terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Liga dos Campeões - RB Leipzig vs Manchester City

 Para terminar a fase de grupos da Liga dos Campeões o Manchester City viajou para a Alemanha onde enfrentará o RB Leipzig, a partida começará às 14:45 e terá transmissão do canal Space na TV e do streaming HBO Max.

Os dois confrontos do grupo apenas definem qual clube jogará a Liga Europa, vaga para quem terminar em terceiro lugar, fica ou com Leipzig, na frente no momento, ou o Club Brugge que jogará contra o PSG no mesmo horário, em Paris. As duas primeiras posições já estão definidas, então eu espero também que o time francês poupe vários jogadores, como Guardiola já avisou que fará com os nossos atletas. E a lista dos 20 nomes que viajaram mostra isso.

Cancelo, Rodri, Laporte e Bernardo não estão no avião que levará os 20 jogadores, o time pode colocar até 12 jogadores no banco, Guardiola preferiu levar apenas 9 banco, sendo dois goleiros. O técnico está mais que certo por fazer, esses jogadores tem pouco descanso, quando ganham uma semana "perdida" dessa por que não aproveitar? Gabriel também não foi para a Alemannha, o motivo dele é outro, a falta que recebeu contra o Watford, o quê o Guardiola classificou como cartão laranja, aquele que era bem possível o juiz expulsar, mas não fez, o tirou desse jogo e o brasileiro se junta ao Torres como desfalque por lesão. Há outros dois jogadores fora po lesão que poderiam ganhar uns minutos: Sam Edozie e Liam Delap. Essa sequência de problemas do Delap está o deixando bem atrás na ordem de preferência do Guardiola, por exemplo, é muito capaz que o McAtee jogue em algum momento hoje.

São cinco os jogadores da base que estarão no elenco mais tarde, além do McAtee já citado, temos o CJ Egan Riley, Joshua Wilson-Esbrand, Romeo Lavia e o Cole Palmer, esse aqui eu tenho quase certeza que será titular, foi contra o Everton na Premier League, me parece que o Guardiola tem confiança nele para o futuro, então as oportunidades para ele estão sendo dadas. Todos já estrearam pelo City, o CJ foi usado como lateral direito, talvez possa ser usado novamente hoje e o Walker fique no banco, apesar de ser zagueiro de origem. Quem eu gostaria de ver muito é o Esbrand, ele me impressionou contra o Wycombe na lateral esquerda, o problema para ele é que Zinchenko tem jogado pouco (foi o escolhido para dar a coletiva ontem), então pode ganhar chance hoje, quem sabe Guardiola use o ucraniano no meio de campo e o jovem possa jogar desde o início.

Há alguns anos o City teve um jogo bem parecido na sexta rodada contra o Shakhtar na Ucrânia, Tosin Adarabioyo e Foden foram titulares, o Foden como lateral/ala esquerdo e o Brahím Diaz entrou no segundo tempo, apenas o Demeaco Duhaney não entrou, naquela época poderia fazer apenas três alterações, como cinco hoje, os jovens devem estar bem felizes e esperançosos. 

O Kevin De Bruyne é o único jogador certo a começar a partida, isso foi falado pelo Guardiola na coletiva, ele precisa recuperar a melhor condição de jogo após ficar um tempo afastado por causa de COVID, ele já entrou na segunda etapa contra o Watford. As outras 10 posições são especulações, acredito que o goleiro será o Zack Steffen, que o Guardiola usa nessas partidas da Liga dos Campeões, só não será titular se o treinador quiser fazer uma homenagem ao Scott Carson como fez na partida contra o Newcastle na temporada passada. Stones e Aké seriam minha dupla, com o Dias no banco mesmo, deixa ele lá quietinho, achava até legal ele ter ficado em casa mesmo. Fernandinho vai ser o capitão e o Zinchenko fecharia o trio de meio de campo para assim confundir os narradores e dar chance ao Esbrand na esquerda. Mahrez, Grealish e Palmer no ataque, aqui seria interessante saber quem jogaria como o falso nove, o Guardiola já testou os dois ingleses nessa posição, o Grealish na última partida, onde ele teve chances, mas não converteu.

Eu estou ansioso para ver esse jogo mais pela chance que os jogadores da base terão do que pelo resultado em si, são raras as chances de vê-los que não sejam em melhores momentos, então ter essa chance de acompanhar o quê fazem num jogo em 90 minutos é bem legal. É bem capaz de um ou outro deles também jogar na primeira rodada da Copa da Inglaterra, o sorteio foi ontem, segunda feira, e jogaremos fora de casa contra o Swindow Town da quarta divisão, na Copa da Liga enfretamos o Wycombe e do lateral direito ao volante fizeram suas estreias pelo City, e foi contra um time da terceira divisão, tudo bem que a Copa da Inglaterra é muito mais importante, só que final de dezembro e começo de janeiro é um período cheio de jogos, se tivermos a chance de rodar o elenco, temos que aproveitar. 

A última vez que esses dois times se enfrentaram foi na terceira fase da Copa da Inglaterra lá em 2002, a mesma de agora, quando o City venceu por 2 a 0 em Maine Road, gols de Kevin Horlock e Paulo Wanchope. A boa notícia para esse jogo é que o grupo Disney comprou os direitos e usará os canais de TV e o serviço de streaming para transmitir as partidas, grande chance de podermos ver sem usar meios ilegais.

Daqui a pouco às 9 da manhã, terá o jogo final da fase de grupos da Liga dos Campeões para Jovens entre Leipzig e City, ambos estão eliminados, mais servirá para a gente ver se algum jogador da base poderá ser convocado para o jogo de mais tarde, como os zagueiros Burns e Mbete que jogaram contra o Wycombe há alguns meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário