Antes de tudo desejar Feliz Natal para todos que acompanham esse blog e suas famílias, aproveitem! Para continuar a comemorar essa data festiva teremos a tradicional rodada do Boxing Day na Inglaterra, jogada um dia depois do Natal. Nessa temporada teremos um confronto contra o Leicester nesse domingo ao meio dia, partida acontecerá no Etihad e terá transmissão dos canais Disney.
Cada rodada do campeonato inglês tem 10 partidas certo? Infelizmente nas últimas isso não tem acontecido por surto de COVID nos elencos e, até o momento que escrevo, já temos três partidas adiadas nesse Boxing Day: Wolverhampton e Watford, Burnley e Everton e Liverpool e Leeds. O time de Jurgen "chorão" Klopp jogaria nesse domingo e na terça contra o Leicester e o treinador alemão já começou a chorar que não teria tempo (algo que aconteceu com o City na temporada passada), só que agora não vai ter mais esse jogo porque o Leeds não poderá colocar um time em campo e daqui a pouco o chorão volta a dar entrevista para dizer que o calendário ficará muito pesado para o time dele. Na temporada passada foi o City que sofreu surto de COVID e não pode pegar o Everton nessa rodada de Natal e o chorão falou que o City ficou duas semanas de folga, o quê era mentira porque ficamos sem jogar por oito dias e por razões médicas. E mais, ninguém deu os três pontos para a gente não, tivemos que enfrentar o Everton num calendário maluco: Liverpool (f - ganhamos por 4 a 1) no dia 7/02, no dia 10/02 vitória sobre o Swansea na Copa da Inglaterra por 3 a 1, Tottenham em casa, 3 a 0 para a gente, no dia 13, o Everton no dia 17 ( fora, vitória por 3 a 1), no dia 21/02, Arsenal em Londres, 1 a 0 City e viagem até Budapeste para bater o Borussia Monchengladbach por 2 a 0 no dia 24. No total foram oito jogos em fevereiro com 8 vitórias. Podem esperar o choro do chorão em algum momento dessa semana. Agora vamos falar do quê interessa, o Manchester City.
Não há nenhuma novidade sobre o elenco do City para essa partida de domingo, Ferran Torres continua no departamento médico e não deverá jogar mais pelo clube, sua transferência para o Barcelona está muito perto de ser anunciada, pdoerá acontecer entre segunda e terça feira, o valor que seria pago é mais do dobro que o City pagou ao Valencia na temporada passada e serveria para o clube trazer um atacante na próxima temporada, Pep mais uma vez disse que o mercado de inverno deve ser frio mesmo, o time tem juntado dinheiro pensado no norueguês Erling Haaland, aqui com muita concorrência. Benjamin Mendy continua preso (e suspenso pelo clube) após uma nova audiência com a justiça nessa semana e mais uma acusação de estupro, a sétima, somada no caso. E Kyle Walker não aparece nos treinamentos, em fotos e vídeos, e nas coletivas se dá a entender que seria uma lesão, na internet, sem confirmação alguma, ou seja, apenas boato, ele teria perdido o seu agente e amigo e seria o motivo de sua ausência.
Como os times podem levar até 20 jogadores para a partida, Guardiola deverá fazer uma variação sobre o mesmo tempo, não tem muito para onde correr com apenas Cancelo e Zinchenko de laterais aptos para o jogo, só se ele quiser inovar mais uma vez e usar ou Stones ou Aké/Laporte em uma das duas laterais, como já fez, para rodar o elenco em vista da sequência de jogos nesse final de ano e começo do seguinte, acho difícil, só que na cabeça de Guardiola rola uns mistérios. No meio de campo e ataque o rodízio é mais certo, eu acho que no momento apenas o Rodri é titular confirmado, ele não tem um substituto a altura, o Fernandinho não é esse jogador para o Guardiola nessa fase da carreira, o brasileiro poderá jogar contra o Swindon Town pela Copa da Inglaterra, acho muito difícil começar contra o Brentford, acharia mais provável se não quiser ou puder usar o Rodri em alguma partida complicada, o Gundogan jogar recuado como fez em 2018/19 na ausência do Fernandinho.
De Bruyne parece que tem recuperado a sua forma finalmente nessa temporada e seu nível vem crescendo, se conseguirmos combinar seu nível com o do Bernardo (autor do gol da vitória por 1 a 0 fora de casa), temos um grande problema para o Leicester. Acho que a grande curiosidade para esse jogo será o uso ou não do Foden e do Grealish. Ambos saíram para um Pub após a vitória por 7 a 0 sobre o Leeds e nem entraram na partida seguinte, contra o Newcastle e o Guardiola disse que o time que colocou em campo não era rodízio não, aí a imprensa foi fuçar e descobriu essa saída deles que o técnico não gostou nem um pouco. Espero que esses dois tenham entendido o recado.
Será mais um jogo com o Gabriel Jesus de atacante ou o Palmer ganhará mais uma chance por ali? um dos motivos do City não fazer um jogo muito duro com o Barcelona para a saída do Torres é que o Guardiola entende que o jovem inglês poderá jogar como atacante e ser tão útil por ali quando o Torres. Obvimanente com 19 anos ainda, o treinador quer trabalhar bem o moleque para ser esse jogador de referência caso ele não consiga a contratação de um, o fato dele ter um chute de fora da área excelente pode trabalhar a seu favor.
Amanhã será o décimo nono jogo do City na Premier League e esse é o jogo de corte para a supensão pro acúmulo de cinco cartões amarelos, temos três jogadores que estão pendurados com quatro: Rúben Dias, Rodri e Bernardo, "apenas" três titulares incontestáveis do nosso atual time, mais nada. Se tivesse que fazer uma aposta, eu acho que o Bernardo seria o mais provável de tomar o quinto, ele gosta de dar umas porradinhas e chegar junto. A suspensão será cumprida contra o Brentford no dia 29.
O grande nome do Leicester continua sendo o goleador Jamie Vardy, marcou dois na Copa da Liga durante o meio de semana, mas é dúvida para o jogo com problema na coxa. Fazer o seguinte, Vardy, descansa amanhã e vai com tudo no jogo de terça. Quem é o adversário de terça? O Liverpool? Que pena para eles, mas é melhor assim do que de outro jeito.
Como o Liverpool não entra em campo nessa rodada, o City não perde a liderança, mas numa rodada normal isso seria possível pois temos apenas 3 pontos de vantagem e o saldo de gols é o mesmo, uma derrota por 1 a 0 e uma vitória simples do Liverpool bastaria para trocarmos de posição. Temos que aproveitar que não jogarão para abrir uma gordura e colocar pressão neles, fazer eles pensarem que sempre terão que vencer para chegar na gente. Mais atrás na tabela o Chelsea pega o Aston Villa fora de casa.
Não esqueçam de ficar acompanhando as redes sociais dos clubes, jogos poderão ser cancelados de uma hora para outra por testes positivos de COVID nos elencos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário