terça-feira, 1 de agosto de 2017

Recordes

Chegamos no mês de agosto, o início da Premier League está logo ali na esquina. Os times estão em reta final de suas preparações para começar a disputa dos campeonatos. A euforia com a pré temporada só aumenta na medida que o pontapé do campeonato inglês fica mais próximo. E fiquei bem feliz com os nossos jogos.

Os dois jogos que vencemos nos EUA (Real Madrid e Tottenham) mostraram que temos um time bem mais rápido e marcador que na temporada passada, sendo que algumas peças nem jogaram ainda, me parece que Guardiola poderá rodar mais o elenco nessa temporada e ele ainda falou que poderá alternar entre jogar com 3 ou 4 zagueiros. Particularmente eu gostei muito desse sistema com três zagueiros, o time conseguiu pressionar muito no campo do adversário e retornar a bola muito perto do gol deles.

Essa minha animação toda com o time me fez procurar algumas informações sobre o número de gols marcados na história da Premier League, por exemplo, o City é o sétimo time que mais marcou gols na história da Premier League ( e olha que não jogamos algumas temporadas), está a 86 do Everton (1.259 x 1.173), essa posição não deveremos conseguir ultrapassar nessa temporada, mas e a quantidade de gols a favor em um único campeonato?

Em 2013/14, o time comandado por Manuel Pellegrini chegou a incrível marca de 102 gols, o Liverpool segundo colocado fez 101, e por muito pouco o time não quebrou esse recorde que dura até hoje: o Chelsea na temporada 2009/10 marcou 103 vezes e foi campeão inglês. Eu acho que a "culpa" é do Aguero porque fez "apenas" 17 gols nesse campeonato (justiça seja feita jogou apenas 23 vezes), enquanto Yaya se tornou o segundo jogador de meio campo na Premier League a marcar 20 ou mais gols.

O modo de como o time jogou nesses amistosos me deu esperança que é possível quebrar essa marca, eu sei que é um açodamento meu, mas falo sempre isso: eu sou torcedor, vou de 0 a 100 em um piscar de olhos, quem tem que ser comedido é analista. O esquema de Guardiola fez o time jogar muito em cima dos seus adversários, os sufocando. Tudo bem que nenhum dos times de pré temporada estão 100%, mas o nosso vai evoluir ainda mais que os outros. Terá muito time que não conseguirá sair dessa armadilha e vão entregar o jogo com muita facilidade.

Acho que nossa defesa vai melhorar em números também, ainda mais se contarmos mais com o Kompany em campo do que no departamento médico, mas o número de menor gols sofridos por um time eu acho bem difícil de ser batido, é algo espantoso e também do Chelsea campeão inglês. Em 2004/05, o time de Londres dirigido pelo retranqueiro José Mourinho levou 15 gols, menos de 1 a cada dois jogos. Só para complementar a história dessa temporada o Chelsea perdeu apenas uma partida, advinha para quem fomos? 1-0 gol do Anelka. Além disso no jogo da volta em Stamford Bridge não marcara na gente e o jogo ficou 0-0, fomos o time que mais fez pontos contra eles nessa temporada.

Por mais que eu acho que o City terá uma média superior a 70% de posse de bola na temporada, esse número de gols sofrido pelo Chelsea é algo fora do comum. Tudo tem que estar ajeitadinho, na mais perfeita ordem, mas se levarmos menos de 25 gols, eu já acho ótimo, temporada passada levamos 39, mais de um por jogo.

E se subtrairmos o número de gols sofridos do número de gols marcados temos o saldo de gols que o recordista é também o Chelsea campeão. Em 2009/10 depois de marcar 103 gols, o time ficou com saldo de 71 ( o City campeão de Pellegrini ficou com 65). Como eu estou na expectativa de um ataque avassalador e uma defesa mais forte que na temporada passada, é bem possível que o City possa se tornar detentor dessa marca.

Isso é tudo uma visão otimista de um torcedor a partir de três jogos amistosos que valem rigorosamente nada, mas se eu não puder sonhar com uma temporada excelente, é melhor eu nem torcer.

Há aquela frase "Ataques ganham jogos, defesas campeonatos", bem a melhor defesa do campeonato quando Chelsea bateu o recorde de gols marcados, terminou em segundo lugar e quando City em 2013/14 foi campeão, a melhor defesa foi a terceira colocada. Em contrapartida, em 2004/05, o melhor ataque terminou na vice colocação, atrás da melhor defesa, logo essa frase é apenas uma frase de efeito para ser estampada na porta do vestiário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário