segunda-feira, 30 de abril de 2018

Gols de Gabriel Jesus.

Primeiramente quero que entendam que não tenho conhecimento nenhum sobre design ou ferramentas para isso, tudo que eu fiz foi paint do Windows, além do uso da Ferramenta de captura também, a qualidade não está 100%. Para ver melhor essas informações, vocês podem salvar as duas imagens abaixo. Dito isso, vamos falar sobre os gols do Gabriel Jesus pelo Manchester City.

O brasileiro chegou ao City vindo do Palmeiras contratado a pedido do treinador Pep Guardiola. No jogo contra o West Ham no domingo, ele completou seu jogo de nº 50 pelo City e pode comemorar com uma bola na rede, fui seu vigésimo terceiro gol pelo clube, tem uma média de quase um gol a cada dois jogos. Nesse gol ele começou a jogada na intermediária de ataque, viu Sterling na direita, tocou e correu para área para receber, o seu toque final na bola foi na linha da pequena área do goleiro Ádrian do time da casa.

Esse não foi apenas um gol que ele chegou apenas para concluir, ele participou da construção da jogada, foi um pouco diferente dos outros gols que ele marcou pelo City. Eu estava curioso para fazer esse levantamento de gols dele porque eu tinha a sensação que todos haviam sido na grande área, não me lembrava de chutes de longa distância dele e isso foi confirmado. Eu analisei os vídeos dos gols e posicionei manualmente onde ele tocou pela última vez antes dela entrar, então é bem possível que as marcações não estejam posicionadas com a precisão de um GPS, mas tenho absoluta certeza que não há grandes diferenças entre a posição real e a manual.

Dos 23 gols marcados, apenas um, no jogo contra o Tottenham em 14/04/2018 (gol # 21) quando ele recebeu um lançamento do Kompany, Gabriel marcou quando estava atrás da marca de pênalti e por falar na marca, ele foi o cobrador na partida contra o Leicester em 13/05/2017 (gol # 5). Na hora que eu puxei as informações dos gols, me surpreendi porque achava que tinha mais gols de pênalti, no site que eu encontrei para verificar essa informação, mostrou que bateu três, sem contar as decisões por pênalti, e dois foram desperdiçados.

Pela minha análise, 17 gols ou foram na pequena área, como o que deu a vitória sobre o Swansea em 05/02/2017 (gol # 3), ou na região limítrofe, novamente a vítima no exemplo é o Swansea no dia 22/04/2018 (gol # 22), foi seu quarto gol de cabeça pelo City, os outros três foram gol # 4, gol # 9 e gol # 19.

Não dá para reclamar de um cara que faz tanto gol, ainda mais que para fazer esse tanto de gol perto da pequena área mostra a capacidade de posicionamento do jogador em campo e se livrar da marcação, só que ele tem que tomar cuidado para não se tornar um jogador unidimensional, é preciso variar seu jogo para não se tornar fácil de marcar pelos adversários e ele tem um exemplo disso do lado dele no ataque, o Sergio Aguero.

Em sua estreia contra o Swansea, ele além de fazer um gol de carrinho na pequena área, ele acertou um tiraço de alguns metros de fora da grande área, também me lembro há pouco tempo o gol dele contra o Leicester, que foi um assistência do Phil Foden, foi de fora da área. Não me recordo de todos os gols dele pelo City, tem mais 196 nessa brincadeira, muito provavelmente devem ter outros de longe...enquanto escrevia lembrei de mais um: 2012/13, jogo contra o Liverpool no Etihad, Pepe Reina saiu mal da grande área e o Aguero, quase sem ângulo, perto da linha de fundo, fez o gol do empate, 2-2. Pqp, mais um! O gol na final da Copa da Liga dessa temporada, o toque por cima do goleiro Ospina foi alguns centímetros antes da linha da grande área.

Também fiz uma classificação do gol se houve assistência ou não, não identifiquei nenhum como um gol que ele fez a jogada sozinho, os únicos três que não há assistência propriamente dita foram os gols # 2 e # 3, no mesmo jogo contra o Swansea, e o # 11 contra o Feynoord na Holanda pela Liga dos Campeões, onde aconteceram rebotes ou da zaga ou do goleiro. Em comparação, lembro do gol do Aguero contra o United em 2012/13 em Old Trafford, vitória nossa por 2-1, e um dos gols na goleada por 6-0 nessa temporada contra o Watford em Londres.

O argentino claramente tem mais recursos que o Gabriel, dizer isso não é querer jogar o Gabriel para baixo, mas torcer para que ele mire o exemplo do Aguero. Em alguns jogos, já é possível vê-lo em jogadas mais longe da área, como no lance do gol contra o West Ham ou quando foi o pivô nos dois gols contra o Stoke fora de casa nessa temporada. 

Gabriel será muito importante no futuro para o Manchester City, o importante é que ele diversifique sua produção, não fique especializado só em um modo de colocar a bola no fundo das redes.

Localização dos gols de Gabriel Jesus

Informações dos gols de Gabriel Jesus

2 comentários:

  1. Eu acho bem normal, um time como o city, com dois centro campistas extremamente criativos (talvez os dois mais em atividade - sou suspeito pra falar do Silva é meu jogador preferido e nunca o vi fazer um jogo ruim, no mínimo nota 6, um dos jogos contra o Liverpool nessa UCL), e dois wingers mais criativos do que fominhas, ter atacantes que apenas dão o último toque... Acho inclusive que é o ideal! A bola pode chegar em boas condições o tempo todo, precisamos de alguém disposto a colocar ela na caixinha.

    Não vejo Gabriel como esse jogador, a sensação que tenho com ele é que é um jovetic - vai contribuir na construção, fazer tabelas, tem recursos masss quando acabar a season e olharmos bolas na rede, poucas.

    Momento polêmico, me agradava mais o time com Álvaro "the beast" Negredo, principalmente os 6 primeiros meses dele de city, do que com Jesus. Dzekao como sub, nesse time, ia fazer gol de td q é jeito tb.

    Espero estar enganado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Não consigo ver no GJ esse craque que todo mundo, e principalmente a espn quer fazer. Tem boa colocação? Sim, é fato. Mas pra mim ainda é um jogador bem comum.

      Excluir