sexta-feira, 4 de agosto de 2017

City 3 - 0 West Ham

Na último jogo antes do início da temporada, o Manchester City enfrentou o West Ham na Islândia e bateu o time de Londres por 3-0, gols de Gabriel Jesus, Aguero e Sterling. O próximo compromisso será na estreia, dia 12 de agosto, contra o Brighton Hove & Albion, no Ammex Stadium. Pelo lado do West Ham, Joe Hart e Pablo Zabaleta foram titulares.

Guardiola novamente montou o time com 3 zagueiros com Kompany pela direita, Stones central e Otamendi na esquerda. A novidade foi Leroy Sané no time titular na ala esquerda com Danilo sendo deslocado para a direita nesse jogo. Acho que foi apenas um teste de Guardiola mesmo, para a estreia acredito que Walker volta e Danilo se desloca para a esquerda como nos EUA.

Foi com Danilo na direita que saiu o primeiro gol do City, logo aos 8 minutos com Gabriel. Ele pressionou a saída de bola e recuperou já na lateral da área adversária, a bola chega em De Bruyne e ele encontra livre de marcação o camisa 33. Essa marcação lá em cima, contra esses times menos habilidosos será uma grande fonte de gols para a gente e "descanso", acho que ficaremos muito tempo com a bola e sufocaremos o oponente até eles não aguentarem mais de exaustão por terem que correr toda hora atrás da gente.

Eu achei que o jogo foi mais lento do que os anteriores, deu até alguns momentos de sono e o City ainda chegou a pressionar com um chute de Aguero que Hart defendeu, mas o segundo saiu só após o intervalo. Como eu imaginei, o treinador deixou mais tempo em campo o time que iniciou a partida e numa tabela rápida entre Sané e Silva, o David, foi a vez do espanhol servir ao Aguero para colocar 2-0 no placar. Depois disso começou o festival de alterações.

Uma dessas substituições foi a entrada de Bernardo Silva, o português fez seu primeiro jogo com a camisa do City, caiu pelo lado direito e criou algumas boas jogadas, numa dessas Sterling cabeceou para excelente defesa do Hart. Ele "perdeu" esse gol, mas já tinha feito o terceiro quando num chute de Phil Foden, a bola foi travada e sobrou para ele mandar de voleio para o fundo das redes do West Ham.

Com muitos jovens em campo, o City teve mais empolgação do que qualidade mesmo, Brahim Diaz, Roberts, Zinchenko, Foden são habilidosos, mas não são nem David Silva ou Kevin De Bruyne. Ainda. Mas tenho certeza que essa pré temporada valeu para eles, agora é tentar lugar por uma vaga no time principal, quem sabe um banco em partidas da Premier League e jogar nas Copas.

Algumas coisas que quero destacar:

- Escanteio a nosso favor. Realmente os três zagueiros vão para à área adversária, no jogo de hoje as mais baixos e rápidos ficaram para defender. Vi várias vezes o Gabriel, o Sané, mais perto da linha do meio de campo. Acho que o único baixinho livre para tentar a sorte nesses momentos foi o Aguero. Acho que não ganhamos bola com os três nesse tipo de lance, mas é algo que vai surgir logo, logo;

- Yaya Touré ou Fernandinho? O meio de campo formado por David Silva e De Bruyne, com os alas, deixa apenas um jogador de características defensivas nessa área, pode ficar uma área exposta por causa da lentidão do Yaya. Enquanto não tivermos Gundogan para entrar na escolha, eu acho que Yaya jogaria em partidas contra times mais fechados, ele é mais jogador que o Fernandinho, isso não é demérito nenhum para o brasileiro, mas em partidas que os adversários não vão apenas se esconder, eu acho que vamos com o Fernandinho para termos mais velocidade e capacidade de proteção;

- Mesmo apenas 300 substituições, Guardiola não abandonou o sistema com 3 zagueiros, quando não tinha um de origem, ele deslocou Fernandinho para ser o central e Foden fez a função do Yaya/Fernandinho. Será que o Pep quer experimentar o garoto nessa área ou foi apenas necessidade? Pode ser interessante com ele buscando a bola de trás e sempre de frente para a defesa do outro time, mas terá que ganhar corpo porque qualquer trombada com ele, vai para o chão;

- Vocês sabem que não gosto do Mangala, mais uma vez ele entrou em campo hoje como zagueiro pela esquerda e ele não sofreu falta no lance do gol anulado do West Ham, já quando estava 3-0. Eu acho que o Ederson (foi muito bem na partida) falhou ali, deu uma bola com o zagueiro de costas para o outro gol, sem saber se tinha alguém perto e o Ayew roubou a bola. O Mangala não é o cara mais técnico do mundo, mas a bola foi dada na fogueira. Pouco depois em lance na outra metade do campo, o Sterling também perdeu a bola porque estava de costas para o gol e algum zagueiro deles chegou por trás. Não é qualquer um que consegue proteger a bola nesses casos;

- No final do jogo, a câmera mostrou o Kompany mostrou com os dedos a formação de três zagueiros para o Adarabioyo, que entrou no segundo tempo. No mínimo o capitão estava tentando passar sua experiência para o novato que ouvia atentamente. Ele é desengonçado, vamos ver se aprende com o Kompany, tira proveito desses ensinamentos.

Agora é esperar que a próxima semana passe um dia. Sei lá, dá vontade de entrar em coma induzido só para acordar pouco antes do jogo.

Transferências.

Depois de Kelechi Iheanacho, foi a vez de Fernando Reges ter sua transferência anunciada pelo Manchester City. Ele jogará no futebol turco, no Galatasaray, após três anos no City com um título, 102 jogos e 4 gols.

Então acredito que faltam agora Mangala, Delph, Nasri e Bony para a lista de saídas estar completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário