quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Quanto vale o rebaixamento?

Antes de comentar sobre o tópico do post, segue abaixo meus palpites para o Bolão já que a Premier League começará nessa sexta feira com a partida entre Arsenal e Leicester:



Agora vou tentar explicar o quanto de dinheiro rola no futebol inglês da primeira divisão, já que na segunda a entrada receita é bem menor.

Em final de maio na Inglaterra ocorre o jogo decisivo para decidir a terceira e última vaga para a próxima Premier League, é acho que a alcunha é "o jogo mais valioso do futebol." Isso ocorre porque a quantidade de dinheiro que vencedor receberá pelas próximas três temporadas, mesmo sendo rebaixado, é muita alta. Times de primeira divisão das grandes ligas europeias não devem receber o que o último colocado do futebol inglês receberá nos dois próximos anos, mesmo se jogar a segunda divisão.

Na Inglaterra (no Brasil isso também existe) ocorre o pagamento chamado de Paraquedas (Parachutes) , que é um valor que o time recebe da liga da primeira divisão mesmo com o clube na segunda divisão, com isso o orçamento desse time é muito superior ao da maioria dos seus concorrentes na segundona. Isso levanta aquela questão: é justo esse recebimento, não ficaríamos num círculo vicioso de o time que cai, logo sobe? Para mim é justo sim.

Qual é a análise comum de vermos após a promoção dos times? Olha esse time é bom para se jogar um campeonato de nível inferior, para tentar a evitar a queda na elite do futebol nacional é preciso reforçar com jogadores de mais qualidade, isso custa dinheiro, seja no custo de transferência ou no de salário. E quando se monta um time, você não pode contratar todo o elenco só por aquela temporada porque chega no final de temporada terá contratar mais jogadores para o próximo ano. Mas se esse time não consegue evitar o rebaixamento, a folha estará inchada, a arrecadação é bem menor, há uma grande possibilidade de se atrasar salários e, com isso, perder pontos na classificação, ou seja, se não houvesse o Paraquedas, não seria impossível pensar que um time poderia jogar a primeira divisão e em três anos depois estar na quarta divisão com dívidas absurdas. Com a garantia dessa receita futura, os times estão investindo.

Vamos ver o exemplo de dois dos três times que subiram, o Newcastle é um time mais tradicional na primeira divisão inglesa, está em diferente patamar desses dois: Brighton e Huddersfield. Para avançar de nível e impedir a volta para a segunda logo, logo, eles abriram os cofres. O Brighton, nosso adversário na estreia, contratou 11 jogadores, um time inteiro, e bateu seu recorde de transferência pelo menos três vezes: primeiro com o goleiro australiano do Valencia, Matthew Ryan, por £ 5 m, depois foi a vez do meia holandês do PSV, Davy Propper, por £ 6 m e hoje fechou com o winger colombiano Jose Izquierdo que veio do Brugge da Bélgica por £ 13.5 m. O total desses três deu menos de £ 25 m, o valor do Danilo que chegou para o City.

Já o Huddersfield também quebrou seu recorde algumas vezes primeiro com Laurent Depoitre, belga do Porto, por £ 3.5m, depois Aaron Mooy do City por £ 8 m mais bônus até £ 10 m, Tom Ince, inglês do Derby, por £ 8.5m e  no dia 5 de julho fechou com o atacante de Benin Steve Mounié por £ 11.4 milhões. Esses quatro jogadores custaram menos que Aguero custou em 2011/12! É recorde para eles esses gastos. é dinheiro de pinga para clubes já estabelecidos. Para completar, o Huddersfield contratou até agora 10 jogadores.

Eles estão fazendo esses gastos absurdos para o padrão deles porque sabe que irão receber uma bolada no futuro. Agora eu vou tentar explicar como funciona o contrato de TV para os times que são rebaixados da Premier League. A primeira informação importante é que até hoje, dia 10/08/2017, a Premier League não liberou o manual que rege a edição 2017/18, então usarei da temporada anterior, acredito que não haverá muita diferença entre as edições nesse quesito

Na divisão do dinheiro da Premier League há uma parte que depende da classificação, uma do número de jogos transmitidos para o Reino Unido, uma parte igual para os 20 clubes referentes ao acordo de TV do Reino Unido e uma parte também igual entre os clubes em cima da receita com as TVs ao redor do mundo. É em cima dessas duas últimas contas que se é calculado o pagamento Paraquedas com o limite máximo de três temporadas fora da primeira divisão. 

No primeiro ano o clube rebaixado recebe 55% dessas partes iguais, no segundo fica em 45% e no terceiro cai para 20%. Nesse último se o clube participar apenas é uma temporada da Premier League anterior ao seu rebaixamento, ele fica sem esse dinheiro. É uma situação que poderia atingir os novatos Brighton e Huddersfield.

Os contratos para a transmissão para o Reino Unido são feitos por triênio, esse mega contrato que foi assinado entre Premier League, Sky e BT Sport é válido para o período 2016/17, 2017/18 e 2018/19, eles já pagaram um, vamos entrar no segundo e próxima temporada se encerraria. Mas antes de acabar haverá um novo leilão e, muito possivelmente, o valor será mais alto ainda. Os contratos com as TVs estrangeiras são feitas ao longo do ano e costumam ter a duração de triênio também. 

Fiz algumas projeções no quadro abaixo com os valores recebidos pelos times rebaixados em 2016/17 para se ter uma estimativa de quanto um clube rebaixado poderá arrecadar entre 2017 até o final da temporada 2019/20, quando se deve ter o início de um novo contrato, mais alto, com as TVs britânicas:



Os três times que foram rebaixados em 2014/15 receberam valores com percentuais diferentes dos atuais e com uma subtração de £ 2.3 m por temporada fora da elite, nesse caso só o QPR sofre com isso porque Burnley e Hull já subiram e desceu no caso dos Tigres, que é interessante porque se não subir até 2019/20 poderá receber da Premier League seis valores de TV desde o seu rebaixamento em 2014/15 (£66.6 m) até 2019/20, daria por volta de uns £ 280 milhões.

Se Norwich, Aston Villa, Middlesbrough e Sunderland não subirem em até três temporadas após os seus rebaixamentos poderão contabilizar nos cofres um total de £ 92 milhões, valor menor que o Sunderland recebeu após ser rebaixado em 2016/17.

Para finalizar, vamos supor que os três times rebaixados nessa temporada não subam nas próximas duas e tenham recebido os mesmos valores dos três que caíram em 2016/17, eles receberão mais de £ 160 milhões, isso é por baixo porque em 2019/20 estará valendo um novo contrato de transmissão. 

É por isso que os clubes estão gastando rios de dinheiro na Inglaterra, a galinha dos ovos de ouro por lá é a receita que vêm das TVs inglesas.


O abismo é gigante entre a primeira e a segunda divisões na Inglaterra.

Distribuição TV 2016/17



Pagamentos Paraquedas


Nenhum comentário:

Postar um comentário