segunda-feira, 7 de agosto de 2017

O rejuvenescimento do Manchester City

Uma das maiores críticas que se fazia ao Manchester City na temporada passada era em relação a quantidade de jogadores acima dos 30 anos que havia no elenco. Me parece, não lembro exatamente, a média de idade dos jogadores estava entre as três mais altas da Premier League em 2016/17, isso mesmo após Guardiola investir em jogadores mais jovens como Sané, Stones, Gundongan e Gabriel Jesus, esse última na segunda metade do campeonato.

Para um esquema ofensivo que exigia muito dos laterais, tínhamos um problema já que todos os quatro jogadores disponíveis para essa posição tinham mais de 30 anos. Para essa janela de transferência, Guardiola foi buscar reforços para suas laterais que tivessem gás para tanto defender quanto para atacar. Os quatro da última temporada saíram e chegaram três: Kyle Walker, Danilo e Benjamim Mendy. Não só a troca dos laterais ajudou a diminuir a média de idade, mas contratar um goleiro mais jovem (Ederson) e não renovar o contrato de Willy Caballero também permitiu a queda da média.

Apenas um setor do campo teve aumento médio de idade, mas foi algo irrelevante. No ataque, como a análise foi feita antes da chegada de Gabriel Jesus na última temporada, houve basicamente a troca entre ele e Iheanacho que jogará pelo Leicester. 

O time atual de Guardiola chegará ao final da temporada três anos mais jovem que o time do seu primeiro ano no comando do City. Essa juventude poderá trazer melhores resultados quando começarem a encavalar os jogos e o tempo de recuperação for bem menor. Em 12 jogos entre dezembro e janeiro, o City venceu 6, foram dois empates e 4 derrotas em todas as competições e na Premier League ficou no 4, 1 e 4. Muitos pontos deixados para trás nesse período.

Com essa queda de idade geral mais o esquema de jogo de Guardiola, acredito que teremos um City com menos desgaste no ano. O tempo que ficaremos com a bola vai pressionar muito o adversário enquanto poderemos "descansar" mesmo em campo. Essa temporada promete para o Manchester City.



Algumas informações sobre como foi calculada a média:

- a idade levada em conta é aquela que cada jogador terá no último dia legal da temporada 2017/18, ou seja, 30/06/2018;

- Há alguma dificuldade para se classificar exatamente qual é a posição de um jogador, principalmente de winger, uns chamam de ponta, outros de meio de campo ofensivo, eu preferi classificar como meio de campo mesmo;

- Essa média de idade irá se alterar até a data do fechamento da janela de transferência, vários jogadores devem deixar o City por empréstimo ou em definitivo. São aqueles em negrito abaixo:

Goleiro: Ederson, Claudio Bravo, Daniel Grimshaw e Arijanet Muric;

Laterais: Walker, Danilo e Mendy;

Zagueiro: Kompany, Stones, Otamendi, Adarabioyo, Mangala e Denayer;

Meio de Campo: Yaya Touré, Fernandinho, Gundogan, David Silva, Kevin De Bruyne, Bernardo Silva, Sterling, Sané, Phil Foden, Brahim Diaz, Patrick Roberts, Fabian Delph, Samir Nasri e Oleksandr Zinchenko

Atacantes: Aguero, Gabriel Jesus e Bony.

O elenco do City tem 30 jogadores, se sair mesmo esses sete, o grupo vai ficar curto. Serão 23 com mais 5 jogadores bem jovens, os dois terceiros goleiros, Adarabioyo, Foden e Diaz. Será que chega mais alguém?

Nenhum comentário:

Postar um comentário