sábado, 21 de abril de 2018

EPL # 35 - Man City Vs Swansea City

Domingo será a primeira das cinco vezes que o Manchester City entrará em campo como campeão da temporada 2017/18 ainda na temporada 2017/18  e terá como oponente nesse jogo o Swansea City, primeiro time fora da zona do rebaixamento. A partida começará ao meio dia e meia, horário de Brasília, com transmissão dos canais ESPN.

A primeira nota a se destacar para essa partida é que o técnico do Swansea, o português Carlos Carvalhal, avisou que o time fará a "Guarda de Honra" para os campeões, gesto simpático e ele parece ser porque já vi vídeos dele distribuindo comida para os jornalistas galeses nas entrevistas coletivas. Em 20 jogos no comando tem oito vitórias, 4 empates e 4 derrotas, assumiu na lanterna e hoje está 4 pontos fora e com um jogo a mais por fazer, parece que vai conseguir livrar, pena para eles que jogarão com o City amanhã. Viram? Um parágrafo inteiro para falar sobre o nosso adversário porque não tem tanta coisa para falar sobre o City, vai ser assim nessas rodadas finais.

Duas grandes baixas para amanhã serão a ausência de Fernandinho, que cumprirá seu último jogo de suspensão, e Sergio Aguero, ele operou o joelho está fora da temporada, se preparando para a Copa do Mundo. Acho que podemos ter a volta de Mendy ao time, não como titular, mas já como opção no banco de reservas. Há poucos dias ele jogou o primeiro tempo de um Derby da divisão de base, então não seria nenhuma surpresa vê-lo entre os 18 relacionados, mas se começar jogando, aí eu estranharia e bastante.

Nessa reta final o time busca recordes coletivos e individuais. Os coletivos que mais chamam minha atenção são de números de pontos e gols em uma mesma temporada, o de gols é do Chelsea de 2009/10 com 103, em duas das três últimas partidas do campeonato ele marcou 15 gols (sete no Stoke e oito no Wigan, além de um 2-0 fora no Liverpool). Com 93 hoje, o City precisa marcar dois gols por jogo para igualar, a média do time é de quase 3 por partida, como são cinco adversários da metade debaixo da tabela acho que não seria proibido sonhar com a marca de 110 gols.

Fiz uma conta de padaria legal e o resultado chegou a 108 bolas nas redes, exclui os times que estão do segundo ao nono lugar (United, Liverpool, Tottenham, Chelsea, Arsenal, Burnley, Leicester e Everton) e nos 17 confrontos o time fez 51 gols, média exata de 3 por partidas. Como temos 5 partida, são 15 gols então teríamos 108 gols no total. Para deixar claro, essa conta não faz sentido nenhum porque nem sempre foram esses times que ficaram entre essas posições.

Agora uma dúvida: quando a gente ouve que o confronto entre tal time contra adversários no Top 4, por exemplo, a conta leva consideração o meu jogo contra o time que na rodada da partida começou entre os 4 ou isso ocorre no momento da conta, exemplo joguei contra o Liverpool e ele está em oitavo lugar e no final do temporada, top 4, mesmo assim essa partida entra no universo da conta? Para mim, a primeira opção é melhor, porque teoricamente enfrentei um time num melhor momento? Muita divagação inútil.

O recorde de pontos também é do Chelsea com 95 pontos, de 2004/05 e o City tem 87 no momento, precisa de apenas 3 vitórias, jogará contra Swansea, Huddersfield e Brighton em casa, essa marca parece ser mais fácil de ser batida do que a do gols, que já está bem fácil de virar história. Com cinco jogos para terminar o campeonato o Chelsea 04/05 tinha 82 pontos e fez 13 nas cinco rodadas finais, foi quase perfeito, perdeu pontos apenas na última rodada, fora de casa, para o Newcastle, empate em 1-1. Além dessas duas coletivas, tem outras, mas eu vou usá-las para os próximos posts de pré jogo, é preciso encher linguiça.

No aspecto coletivo tem um recorde e uma competição ainda. Ederson não foi escolhido para o time da temporada pelos jogadores, perdeu para o De Gea, mas não acho que o espanhol não mereceu, não fosse ele, talvez a Liga dos Campeões poderia estar a perigo. Os dois goleiros de Manchester estão na briga por partidas sem tomar gol, com o goleiro do United bem a frente com 17 contra 14 do nosso camisa 31. Esta difícil, vejamos o quê acontece na defesa do Mourinho nas próximas rodadas.

O recorde individual, como já informo há algumas semanas, é de assistência e Kevin De Bruyne é o cara que luta para igualar ou quebrar a marca de Thierry Henry em 2002/03 com 20 passes para gol. O belga tem 15 e seus seguidores mais perto são seus companheiros Leroy Sané com 12 e David Silva com 11. O negócio é esses dois serem bonzinhos e deixarem o bola no pé do De Bruyne para ele servir os companheiros, também é importante que os companheiros coloquem a bola na rede. Estão lendo isso Gabriel Jesus, Sterling e Sané?? Não quero ninguém perdendo gol ainda mais se a bola vier do De Bruyne.

Amanhã também acontecerá a entrega do melhor jogador da temporada escolhido pelos jogadores, a festa acontecerá em Londres às 17:30 (Brasil). Dá tempo de De Bruyne  e Sané pegarem um avião, colocarem um terno elegante e ficarem na expectativa de levantarem mais esse troféu.

E o outro assunto que interessa até o final do campeonato é saber quem ganhará medalha da Premier League. Lukas Nmecha e Tom Dele-Bashiru, que jogaram nessa temporada no time principal, não jogarão amanhã porque estavam ontem na Suiça defendendo o time na semi final da Liga dos Campeões para jovens. Tosin Adarabioyo se não ficar nem no banco amanhã, não terá mais como jogar cinco partidas. Mendy precisa de apenas uma e Foden e Diaz, mais duas partidas, cada, com certeza os três conseguirão.

Então é isso. Amanhã se começa o fim de uma temporada já de olho na defesa do título em 2018/19.

Liga dos Campeões para Jovens.

O Manchester City perdeu por 5-4 para o Barcelona e não jogará a final da competição. Jogo foi movimentado, mas a defesa do time e o seu goleiro foram mal demais. Olhem os gols e vejam a moleza que foi marcar contra a gente. O ponta suiço Lorenzo Gonzalez foi expulso de maneira imbecil. Joel Latibeaudiere, Lukas Nemcha (2) e Rabbi Matondo marcaram os gols.

L Nmecha teve a chance de fazer o 3-2, depois de ficarmos por duas vezes trás no placar, mas o goleiro do Barcelona salvou lindamente aquela bola, que bateu na trave. Pelos lances que eu vi na temporada, o time precisa melhorar muito, talvez os técnicos da base não sejam bons suficientes para comandar a evolução desses jogadores.

Liga dos Campeões Feminina.

No domingo antes da partida contra o Swansea, o time feminino jogará no estádio da Academia contra o Lyon. A partida vale pelo jogo de ida das semi finais da competição. O time francês é o atual campeão e muito forte, é o time que mais detém taças do Liga dos Campeões, são quatro junto o Frankfurt da Alemanha.

Bem que a torcida poderia chegar mais cedo e encher o estádio, ainda mais que há partes para os torcedores ficarem de pé, colocar pressão no time adversário.

A outra semi é entre Chelsea e Wolfsburg.

Man City Vs Swansea (desde 1992):



Jogadores suspensos: Fernandinho (último jogo)

Jogadores pendurados: não há.

Juiz da partida: Craig Pawson. Nessa temporada apitou 4 partidas nossa, 4 vitórias: 7-2 no Stoke, 2-1 no Huddersfield e 4-1 no Tottenham, pela Premier League, e na final da Copa da Liga 3-0 no Arsenal do Wenger em sua última final pelo clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário