha, como nosso time estava mal na troca de passes e decisões de jogada. O Rúben Dias me deu alguns sustos ontem quando prendia demais a bola e não conseguia achar um companheiro para tocar, por exemplo. O Brentford estava em cima e nossa sorte foi que o De Bruyne achou uma bola sensacional e o Foden completou de primeira para gol, sem antes não haver uma checagem do VAR por uma posição de impedimento do Foden. Gol legal confirmou o pessoal da salinha do VAR. Por incrível que pareça, esse foi o primeiro passe para gol do De Bruyne no campeonato, demorou bastante para isso acontecer.

Esse gol deu alívio, mas não segurança porque o Brentford jogou bola e o City pouco criou, ficamos com muita troca de bola sem chegar, ao contrário dos caras que deram alguns sustos na gente o tempo todo. Quando havia espaço para o contra ataque até que a gente colocou algum perigo, nada muito espetacular também.

No segundo tempo tivemos dois gols de cabeça anulados por impedimento, no primeiro o Foden estava bem adiantado, no segundo foi a vez do Laporte após testar falta cruzada pelo De Bruyne, a situação foi limite como o nosso gol, dessa vez o VAR determinou que o nosso zagueiro estava um pouco fora de jogo. Foi alívio danado quando a bola entrou, depois com o cancelamento, aquela tensão subiu, foram três minutos até os 45 mais acréscimos que ficava nervoso aqui para não tomar o empate e desse modo não aproveitar integralmente as perda de pontos dos dois rivais na briga pelo título.

O Liverpool perdeu fora de casa para o Leicester por 1 a 0 e o Chelsea, no Stamford Bridge, levou o empate do Brighton já nos acréscimos do segundo tempo (1 a 1). Com esses resultados, o City tem oito pontos de diferença para o Chelsea com o mesmo número de jogos e nove para o Liverpool, só que eles tiveram o jogo contra o Leeds adiado e o mais legal: Chelsea e Liverpool se enfrentarão na próxima rodada em Londres. Enquanto a gente jogará no sábado de manhã, o confronto entre eles será no domingo depois do almoço. Eles jogarão já sabendo o nosso resultado, vamos ver como fica a cabeça deles, se estarão nervosos.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

EPL # 20 - Brentford Vs Manchester City

 Na quarta feira o Manchester City voltará a campo, enfrentará o Brentford, recém promovido da segunda divisão, fora de casa. A partida começará às 17:15 e a transmissão ficará a cargo do serviço de streaming da Disney, o Star+.

Pelo treinamento de hoje não deveremos ter novidades na volta dos jogadores que não foram relacionados para a partida contra o Leicester. Walker, Stones e Rodri não foram vistos no treino com bola com os jogadores que não foram titulares no domingo, então acredito que também não estarão liberados para esse jogo, acho que só se uma coisa muito especial acontecer para eles jogarem. Desses três, acho que dois foram vistos como muito importantes nessa última partida: Walker e Rodri.

O lateral direito não é o cara mais técnico do time, nem de perto isso, só que mais uma vez foi provado que quando a gente joga com os zagueiros no campo do adversário, precisamos de alguém rápido para a recuperação se tomarmos um contra ataque e esse cara é o Walker, isso eu já digo há tempos. O Walker erra bastante? Sim, demais. O Walker nos salva de enrascadas? Sim, demais. Mesmo com o Cancelo numa fase espetacular eu não vejo o Guardiola abrindo mão do inglês. Já o Rodri está no momento que todos esparávamos quando ele chegou.

Em 2019/20 o City passava por muitos problemas no elenco e foi preciso improvisar muito, por exemplo, o Fernandinho virou zagueiro e o Rodri teve que assumir a volância logo de cara, não foi bem, ele precisva se adaptar, já melhorou muito o nível na temporada seguinte e na atual ele tem se provado uns dos primeiros nomes do Guardiola na hora de escalar o time titular, Rodri é importante tanto na hora de proteger a defesa quanto na hora da criação, quantos passes nós já não vimos dele que quebram a marcação da zaga adversária e ele está muito calmo com a bola, tem se afobado bem menos, consegue ter a situação da jogada. Se ele realmente não puder jogar na quarta, acho que o Guardiola vai preferir colocar o Gundogan nesse papel, com 3 dias entre jogos, Fernandinho terá pouco tempo de recuperação física.

O Brentford foge demais do estilo de times que chegam da segunda divisão, tem poucos jogadores ingleses no elenco, eles trabalham com um orçamento para lá de enxuto, então eles tentam ganhar dos rivais no forma de analisar as contratações, para fazer um parâmetro é tipo o Moneyball do Oakland A´s da Liga da Baseball americana (tem um bom filme sobre isso). O começo de campanha foi interessante, passou algum tempo na primeira metade da tabela, agora estão na segunda, mas ainda tem uma boa margem para o primeiro dentro da zona de rebaixamento. Eu vi o jogo contra o Brighton no domingo e não vi grandes coisas deles não, eu acho que não teríamos nada para temer, infelizmente é futebol e sabemos que pode dar ruim.

A última vez que jogamos contra eles foi lá em 1997, em 25 de janeiro pela Copa da Inglaterra partida no Griffin Park, vencemos por 1 a 0. O estádio não existe mais, será a primeira vez do City no Brentford Community Stadium, que fica no oeste de Londres e cabem 17.250 mil pessoas.

O Liverpool jogará na terça feira depois de não entrar em campo por ter seu jogo adiado por surto de COVID. Estão seis pontos atrás com um jogo a menos, o Chelsea pega o Brighton na quarta, um pouco antes da nossa partida, também tem um uma desvantagem de seis pontos só que tem o mesmo número de jogos que a gente.

Por causa de uma maldita confraternização de final do ano, só verei o jogo bem mais tarde, então deve ser difícil ter algum post tão cedo sobre o pós jogo.

domingo, 26 de dezembro de 2021

Boxing Day agitado para o City.

 Era para termos uma partida tranquila, com 4 a 0 a favor aos 25 minutos do primeiro tempo, só que a coisa desandou muito no segundo tempo, o Leicester conseguiu fazer 3 gols sem resposta nossa e o corpo gelou. Felizmente Laporte e Sterling conseguiram colocar mais dois no placar e saímos desse Boxing Day com seis pontos de diferença para o Liverpool, era isso que queríamos: De Bruyne, Mahrez, Sterling (2), Gundogan e Laporte foram os autores dos gols.

O futebol do primeiro tempo foi uma delícia no ataque, chegávamos muito bem e bonito, com jogadas bem trabalhadas. Não posso esquecer de falar que o Ederson foi fundamental no nosso gol hoje, ele tomou três gols, mas sem culpa, o Leicester chegou cara a cara com ele nessas vezes, ele conseguiu evitar outras, como a falta do Maddison que ele foi buscar no primeiro tempo, os caras criaram chances que poderiam te nos ferrado, agora vai ficar aquela discussão bastante óbvia: o quanto o Rodri faz falta no elenco atual? Disse ontem que eu o considero o único titular do meio de campo, hoje não pode jogar, Fernandinho jogou no seu lugar, não foi mal, só que também a entrega para um sujeito de uns 36 anos é diferente para um de 25. O brasileiro contribuiu logo cedo para a gente fazer 1 a 0 com o passe para o De Bruyne.

O segundo gol foi de um pênalti sofrido pelo Laporte, um agarrão no escanteio que o VAR analisou depois, teve gente que achou q foi, para mim seguia o jogo. Mahrez foi para cobrança e bateu muito bem. O terceiro saiu em uma linda jogada pela direita do City com participação do De Bruyne, Bernardo e Cancelo, esse cruzou para a falha do Schmeichel, ele espalmou para o meio da área e Gundogan chegando na sua posição de atacante marcou. Sterling fez o quarto ao sofrer um pênalti, o Tielemans acertou ele, não tinha o quê discutir e o Sterling bateu ainda melhor que o Mahrez. Que milagre foi esse dos nossos jogadores baterem bem os pênaltis?

Com 4 a 0 no placar, todo mundo, inclusive eu, já falava em dar a estreia do brasileiro Kaiky no segundo tempo, ainda bem que isso não aconteceu porque o Leicester conseguiu chegar ao 4 a 3, imagine o time sofrendo pressão e a gente com três jovens saindo do banco, além do Kaiky, o Palmer e o zagueiro Mbete. O Leicester soube aproveitar nossas falhas para marcar seus gols e foram 4 minutos de muita tensão, do terceiro gol deles até o Laporte aproveitar escanteio para marcar o quinto, ali deu uma aliviada, mas nem tanto. O jogo só acabou definitvamente quando Sterling aproveitou um cabeceio torto do Dias para marcar o sexto do City, isso foi a 3 minutos do fim do segundo tempo. Um sufoco que aos 25 minutos ninguém esperava.

Nenhum dos três jogadores que estava a um cartão amarelo de ser suspenso da partida diante do Brentford tomou cartão, o Guardiola até comentou isso sobre o primeiro gol que sofremos hoje, após a escorregada do Laporte, o Dias ficou com medo de cehgar dividindo com o Maddison, tirou o pé para não cometer a falta e ficar de fora na quarta. Aqui devemos analisar com cuidado, será que a lesão do Stones, nem no banco ficou hoje, é algo que o tiraria do jogo de quarta por isso o Dias pensou duas vezes em chegar rasgando? O placar estava muito favoável nessa hora.

A expectativa agora é saber com Walker, Stones e Rodri estarão para a partida do dia 29 e temos que pensar mais a frente para o dia primeiro de janeiro, o Arsenal está em viès de alta, venceu mais uma e já está no Top 4, o começo foi ruim, mas Mikel Arteta consertou o time, veremos como ele jogará contra o seu "criador". Mais uma vez Foden e Grealish começaram no banco, apenas o camisa 47 entrou no lugar do De Bruyne, espero que a coisa esteja resolvida entre Pep e esses dois.

sábado, 25 de dezembro de 2021

EPL # 19 - Manchester City vs Leicester City

 Antes de tudo desejar Feliz Natal para todos que acompanham esse blog e suas famílias, aproveitem! Para continuar a comemorar essa data festiva teremos a tradicional rodada do Boxing Day na Inglaterra, jogada um dia depois do Natal. Nessa temporada teremos um confronto contra o Leicester nesse domingo ao meio dia, partida acontecerá no Etihad e terá transmissão dos canais Disney.

Cada rodada do campeonato inglês tem 10 partidas certo? Infelizmente nas últimas isso não tem acontecido por surto de COVID nos elencos e, até o momento que escrevo, já temos três partidas adiadas nesse Boxing Day: Wolverhampton e Watford, Burnley e Everton e Liverpool e Leeds. O time de Jurgen "chorão" Klopp jogaria nesse domingo e na terça contra o Leicester e o treinador alemão já começou a chorar que não teria tempo (algo que aconteceu com o City na temporada passada), só que agora não vai ter mais esse jogo porque o Leeds não poderá colocar um time em campo e daqui a pouco o chorão volta a dar entrevista para dizer que o calendário ficará muito pesado para o time dele. Na temporada passada foi o City que sofreu surto de COVID e não pode pegar o Everton nessa rodada de Natal e o chorão falou que o City ficou duas semanas de folga, o quê era mentira porque ficamos sem jogar por oito dias e por razões médicas. E mais, ninguém deu os três pontos para a gente não, tivemos que enfrentar o Everton num calendário maluco: Liverpool (f - ganhamos por 4 a 1) no dia 7/02, no dia 10/02 vitória sobre o Swansea na Copa da Inglaterra por 3 a 1, Tottenham em casa, 3 a 0 para a gente, no dia 13, o Everton no dia 17 ( fora, vitória por 3 a 1), no dia 21/02, Arsenal em Londres, 1 a 0 City e viagem até Budapeste para bater o Borussia Monchengladbach por 2 a 0 no dia 24. No total foram oito jogos em fevereiro com 8 vitórias. Podem esperar o choro do chorão em algum momento dessa semana. Agora vamos falar do quê interessa, o Manchester City.

Não há nenhuma novidade sobre o elenco do City para essa partida de domingo, Ferran Torres continua no departamento médico e não deverá jogar mais pelo clube, sua transferência para o Barcelona está muito perto de ser anunciada, pdoerá acontecer entre segunda e terça feira, o valor que seria pago é mais do dobro que o City pagou ao Valencia na temporada passada e serveria para o clube trazer um atacante na próxima temporada, Pep mais uma vez disse que o mercado de inverno deve ser frio mesmo, o time tem juntado dinheiro pensado no norueguês Erling Haaland, aqui com muita concorrência. Benjamin Mendy continua preso (e suspenso pelo clube) após uma nova audiência com a justiça nessa semana e mais uma acusação de estupro, a sétima, somada no caso. E Kyle Walker não aparece nos treinamentos, em fotos e vídeos, e nas coletivas se dá a entender que seria uma lesão, na internet, sem confirmação alguma, ou seja, apenas boato, ele teria perdido o seu agente e amigo e seria o motivo de sua ausência.

Como os times podem levar até 20 jogadores para a partida, Guardiola deverá fazer uma variação sobre o mesmo tempo, não tem muito para onde correr com apenas Cancelo e Zinchenko de laterais aptos para o jogo, só se ele quiser inovar mais uma vez e usar ou Stones ou Aké/Laporte em uma das duas laterais, como já fez, para rodar o elenco em vista da sequência de jogos nesse final de ano e começo do seguinte, acho difícil, só que na cabeça de Guardiola rola uns mistérios. No meio de campo e ataque o rodízio é mais certo, eu acho que no momento apenas o Rodri é titular confirmado, ele não tem um substituto a altura, o Fernandinho não é esse jogador para o Guardiola nessa fase da carreira, o brasileiro poderá jogar contra o Swindon Town pela Copa da Inglaterra, acho muito difícil começar contra o Brentford, acharia mais provável se não quiser ou puder usar o Rodri em alguma partida complicada, o Gundogan jogar recuado como fez em 2018/19 na ausência do Fernandinho.

De Bruyne parece que tem recuperado a sua forma finalmente nessa temporada e seu nível vem crescendo, se conseguirmos combinar seu nível com o do Bernardo (autor do gol da vitória por 1 a 0 fora de casa), temos um grande problema para o Leicester. Acho que a grande curiosidade para esse jogo será o uso ou não do Foden e do Grealish. Ambos saíram para um Pub após a vitória por 7 a 0 sobre o Leeds e nem entraram na partida seguinte, contra o Newcastle e o Guardiola disse que o time que colocou em campo não era rodízio não, aí a imprensa foi fuçar e descobriu essa saída deles que o técnico não gostou nem um pouco. Espero que esses dois tenham entendido o recado.

Será mais um jogo com o Gabriel Jesus de atacante ou o Palmer ganhará mais uma chance por ali? um dos motivos do City não fazer um jogo muito duro com o Barcelona para a saída do Torres é que o Guardiola entende que o jovem inglês poderá jogar como atacante e ser tão útil por ali quando o Torres. Obvimanente com 19 anos ainda, o treinador quer trabalhar bem o moleque para ser esse jogador de referência caso ele não consiga a contratação de um, o fato dele ter um chute de fora da área excelente pode trabalhar a seu favor.

Amanhã será o décimo nono jogo do City na Premier League e esse é o jogo de corte para a supensão pro acúmulo de cinco cartões amarelos, temos três jogadores que estão pendurados com quatro: Rúben Dias, Rodri e Bernardo, "apenas" três titulares incontestáveis do nosso atual time, mais nada. Se tivesse que fazer uma aposta, eu acho que o Bernardo seria o mais provável de tomar o quinto, ele gosta de dar umas porradinhas e chegar junto. A suspensão será cumprida contra o Brentford no dia 29.

O grande nome do Leicester continua sendo o goleador Jamie Vardy, marcou dois na Copa da Liga durante o meio de semana, mas é dúvida para o jogo com problema na coxa. Fazer o seguinte, Vardy, descansa amanhã e vai com tudo no jogo de terça. Quem é o adversário de terça? O Liverpool? Que pena para eles, mas é melhor assim do que de outro jeito.

Como o Liverpool não entra em campo nessa rodada, o City não perde a liderança, mas numa rodada normal isso seria possível pois temos apenas 3 pontos de vantagem e o saldo de gols é o mesmo, uma derrota por 1 a 0 e uma vitória simples do Liverpool bastaria para trocarmos de posição. Temos que aproveitar que não jogarão para abrir uma gordura e colocar pressão neles, fazer eles pensarem que sempre terão que vencer para chegar na gente. Mais atrás na tabela o Chelsea pega o Aston Villa fora de casa.

Não esqueçam de ficar acompanhando as redes sociais dos clubes, jogos poderão ser cancelados de uma hora para outra por testes positivos de COVID nos elencos.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Notícias Manchester City - 20/12/2021

 - Essa semana será de recuperação para o Manchester City e seus jogadores, partidas da Copa da Liga serão realizadas com isso o time poderá se preparar exclusivamente para o jogo contra o Leicester no Boxing Day no dia 26;

- Por causa da minha correira nem deu para falar sobre a aposentadoria do Sergio Aguero aos 33 anos, o atacante argentino tem um problema no coração que não é nada demais para uma pessoa comum, para um esportista é final de carreira. O mundo do futebol o reverenciou nesse momento de dor e ele teve apoio do Guariola, entre outros, que viajou até Barcelona, onde foi realizada a entrevista coletiva com o anúncio. Qualquer coisa que eu falar sobre o Aguero é pouco, no momento só quero dizer mesmo o básico: muito obrigado pelos momentos maravilhosos;

- Depois da vitória sobre o Newcastle no domingo, Guardiola falou que não rodou o elenco, ele colocou em campo os jogadores que se comportaram após a vitória sobre o Leeds e agora à noite se descobre que Foden e Grealish não foram bonzinhos, foram num Pub, um bar. O treinador ficou bem puto e nem os colocou em campo, Stones também foi para a reserva, mas o caso dele era diferente, o Cancelo voltava de suspensão. Vamos ver as cenas dos próximos capítulos com esses dosi, espero que isso tenha morrido já.

- Mesmo com muitos adiamentos de jogos nessa rodada, a Premier League não adiará a próxima rodada, os jogos continuarão a acontecer um se o time tiver 13 jogadores mais um goleiro aptos para o jogo, a partida será realizada. E nessa contagem de jogador entra jogadores sub 21 que já tenham experiência no profissional. Acho que a Premier fez burrada, a Inglaterra está com casos crescentes novamente e festas no Ano Novo tem sido canceladas por exemplo. Talvez se não fosse o Boxing Day, o campeonato pararia;

- A Copa da Inglaterra não terá replays na terceira e quarta fases para assim os jogos adiados possam ser encaixados. O City estreará no dia 07 de janeiro fora  de casa contra o Swindon Town, um dos times que teve surto de COVID entre jogadores e sua partida foi adiada na quarta divisão;

- Ferran Torres e Barcelona teriam tudo acertado para uma transferência, agora falaria acordo entre os dois clubes. O time espanhol estaria disposto a pagar 50 milhões de euros, mais do dobro que o City pagou para contratar o agora atacante titular da Espanha, mas não seria um pagamento de imediato. Se for do interesse do jogador sair, fazer o quê, só não me parece que o Barcelona seja a melhor pedida no momento.

domingo, 19 de dezembro de 2021

City enfileira mais uma vitória.

 E teve jogo do Manchester City. Minhas expectativas da possibilidade não acontecer não foram realizadas e o City venceu o Newcastle por 4 a 0 fora de casa, com gols de Dias, Cancelo (o cara do jogo), Mahrez e Sterling. O time mantém a liderança e terá uma semana livre por não jogar a Copa da Liga, fato que me deixa muito triste, sem ironia.

Aparentemente o City não passa por um surto de COVID como seus rivais Liverpool e Chelsea. O primeiro vai entrar em campo agora contra o Tottenham e pelo menos quatro jogadores estão ausentes por testar positivo, o Chelsea empatou contra o Wolverhampton e havia pedido o adiamento do jogo, a Premier League não aceitou, no caso do Liverpool não sei se foi pedido até agora. De qualquer forma, eu acho que o campeonato deveria parar, como a próxima rodada é a de Boxing Day é impossível disso acontecer nesse momento do campeonato.

O nosso primeiro tempo não foi lá essas coias, com muitos erros e time dando muito espaço na defesa, tivemos um gol tirado de cima da linha pelo Laporte após erro na saída de bola do De Bruyne. A nossa sorte é que o Newcastle é um time fraco e nos deu uma ajuda monstra no começo do jogo ao falhar miseravelmente num cruzamento do Cancelo. O defensor simplesmente tirou a cabeça, quebrou o goleiro e a bola sobrou para o Dias marcar de cabeça, bem patético. Cancelo deu o passe para o primeiro gol e marcou o segundo em jogada que driblou uns três adversários para chutar de fora da área, a fase do nosso lateral é excelente, fácil um dos melhores do mundo nas duas laterais.

O jogo foi muito melhor no segundo tempo, até o Newcastle jogou mais para frente e testou em algumas oportunidades do Ederson, que completou o terceiro jogo seguido sem sofre gol, a centésima Clean Sheet demorou a sair, agora está mais fácil. Mahrez fez o terceiro em grande cruzamento de Zinchenko que o VAR corrigiu após o bandeira marcar o impedimento, mas o bandeira fez o certo, só levantou após a conclusão da jogada e não anulou antes a jogada. Depois disso Guardiola moveu as suas peças para descansar com Rodri, Dias e Mahrez sendo susbtituídos por Fernandinho, Stones e Palmer, respectivamente. 

A entrada do Palmer fez Sterling mudar da esquerda para a direita e o Gabriel sair da posição de atacante para a esquerda, por lá ele criou duas boas jogadas, sendo uma a do gol do Sterling, que só teve que rolar para o gol. Eu acho um erro insistir com o Gabriel de atacante, ele fará um gol ou outro nessa posição, acho que vai oferecere muito mais para a gente jogando numa das pontas, ele começou muito bem a temporada na direita.

Próximo jogo será no dia 26 contra o Leicester que enfrentaria o Everton hoje em Liverpool, mas as Raposas tiveram surto de COVID, veremos como ficarão para a próxima rodada. Estimo melhoras para todos.


Informações da Partida:


sábado, 18 de dezembro de 2021

EPL # 18 - Newcastle vs Manchester City

 Numa rodada que nem deveria acontecer, o Manchester City viaja nesse domingo para enfrentar o Newcastle no St James Park. O jogo marcado para às 11 da manhã (inicialmente era às 11:15, mas a TV inglesa pediu para mudar) terá transmissão dos canais Disney além do seu serviço de streaming, StarPlus.

Eu demorei para escrever esse post porque não tenho certeza que esse jogo vai adiante, até agora na rodada da Premier League foram seis jogos adiados pro surto de COVID em um dos elencos das partidas, além de confrontos em divisões menores, por exemplo nosso adversário na Copa da Inglaterra em janeiro, o Swindon Town, não jogou hoje pelo mesmo motivo. Hoje a BBC divulgou uma notícia que apenas 68% dos jogadores do campeonato inglês teriam tomado as duas doses, o número mais baixo entre as cinco grandes ligas, talvez possa ter uma relação nisso aí né? A vacina não vai te impedir de ter a doença, mas o corpo terá melhores armas para lutar contra ela, assim teremos menos hospitalizações, efeitos graves e pessoas transmitindo para outras pessoas, as vacinas servem para diminuir o avanço. Pelo menos aqui no Brasil, somo acostumados a tomar vacina desde que nascemos e conseguimos diminuir os números de casos e mortes.

Para esse jogo teremos a volta do Cancelo após cumprir suspensão automática pelo quinto cartão, Walker é um mistério se vai estar no jogo ou não, notaram sua ausência no treinamento de campo na sexta feira, pode ser que tenha ficado na academia, caso não jogue Zinchenko vai ganhar mais uma chance na lateral esquerda, ele chegou por menos de 2 milhões de libras, foi emprestado e não jogou no PSV 2 e hoje está na luta para receber sua quarta medalha de campeão da Premier League. Com certeza é uma história de sucesso, ainda mais para que sofreu com problemas gravíssimos na infância no seu país natal, a Ucrânia.

Depois da demolição contra o Leeds, a gente espera mais do mesmo ainda mais que jogaremos contra um time que luta para não cair. O Newcastle foi comprado no meio da temporada, só conseguiu contratar um técnico novo, Eddie Howe, que até agora não deu muito jeito no time, em seis partidas no comando, venceu apenas o companheiro de zona de rebaixamento, o Burnley, em casa por 1 a 0, foi a única vitória do time em 17 jogos na Premier League. Howe tem muito trabalho pela frente e veremos o quê ele irá conseguir na próxima janela de transferência que se abrirá em janeiro.

O City tentará manter a liderança e essa rodada pode ser boa para a gente porque o Liverpool irá até Londres pegar o Tottenham (domingo às 13:30), só que o time do Antonio Conte ficou um tempo sem jogar por ter muitos casos de COVID no elenco, talvez não estejam na ponta dos cascos para segurar o segundo colocado, que não deverá contar novamente com o Van Dijk, Fabinho e Curti Jones, os três esperam resultado dos testes de PCR, eles não jogaram contra o Newcastle, a princípio parece difícil eles jogarem essa partida também. O Chelsea, quatro pontos atrás da gente, jogará fora de casa contra o Wolverhampton no mesmo horário do nosso jogo.

Eu fosse todos vocês ficaria acompanhando as redes sociais da Premier League e dos clubes, para mim poderemos ter adiamento do jogo de amanhã, se lembrem que o ano de 2021 acabou para o nosso futebol feminino por causa de surto de COVID.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Massacre no Etihad.

 Eu não esparava mesmo que o Manchester City fosse ganhar com tanta facilidade do Leeds, na temporada passada nós empatamos fora e perdemos em casa para eles, ontem o City meteu um 7 a 0 com facilidade que poderia ter chegado a dois dígitos e a coisa começou cedo, com 8 minutos já estava 1 a 0. Kevin De Bruyne (2), Foden, Mahrez, Stones e Aké foram os marcadores dos gols.

O Guardiola teve que fazer uma improvisação para esse jogo que pegou muitos, inclusive eu, em dúvida: o John Stones seria lateral direito ou um dos três zagueiros? Cancelo não poderia jogar porque estava suspenso e o Walker não estava 100%, então a gente olha uma escalação com Stones, Dias e Laporte além do Zinchenko e pensa em três zagueiros e o ucraniano mais a frente. Nada disso, foi num 4-3-3 ou  4-2-4 mesmo com o Stones de lateral e lateral ofensivo pois o bicho em muitas oportunidades foi para o ataque, tudo bem que não ia na linha de fundo, mas ficou longe de ser aquele cara que ficava paradão, estático na defesa. O gol dele não saiu de uma jogada dessa não, foi continuação de uma bola parada na área do Leeds.

Na frente o time ficou mais uma vez bem móvel mais uma vez, se era o Foden para ficar como falso nove, ele ignorava isso porque voltava para o meio de campo para buscar a bola e vou te falar que isso aqui abriu um buraco na defesa do Leeds onde o Rodri se enfiava demais, ontem ele participou mais ativamente quando o City atacava, não só com os passes para quebrar a defesa, mas também conduzindo a bola, aproveitando os buracos para chegar ele próprio na área adversária. Foi numa dessa que ele recebeu de Foden, dribbou dois, dividiu com o goleiro e na sobra o Foden marcou o 500º gol do City na Premier League no comando do Guardiola, isso em apenas 207 partidas, a melhor marca anterior era do Jurgen Klopp com 234 jogos, quase uma temporada a mais de diferença né? Nesse momento o jogo já era para estar 1 a 0 para a gente, mas o Bernardo perdeu um gol fácil foi juntar de direita após passe do De Bruyne, fez feio porque bateu de tornozelo. Ainda bem que não fez falta porque logo depois já estava 1 a 0.

Quem também fez uma partida ótima foi o Grealish, quis o jogo o tempo todo e criou jogadas, não ficou apenas no básico dele, nesse jogo se sentiu mais confortável e voltou a marcar um gol, contra o Watford ele perdeu uma baciada e falavam sobre isso, diante do Leeds fez seu primeiro gol de cabeça na carreira após aproveitar o cruzamento do Mahrez. O primeiro do De Bruyne foi parecido com o nosso primeiro do jogo, o Foden sai da referência e puxa a zaga, o Rodri aproveita esse buraco para correr para lá e recebe do Foden, o espanhol só tem o trabalho para rolar uma bela bola para o De Bruyne marcar na saída do goleiro. 3 a 0 no primeiro tempo, fatura estava liquidada, agora o time queria a glória mesmo.

No intervalo Bernardo saiu já que sentia pequenos desconfortos, entrou no seu lugar o Gundongan que já mostrou serviços ao dar os passes para o quarto e quinto gols, Mahrez e De Bruyne, respectivamente, sendo o segundo do Kevin mais uma pintura de fora da área. E esse poderia ter sido o nosso sexto gol, em lance anterior, Foden estava com a ponta do pé a frente da linha da bola quando o Mahrez tocou para ele, ali foi falta de sorte. Para não forçar muito os jogadores que tem atuado em várias partidas, Guardiola tirou o Dias e Rodri para as entradas de Fernandinho e Aké, até tinha alguns jogadores da base no banco, só que como são menos alterações na Premier League e precisa sempre dar ritmo para esse pessoal que fica mais no banco, não tenho do que reclamar sobre isso, diferente contra o Leipzig.

A festa tava tão boa que os zagueiros quiseram entrar também nela, Stones tentou duas vezes no mesmo lance para fazer o sexto, sendo que a primeira defesa na jogada foi de um cabeceio do Laporte, o Leeds estava perdido. E Aké completou o escanteio cobrado pelo Foden para fechar o placar, que poderia ter sido maior, mas o pessoal ficou bem fominha depois do 7 a 0, foram alguns lances de chutes em posições não tão boas e show de braços levantados pedindo a bola após a jogada terminar de forma errada.

O City termina mais uma rodada na liderança e agora fica de olho na quinta feira nos jogos de Liverpool (Newcastle em Anfield) e Chelsea (Everton em Londres). A princípio a vantagem de um ponto para o Liverpool deverá ser mantida, tomara que a gente consiga pelo menos diminuir a diferença no saldo de gols nessa rodada. Nosso próximo jogo será contra o Newcastle fora de casa no domingo e será o primeiro de dois jogos que o Dias tem para evitar uma suspensão por acúmulo de cartões, ele tem 4 e após o final do 19º jogo, o jogador apenas ficará suspenso se atingir dez cartões amarelos até 32ª rodada, eu acho.

Hoje o City entra em campo pela Copa da Liga, pegará o Leicester que vai mal no campeonato, mas na Copa da Liga ainda tem chances de se classificar. City, United e Everton tem 6 potnos, nosso saldo é de 6 contra 1 do United e menos 1 do Everton, Leicester tem 5 pontos. O Durham com 1 ponto e já fez todos os seus jogos. Os dois jogos que faltam para completar o grupo aconterão hoje às 16 e basta uma vitória simples para passarmos para a fase de mata mata.


Informações da Partida:


segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

EPL # 17 - Manchester City vs Leeds United

 Os jogos vem rápido e não param. Depois de vencer o Wolverhampton no sábado, o Manchester City volta a campo novamente, agora o desafio é o Leeds United de Marcelo Bielsa, quem o Guardiola admira muito. O jogo será exclusivo no streaming Disney Plus e está marcado para começar às 17 horas.

Não há nenhum problema físico novo no City, a única ausência por questão de lesão continua a ser o Ferran Torres que já treina na academia do clube. Quem perderá essa partida por motivos de quinto cartão amarelo é o João Cancelo, com isso Walker deverá voltar a lateral direita após a ausência na última rodada, pessoas especulam que isso poderia ter acontecido por causa da expulsão tola na Liga dos Campeões. 

Eu não tinha muito a dizer sobre o time de amanhã, só gostaria que o Gabriel fosse escalado como ponta direita, mas acho que será a vez do Mahrez ser titular. Ainda não entendi porque o Gabriel tem jogado menos nessa posição, seu começo de temporada por ali foi tão bom.

Guardiola não espera que o Leeds repita os esquemas da maior parte dos times que visitam o Etihad, ele acha que o time do Bielsa vai sair para jogar, na rodada do final de semana eles enfrentaram o Chelsea em Londres e deram um sufoco grande saindo na frente e buscando o empate aos 80 e lá vai, mas como vimos nessa rodada, pênaltis mandrakes para os três primeiros colocados foram marcados e Jorginho marcou o 3 a 2.

Amanhã não quero passar sufoco como a partida diante do Wolverhampton, com o Leeds jogando mais para frente, quem sabe a gente tem espaço para criar e chegar logo num resultado favorável.

Acabei de ler que o jogo do United e Brentford foi adiado por causa de casos de Covid no primo, é o segundo jogo na Premier League adiado por essa razão, o outro foi Tottenham e Brighton, sendo que o time do Conte já teve um jogo adiado/cancelado pela Conference League. O time feminino do City teve duas jogadoras com testes positivos para covid também, ações terão que serem tomadas logo na Federação Inglesa e clubes.

Hoje houve o sorteio e resorteio dos jogos da Liga dos Campeões, por causa de uma cagada, o sorteio teve que ser refeito, uma não, duas pelo menos. United e Villarreal foi um confronto sorteado, mas eles estavam no mesmo grupo e esqueceram  de colocar a opção Atlético de Madrid para o confronto com o United. Descobriram isso e tiveram que repetir o sorteio.

Primeiro a gente tinha pego o Villarreal, no sorteio que valeu pegamos o Sporting que nos eliminou da Liga Europa em 2011/12, uma década depois teremos nossa chance de vingança. Os jogos estão marcados para dia 15 de fevereiro em Portugal e a volta 9 de março em Manchester.

sábado, 11 de dezembro de 2021

City vence num jogo feio.

 O Manchester City venceu o Wolverhampton num jogo ruim nosso, aonde não aproveitamos as chances que tivemos, pelo menos esse 1 a 0 garantiu a liderança por mais uma rodada. O gol único foi marcado pelo Sterling de "pênalti" e Ederson saiu de campo sem ser vazado pela céntesima vez. O próximo desafio será na terça feira contra o Leeds novamente no Etihad.

O time do Wolverhampton pode saber marcar, como fez contra o Liverpool e segurou o empate até os 94 quando tomou o gol, mas é um time catimbeiro demais, qualquer coisinha era um carnaval para eles, o Saiss tomou uma mãozada do Sterling na cara, não acho que foi para falta muito menos para expulsão, jogada de jogo, e o cara caiu no chão como se tivesse tomado um tiro e por lá ficou por um tempo. Também em lances de tiro de meta era um tempo perdido para bater, que inferno isso, muitos times fazem isso contra a gente e não tem reação da arbitragem.

Começamos com Grealish, Gabriel e Sterling no ataque e a combinação escolhida por Guardiola não foi a mais feliz, eu não entendo porque volta a insistência de não deixar o Gabriel na direita, seu começo de temporada por ali foi tão positivo, só que tem sido pouco aproveitdo agora, gostaria que algum repórter perguntasse nas coletivas para o treinador. Eu achei que ficou bastante confuso com Grealish centralizado, o Guardiola está testando isso aqui, Gabriel na esquerda e Sterling na direita, ele combinou muitas jogadas com o Cancelo, mas acho que a dupla lusofónica se sairia melhor. Ah, o Cancelo tomou o quinto amarelo e vai perder o jogo contra o Leeds, possivelmente o Walker volta e o Zinchenko jogaria sua terceira partida seguida como titular, a quarta em cinco jogos.

O meio de campo foi formado por Rodri, Bernardo e Gundogan, De Bruyne e Foden ficaram de fora nesse primeiro momento, entraram no segundo tempo, o Foden no lugar do Gundogan, que segundo o treinador sofre com alguns problemas nas costas, pode ser que seje poupado nas próximas semanas. Agora uma dúvida, se tem esses problemas nas costas po que jogou no meio de semana? Acho pouco provável que isso aconteceu de quarta para hoje. Essa escalação da partida contra o Leipzig vai me assombrar por muito tempo ainda. Vou falar agora dos lances polêmicos da partida de hoje.

Para mim, tivemos três lances que geram atenção: a expulsão do Raúl Jimenez, um pênalti não marcado e outro sim. O cartão vermelho do mexicano foi algo mais estúpido possível, ele tinha acabado de tomar um amarelo por segurar o Rodri e resolveu que era legal ficar na frente da bola para imepdir a cobrança rápida. O Jonathan Moss já apitou tirando o cartão do bolso, foi um lance burro demais do cara e ele sabe disso pelo jeito de como ele saiu de campo. Nos acréscimos do primeiro tempo o juiz e o VAR poderiam ter marcado um pênalti a nosso favor sim, o zagueiro estava com o braço junto ao corpo, mas ele movimenta o corpo e usa o braço para impedir a passagem da bola. Foi opção do pessoal de preto não dar.

Agora o pênalti que foi dado para mim não deveria ter sido marcado, a bola no cruzamento do Bernardo me parece bater nas costelas do Rúben Neves para depois bater no seu braço levantado. Virou pinball para mim, não deve ser marcado. "Ah a regra diz que se o braço estiver na posição X, Y e Z anti-horário deve ser marcada falta." Meu amigo, eu repito, virou pinball, não marca a falta. 

Também pensei numa coisa, o Moss deve ter imaginado que a gente iria perder, então para compensar o não marcado, deu esse aí. Só que Sterling bateu de maneira muito calma, o quê me deixou nervoso na medida que a bola ia para o gol, para fazer o único gol dessa partida.

O Wolverhampton já não conseguia fazer nada com 11, com 10 menos ainda, só no final do jogo tentou colocar uma pressão e me fez tremer na base em duas jogadas seguidas, por nossa sorte o Ederson não estava muito a fim de sofrer gol hoje.

O nosso jogo foi ruim, agora é pensar no Leeds na terça feira. E torcer para que Chelsea e Liverpool continuem no empate contra o próprio Leeds e Aston Villa, respectivamente, jogos estão no intervalo. 

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

EPL # 16 - Manchester City vs Wolverhampton

 Na tentativa de manter a liderança conquistada na última rodada, o Manchester City terá pela frente nesse sábado o Wolverhampton no Etihad. Esse jogo será realizado no horário decente de 9h30 da manhã e terá transmissão dos canais ESPN mais o streaming Starplus Brasil.

Os três primeiros colocados jogarão em casa nesse sábado e o Wolverhampton é o melhor colocado entre os adversários dos líderes, o Liverpool pega o Aston Villa ( primeiro jogo do Gerrard como técnico em Anfield) e o Chelsea receberá o Leeds. E os Lobos quase arrancaram um empate do Liverpool na última rodada, só que o juiz subiu com a placa "até marcar" e o gol da vitória deles saiu, imagino que o juiz de amanhã não levará essa placa para o estádio.

As grandes dúvidas para esse jogo seriam a disponibilidade de Aké e Foden para serem relacionados, a ausência do zagueiro não seria algo para ficarmos desesperados, ele está atrás na preferência em relação aos outros três, ele á bastante útil, mas não é inquestionável, é jogador de elenco. Já Foden tem uma situação bem diferente do companheiro, ele em condições, parece ser titular do time mais forte que o Guardiola gostaria de colocar em campo, só que esse "em condições" é problemático.

Foden tem um problema permanente no tornozelo e só conseguiria se recuperar totalmente num período mais longo, algo que não acontecerá durante a temporada, vai jogar com incômodos e em algumas partidas ficará ou no banco ou de fora mesmo para esses incômodos diminuírem, quando você tem 21 anos isso é mais tranquilo, se essa situação se perdurar por mais tempo, a carreira dele poderá sofrer uma pausa, Foden e o City vão ter que aproveitar que nessa inter temporada não tem competição e descansar esse tornozelo nas férias.

O trio Cancelo, Rodri e Bernardo voltará a ação após não jogarem na derrota para o RB Leizpig, hoje no momento eles parecem ser a nova espinha dorsal do time. A gente tem que tomar muito cuidado com o Rodri, pelas últimas partidas do Fernandinho fica claro que a gente não tem substituto à altura do espanhol, se bobear em jogos mais pesados, se ele não puder jogar, o Guardiola poderá voltar a usar o Gundogan nessa posição como fez em 2018/19 em momento de necessidade. Espero mesmo que não precise, o Rodri está dominando nosso meio de campo.

O City tem mais uma sequência de três partidas antes de ter uma semana livre (seria meio de semana de Copa da Liga), tirando essa de amanhã, as outras duas, Leeds e Newcastle, são contra oponentes que lutam para não cair. É um período de mais jogos com pouco tempo de recuperação, só que partidas contra os times do Big Six já aconteceram, é um refresco pelo menos. Não será fácil manter a liderança, teremos que jogar bola e não deixar de converter as chance de gol, isso tem acontecido nas últimas partidas e nelas não fizeram falta, não dá para contar com a sorte toda hora.

Sorteio Liga dos Campeões

 Depois do adiamento na quarta e realização do jogo entre Atalanta e Villarreal na quinta feira, o time espanhol venceu fora de casa por 3 a 2 e levou a última vaga, já temos todos os 16 classificados para fase de oitavas de final da Liga dos Campeões 2021/22, agora o sorteio acontecerá na segunda feira, dia 13, às 8 da manhã em Brasília.

Nesse primeiro momento há bloqueios para os confrontos, times classificados do mesmo grupo não se enfrentam e nem da mesma federação. Com isso o Manchester City só poderá pegar os seguintes clubes nessa fase: Benfica (Portugal), Atlético de Madrid (Espanha), Inter de Milão (Itália), RB Salzburg (Áustria), Sporting (Portugal) e Villarreal (Espanha). Ou seja, quase todos menos Chelsea e PSG. 

A conta no Twitter MisterChip (Alexis) calculou a probabilidade de cada confronto do City acontecer e não há nenhum grande destaque, fica entre 14% e 19%, então estamos de verdade no modo surpresa para esse sorteio mesmo.

Fonte: MisterChip


Nos anos recentes o City não jogou partidas oficiais contra o Benfica, Inter e Atlético de Madrid, com os times restantes duas partidas para cada, uma em casa e a outra fora. Desses seis confrontos vencemos cinco, perdemos apenas uma e foi para o Sporting fora de casa (1 a 0), acho que oitavas da Liga Europa, fomos eliminados porque vencemos por 3 a 2 e no último lance o juiz negou um pênalti claro no goleiro Joe Hart e naquela época tínhamos o Mario Balotelli e Yaya Touré para bater os penais.

Contra o RB Salzburg foram partidas da fase de grupos da Liga Europa (2 a 0 fora e 3 a 0 em casa) e que ficaram marcadas pelo humor da nossa torcida quando entrou em campo o brasileiro Alan, a torcida gritou bastante seu nome, virou matéria de jornal e até participou de alguns vídeos do City. Os jogos contra o Villarreal foram na nossa primeira Liga dos Campeões, 2 a 1 em casa com virada do Aguero no final e 3 a 0 fora, ficamos em terceiro no grupo, atrás de Bayern e Napoli, e jogamos a Liga Europa para pegar o Sporting mais tarde.

Faz tempo que não enfrentamos nenhum time desses possíveis, eu não tenho preferência, mas time para evitar seria o Atlético e ficaria feliz se pudesse pegar a outra filial do Red Bull.

terça-feira, 7 de dezembro de 2021

City é derrotado na Alemanha.

 Em seu último jogo na fase de grupos da Liga dos Campeões, o Manchester City perdeu por 2 a 1 para o RB Leipzig e não mudou em nada a sua classificação em primeiro lugar para as oitavas de final, já o time alemão garantiu uma vaga na Liga Europa, algo que consiguiria com qualquer placar pois o Brugge perdeu para o PSG na França. Mahrez foi o autor do nosso gol.

Gente, eu estou muito, mas muito puto mesmo com esse jogo de hoje. Zero bolado pela derrota, é do jogo, mas eu estou falando há semanas que poderia ver jogadores da base por alguns minutos em campo já que não valia nada e o total de minutos somados entre os cinco jovens relacionados para a partida foi de três minutos porque o Cole Palmer entrou aos 42 do segundo tempo. Não entendi a razão até agora por trás dessa escolha do Guardiola.

O time titular só tinha jogador profissional mesmo, o goleiro Zack Steffen era a única peça, digamos, estranha porque o Ederson é o goleiro da Premier League e da Liga, como o jogo não era importante, o brasileiro ficou no banco junto do outro goleiro Scott Carson, Dias, Sterling e o pessoal da base. Entendo até o Guardiola escolher esse time porque queria ganhar, mas no intervalo ele voltou com o Sterling no lugar do Foden porque o jovem voltou a sentir uns problemas no tornozelo, talvez ele possa perder mais uns jogos, o próximo jogo do City é no final de semana contra o Wolverhampton. Aí eu fico me perguntando por que não colocar o Palmer? O Sterling tem jogado as últimas partidas, tem feito até gol, não está precisando recuperar condicionamento físico, tudo bem que estava 1 a 0 contra, mas repito, jogo valia nada.

Essas escolhas do Guardiola podem trazer alguns problemas para o restante da temporada: o Walker foi expulso e há um comentário que a UEFA pode até punir por mais de um jogo pelo modo que ele fez a falta para receber o vermelho, fora da primeira partida das oitavas ele já está, Cancelo vai ter jogar na direita. E Aké sentiu um problemas nas costas nos minutos finais. E qual foi a grande ideia do treinador para esse momento em que nossa defesa estava com muitos problemas? Recuar o Fernandinho e meter o Rúben Dias no campo! Cara, faz sentido nenhum isso com o jogo já perdido e sem valer nada! A chance do Dias se machucar por causa disso era maior do que ele no banco, colocava o Lavia e fazia os três zagueiros. Palmer entrou nesse momento no lugar do De Bruyne que parecia exausto.

Eu estou bem puto com esse jogo. Quero que o Guardiola vá embora do City? NÃO, óbvio que não! Mas acho justo criticá-lo quando acho que faz bobagem. Curioso para saber como será a resposta do James McAtee, ele está em negociações para a extensão contratual e pode pensar duas vezes antes de colocar a caneta no papel. Eu tenho certeza que se eu fosse jogador de futebol, no momento que isso acontecesse comigo, de ter chance de jogar e não entrar em campo, eu iria ficar putinho e mostrar que sou mimado, eu treinaria com o elenco profissional, mas sempre que fosse convocado para ser relacionado no time profissional, eu iria inventar um problema para não ir, espero que esses jovens sejam melhores assessorados do que essa minha atitude merda.

O sorteio das oitavas acontecerá na segunda e por enquanto os clubes que o City poderá jogar contra são os segundos colocados dos grupos B,C e D: Atlético de Madrid, Sporting e Inter de Milão, respectivamente. A definição dos demais grupos acontecerá amanhã e pelas regras da UEFA só não podemos pegar o outro classificado do nosso grupo (PSG) e nenhum da mesma federação. Liverpool e United já estão em primeiro lugar, então não pegaríamos eles mesmo, agora resta saber se o Chelsea passa em primeiro ou segundo.

Na Liga dos Campeões para jovens o City venceu o RB por 1 a 0, gol do português Carlos Borges, ambos os times já estavam eliminados da competição.

Liga dos Campeões - RB Leipzig vs Manchester City

 Para terminar a fase de grupos da Liga dos Campeões o Manchester City viajou para a Alemanha onde enfrentará o RB Leipzig, a partida começará às 14:45 e terá transmissão do canal Space na TV e do streaming HBO Max.

Os dois confrontos do grupo apenas definem qual clube jogará a Liga Europa, vaga para quem terminar em terceiro lugar, fica ou com Leipzig, na frente no momento, ou o Club Brugge que jogará contra o PSG no mesmo horário, em Paris. As duas primeiras posições já estão definidas, então eu espero também que o time francês poupe vários jogadores, como Guardiola já avisou que fará com os nossos atletas. E a lista dos 20 nomes que viajaram mostra isso.

Cancelo, Rodri, Laporte e Bernardo não estão no avião que levará os 20 jogadores, o time pode colocar até 12 jogadores no banco, Guardiola preferiu levar apenas 9 banco, sendo dois goleiros. O técnico está mais que certo por fazer, esses jogadores tem pouco descanso, quando ganham uma semana "perdida" dessa por que não aproveitar? Gabriel também não foi para a Alemannha, o motivo dele é outro, a falta que recebeu contra o Watford, o quê o Guardiola classificou como cartão laranja, aquele que era bem possível o juiz expulsar, mas não fez, o tirou desse jogo e o brasileiro se junta ao Torres como desfalque por lesão. Há outros dois jogadores fora po lesão que poderiam ganhar uns minutos: Sam Edozie e Liam Delap. Essa sequência de problemas do Delap está o deixando bem atrás na ordem de preferência do Guardiola, por exemplo, é muito capaz que o McAtee jogue em algum momento hoje.

São cinco os jogadores da base que estarão no elenco mais tarde, além do McAtee já citado, temos o CJ Egan Riley, Joshua Wilson-Esbrand, Romeo Lavia e o Cole Palmer, esse aqui eu tenho quase certeza que será titular, foi contra o Everton na Premier League, me parece que o Guardiola tem confiança nele para o futuro, então as oportunidades para ele estão sendo dadas. Todos já estrearam pelo City, o CJ foi usado como lateral direito, talvez possa ser usado novamente hoje e o Walker fique no banco, apesar de ser zagueiro de origem. Quem eu gostaria de ver muito é o Esbrand, ele me impressionou contra o Wycombe na lateral esquerda, o problema para ele é que Zinchenko tem jogado pouco (foi o escolhido para dar a coletiva ontem), então pode ganhar chance hoje, quem sabe Guardiola use o ucraniano no meio de campo e o jovem possa jogar desde o início.

Há alguns anos o City teve um jogo bem parecido na sexta rodada contra o Shakhtar na Ucrânia, Tosin Adarabioyo e Foden foram titulares, o Foden como lateral/ala esquerdo e o Brahím Diaz entrou no segundo tempo, apenas o Demeaco Duhaney não entrou, naquela época poderia fazer apenas três alterações, como cinco hoje, os jovens devem estar bem felizes e esperançosos. 

O Kevin De Bruyne é o único jogador certo a começar a partida, isso foi falado pelo Guardiola na coletiva, ele precisa recuperar a melhor condição de jogo após ficar um tempo afastado por causa de COVID, ele já entrou na segunda etapa contra o Watford. As outras 10 posições são especulações, acredito que o goleiro será o Zack Steffen, que o Guardiola usa nessas partidas da Liga dos Campeões, só não será titular se o treinador quiser fazer uma homenagem ao Scott Carson como fez na partida contra o Newcastle na temporada passada. Stones e Aké seriam minha dupla, com o Dias no banco mesmo, deixa ele lá quietinho, achava até legal ele ter ficado em casa mesmo. Fernandinho vai ser o capitão e o Zinchenko fecharia o trio de meio de campo para assim confundir os narradores e dar chance ao Esbrand na esquerda. Mahrez, Grealish e Palmer no ataque, aqui seria interessante saber quem jogaria como o falso nove, o Guardiola já testou os dois ingleses nessa posição, o Grealish na última partida, onde ele teve chances, mas não converteu.

Eu estou ansioso para ver esse jogo mais pela chance que os jogadores da base terão do que pelo resultado em si, são raras as chances de vê-los que não sejam em melhores momentos, então ter essa chance de acompanhar o quê fazem num jogo em 90 minutos é bem legal. É bem capaz de um ou outro deles também jogar na primeira rodada da Copa da Inglaterra, o sorteio foi ontem, segunda feira, e jogaremos fora de casa contra o Swindow Town da quarta divisão, na Copa da Liga enfretamos o Wycombe e do lateral direito ao volante fizeram suas estreias pelo City, e foi contra um time da terceira divisão, tudo bem que a Copa da Inglaterra é muito mais importante, só que final de dezembro e começo de janeiro é um período cheio de jogos, se tivermos a chance de rodar o elenco, temos que aproveitar. 

A última vez que esses dois times se enfrentaram foi na terceira fase da Copa da Inglaterra lá em 2002, a mesma de agora, quando o City venceu por 2 a 0 em Maine Road, gols de Kevin Horlock e Paulo Wanchope. A boa notícia para esse jogo é que o grupo Disney comprou os direitos e usará os canais de TV e o serviço de streaming para transmitir as partidas, grande chance de podermos ver sem usar meios ilegais.

Daqui a pouco às 9 da manhã, terá o jogo final da fase de grupos da Liga dos Campeões para Jovens entre Leipzig e City, ambos estão eliminados, mais servirá para a gente ver se algum jogador da base poderá ser convocado para o jogo de mais tarde, como os zagueiros Burns e Mbete que jogaram contra o Wycombe há alguns meses.

sábado, 4 de dezembro de 2021

Com vitória fora, City chega à liderança do campeonato.

 A conquista da sétima vitória seguida mais a derrota do Chelsea hoje fez o Manchester City alcançar o primeiro lugar da Premier League pela primeira vez nesse campeonato e a rodada só não foi melhor porque o Liverpool fez o gol depois que a placa "Até marcar" subir no Molineux. Sterling e Bernardo Silva (2) foram os autores dos gols, infelizmente mais uma partida que a gente sai tomando um gol.

A gente pode olhar para o banco de hoje e só ver jogadores do time principal, os da base que tem ajudado a completar os relacionados foram para outro ponto de Londres para enfrentar o Tottenham e perderam por 3 a 0, de cabeça lembro que o Palmer e McAtee estiveram em campo, talvez estejam em campo na Alemanha também. 

O primeiro tempo terminou apenas dois a zero, era para ter sido muito mais que isso, perdemos muitos gols com Grealish, Foden e em lances de escanteios também, sorte que não deu nem tempo para ficarmos preocupados com isso porque logo aos 4 minutos já estava 1 a 0 após o Sterling marcar de cabeça em cruzamento de Foden. Foi o gol de número 99 do Sterling em sua história na Premier League, mais um para entrar o clube dos 100, quem sabe contra o Wolverhampton na próxima rodada. Quem poderia entrar em outro clube dos 100 era o Ederson com 100 partidas sem sofrer gol, isso por todas as competições, mas esse é quarto jogo seguido que a gente não consegue evitar.

Guardiola começou com Sterling na direita, Foden na esquerda e de maneira surpreendente para mim testou o Grealish como atacante central. Olha, ele teve chances pelo menos, só que não conseguiu converter nenhuma, pode ser que ganha mais oportunidades por ali, se não tiver o faro de gol, como o treinador gosta de falar, não vai durar muito tempo nessa função. O City foi encurralando o Watford contra o seu gol, o goleiro Daniel Bachmann teve bastante trabalho, inclusive no segundo tempo salvou um gol do Laporte colocando os Países Baixos para defender o chute. Defendeu e pediu uns dois minutos para dar aquela respirada básica porque quem tem, sabe que doí quando pega de jeito.

O gol do Bernardo Silva, seu primeiro no jogo, poderia ter sido uma assistência sua, Gundogan teve a chance e não fez, o melhor jogador do campeonato pegou o rebote e colocou o 2 a 0 no placar. A fase dele está demais, nem acho que hoje foi a melhor, segundo melhor partida dele na temporada, isso para a gente ver como está o nível da criança. O seu segundo, nosso terceiro, foi bem bonito com ele puxando da direita para o meio e chutando de curva, o goleiro nem tentou ir na bola, quis evitar a fadiga.

Vitória alcançada, liderança conquista, era hora de começar a trocar jogadores, De Bruyne e Mahrez entraram no lugar de Gundogan e Grealish, pouco depois foi a vez do Gabriel entrar no lugar do Foden e virar o atacante central. Eu não tenho gostado do Guardiola voltar a usar nosso camisa 9 como o atacante central não, ele começou muito bem a temporada pelo lado direito do ataque, não entendi porque vai tentar insistir nele nessa parte do campo.

Na terça feira o time tem um jogo morto na Alemanha, sem pressão para a gente, nem de torcida porque o estádio estará fechado devido ao avanço do Coronavírus no país, então é hora de poupar jogadores como Bernardo e Rodri que tem jogado muito e Cancelo, além de não ter descanso, está com dois cartões amarelos, não tem porque colocar ele em campo para dar chance dele perder o primeiro jogo das oitavas de final, eu também não colocaria os outros cinco com um amarelo (Laporte, Gabriel, De Bruyne, Zinchenko e Rodri), mas acho difícil disso acontecer, o De Bruyne por exemplo precisa ganhar condicionamento.


Informações da Partida:


EPL # 15 - Watford vs Manchester City

 Para aumentar a sua sequência de vitórias para sete, o Manchester City terá que ganhar do Watford nesse sábado no estádio Vicarage Road. O jogo começará às 14:30 e só terá transmissão do serviço de streaming da Disney, o Starplus.

Temos grandes notícias para essa partida, apenas Ferran Torres não está disponível para jogar, esse ainda demorará algum tempo, e se as notícias que circularam nos últimos dias forem verdadeiras, é possível que a gente nem o veja mais com a camisa do City, o Barcelona fez uma blitz na imprensa sobre uma contratação do nosso atacante. Falar que quer é uma coisa, tirar dinheiro do bolso nesse momento para eles é completamente diferente. Voltando ao assunto principal, sendo assim o banco de reservas deverá ter bem menos jogadores da base, só que eles tem que estar preparados porque na coletiva Guardiola avisou que pensa em colocá-los na terça feira contra o RB Leipzig.

O City vai com força máxima possível para esse jogo de hoje, não vai querer dar mole para o azar, não acho que o técnico vai pensar que "ah, esse é um adversário na rabeira, dá para colocar X e deixar o Y no banco", vai descansar o pessoal para terça feira, hoje não acho que isso vai acontecer. Tem chance da gente sair na liderança nessa rodada porque tanto Chelsea quanto Liverpool terão jogos fora de casa e contra times em melhores posições na tabela: West Ham e Wolverhampton, respectivamente. "Mas eles vão vencer" (a gente vai entrar em campo sabendo seus resultados), então é mais um motivo para colocar o melhor time porque não podemos deixar eles abrirem pontos da gente, eu penso que temos que tê-los na alça de mira já que enfrentaremos esses dois times no "returno" em casa.

Dos que ficaram ausentes diante do Aston Villa Laporte é o único que a gente sabe que tem condições de jogar os 90 minutos, os outros ainda são dúvidas, eu acredito que o Walker jogue e acho que pode rolar um revazamento entre Gundogan e De Bruyne, com o alemão de titular e o De Bruyne entrando no decorrer da partida, me parece mais certo dele começar como titular na Liga do Campeões. Grealish e Foden eu não acho que serão titulares não, o Foden nem entrou na quarta num jogo difícil onde parecia que a gente não tinha pernas para impedir as chegadas do Villa, acho que foi para a partida para colocar uma pulga atrás da orelha do Gerrard, Grealish entrou apenas nos minutos finais, quase nos acréscimos, então também fico com a impressão que ainda não é garantia de começar hoje. A volta ou não do Stones é a menos me preocupa no momento, Aké foi bem no último jogo e o Laporte pode jogar, com o Rúben Dias do lado de um deles, parece que estamos bem seguros.

O Watford é a segunda maior vítima do Manchester City do Guardiola quando o assunto é gols, o time tomou 39 gols desde que o espanhol chegou para comandar (fez apenas 3), perde nesse quesito apenas para o Burnley (44), mas jogou 5 partidas a menos, ou seja, a média do Watford está lá em cima. E é o time contra o qual o City mais vezes teve um saldo de gols ao final da partida maior que 4, foram cinco vezes, numa dessa na final da Copa da Inglaterra em 2018/19, temporada dos Formidáveis, em vitória por 6 a 0, com Kevin Friend, juiz de hoje, no comando. Sem esquecer um 8 a 0 no Etihad em setembro de 2019, antes da pandemia (muitos choro nesse momento).

Do elenco atual, Sterling é o nosso maior goleador contra o Watford, fez 10 em 8 partidas, se conseguir marcar duas vezes hoje, chegará ao centésimo na Premier League e se tornaria o trigésimo segundo na história da competição a alcançar essa marca. É chato falar isso, mas há uma grande chance do Cristiano Ronaldo, com 90 atualmente, chegar antes dele. Então Sterling, me fz queimar a língua, por favor.

Enquanto o nosso jogo no começo, vamos ficar de olho nos adversários e torcer para que percam alguns pontos hoje, como os torcedores deles torcerão a partir das 14:30.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Grande vitória do City fora de casa!

 Ontem a vitória do Manchester City sobre o Aston Villa no estádio deles foi apertada, só que ela foi gigante demais. O time foi para esse jogo com 5 jogadores no banco de reservas que ainda se dividem em jogar com a base e treinar com os profissionais e mesmo assim fez 2 a 1 para garantir mais três pontos na conta. Rúben Dias e Bernardo Silva, um golaço, marcaram os gols do time.

A expectativa para esse jogo era não ter o De Bruyne, que começou o treino leve e ontem esteve na academia do clube, o Laporte suspenso e as dúvidas ficavam por conta do Foden e Grealish, ambos foram para o banco de reservas, mas só o camisa 10 entrou e nos minutos finais, para segurar a bola. Pelo visto, nenhum dos dois tem condições de jogar mais de 30 minutos, as pernas dos titulares pareciam pesadas no segundo tempo e o gol do Villa para descontar o placar logo cedo, na volta do intervalo, ajudou em nada a gente. Só que quando saiu a escalação, vimos que a coisa estava pior que o esperado.

Walker, Stones, Gundogan não viajaram por ordem médicas, acatadas pelo Guardiola, que não sabe ainda se terão condições de jogo para pegar o Watford, tenso demais isso aqui. O jogo contra o RB Leipzig é só na semana seguinte, mas eu já imagino que o time que jogará estará cheio de jogador da base, não tem porque ser diferente disso, o técnico mesmo disse ao final do jogo que Bernardo e Rodri (grande partida dos dois mais uma vez) precisam de descanso, não tem razão alguma deles não serem poupados de um jogo que só vale uma premiação para a gente, a gente ganha mais com eles podendo jogar mais partidas do que perder um período crucial como dezembro e janeiro por lesões devido ao cansaço.

Foram tantos desfalques que Aké, Zinchenko e Fernandinho foram titulares, os dois primeiros foram bem, mas o brasileiro já teve melhores jogos, eu acho que deu para entender muito bem porque ele é usado bem pouco pelo Guardiola ultimamente, eu achei ele lento e precisou recorrer as faltas para tentar conter o Villa, vai ser usado ocasionalmente como na Alemanha na semana que vem, não espero que seja titular em nenhum jogo importante, mesmo que o Rodri não possa jogar.

O jogo se desenvolveu basicamente na área do Villa no começo, era pressão nossa, sem muitos chutes, é verdade, a bola era recuperada muito rapidamente pelos nossos jogadores, tentamos minar os caras ao máximo, só que aí os mandantes começaram a se controlar melhor e chegar em contra ataques bem rápidos, o Watkins deu um trabalho para o Dias, conseguia ganhar faltas, eu já estava com medo deles aproveitarem um desses contra ataque, só que seguindo a tradição de Vincent Kompany, Rúben Dias foi ao nosso socorro ao abrir o placar com um chute de ESQUERDA de fora da área após grande jogada do Sterling. Que alívio deu esse gol do futuro capitão do City. Foi um bonito gol? Foi legal, o segundo foi uma obra prima do começo ao fim.

O City recuperou uma bola na nossa área, Mahrez e Cancelo saíram jogando, mesmo que sendo pressionados, poderiam ter perdido o controle da situação ali sim, deu tudo certo para a bola chegar no Fernandinho e ele fazer o lançamento para o Gabriel Jesus na direita. Ele ficou com uma avenida para descer, com apenas um adversário acompanhando ele e o Bernardo na esquerda, que marcou certinho esse cara para fugir do impedimento, o Gabriel cruzou na medida para o Bernardo mandar de primeira para o gol, foi um golaço, o chute foi lindo. Quando o cara está confiante, sabe que acerta um chute desse até de olhos fechados. Guardiola disse que ele é o melhor jogador do mundo no momento. Quem sou eu para discordar desse gênio do futebol. Fomos para o intervalo com o placar de 2 a 0 e eu já pensava que o Palmer, e talvez o McAtee, poderia ganhar mais minutos, essa alegria não durou muito.

 Em escanteio cobrado pelo Douglas Luiz (ex Vasco e City....rs), o Watkins se antecipou a nossa zaga, acertou um chute que passou por lugares inimagínáveis sem bater em uma perna sequer e ainda acertou o pé da trave para não dar chance alguma para o Ederson. Gol aos 2 do segundo tempo... O Villa cresceu e o segundo tempo foi todo uma tensão desnecessária já pensando na classificação do campeonato porque Chelsea e Liverpool venciam suas partidas. A situação estava tão tensa que o Ederson em algumas oportunidades deu um bico para a frente sem tentar tocar a bola porque o time não estava bem armado para sair jogando ou os jogadores sofriam pressão, não tinham espaço. E o Ederson nos salvou quando o Chukwuemeka entrou cara a cara, ali eu viu o 2 a 2, o goleiro foi grande demais e conseguiu colocar a bola para escanteio.

O Villa em cima e o Guardiola sem opção para mexer no time, só fez no final com a saída do Gabriel para a entrada do Grealish, com certeza não era essa opção que ele queria colocar, só que não vai jogar um moleque sem experiência num fogo desse, o Grealish já jogou primeira, segunda divisões, já faz parte do seleção inglesa, tem bagagem para saber como se portar num jogo desse. Foi interessante ele entrar porque vimos as reações dos torcedores do ex time dele, enquanto esperava para entrar, ele recebeu vaias e aplausos, acho que isso é tão normal quanto as somentes vaias que ele recebeu enquanto pegava na bola, eu não espero que ele seja tratado com carinho nesses momentos, serve também para desestablizar o cara, mas não deu certo.

Nos minutos finais o City conseguiu controlar o jogo, segurou mais a bola no ataque para impedir qualquer chegada deles. Como eu disse foi uma vitória muito grande, poderia ter dado ruim para a gente facilmente. Em algum momento dessa quarta feira, a gente esteve na liderança porque o Watford tinha conseguido empatar com o Chelsea, só que o time do Thomas Tuchel fez o segundo, o Liverpool abriu o placar e fez 2 a 0 no Everton logo cedo, então eu imaginei que era bem possível terminar em terceiro lugar nessa rodada de 3 a 4 pontos atrás da líder, de primeiro colocado para terceiro com gordura do líder, isso poderia ter acontecido. Não aconteceu e agora a gente pensa no nosso departamento médico e no jogo diante do Watford no sábado às 14:30. A certeza é que pelo menos o Laporte volta, dá mais opções para o Guardiola, se ele tivesse no banco ontem, te garanto que ele entraria nos minutos finais.

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

EPL # 14 - Aston Villa vs Manchester City

 O Manchester City entra em campo na quarta no Villa Park às 17:15 quando enfrentará o Aston Villa de Steve Gerrard. A partida terá transmissão dos canais ESPN, além do serviço de streaming da Disney, o StarPlus.

O City tentará manter a sequência de cinco vitórias seguidas, o time não perdeu ponto algum no mês de novembro, isso garantiu a classificação antecipada em primeiro lugar na Liga dos Campeões e nos fez enconstar no Chelsea, agora o time de Londres só tem um ponto na nossa frente. A coletiva só ocorrerá amanhã ou já aconteceu no domingo e só não foi divulgada ainda, de todo modo o clube não liberou nenhuma informação sobre os três jogadores ausentes do jogo diante do West Ham: De Bruyne, Foden e Grealish. Hoje teve um jogo da base onde o time venceu por 3 a 2 de virada quando já tinha um a menos, Kaiky, McAtee e Palmer marcaram os gols, trago essa informação porque pode ser um indicativo que esses três poderiam jogar, ou alguns deles, porque os jovens que costumam ir para o banco estiveram em ação hoje e teriam pouco tempo de recuperação. Ou isso indica nada porque eles são "xóvins" e se recuperam como o Wolverine.

A única ausência certa é o Laporte porque ele pegou o quinto amarelo contra o West Ham, já achava que aquele rodízio entre zagueiros iria acontecer, o Guardiola deve ter ficado feliz com essa dor de cabeça a menos. Quem está perto de uma suspensão também é o Cancelo, ele tem quatro ou ele evita até o final do décimo nono jogo do City ou se controla ou faz a coisa mais simples que nós estamos acostumados por aqui, toma esse cartão amanhã para ficar de fora do jogo diante do Watford no final de semana. Eu gosto dessa opção. Mas falando um pouco mais sério aqui, talvez o Guardiola tenha que pensar nesse lado esquerdo da nossa defesa, porque Laporte e Cancelo são os recordistas de cartões amarelos nessa temporada e o zagueiro ainda tem um vermelho, será que o Cancelo jogando muito a frente faz com que ele tenha cometer faltas para matar o contra ataque e quando não consegue sobra para o Laporte fazer o jogo sujo? A se pensar.

Eu acho que o jogo de quarta pode ser focado em dois pontos: Guardiola vs Gerrard e Grealish voltando para enfrentar o ex time. Vamos começar pela segunda opção.

O Grealish tem sofrido abuso por parte de várias torcidas na Inglaterra que quando ele pega a bola é vaiado, não há explicação fora do fato dele ter custado £ 100 milhões e trocado um clube inglês por outro, não lembro do Maguire, que custou £ 80 milhões, ter que ouvir vaias em cada jogo. Gostaria de saber como a torcida do Villa reagirá na quarta, mas temos que ver se ele terá condições de jogo, eu acho que poderão até vaiar, mas mais para provocar que ódio, ele saiu, deixou um belo dinheiro para o clube investir e foi para um clube que luta por títulos e está sempre na Liga dos Campeões, xodó de muitos jogadores.

O confronto entre Guardiola e Gerrard acho que seria algo mais explorado pela imprensa, de um lado temos um campeão por todos os clubes que passou, que faz seus times jogarem o melhor futebol possível sempre para frente e do outro um que está no início de carreira, tem 3 anos como treinador e levou o Rangers ao título na Escócia, assim quebrou a hegemonia do Celtic por lá, agora ele chega num mercado maior e em seus dois jogos no comando do Villa venceu ambos. Honestamente vai ser a primeira vez que eu vou ver como Gerrard monta o time, vi alguns jogos do escocês e lá não se joga muita bola não, o legal que na Liga Europa chegou às oitavas.

Os três primeiros colocados jogarão na quarta feira e fora de casa, Chelsea enfrenta o Watford e o Liverpool fará o clássico com o Everton, o City é o quem pegará o time melhor classificado entre os três confrontos, mas nada absurdo, o Villa é o 13º, apenas está em viés de alta, veremos o que acontecerá nesse jogo, se o Gerrard perderá o selinho dos pontos ou Guardiola perderá seus 100% contra eles depois de seis jogos. A última derrota nossa para Villa foi em setembro de 2013 com Manuel Pellegrini no comando, terminamos a temporada campeões em cima do Liverpool do escorregão do Gerrard, só isso então. Boa noite para todos!

domingo, 28 de novembro de 2021

City bate o West Ham debaixo de nevasca.

 Com um primeiro tempo em que em grande parte da etapa não sei via o gramado por causa da forte neve que caiu em Manchester, o City vence o West Ham por 2 a 1 e assim não deixa o Liverpool o ultrapassá-lo nem vai deixar o Chelsea abrir, mesmo que vença o United daqui a alguns minutos.

O City não teve mesmo o Foden e Grealish, nem para o banco foram, e o Guardiola, mais uma vez, não completou os jogadores que poderiam levar para serem reservas, algo pequeno que eu apenas gostaria de entender o motivo. Mantendo o revezamento entre os jogadores, hoje foi a vez de Dias e Laporte jogarem juntos, na próxima partida será a vez de Stones voltar, no lugar do franco espanhol porque ele tomou o quinto cartão amarelo na Premier League e será desfalque contra o Aston Villa.

O City foi o dono do jogo, com duas chances na trave ainda na primeira etapa e com um gol anulado do Mahrez por impedimento, o West Ham pouco testou o Ederson, nas duas etapas, e o time de Londres apagou após Gundogan abrir o marcador. Nessa hora já não sei via a grama de tanta neve e parece que o West Ham não via a bola, eu não via literalmente em alguns momentos, era para o City ter saído com mais gols antes do intervalo. Foram nesses 15 minutos de parada que o show começou: a equipe de limpez tirou um gramado inteiro de neve para o jogo começar com aquele tapete verde e sem voltar a nevar, dessa cor ficou até o final da partida.

O West Ham foi ainda menos efetivo no segundo tempo, pena que a gente demorou muito para marcar o segundo, apenas aos 90 quando o Fernandinho recebeu um passe do Gabriel, desviado sem querer pelo Gundogan que valeu para o alemão uma assistência. Podíamos ter saído do jogo sem ter tomado gol, Fernadinho ao invés de isolar a bola aos 93:50, jogo iria aos 94, quis matar e sair jogando, o Lanzini roubou a bola e acertou um belo chute para tirar uma clean sheet do Ederson. Depois disso o jogo acabou.

Nos próximos dias o De Bruyne deverá fazer um exame de PCR para ver se está liberado para voltar ao convívio com os amiguinhos de equipe e acompanhar a evolução de Foden e Grealish. Agora é saber quando o Torres poderá voltar, esse final de semana ele foi envolvido em muitas especulações para jogar no Barcelona e acho que a nossa torcida reagiu mal porque quem falava era a imprensa, ele não falou nada. Eu sou do tipo "quer jogar perto de casa? Ok, agora vamos acertar uma compensação legal para o City, se não conseguir, fica por aí e aceita."

Informações da Partida:


sábado, 27 de novembro de 2021

EPL # 13 - Manchester City vs West Ham

 Chegamos no primeiro terço do campeonato e nesse domingo no Etihad enfrentaremos o West Ham, que faz uma excelente campanha na temporada, atualmente estão em quarto lugar no campeonato. O jogo começará às 11 horas da manhã e terá transmissão apenas pelo serviço de streaming StarPlus.

Será mais um jogo que nós não contaremos com Kevin De Bruyne po causa de COVID, nos próximos dias ele fará um exame de PCR para saber se já estará liberado para se juntar aos companheiros, talvez para a partida contra o Aston Villa a gente não conte com ele como titular, o Guardiola e sua comissão técnica precisarão saber como está sua condição física, por enquanto o quê se sabe é que o belga está um pouco cansado (algo que o Gundogan também comentou quando teve COVID) e não sente o gosto das coisas, pelo o quê falam da comida inglesa talvez isso seja benéfico.

Foden e Grealish treinaram individualmente durante a semana, na sexta feira o elenco todo teve um dia de descanso porque isso será raro nas até a data da Copa da Liga que não jogamos mais nessa temporada por causa do West Ham, então é hora de vingar essa eliminação. Eu coloco esses dois jogadores como dúvida para esse jogo, talvez comecem no banco de reservas. No confronto contra o Everton, Cole Palmer foi titular de forma supreeende para mim e foi usado como falso nove, acho pouco provável que isso volte acontecer, o West Ham é bem mais forte que o time do Rafa Benitez e a zaga deles poderia ser impor fisicamente facilmente sobre um moleque em formação, acho que Guardiola usará alguém com mais experiência para lidar com eles.

Depois de ficar de fora do time titular diante do PSG e só entrar no segundo tempo para ajudar o City a virar a partida, Gabriel Jesus deverá começar o jogo na posição que está muito bem na temporada: como o homem do lado direito no ataque. Ele tem feito excelentes partidas por lá, lidera o time na Premier League em passes para gol e tem feito os seus também, já foram cinco na temporada, agora ele tem 87 gols com a camisa do time azul de Manchester e está perto de se tornar apenas o décimo oitavo jogador do clube com mais de 100 gols. E o Zinchenko, será titular?

Ele começou o jogo de quarta no meio de campo, acho que podemos contar nos dedos de uma mão quantas vezes o ucraniano foi usado por ali, talvez volte para a esquerda para assim ou Walker ou Cancelo ter um descanso. É possível que isso aconteça porque mesmo sendo um time forte e a combinação Walker e Cancelo é a mais forte para os nossos laterais, eu não acho que o Zinchenko comprometa muito, não é o mesmo nível, só que ele é bem útil ao City e ao esquema tático do Guardiola.

Além de estar em quarto lugar no campeoanto e ser apenas um dos quatro times com saldo positivo, o time avançou na Copa da Liga após eliminar os dois times de Manchester, pegará o Tottenham nas quartas de final e está classificado em primeiro lugar e com uma rodada de antecedência na Liga Europa, semelhante ao City na Liga dos Campeões. David Moyes está fazendo um grande trabalho por lá, terminou a temporada passada em sexto lugar, apenas dois pontos do Chelsea e a quarta colocação. Temos que ficar atentos com eles, não podemos perder mais pontos em casa, já foram cinco e contra adversários que não lutam pelo título.

Se o City jogr no estilo da partida de quarta, é para ficar confiante, só acho que o problema é que o West Ham vai marcar com todo mundo, não terá três jogadores em campo como o PSG para ficarem com as mãos no joelho na hora defender. 

O Liverpool já venceu na rodada, ganhou do Southampton por quatro a zero em casa e o Chelsea tem um jog tranquilo em Stamford Bridge, pegará o United, então temos que fazer os três pontos de qualquer maneira.

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Show, show e mais show!

 Mais uma partidaça do Manchester City e não foi pouco futebol apresentado não. Domínio quase total sobre o PSG, em apenas uma falha, tomamos um gol que poderia dar ruim, mas o final a virada veio nos pés do Gabriel Jesus. O City venceu por 2 a 1 após sair atrás e já está classificado para as oitavas e em primeiro lugar, a partida contra o RB Leipzig será um amistoso para a gente, para eles vale vaga na Liga Europa.

A escalação trouxe grandes preocupações quando o nome do Zinchenko apareceu e não era nem na lateral esquerda, o ucraniano jogou no meio de campo formado por ele, Rodri e Gundogan. Se ele jogou mais e cinco vezes na sua posição natural no seu tempo de City foi muito, gostei do jogo dele, não foi brilhante como nunca foi no clube, mas foi seguro e apenas teve que sair no segundo tempo porque aquele gol de sorte dos visitantes fez o Guardiola colocar o Gabriel para jogarmos mais a frente, mais a frente AINDA!

Foden e Grealish ficaram de fora até do banco de reservas que mais uma vez teve 2 goleiros e Guardiola só convocou 19 para o jogo, sendo os dois jovens Palmer e McAtee, que dessa vez não atuaram. Com a classificação em primeiro no grupo e a eliminação na Liga dos Campeões para Jovens, pode ser que eles e quem sabe outros nomes da base viajem até a Alemanha para se divertirem e pouparmos alguns jogadores, com cinco alterações e sem compromisso na partida, é um bom dia para dar uns presentes de Natal antecipado para esse pessoal.

O Navas não fez muitas defesas hoje, mesmo com o City jogando na área do PSG e chutando porque sempre havia um jogador do time francês para colocar o corpo na frente da bola e tirá-la. O City jogou em cima dos caras o tempo todo, pressionou a saída de bola e conseguiu recuparar a bola rapidamente, o jogo se desenvolveu só na metade do campo de ataque do City. Infelizmente o gol não saiu e vou falar uma coisa para vocês, eu já fiquei puto com esse cenário de jogarmos atacando, atacando, mas sem marcarmos e tomarmos, isso machuca. Hoje eu não fiquei com essa sensação, sabe? Eu estava vendo um bom futebol nosso, pouco me importava se tomasse o gol porque a gente jogava bola.

E aconteceu no segundo tempo, em uma única jogada boa do trio, Mbappé fez um a zero. E o desvio no Walker foi fundamental para a bola chegar nele. Eu só mandei um " que bost*" no Twitter, mas não estava puto com o gol, só fiquei muito feliz quando empatamos com Sterling e aqui tenho que dar muitos parabéns para o Rodri ao fazer um lançamento preciso para o Walker entrar por trás da zaga e cruzar, Gabriel desviou e a bola sobrou para o Sterling marcar.

O empate nos devolvia a primeira colocação, mas dependeríamos do jogo final para garantí-la, o City continuou a jogar futebol e, em novo cruzamento da direita para esquerda, Mahrez achou Bernardo Silva que fingiu que pegaria de primeira para o gol, quebrou a zaga do PSG e o Gabriel ficou livre para marcar. Virada extremamente merecida e justa. Com uns 20 minutos por jogar, nós controlamos a partida e não tomamos sustos com o placar favorável.

Essa foi mais uma partida que mandamos no jogo e não uma partida qualquer, foi assim contra o Chelsea, Liverpool, PSG (x2) e vou colocar o United nessa lista só para eles se sentirem honrados de serem adversários de nível nosso. O incrível que hoje foi um time sem De Bruyne, Foden, Torres e Grealish, o nosso conjunto é muito bom e forte.

Próximo jogo será no domingo contra o West Ham, mais uma partida em casa, jogo contra o quarto colocado da Premier League que nos eliminou da Copa da Liga, temos que vingar essa eliminação. Amanhã eu atualizou as informações depois desse City e PSG. 

PS: esqueci de comentar: a torcida mandou muito bem no Etihad hoje! Ela jogou junto do time, hoje estava bem animado por lá.

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Liga dos Campeões - Manchester City vs PSG

 Nessa quarta feira o Manchester City enfrentará o PSG pela segunda vez na Liga dos Campeões, até agora o único time que tirou pontos da gente nessa fase da competição, perdemos pro 2 a 0 em Paris. O jogo começará às 17 horas e terá transmissão no canal TNT e no serviço de streaming HBO Max.

Essa é a primeira oprtunidade que o City tem para se classificar e faria isso com uma rodada de antecedência, imagina ir para Leipzig com um time misto como fez há alguns anos contra o Shakthar Donestk em partida que valia nada para a gente? Para ficar com uma das vagas, sem definir se primeiro ou segundo, precisa apenas que o Brugge não vença o RB Leipzig na Bélgica, feito isso, estaremos garantidos nas oitavas. Agora para ficar com a primeira coloção, basta uma vitória simples sobre o PSG, um 1 a 0 normal mesmo que já fica definido e nem precisamos saber quanto foi o outro jogo do grupo. 

Para esse jogo é certo que De Bruyne e Torres estarão de fora, Jack Grealish só vai dar para saber na coletiva que Pep dará amanhã, uma dica para saber se ele vai para o jogo ou não eu acho que foi dada na divulgação das fotos dos treinos onde ele não aparecia, ou seja, seria um dia a menos de treino. Mesmo que ele esteja à disposição para ser relacionado para a partida, acredito que ele ficaria no banco de reservas, ele ainda está nos altos e baixos de um jogador em sua primeira temporada com o Guardiola que eu acho que deu mais chance para ele que o normal devido ao preço de contratação, diminuir as cobranças assim, zerar não daria porque qualquer jogador é cobrado.

Curioso para saber como se formará a dupla de zaga, quem dará lugar ao Rúben Dias, não é uma escolha fácil porque qualquer uma das três opções está jogando muito bem, se tivesse que apostar eu acho que o dueto será formado pelo Stones e Dias para esse jogo. Pensa assim porque me parece que o Laporte é o mais lento dos três e para enfrentar aquele trio com Neymar, Messi e Mbappé vamos precisar de velocidade, é bom que o Walker esteja em dia com seu turbo.

O meio de campo vai ser aquele mesmo da última partida: Rodri, Gundogan e Bernardo Silva. Não tem porque mudar esse trio que está muito bem, se eles conseguirem manter o nível poderemos passar esses 10 dias sem De Bruyne por COVID muito bem. No ataque eu imagino que Gabriel vai ser titular junto com o Foden, agora eu estou em dúvida sobre o Mahrez, ele está num nível melhor que o Sterling, é verdade, mas isso não quer dizer muito, afinal ambos não estão nos seus melhores momentos com a camisa do City. Agora será que Guardiola põe uns cojones  na mesa e escala o Palmer como falso 9 como contra o Everton? Aqui eu acho bem improvável.

Perdemos para o PSG fora de casa por 2 a 0, mas sejamos justos, jogamos melhor que eles, foi uma semana que pegamos Chelsea, eles e Liverpool fora de casa e em todas essas partidas grandes, em sequências, tensas e cansativas, o City foi o melhor time em campo em cada uma delas, mesmo com a derrota e o empate em Anfield deu orgulho danado de ver o City do Guardiola jogando. Quarte feira eu não queria tanto orgulho não, fico satisfeito com essa vitória simples para pegar o primeiro lugar logo e dar descanso para alguns jogadores para não viajarem para a Alemanha no começo de dezembro.

Amanhã após as coletivas, se tiver algo interessante nelas, eu venho aqui e completo com mais informações sobre o confronto.

Pela Liga dos Campeões para Jovens, o City receberá o PSG ao meio dia no Estádio da Academia e precisa vencer para empatar em pontos com o time francês: PSG e Brugge lideram com 8, City tem 5 e o RB zerado. Importante desse jogo é saber que vai jogar ou não para ser usado numa das 23 vagas que o City tem direito de relacionar para o jogo principal.

domingo, 21 de novembro de 2021

City vence mais uma vez o Everton.

 Sem dificuldade alguma, o Manchester City continuou aonde parou antes da parada data FIFA, venceu mais um jogo na Premier League e não deixou o Chelsea abrir mais vantagem nessa rodada, eles continuam apenas 3 pontos na nossa frente. Nosso próximo jogo será uma partida pesada, pegaremos o PSG pela quinta rodada da Liga dos Campeões.

Termimanos esse jogo com um 3 a 0 no placar, gols de Sterling, Rodri e Bernardo, e nunca tivemos dificuldades na partida, jogamos quase o tempo todo no campo deles, Ederson foi um mero espectador durante os 90 minutos, foi aquele cara que fica atrás do gol quando um chute vai para fora: eventual ele tocava na bola. Muito mérito do nosso time que abafou o Everton e a bola voltava rapidamente para a gente. Nisso aqui tenho que destacar mais uma partidaça do Rodri, ele mostra a cada jogo que ele é um cara técnico para ajudar na criação de jogadas e sabe destruir os ataques dos adversários, eu não vejo ele deixando o City num futuro próximo, apenas se for opção dele, hoje ele está muito a frente do Fernandinho para fazer essa função, mas o City precisa procurar um jogador para servir de reserva/pressão para ele pois é a última temporada do brasileiro em Manchester.

O gol demorou a sair e foi pelos pés do João Cancelo que a pintura nasceu, ele, da intermediária, fez um lançamento de três dedos para o Sterling que pegou bonito de primeira para bater o Pickford. Acontece uma discussão no momento se o Sterling foi bem ou mal na partida de hoje, acho que é tudo questão de comparação: foi seu melhor momento no City? Não. Foi seu melhor momento na temporada? Com certeza. Agora a gente sempre fica na expectativa dele usar esse jogo como virada em suas atuações.

Guardiola começou o jogo com a dupla de zaga formada pelo Stones e Laporte (tomou seu quarto amarelo na Premier League, mais um até a décima nona partida e estará suspenso), não sei se ele deu seu motivo para isso, era algo que eu especulava que poderia acontecer e os dois foram muito bem no confronto, mais uma vez. Dias ganhou um justo descanso e estará pronto para enfrentar Neymar, Messi e Mbappé na próxima quarta feira. Quem eu não achava que jogaria hoje foi o Foden porque ele voltou meio que baleado da seleção inglesa, ele começou como titular num ataque somente formado por ingleses: ele, Sterling e Palmer, que fez mais uma boa partida, ele não tem medo de arriscar, por pouco um chute seu no primeiro tempo na vira gol após o rebote do Pickford e o terceiro gol, do Bernardo, saiu após um chute seu ter sido bloqueado e o português aproveitado.

Com Foden e Palmer no time titular, Mahrez e Gabriel ficaram no banco, o argenlino entrou no lugar do nosso camisa 47, muito possivelmente o Guardiola usou o Palmer porque não só confia ele, mas sabe que precisará usar seus melhores jogadores contra o PSG, eu tenho problema nenhum para ver Foden, Gabriel e Mahrez na quarta, com o inglês sendo o falso nove, acredito que o Gabriel não deverá jogar de atacante no City, só em situações excepcionais.

Rodri marcou o seu segundo gol na temporada, graças a um belo canudo de fora da área que o goleiro do Everton se esticou todo para não pegar. Foi um gol merecido e nos alivou porque naquela altura o jogo ainda estava 1 a 0, vai que num contra ataque bizarro os caras conseguem o empate e a gente teria que remar tudo de novo. Ele sempre tenta esses chutes quando a bola sobra para ele de fora da área, muitas vezes não é feliz, mas quando entra a gente fica bem feliz mesmo.

Com placar em 3 a 0, James McAtee teve a chance de entrar em um jogo de Premier League, quem saiu foi o Palmer, ou seja, nossa base dando lugar para a nossa base. Ele fez uma grande jogada na área que muitos compararam com o David Silva, inclusive o ex jogador e hoje comentarista na tv inglesa, Gary Neville, as palavras do ex United: "Eles são como clones, são todos iguais. É como se David Silva tivesse deixado todos eles lá." É uma grande responsabilidade receber esse elogio, precisamos ficar atentos porque McAtee ainda não assinou extensão contratual e há semanas rola uma boato que ele poderia deixar o clube ao fnal dessa temporada. Espero que com a participação dele em jogos, sendo relacionado para partidas e treinando com a equipe principal o faça mudar de ideia.

Durante o jogo se ouvia gritos para Sergio Aguero, isso porque nos próximos dias ele deve anunciar o término de sua carreira, foi descoberto um problema cardíaco com ele, aos 33 anos. Não há um único torcedor do City que não cantaria para o Aguero, todos sabemos que ele passa por um momento difícil e agora queremos que fique tudo bem com ele.

Quarta feira é a primeira chance de garantir o primeiro lugar no grupo da Liga dos Campeões, basta uma vitória simples contra o PSG no Etihad, se o Brugge não vencer o RB Leipzig na Bélgica, uma das vagas já é nosso, independente do resultado final da nossa partida, mas vamos torcer para o Brugge, vai que eles conseguem tirar o PSG (por favor, que isso não se vire contra a gente e o City perca as vagas para PSG e Brugge, muito por favor mesmo).

Informações da Partida: