segunda-feira, 30 de abril de 2018

Gols de Gabriel Jesus.

Primeiramente quero que entendam que não tenho conhecimento nenhum sobre design ou ferramentas para isso, tudo que eu fiz foi paint do Windows, além do uso da Ferramenta de captura também, a qualidade não está 100%. Para ver melhor essas informações, vocês podem salvar as duas imagens abaixo. Dito isso, vamos falar sobre os gols do Gabriel Jesus pelo Manchester City.

O brasileiro chegou ao City vindo do Palmeiras contratado a pedido do treinador Pep Guardiola. No jogo contra o West Ham no domingo, ele completou seu jogo de nº 50 pelo City e pode comemorar com uma bola na rede, fui seu vigésimo terceiro gol pelo clube, tem uma média de quase um gol a cada dois jogos. Nesse gol ele começou a jogada na intermediária de ataque, viu Sterling na direita, tocou e correu para área para receber, o seu toque final na bola foi na linha da pequena área do goleiro Ádrian do time da casa.

Esse não foi apenas um gol que ele chegou apenas para concluir, ele participou da construção da jogada, foi um pouco diferente dos outros gols que ele marcou pelo City. Eu estava curioso para fazer esse levantamento de gols dele porque eu tinha a sensação que todos haviam sido na grande área, não me lembrava de chutes de longa distância dele e isso foi confirmado. Eu analisei os vídeos dos gols e posicionei manualmente onde ele tocou pela última vez antes dela entrar, então é bem possível que as marcações não estejam posicionadas com a precisão de um GPS, mas tenho absoluta certeza que não há grandes diferenças entre a posição real e a manual.

Dos 23 gols marcados, apenas um, no jogo contra o Tottenham em 14/04/2018 (gol # 21) quando ele recebeu um lançamento do Kompany, Gabriel marcou quando estava atrás da marca de pênalti e por falar na marca, ele foi o cobrador na partida contra o Leicester em 13/05/2017 (gol # 5). Na hora que eu puxei as informações dos gols, me surpreendi porque achava que tinha mais gols de pênalti, no site que eu encontrei para verificar essa informação, mostrou que bateu três, sem contar as decisões por pênalti, e dois foram desperdiçados.

Pela minha análise, 17 gols ou foram na pequena área, como o que deu a vitória sobre o Swansea em 05/02/2017 (gol # 3), ou na região limítrofe, novamente a vítima no exemplo é o Swansea no dia 22/04/2018 (gol # 22), foi seu quarto gol de cabeça pelo City, os outros três foram gol # 4, gol # 9 e gol # 19.

Não dá para reclamar de um cara que faz tanto gol, ainda mais que para fazer esse tanto de gol perto da pequena área mostra a capacidade de posicionamento do jogador em campo e se livrar da marcação, só que ele tem que tomar cuidado para não se tornar um jogador unidimensional, é preciso variar seu jogo para não se tornar fácil de marcar pelos adversários e ele tem um exemplo disso do lado dele no ataque, o Sergio Aguero.

Em sua estreia contra o Swansea, ele além de fazer um gol de carrinho na pequena área, ele acertou um tiraço de alguns metros de fora da grande área, também me lembro há pouco tempo o gol dele contra o Leicester, que foi um assistência do Phil Foden, foi de fora da área. Não me recordo de todos os gols dele pelo City, tem mais 196 nessa brincadeira, muito provavelmente devem ter outros de longe...enquanto escrevia lembrei de mais um: 2012/13, jogo contra o Liverpool no Etihad, Pepe Reina saiu mal da grande área e o Aguero, quase sem ângulo, perto da linha de fundo, fez o gol do empate, 2-2. Pqp, mais um! O gol na final da Copa da Liga dessa temporada, o toque por cima do goleiro Ospina foi alguns centímetros antes da linha da grande área.

Também fiz uma classificação do gol se houve assistência ou não, não identifiquei nenhum como um gol que ele fez a jogada sozinho, os únicos três que não há assistência propriamente dita foram os gols # 2 e # 3, no mesmo jogo contra o Swansea, e o # 11 contra o Feynoord na Holanda pela Liga dos Campeões, onde aconteceram rebotes ou da zaga ou do goleiro. Em comparação, lembro do gol do Aguero contra o United em 2012/13 em Old Trafford, vitória nossa por 2-1, e um dos gols na goleada por 6-0 nessa temporada contra o Watford em Londres.

O argentino claramente tem mais recursos que o Gabriel, dizer isso não é querer jogar o Gabriel para baixo, mas torcer para que ele mire o exemplo do Aguero. Em alguns jogos, já é possível vê-lo em jogadas mais longe da área, como no lance do gol contra o West Ham ou quando foi o pivô nos dois gols contra o Stoke fora de casa nessa temporada. 

Gabriel será muito importante no futuro para o Manchester City, o importante é que ele diversifique sua produção, não fique especializado só em um modo de colocar a bola no fundo das redes.

Localização dos gols de Gabriel Jesus

Informações dos gols de Gabriel Jesus

domingo, 29 de abril de 2018

Mais uma goleada!

Para começar os serviços, olhem a tabela abaixo. Adivinhem que time de Manchester ter os quatro primeiros assistentes?



Mais uma visita ao Estádio Olímpico de Londres e mais uma goleada, pena que dessa vez o West Ham conseguiu marcar um gol. O City de Guardiola igualou o City de Pellegrini com 102 gols marcados, mas ainda tem três jogos para passar o Chelsea (103), o legal que a marcar redonda, ou seja, o centésimo gol foi marcado pelo City também, só que um jogador de consideração nossa, Pablo Zabaleta foi creditado como gol contra, o nosso segundo na partida. Sané fez o primeiro, Gabriel o terceiro e Fernandinho encerrou o placar. Agora o próximo jogo será o da entrega da taça, no domingo que vem contra o Huddersfield. Coitado deles, está com cara que sofrerão no jogo e na luta para se manter na primeira divisão.

No começo do jogo eu fiquei dividido entre a o final do GP do Azerbaijão de F1 e o começo da nossa partida, depois de alguns vai e volta de canal, lembrei do Watch ESPN. O gol do Sané saiu no momento de mais tensão da corrida [SPOILER]: Ricardo e Verstappen bateram, deu Safety Car, o Grosjean rodou sozinho no SC, a corrida demorou a começar, na relargada o Vettel tentou passar o líder Bottas, saiu da pista e voltou em quarto, Hamilton passou Bottas porque o finlandês passou por cima de detritos. O inglês venceu e virou líder do campeonato, Raikonnen chegou em segundo e Perez em terceiro [SPOLIER DESLIGADO].

Isso tudo aconteceu e eu querendo saber para quem foi creditado o gol do Sané, o Watch Espn estava no mudo e saiu o segundo gol, dessa vez claramente contra. Pelo o quê "acompanhei" da primeira etapa, não foi lá essas coisas, o segundo tempo me pareceu bem melhor. O gol que nós sofremos foi um erro coletivo nosso e do trio de arbitragem.

Ainda estava no mudo e eu vi um lance que parecia a origem da jogada do gol deles e o jogador estava em impedimento. E o bandeira ainda errou novamente ao não dar pênalti e sim falta fora da área do Gundogan. O bom para ele e para o West Ham que o Cresswell marcou. Não achei falha do Ederson, achei muita falha do Laporte, como é que ele tenta sair com um "lobby" para o Gundogan na nossa área, uma bola no alto o cara tem que matar de forma totalmente diferente de uma bola rasteira e chegou um cara louco para roubar a bola que conseguiu. Olha, o Laporte não está me convencendo não.

Nos lances que eu "perdi", teve um que o Ederson foi convencido e quase perdeu a bola para o Arnautovic, o juiz deu falta, mas não me seria estranho ele deixar seguir a jogada. Sorte nossa que ele preferiu apitar.

No segundo tempo o jogo foi legal, fizemos gols, o gol do Gabriel foi muito bom, com ele começando a jogada no meio de campo, achou Sterling na direita que voltou para o brasileiro marcar o terceiro. O gol do Fernandinho também foi cortesia do camisa 7, que completou um hat trick de assistências, mas continuou a sua sina de perder gols, teve aquele que ele ficou frente a frente com o Adrián, mas não conseguiu tirar do goleiro.

Com o jogo, ganho deu tempo para colocar mais um pouco em Yaya em campo, está a duas partidas do adeus, e o Lukas Nmecha fez sua estreia na Premier League. Como Danilo tinha entrado no lugar do Walker, Mendy e Foden ficaram no banco dessa vez. Por falar no Danilo, ele deve ser o jogador mais chato do mundo: toda hora ele está com o braços abertos para pedir bola, parece uma estátua do Cristo Redentor. Alguém tem que ensinar etiqueta de futebol para ele.

Agora é esperar mais uma semana para a festa do título e quebras de recorde, talvez o de gols, o time tenha segurado o pé hoje para fazer em frente da sua torcida, precisa de mais dois, eu acho que acontecerá ainda no primeiro tempo diante do Huddersfield, alguém quer fazer uma aposta mais ousada, antes dos 30? Antes dos 10? É possível, veremos o quê nos aguarda dia 06.

Informação das partidas:

West Ham Vs Man City

Time escalado para partida contra o West Ham:
Ederson, Walker, Laporte, Otamendi, Delph, Fernandinho (C), Gundogan, De Bruyne, Sane, Sterling, Jesus.

Banco de reservas: Bravo, Danilo, Bernardo, Mendy, Yaya Touré, Nmecha, Foden

Delph no time titular com Sané e Walker também, será que o lateral esquerdo vai avançar tanto quanto na última rodada? Acho bem difícil.

Kompany descansando, D Silva ganhou mais uma folga para visitar filhão e família na Espanha, muito justo, e Brahim Diáz não poderá receber medalha na próxima rodada porque nem no banco está, ao contrário do Lukas Nmecha que pode fazer sua estreia na Premier League hoje.

Tem quatro jogadores que eu gostaria que viessem do banco hoje em algum momento: Mendy, Yaya e os dois da base. Quantos desses entrarão? Acho que vai sobrar para o Nmecha mesmo e olha que tem o Bernardo no banco também.

Atualização: Kompany tem problemas médicos, mas não especificaram o quê é.


Celtic Vs Rangers

Daqui a pouco Celtic e Rangers entram em campo para mais um clássico "Old Firm". O jogo começará às 8 horas, horário de Brasília, com transmissão dos canais ESPN, isso é bom porque mata um tempo até o nosso jogo.

Se vencer o Celtic será campeão. Patrick Roberts, jogador emprestado pelo City, está no banco para esse jogo de grande rivalidade.

E por falar na Escócia, o Brandon Barker marcou o último gol na goleada do Hibernian sobre o Kilmarnock por 5-3. O time está na quarta colocação, 10 pontos a frente do quinto, e empatado com os Rangers em pontos, mas o time de Glascow tem um jogo a menos. Se o Celtic vencer a Copa da Escócia contra o Motherwell (sétimo no escocês), abre uma vaga na Liga Europa para o quarto lugar.

sexta-feira, 27 de abril de 2018

EPL # 36 - West Ham Vs Man City

No domingo o Manchester visitará o West Ham no Estádio Olímpico pelo seu tour de celebração do título da Premier League em 2017/18. O jogo começará às 10:15 da manhã e terá transmissão dos canais ESPN.

Nas últimas cinco partidas entre os dois times, o Manchester City venceu 4 deles e só teve um empate. Será o terceiro jogo entre eles desde que o time de Londres se mudou para o novo estádio na temporada passada e o time da casa não só não tirou pontos da gente como não fez um único gol, foram duas goleadas: 5-0 na Copa da Inglaterra e 4-0 pela Premier League. David Silva e Yaya Touré são nossos artilheiros nesse local, com dois gols cada. Será que colocarão mais algum na rede? E se Silva marcar no domingo ajudará o clube a igualar mais um recorde.

De acordo com o jornal MEN, o Arsenal de 2012/13 foi o último time a conseguir fazer com que quatro jogadores marcassem 10 ou mais em uma mesma edição da Premier League. Antes dessa rodada, três jogadores nossos já bateram os 10 gols: Aguero (21), Sterling (18) e Gabriel (11). David Silva e Sané tem 9 cada, se ambos marcarem um único gol nessas rodadas finais, será a primeira vez na história da Premier a bater cinco jogadores com mais de 10 gol. Sem falar que o De Bruyne está com 8. Bernardo Silva tem cinco gols, será que vai brigar para entrar nesse grupo?

Na entrevista coletiva nenhuma novidade sobre lesões. Aguero ainda está em Barcelona para fazer recuperação e John Stones estava na roda de bobinho, ele está na luta por uma vaga na Copa do Mundo ainda, é ruim perder os jogos finais por contusão porque abre a possibilidade do Southgate não querer arriscar em um torneio curto ter um jogador que não está 100%.

A boa notícia será a volta de Fernandinho, deve voltar ao time titular após dois jogos fora por suspensão, acho que só ficaria no banco se Guardiola quisesse poupá-lo, mas pelo o que o time mostrou contra o Swansea, não é de imaginar que o brasileiro ficará de fora nesse jogo. Acredito que ele terá como companheiro em campo, no time titular, o lateral esquerdo Mendy.

Depois de quase 8 meses fora por causa de lesão grave no joelho, ele participou de alguns minutos no massacre diante do Swansea, passada uma semana pode ser que Guardiola queira dá-lo mais tempo de jogo. No jogo passado, o City entrou em campo sem Sané e os dois laterais que atuaram, puderam atacar aos montes, a ausência do Sané e a entrada do Danilo na direita, fez mais a parte defensiva, deixaram, principalmente, o Delph a atacarem e ele foi bem, o passe para o segundo gol foi dele em grande combinação com o David Silva. Acredito que Sané voltará ao time titular nesse jogo, será interessante ver se ele e Mendy conseguirão atacar sem bater cabeça.

Contra o Swansea, o City de Guardiola bateu o recorde de passes tentados e completados num único jogo. O número de passes certos ficou em 942 (contra 1015 no total), será que o treinador exigirá que seu time aumente em, pelo menos, 58 passes ainda nessa temporada? Se ele quiser que seus jogadores façam isso, eles farão e, o mais importante, não será aquele passe migué não, terá objetivo essa troca de bola.

Por questões contratuais, Joe Hart não poderá jogar contra o clube que o emprestou. O West Ham está em 15º lugar com certa folga da zona de rebaixamento, tem seis pontos de vantagem sobre o primeiro na zona com 12 pontos por disputar. É só não fazer uma cagada homérica que permanecerá na primeira divisão na próxima temporada.

Naquela luta por medalha de campeão da Premier League, Foden pode garantir a sua no domingo se entrar em campo, já o espanhol Diaz precisa de mais dois jogos para receber a medalha. Curiosidade é que a entrega da taça será no dia 06 de maio, na outra rodada, e se costuma entregar a medalha nesse dia, não saberia dizer com tanta precisão porque nossos dois últimos títulos foram na última rodada, então não sei se as medalhas vem junto do troféu ou só na última rodada, se o Diaz não jogar no domingo ou contra o Hudderslfield na rodada seguinte, não terá os cinco jogos, mas será que ele poderá subir ao palco para pegar a medalha?

Uma questão para lá de pertinente que nós deixará apreensivos até o dia 06. É gente, é praticamente isso que me resta até o começo da nova temporada. Eu falava que gostaria de ganhar uma Premier League sem tanta emoção, mas estou revendo esse posicionamento.

Man City Vs West Ham (desde 1992):



Jogadores suspensos: não há.

Jogadores pendurados: não há.

Juiz da partida: Neil Swarbrick. O único jogo nosso que apitou nessa temporada foi o 5-0 sobre o Crystal Palace, partida da lesão do Mendy.

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Notícias Manchester City - 23.04.2018

- Não foi dessa vez que um jogador do Manchester City levou o prêmio de melhor jogador da temporada inglesa já que nem David Silva, Leroy Sané ou, um dos fortes candidatos, Kevin De Bruyne venceram o prêmio dado em votação por jogadores das 92 equipes que participam das quatro primeiras divisões e de 10 equipes femininas.

Como em 2013/14 quando City levantou o caneco, mas Luis Suárez do Liverpool foi o MVP ou em 2011/12 quando deu Robin van Persie. É foda quando o melhor jogador do melhor time não é honrado com essa premiação, eu perguntei para a Associação dos Jogadores Profissionais se eles mandariam a lista de votos para saber qual foi a pontuação porque não encontrei em lugar nenhum, duvido que eu a receba.

Acho que os fatores que levaram o De Bruyne a ser ultrapassado foram os gols marcados por Salah e serem feitos mais perto da época da votação. KDB foi um monstro durante o começo da temporada, ele controlava nosso meio de campo e dava muitos passes precisos para os companheiros, mas isso não chama tanta atenção quanto colocar a bola para o fundo das redes. Fico puto por não ter sido o belga a levar o prêmio, mas ele levantará a Premier League no dia 06 de maio;

- O City não saiu de mãos vazias desse noite de premiação: Leroy Sané foi o escolhido como melhor jogador jovem (até 24 anos). Ele não compareceu à festa, acho que o De Bruyne também não, não vi nenhuma foto dele. Ele atormentou muitos marcadores no nosso lado esquerdo de ataque depois de crescer muito nessa temporada em relação a anterior, esperamos que essa evolução continue;

- Com o final da temporada chegando, começam as especulações das chegadas de novos jogadores para defender o título e é algo que o City e qualquer time campeão precisa: se reforçar. Nos dois títulos anteriores, o time não foi tão efetivo no mercado e não conseguiu o bi campeonato. No momento é certo a saída de dois jogadores do elenco, são dois que entram na cota de estrangeiros: Mangala e Yaya.

No caso do zagueiro, ele está emprestado ao Everton, mas deve procurar clubes para jogar em 2018/19, vai sair com duas medalhas nessa temporada, campeão da Copa da Liga e da Premier League. Yaya está nos últimos jogos de sua carreira pelo City, já falam que seu último jogo será contra o Brighton, na última partida em casa antes do final da temporada, onde receberam homenagens como Zabaleta. São três partidas até lá: West Ham (f), Huddersfield (c e levantamento da taça) e Brighton.

O jornalista Sam Lee explicou como deve ser as contratações: são de dois jogadores, uma sendo o ítalo brasileiro do Napoli Jorginho, um meio campista. Como o time italiano está na luta pelo título, as negociações não devem ocorrer com muita força agora. Outro brasileiro Fred parece que ficou de back up se a chegada de Jorginho não acontecer.

Não haverá a contratação de zagueiros nessa janela, Guardiola estaria satisfeito com os quatro que tem no momento, aparentemente Kompany está menos propenso a se machucar. A outra contratação seria de um jogador ofensivo que a princípio não seriam Mbappé nem Mahrez, mas se pintar a oportunidade, poderiam chegar.

Não falou nada sobre goleiro, então imagino que manterá a dupla Ederson e Bravo, acredito que Angus Gunn deve continuar seu empréstimo, quem sabe agora num time de primeira divisão. Por falar em goleiro, Ederson comentou gostaria de bater pênalti ainda nessa temporada. No domingo a torcida pediu quando o jogo estava ganho, 3-0 no placar. Eu sou contra isso, se querem que o goleiro vá lá bater o pênalti que seja em momento importante, caso contrário parece que fica uma sensação de humilhar o adversário, não acho que precise disso;

- A invasão da torcida no domingo não trará consequência ao Manchester City porque a federação entendeu que eles só queriam comemorar e não houve provocação nem confusão com jogadores e torcedores do Swansea. Um jornalista quis falar em dois pesos e duas medidas ao lembrar o caso do Wigan, o campeão só esqueceu de comentar que os torcedores atravessaram o gramado para provocar a torcida do City e um em especial quis confusão com o Aguero.

domingo, 22 de abril de 2018

City passa o carro!

Eu imaginava que o time e treinador iriam diminuir o ritmo com o título antecipado, me enganei. Continuaram em cima e o Swansea City não conseguiu respirar a partida inteira com isso o resultado final foi um 5-0 com muito bom futebol apresentado. D Silva, Sterling, De Bruyne, Bernardo Silva e Gabriel Jesus foram os autores dos gols. Próximo jogo apenas no domingo que vem contra o West Ham em Londres.

O City abriu o placar muito cedo, antes dos 15 minutos com David Silva, mas não foi isso que me impressionou, foi o percentual de posse de bola, os jogadores do City não deixavam os do Swansea tocarem na bola e quando eles a tinham, era só bico para se livrar da marcação em cima deles no próprio campo de defesa. David fez o primeiro gol e foi peça fundamental no segundo gol que é melhor observado na câmera aberta do replay.

O Delph está com a bola na ponta esquerda, nisso o David ainda está na intermediária, o lateral tenta fintar o marcado, mas não consegue, o espanhol vem chegando perto e Delph com a bola nos pés, ele enxerga o David e toca, a devolução do David foi algum simples, mas puta que pariu! que passe! Voltou de primeira para Delph chegar na linha de fundo e cruzar para o Sterling livre em cima da linha colocar nas redes. Acho que foi o gol mais bonito da partida, o gol do De Bruyne de fora da área também foi bonito, o quinto, o do Gabriel, com o passe por cobertura do Yaya também foi sensacional, só que eu fico com esse. A simplicidade da devolução e como quebrou a marcação foi genial para mim.

Quando começou a substituir o Mendy, Delph ficou mais como um lateral mais defensivo, só que hoje,talvez por ser o Danilo no outro lado, ele jogou mais na parte do ataque que a defesa, os nossos jogadores o buscaram nas jogadas e quando Mendy retornou no lugar dele, o time continuou a jogar por ali. O fato do Sané ter ficado no banco no jogo todo também possibilitou os laterais esquerdos atacaram mais.

Infelizmente nenhum dos cinco gols teve assistência do De Bruyne que continua cinco atrás do recorde histórico do Henry, tem mais quatro oportunidades para isso. Se o time continuar a jogar assim, ele tem grandes chances para se tornar o garçom recordista em uma única Premier League. Em compensação o seu gol foi lindo, um canudo de fora da área que o goleiro se esticou todo e nada de tocar na bola.

Gabriel Jesus segue os passes de Aguero, nos gols e em pênaltis desperdiçados. Deixou um de cabeça após passe de Yaya e viu o goleiro defender o seu pênalti ao espalmar em direção a trave, entretanto Bernardo Silva estava atento ao rebote para fazer o 4-0.

Guardiola me agradou ainda mais hoje porque quando eu vi o banco, pensei: "quero que entre Yaya, Foden e Mendy". E foram esses mesmo que entraram no decorrer do segundo tempo. Destaque para o garoto Foden que quis jogo e conseguiu criar algumas jogadas nos quase 20 minutos que ficou em campo. Com certeza esses três terão mais tempo em campo nas próximas rodadas.

Para bater o recorde de vitórias de 30 do Chelsea da temporada passada, o City precisa de mais duas e se vierem essas duas vitórias, o recorde de pontos também será quebrado, temos 90 contra 95 do Chelsea. E faltam cinco gols para igualar os 103 do Chelsea. Ou seja, o time de Guardiola pode quebrar três recordes que o Chelsea conquistou em temporadas diferentes em um único ano. Essa cara é magistral. Na próxima temporada, o quê será que ele aprontará?

Nos minutos finais da transmissão, a geradora dos caracteres mostrou que o City passou a marca de 1000 passes, agora eu vi que há um pequeno debate: são passes tentados ou completos? Não muda a cotação da libra, mas no Twitter a conta da SkySports fala em tentados, no site da Premier League tem duas informações: touches (toques) com 1162 e passes (Passes mesmo) com 1015, esse é o número usado na transmissão.  Para terminar isso, no site da Skysports, eles mostram o percentual de acerto de passe, 92,8%, se utilizarmos os 1015, daria então 942 acertados. Seja qual for o número, o City foi gigante hoje! Mais uma vez!

Informações da partida:

Meteram a mão no Sterling!

Por isso que eu acho que contar assistência é algum impossível: o passe do Sterling para o D Silva no primeiro gol não foi contado como assistência, não sei o porquê, talvez o jogador do Swansea tenha tocado de leve na bola, não pode ter sido porque o David Silva matou a bola já que no gol do Danilo diante do Burnley, Bernardo Silva recebeu a assistência e foi bem similar a situação, matada e chute.

Atualização: no gol do KBD, Danilo ganhou assistência. Não entendo...




Guardiola não tirou o pé.

Guardiola fez pequenas alterações para o jogo de hoje, mas sem desacelerar. Walker, Otamendi e Sané estão no banco e Danilo, Laporte e Bernardo Silva tomam seus lugares. Pelo visto Stones continua machucado, está fora dos 18, ao contrário do Mendy que está no banco pela primeira vez desde a sua lesão contra o Crystal Palace em setembro.

Tosin Adarabioyo não ganhará medalha porque nem no baco está, Foden está na reserva, mas Diaz fora.

Ederson, Danilo, Kompany, Laporte, Delph, Gundogan, De Bruyne, D Silva, Bernardo, Sterling, Jesus

Banco: ravo, Walker, Mendy, Otamendi, Touré, Sané, Foden

sábado, 21 de abril de 2018

EPL # 35 - Man City Vs Swansea City

Domingo será a primeira das cinco vezes que o Manchester City entrará em campo como campeão da temporada 2017/18 ainda na temporada 2017/18  e terá como oponente nesse jogo o Swansea City, primeiro time fora da zona do rebaixamento. A partida começará ao meio dia e meia, horário de Brasília, com transmissão dos canais ESPN.

A primeira nota a se destacar para essa partida é que o técnico do Swansea, o português Carlos Carvalhal, avisou que o time fará a "Guarda de Honra" para os campeões, gesto simpático e ele parece ser porque já vi vídeos dele distribuindo comida para os jornalistas galeses nas entrevistas coletivas. Em 20 jogos no comando tem oito vitórias, 4 empates e 4 derrotas, assumiu na lanterna e hoje está 4 pontos fora e com um jogo a mais por fazer, parece que vai conseguir livrar, pena para eles que jogarão com o City amanhã. Viram? Um parágrafo inteiro para falar sobre o nosso adversário porque não tem tanta coisa para falar sobre o City, vai ser assim nessas rodadas finais.

Duas grandes baixas para amanhã serão a ausência de Fernandinho, que cumprirá seu último jogo de suspensão, e Sergio Aguero, ele operou o joelho está fora da temporada, se preparando para a Copa do Mundo. Acho que podemos ter a volta de Mendy ao time, não como titular, mas já como opção no banco de reservas. Há poucos dias ele jogou o primeiro tempo de um Derby da divisão de base, então não seria nenhuma surpresa vê-lo entre os 18 relacionados, mas se começar jogando, aí eu estranharia e bastante.

Nessa reta final o time busca recordes coletivos e individuais. Os coletivos que mais chamam minha atenção são de números de pontos e gols em uma mesma temporada, o de gols é do Chelsea de 2009/10 com 103, em duas das três últimas partidas do campeonato ele marcou 15 gols (sete no Stoke e oito no Wigan, além de um 2-0 fora no Liverpool). Com 93 hoje, o City precisa marcar dois gols por jogo para igualar, a média do time é de quase 3 por partida, como são cinco adversários da metade debaixo da tabela acho que não seria proibido sonhar com a marca de 110 gols.

Fiz uma conta de padaria legal e o resultado chegou a 108 bolas nas redes, exclui os times que estão do segundo ao nono lugar (United, Liverpool, Tottenham, Chelsea, Arsenal, Burnley, Leicester e Everton) e nos 17 confrontos o time fez 51 gols, média exata de 3 por partidas. Como temos 5 partida, são 15 gols então teríamos 108 gols no total. Para deixar claro, essa conta não faz sentido nenhum porque nem sempre foram esses times que ficaram entre essas posições.

Agora uma dúvida: quando a gente ouve que o confronto entre tal time contra adversários no Top 4, por exemplo, a conta leva consideração o meu jogo contra o time que na rodada da partida começou entre os 4 ou isso ocorre no momento da conta, exemplo joguei contra o Liverpool e ele está em oitavo lugar e no final do temporada, top 4, mesmo assim essa partida entra no universo da conta? Para mim, a primeira opção é melhor, porque teoricamente enfrentei um time num melhor momento? Muita divagação inútil.

O recorde de pontos também é do Chelsea com 95 pontos, de 2004/05 e o City tem 87 no momento, precisa de apenas 3 vitórias, jogará contra Swansea, Huddersfield e Brighton em casa, essa marca parece ser mais fácil de ser batida do que a do gols, que já está bem fácil de virar história. Com cinco jogos para terminar o campeonato o Chelsea 04/05 tinha 82 pontos e fez 13 nas cinco rodadas finais, foi quase perfeito, perdeu pontos apenas na última rodada, fora de casa, para o Newcastle, empate em 1-1. Além dessas duas coletivas, tem outras, mas eu vou usá-las para os próximos posts de pré jogo, é preciso encher linguiça.

No aspecto coletivo tem um recorde e uma competição ainda. Ederson não foi escolhido para o time da temporada pelos jogadores, perdeu para o De Gea, mas não acho que o espanhol não mereceu, não fosse ele, talvez a Liga dos Campeões poderia estar a perigo. Os dois goleiros de Manchester estão na briga por partidas sem tomar gol, com o goleiro do United bem a frente com 17 contra 14 do nosso camisa 31. Esta difícil, vejamos o quê acontece na defesa do Mourinho nas próximas rodadas.

O recorde individual, como já informo há algumas semanas, é de assistência e Kevin De Bruyne é o cara que luta para igualar ou quebrar a marca de Thierry Henry em 2002/03 com 20 passes para gol. O belga tem 15 e seus seguidores mais perto são seus companheiros Leroy Sané com 12 e David Silva com 11. O negócio é esses dois serem bonzinhos e deixarem o bola no pé do De Bruyne para ele servir os companheiros, também é importante que os companheiros coloquem a bola na rede. Estão lendo isso Gabriel Jesus, Sterling e Sané?? Não quero ninguém perdendo gol ainda mais se a bola vier do De Bruyne.

Amanhã também acontecerá a entrega do melhor jogador da temporada escolhido pelos jogadores, a festa acontecerá em Londres às 17:30 (Brasil). Dá tempo de De Bruyne  e Sané pegarem um avião, colocarem um terno elegante e ficarem na expectativa de levantarem mais esse troféu.

E o outro assunto que interessa até o final do campeonato é saber quem ganhará medalha da Premier League. Lukas Nmecha e Tom Dele-Bashiru, que jogaram nessa temporada no time principal, não jogarão amanhã porque estavam ontem na Suiça defendendo o time na semi final da Liga dos Campeões para jovens. Tosin Adarabioyo se não ficar nem no banco amanhã, não terá mais como jogar cinco partidas. Mendy precisa de apenas uma e Foden e Diaz, mais duas partidas, cada, com certeza os três conseguirão.

Então é isso. Amanhã se começa o fim de uma temporada já de olho na defesa do título em 2018/19.

Liga dos Campeões para Jovens.

O Manchester City perdeu por 5-4 para o Barcelona e não jogará a final da competição. Jogo foi movimentado, mas a defesa do time e o seu goleiro foram mal demais. Olhem os gols e vejam a moleza que foi marcar contra a gente. O ponta suiço Lorenzo Gonzalez foi expulso de maneira imbecil. Joel Latibeaudiere, Lukas Nemcha (2) e Rabbi Matondo marcaram os gols.

L Nmecha teve a chance de fazer o 3-2, depois de ficarmos por duas vezes trás no placar, mas o goleiro do Barcelona salvou lindamente aquela bola, que bateu na trave. Pelos lances que eu vi na temporada, o time precisa melhorar muito, talvez os técnicos da base não sejam bons suficientes para comandar a evolução desses jogadores.

Liga dos Campeões Feminina.

No domingo antes da partida contra o Swansea, o time feminino jogará no estádio da Academia contra o Lyon. A partida vale pelo jogo de ida das semi finais da competição. O time francês é o atual campeão e muito forte, é o time que mais detém taças do Liga dos Campeões, são quatro junto o Frankfurt da Alemanha.

Bem que a torcida poderia chegar mais cedo e encher o estádio, ainda mais que há partes para os torcedores ficarem de pé, colocar pressão no time adversário.

A outra semi é entre Chelsea e Wolfsburg.

Man City Vs Swansea (desde 1992):



Jogadores suspensos: Fernandinho (último jogo)

Jogadores pendurados: não há.

Juiz da partida: Craig Pawson. Nessa temporada apitou 4 partidas nossa, 4 vitórias: 7-2 no Stoke, 2-1 no Huddersfield e 4-1 no Tottenham, pela Premier League, e na final da Copa da Liga 3-0 no Arsenal do Wenger em sua última final pelo clube.

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Liga dos Campeões para Jovens

Amanhã ao meio dia, horário de Brasília, o Manchester City fará a semi final contra o Barcelona na segunda partida do dia da Liga dos Campeões para Jovens. Os vencedores das partidas farão a final no dia 23 de abril, segunda feira. A outra semi final é em Porto e Chelsea.

Foden e Diaz não poderão jogar por terem atuado em três partidas da Liga dos Campeões.

O jogo poderá ser acompanhado de graça pelo canal da UEFA no Youtube.

Man. City vs. Barcelona: UEFA Youth League LIVE!

https://www.youtube.com/user/UEFA

Atualização: escalação para o jogo contra o Barcelona:

Grimshaw, Garcia, Latibeaudiere, Francis, Pozo, Dele-Bashiru, Gonzalez, Felix Nmecha, Lukas Nmecha, Poveda e Bolton.

Banco: Sokol, Duhaney, Wilson, Diallo, Doyle, Garre e Matondo.

Três dos 18 já foram relacionados para o time principal (Duhaney, Lukas Nmecha e Dele Bashiru), os dois últimos fizeram suas estreias contra o Leicester na Copa da Liga.

Pelo visto, o Lukas não vai conseguir ter sua medalha de campeão da EPL...rs, quem sabe a da UYL esteja vindo.

Chelsea é um dos finalistas ao ganhar nos pênaltis por 5-4 ( 2 a 2 no tempo normal).

quarta-feira, 18 de abril de 2018

Seleção da Premier League 2017/18

Com o domínio do Manchester City na atual edição da Premier League não é surpresa alguma o time ter cinco jogadores (Walker, Otamendi, De Bruyne, D Silva e ....) na lista da seleção ideal do campeonato em votação feita pelos jogadores e a grande novidade foi a presença de Sergio Aguero após sete temporada no campeonato inglês, essa é a primeira vez que o argentino foi escolhido. Eu acho que é a primeira vez que o esquema tático é um 4-3-3, talvez fosse o tradicional 4-4-2, Aguero continuasse de fora da seleção.

Claro que gostaria que tivéssemos onze jogadores do City nesse time, mas não rolou, desse vez. Fernandinho e Sané teriam vaga sim, acho que o brasileiro foi mais importante que David Silva nessa temporada, por exemplo. Mas nome e posição contam muito nesse tipo de votação. Dos seis jogadores que concorrem ao prêmio de melhor jogador, apenas Sané ficou de fora do time ideal, acho estranho isso.

A escolha do melhor do campeonato será anunciada no dia 22 de abril, esse domingo agora, em Londres. Não sei se acontece nessa votação, mas no prêmio da FIFA se costuma divulgar os votos, não sei se mostrarão de todos os jogadores, mas pelo menos a quantidade que cada um recebeu. Do City concorrem além de Sané, De Bruyne e David Silva.

Seria bem interessante o melhor time do campeonato e campeão ter o melhor jogador da temporada.


terça-feira, 17 de abril de 2018

Aguero de molho.

O atacante Sergio Aguero usou sua conta no twitter para informar que fez uma cirurgia no joelho, com isso deverá perder as cinco partidas finais da temporada. O procedimento foi realizado com o médico Dr Cugat, o mesmo que sempre atua nos casos do Guardiola, então isso me leva a crer que o treinador está consciente de ocorrido.



Como escrevi ontem, os jogadores já estão pensando na Rússia, o prazo de volta do Aguero é de um mês, então deve estar pronto para a preparação da seleção argentina. E essa operação sendo realizada agora também é bom para o City porque ele estará pronto para o começo da próxima temporada, essa lesão no joelho não é algo que deverá nos preocupar.

Não será nessa temporada que ele marcará o ducentésimo gol, desde que fez o gol de número 199 na decisão contra o Arsenal na Copa da Liga, ele jogou mais quatro vezes e não foi às redes. Com ele fora em definitivo Gabriel Jesus irá liderar o ataque do Manchester City e eu acredito que os jovens Brahim Diaz e Lukas Nmecha ganharão alguns minutos nessa reta.

Lembrar que o Aguero teve um problema no joelho, voltou contra o United, sofreu um carrinho criminoso do Young na altura do joelho, que o juiz, além de ignorar o pênalti, deixou a partida correr e no lance seguinte o tempo fechou. Fernandinho foi suspenso por acúmulo de cartões amarelo nesse momento.

Será que mais quantos jogadores do City irão passar por procedimentos médicos nos próximos dias?

segunda-feira, 16 de abril de 2018

E agora?

O Manchester City conquistou o título no último final de semana ao vencer o Tottenham por 3-1 em Londres e com o United sendo derrotado pelo lanterna West Brom em casa no domingo. Nas últimas duas conquistas de campeonato inglês, nós, torcedores do City, tivemos que esperar até o apito final da rodada derradeira para gritar é campeão, então a pergunta do título do post faz muito sentido: E agora?

Vamos ser realistas, o time tem recordes coletivos e individuais para quebrar ainda nessa temporada, mas nenhum deles fará o torcedor gritar de emoção como o grito de "É campeão!". É legal bater recordes porque eles são um adicional ao título, ninguém vai na rua tirar onda porque teve o melhor ataque da história se o time for o segundo colocado. O time terá cinco jogos pela frente e, com muita certeza, vários jogadores estão com a cabeça na Rússia, pessoalmente acho que o Guardiola também deve estar.

Na minha opinião o Guardiola vai poupar seus jogadores também nessa reta final com jogos insignificantes, ele irá descansar os caras mental e fisicamente. Após o jogo contra o Tottenham, ele já havia liberado os atletas para voltarem aos treinamentos somente na quarta feira, isso com a expectativa zero do United conseguir ser batido pelo West Brom, desde a derrota o pensamento deve ser outro.

Por que eu acho que o Guardiola tem que poupar? Imaginem que o Roberto Martinez, técnico da Bélgica, está com a seleção num quarta de final, vai colocar sua força máxima em campo, mesmo que, por ex, Kompany e De Bruyne estejam a um passo de estourar um músculo. O cara está num torneio de um mês, não tem como se recuperar, se perder a partir das oitavas, não tem jogo de volta daqui a duas semanas. Assim como o Guardiola pensa exclusivamente no City, os técnicos das seleções não ficarão com peninha de jogador para não criar mal estar com seus "colegas" nos clubes. E isso pode ser prejudicial para a nossa temporada de defesa do título, o City ainda não conquistou um bi campeonato.

Por isso eu entendo que nesse pouco menos de um mês para o final do campeonato, o time deveria entrar mais mesclado em campo e colocar em mais jogos atletas que não deverão ir a Copa como Yaya, Delph, Laporte e alguns da base, descansaria esse pessoal que colecionará matrioskas em junho e julho. Acredito que o David Silva com essa situação do filho dele, deve jogar ou aparecer em duas partidas, nesse domingo contra o Swansea, uma partida de festa extra oficial, e na última partida em casa contra o Hudderslfield no dia 06, que segundo a Skysports será a partida da entrega da taça. 

O chato do City ter ganho tão antecipadamente o título é que time só voltará a jogar de verdade mesmo no final de semana do dia 11 de agosto, no dia 5 de agosto o time decidirá a Supercopa da Inglaterra com o adversário sendo um dos quatro semi finalistas dessa edição da Copa da Inglaterra (Chelsea, Utd, Tottenham e Southmapton), mas não é bem futebol de verdade esse jogo, é só para ter uma festa para a abertura da temporada inglesa. São quatro meses sem futebol competitivo desse City magistral do Guardiola.

Alguns jogos da pré temporada foram anunciados, nada oficialmente ainda, mas segundo a notícia o Manchester City participará mais uma vez do Torneio Internacional dos Campeões e as partidas seriam no 20 de julho contra o Dortmund em Chicago, dia 25 diante do Liverpool em Nova Jérsei e 28 enfrentará o Bayern em Miami. O primeiro jogo será cinco dias depois da final da Copa do Mundo, então vocês imaginam que será um catadão para essa partida. Teremos tipos com Pablo Maffeo, Angus Gunn, Bersant Celina, Manu Garcia e etc.

No começo dessa temporada o time fez quatro partidas na pré temporada, como a Supercopa ocupará uma data, acho pouco provável que ocorrerá outro amistoso entre a partida contra o Bayern e a Supercopa.

Então é isso gente. Temporada acabou no domingo, vamos começar a arrumar a bagunça e daqui a quatro meses o bicho volta a pegar.

Atualização:

Confirmada as datas dos jogos amistosos nos EUA:


domingo, 15 de abril de 2018

Liga dos Campeões 2018/19

Não sei se já falei ou vocês perceberam, mas o Manchester City será pela primeira vez do pote 1 no sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões com isso evitará o Bayern e deverá evitar Barcelona, Juventus e PSG na primeira fase.

No pote 2 deveremos ter os times ingleses, United e Tottenham, o Liverpool ainda depende se vencerá ou não a Liga dos Campeões, caso sim, ficarão no pote 1. Isso também pode acontecer com Real e Roma, que não deverão conquistar suas ligas nacionais.

É campeão!

Caralho! Pqp! Vai tomar no cú! Eu vim almoçar na rua pq não espera vitória do  WBA. Mas pqp , é campeão!!

O United conseguiu a proeza. MEU DEUS!

Recordes 2017/18

O título da Premier League 2017/18 está ali na esquina, pode ser contra o Swansea na próxima rodada, mas há algumas marcas que o City poderá alcançar até o final dessa temporada do campeonato inglês:

- o recorde de gols em uma só temporada é de 103 do Chelsea, o City está com 93 e temos 5 jogos por fazer (3 em casa e dois fora) sem grandes oponentes, nenhum desses cinco times está na metade de cima da tabela e ainda se livrou matematicamente do rebaixamento. A nossa média de gols é de 2,8, bem acima de 2 gols por jogo que precisaríamos para empatar, dá para passar sem ter feito o último jogo contra o Southampton;

- Com 28 vitórias na atual edição, o City precisaria de mais duas para empatar o recorde de 30 do Chelsea da temporada passada. Sem pestanejar, dá para chegar a 33 e manter uma marca dessa por décadas;

- A melhor marca para saldo de gols é do Chelsea de 2009/10 com 71, o City tem 68 e com grande chance de vencer as 5 partidas restantes, a pior marca seria 73. Ainda é possível passar com apenas uma vitória, ganha por 8-0 e perde pela diferença mínima, chegaria aos 72 gols. Essa marca vai chegar graças ao ataque porque a melhor defesa é de 15 gols, nós já temos 25;

- Se o City marcar 5 gols em cada um desses cinco jogos empatará o número de gols marcados em casa (68 Chelsea 09/10, temos 53) e fora (48 Liverpool 13/14 (vice campeões!), temos 38). É, é bem possível disso acontecer;

- O maior número de pontos em uma temporada é do Chelsea com 95 em 2004/05, com 87 pontos hoje o City precisaria de 3 vitórias em cinco partidas para ultrapassar essa marca. Como falei são cinco adversários completamente vencíveis, para ser o primeiro clube a fazer 100 ou mais pontos só poderá empatar um até o final da temporada;

- Um recorde individual que pode ser alcançado é o de assistência do Kevin De Bruyne, ele precisa de 5 para empatar com as 20 do Thierry Henry em 2002/03. Nas duas últimas partidas ele não foi garçom de ninguém, mas com a chance do time conseguir marcar mais gols devido a qualidade dos adversários, essa marca é completamente alcançável;

- A Premier League distribui 40 medalhas para o time campeão e um jogador é considerado campeão, fazer parte do elenco, quando participa de no mínimo 5 partidas. Do elenco dessa temporada, 20 jogadores já tem a sua medalha (isso contando o Mangala porque na Copa da Liga o clube fez o correto e o enviou uma medalha, não acho que fará diferente com a Premier League). São eles: Kevin De Bruyne, Ederson, Otamendi, Bernardo, Walker, Fernandinho, Sterling, Sané, D Silva, Gundogan, Aguero, Jesus, Danilo, Delph, Stones, Kompany, Mangala, Zinchenko, Touré e Laporte;

- Mendy tem 4 partidas, Foden e Diaz, três cada um e Claudio Bravo uma, mas eu acho que o goleiro ganha uma medalha mesmo não tendo jogado cinco, por razões óbvias. Independente disso, esses quatro atletas ainda tem condições de conquistarem as suas medalhas no campo, ainda mais que quando assegurar o título, eu acho que o Guardiola vai "esquecer" os recordes e começar a poupar os jogadores porque terá Copa do Mundo, nenhuma técnico de seleção vai pensar em descansar jogador num torneio tão curto e isso pode atrapalhar a próxima temporada;

- Três jogadores participaram de jogos nessa temporada, mas não jogaram pela Premier League: Tosin Adarabioyo, Lukas Nmecha e Tom Dele Bashiru. Para eles terem chance de medalhas terão que participar de todos os jogos restantes, se não ficarem no banco contra o Swansea, dirão tchau- tchau para colocar o título da Premier League no currículo nessa temporada . Os dois primeiros têm até uma leve chance de conquistar, eu achava que  Nmecha ficaria ao menos no banco ontem por não termos atacante, mas acho mais provável na temporada seguinte, se ficarem no clube.

- E para não passar desapercebido, o Burnley está muito perto de jogar a Liga Europa em 2018/19. Atualmente em sétimo lugar, o time da cidade homônima está na espera dos finalistas da Copa da Inglaterra, precisa que o Southampton não vá para a final, as semi acontecerão no próximo final de semana e o clube do sul, na luta para não cair, jogará contra o Chelsea que venceu o confronto entre os dois times na última rodada.

Se a final for composta por times com vagas já asseguradas em competições europeias, abre-se a vaga para o sexto colocado, como a vitória do City na Copa da Liga fez, então abriria uma vaga extra para o sétimo. O time está nove pontos a frente do Leicester e dois atrás do Arsenal, mas com o Arsenal jogando nesse momento. 

A última vez que o Burnley participou de competições europeias foi em 1966/67, na Taças das Cidades com Feiras (?) e caiu para o Eintracht Frankfurt ao empatar for por 1-1 e perder em casa por 2-1, isso nas quartas de final. No caminho eliminou o Napoli. 

Se for o sétimo ( há a possibilidade de ser sexto ainda) jogaria a segunda fase de classificação e o que salvaria eles, se isso ainda for utilizado, é o coeficiente de pontos da Inglaterra, o Burnley deve ter zero pontos, com isso deve ser cabeça de chave nessa fase e pegaria um time de um país com menos força no futebol moderno. Essa fase aconteceria 11 dias depois do final da Copa do Mundo, será que tem algum jogador do Burnley em seleção que pode ir longe?

Nesse final de semana eles bateram um adversário direto nessa briga, o Leicester, por 2-1, agora enfrentarão o Chelsea na quinta em casa, talvez o time de Londres pense mais na Copa da Inglaterra porque a vaga na Liga dos Campeões está distante, sete pontos atrás do quarto colocado, Stoke (f), Brighton (c), Arsenal (f- pode ser um confronto direto?) e Bournemouth na última rodada em casa.

Desculpe-me por alongar sobre um assunto não relacionado ao Manchester City, mas eu, por causa da nostalgia de um City de não muito tempo, estou na torcida forte por eles.

sábado, 14 de abril de 2018

Swansea entre o City e o título.

Depois de umas semanas amargurantes, o Manchester City voltou a colocar os três pontos na bagagem e bateu o Tottenham fora de casa por 3-1 (Gabriel, Gundogan e Sterling) para agora precisar de apenas uma vitória sobre o Swansea em casa no próximo domingo para garantir o segundo título na temporada.

O começo do City foi arrasador, mas sem gols após quatro chances que incluiu um chutaço na trave do Sané em cruzamento do Sterling. O time da casa não via a bola e os nossos jogadores queriam mesmo, de verdade, abrir o marcador e conseguiram graças ao lançamento de Kompany para o Gabriel Jesus que ganhou na corrida e marcou de canhota. O brasileiro teve uma grande quantidade de chances para marcar mais depois, não pode perder tanto gol assim, o mesmo vale para o Sterling. O segundo gol foi marcado em cobrança de pênalti sofrido por Sterling e convertido por Gundogan.

Não foi pênalti, o choque do Sterling com o Lloris foi fora da área, eu, no primeiro replay, achei que tivesse realmente sido dentro da área, assim como o narrador Paulo Andrade, só após os replays seguintes deu para perceber que o lance aconteceu fora da área. Isso é engraçado porque na sexta feira a Premier League avisou que continuará mais uma temporada de teste antes de adotar ou não o VAR, tivesse hoje acredito que o juiz voltaria atrás. Na nota que a Premier League emitiu não há os clubes que votaram a favor ou contra, seria legal saber isso, inclusive se o Tottenham reclamará ou não no pós jogo.

Pena que após o segundo gol bateu aquela sensação de Deja Vú com o City deixando o Tottenham crescer no jogo e achar um gol fortuito num bate, rebate que a bola bateu no joelho do Eriksen e entrou. O Ederson mais uma vez não fez uma defesa no primeiro tempo. Só que um gol desse coloca o autor de volta no jogo e a pressão em cima da gente cresce muito. Foi o que aconteceu na rodada passada, mas nessa conseguimos impedir a virada, apesar do Sterling e Gabriel adicionarem uma dose de tensão ao jogo.

A primeira chance que o Sterling perdeu já me deixou bem nervoso, lance que ele deixou o defensor o bloqueá-lo e depois quando ele cortou o goleiro e mesmo assim não conseguiu tirar da zaga com a bola indo para escanteio, xinguei bastante e com vontade nessa jogada. A sorte dele e nossa que na cobrança desse córner, Gabriel teve o chute defendido parcialmente por Lloris e no rebote o Sterling quase fura a rede do gol de Wembley.

Do gol aos momentos finais, o City ganhou o contra ataque do Tottenham, mas não fez mais nenhum. Teve uma chance que o De Bruyne armou para o Sterling, ele fez a jogada de costas e com apenas um toque, o inglês ganhou no primeiro momento do zagueiro, mas o campeão se recuperou para desviar a bola para escanteio, desse vez o Sterling não foi culpado.

Ederson teve que defender um chute do Lucas que a bola fez umas curvas fortes, mas fora isso, ele ficou tranquilo os noventa minutos.

O título pode vir amanhã se o United der uma entregada monstra, mas assim como o Pep, eu não perderei tempo vendo o jogo. O treinador estará jogando golf, com certeza não será isso que farei.

Pouco mais de uma semana para gritar é campeão. Essa será uma semana de descanso e recuperação depois de um período turbulento.

Só mais um passo!

Informações da partida:

sexta-feira, 13 de abril de 2018

EPL # 34 - Tottenham Vs Man City

Nesse final de semana o Manchester City fará um jogo para se recuperar após três derrotas em sequência, mas não terá um cachorro morto pela frente, jogará contra o Tottenham em Wembley no sábado às 15:45, horário de Brasília, com transmissão dos canais ESPN.

Acho que a primeira coisa a se destacar é o horário da partida que aqui no Brasil acontece quando parte do país está em horário de verão e o hemisfério norte não. Para mim é a pior época do ano, além de estar um calor infernal, todos os jogos de todos os esportes no exterior começam mais tarde por essas bandas, seja campeonatos europeus de futebol, NBA, MLB, NFL, só ajuda na Liga dos Campeões por esse torneio ter jogos apenas no meio de semana e fica mais fácil assistir.

A segunda é: é melhor, nesse momento, enfrentar um time fraco em casa ou um time do nível do Tottenham fora? Eu ficaria com a segunda opção porque vencer um Swansea no Etihad, jogo que acontecerá na próxima rodada, não trará alívio porque é nossa obrigação, mas vencer um time que luta por classificação à próxima Liga dos Campeões mostrará que o City se recuperou do baque.

Há a possibilidade remotíssima do título acontecer nessa rodada, mas não no jogo de sábado porque a combinação que precisaria acontecer seria a nossa vitória e a derrota do United no domingo para o lanterna West Bromwich em Old Trafford, nem um empate deles serviria. Então o foco é a próxima partida que acontecerá em casa no próximo domingo.

Na partida de amanhã teremos muitos problemas físicos e a suspensão do Fernandinho por dois jogos. Além do brasileiro estão fora do jogo Stones, Mendy e Aguero, no caso do francês se chegou a especular que ele poderia estar pronto para o Derby isso não aconteceu, a previsão inicial, no entanto, era para a época das semi da Liga dos Campeões, são mais duas semanas até lá, veremos como a situação dele evolui.

O grande problema será sem dúvida a ausência do Aguero, que ainda não é certeza que voltará para o confronto contra o Swansea. Ele teve um problema no joelho, ficou de fora de algumas partidas, voltou contra o United e sofreu uma entrada criminosa do Ashley Young que parece ter piorada a situação. Foi para o jogo contra o Liverpool inteiramente no sacrifício e jogou só os minutos finais, com o campeonato muito perto de se decidir e uma Copa do Mundo logo ali, ele e o treinador devem ter se entendido para o Aguero não ser usado até estar 100%.

Guardiola na entrevista mencionou que está com apenas 14 jogadores disponíveis para a partida, mais o pessoal da base, não sei quem ele desconsiderou ou se tem mais alguém fora do jogo, mas na minha conta temos 16 jogadores "adultos", isso inclui o Zinchenko que está integrado ao elenco totalmente, e o Yaya Touré que tem jogo no banco e outro fora. Quem eu acho que pode ter uma chance nos próximos jogos com a ausência do Aguero é o Luka Nmecha que já ficou num banco nesse período que o argentino não jogou, o City não tem um outro atacante, pode usar o Sterling, Bernardo Silva, mas, caso Gabriel Jesus fique de fora de alguma partida, não há um atacante de carteira assinada no elenco profissional.

Desde que Guardiola assumiu o comando do time, esses clubes já se enfrentaram três vezes, uma vitória para cada e um empate, o próximo jogo é a chance de um dos treinadores sair por cima. Se o City vencer por dois ou mais gols de diferença, conseguirá zerar o saldo de gols ou até passar o time de Londres.

O jogador do elenco atual do City com mais gols no confronto é Aguero, mas ele está fora e o segundo está em Roma (Edin Dzeko), sobrou então para Kevin De Bruyne o "fardo" de ter mais gols contra o Tottenham. O nível do nosso belga caiu nas últimas semanas, um jogador que era apontado para ser um dos três melhores do mundo pode acabar perdendo o posto de melhor da Premier League para o Mohamed Salah, ele precisará dar uma resposta no campo, começar contra o Tottenham não seria nada mal.

O negócio é nos recuperar amanhã para chegar no domingo que vem com possibilidade de gritar "É campeão!" sem depender de ninguém.

Atualização: Mendy em campo na partida do time EDS contra o United pela Premier League 2, o jogo começará às 15 horas. Lukas Nmecha não está entre os 18 relacionados, deve estar com o time principal, assim como Adarabioyo, Foden e Diaz.

Man City Vs Tottenham (desde 1992):



Jogadores suspensos: Fernandinho ( contra Tottenham e Swansea).

Jogadores pendurados: não há.

Juiz da partida: Jonathan Moss. São 18 partidas do Man City apitadas por ele e tem um confronto entre City e Spurs no histórico, uma vitória nossa por 4-1. Boas lembranças.

quarta-feira, 11 de abril de 2018

Levantar a cabeça!

Foi uma merda ter sido eliminado da Liga dos Campeões? Bastante! O trio de arbitragem foi prejudicial na disputa? Oh, se foi! São três derrotas seguidas em jogos grande? Fato! Pode se tornar quatro derrotas em sequência no sábado? Há uma possibilidade alta! Isso vai vai afetar os torcedores do Manchester City? Porra nenhuma!

Até aparece que ontem foi a primeira vez que o City saiu derrotado em três partidas seguidas! Pelo meu controle, desde 1992 isso já aconteceu 22 vezes! Desde primeiro de setembro de 2008 em cinco oportunidades perdemos três consecutivamente, cada treinador desse período levou uma para casa com o Mark Hughes dobrando a meta! E Pep ainda tem um caminho longo para quebrar o recorde.

Se perder para o Tottenham no sábado, ele igualará Alan Ball, Joe Royle e Stuart Pearce (2) com quatro derrotas em sequência. Nem líder isolado ele será! Muito pouco para ele isso, estar no mesmo patamar que esses nomes. Mas se ele quiser continuar galgando parâmetros e ir para as cabeças terá que chegar à quinta derrota contra o Swansea em casa, ficará junto com Alan Ball e Stuart Pearce, um cada.

E vocês acham que acabou? Stuart Pearce conseguiu a SENA! Perdeu para o Wigan, West Ham (FA Cup), Chelsea, Middlesbrough, Tottenham e West Ham, isso aconteceu entre 18/03/2006 e 15/04/2006. O que salvou o Pearce foi uma vitória no Villa Park por 1-0, gol de Darius Vassell! Guardiola teria que perder para o West Ham no Estádio Olímpico.

E querem mais? É, no momento o recorde é seis, pelo menos no meu controle, pode ter coisa mais antiga, terei que procurar. Mas se quiser pode perder para o Huddersfield e chegar a sete para assumir essa liderança.

Perdemos antes, espero não perder novamente, mas o time ta aí, está inteiro. Há pouco mais de 10 anos, o City estava num iô-iô fudido, agora é clube que luta pro títulos. Desde que estreiou na Liga dos Campeões, ele foi o único clube inglês que esteve presente desde 2011/12, isso numa liga altamente competitiva, Chelsea e Arsenal devem ficar de fora da próxima edição.

São seis jogos para acabar a temporada para a gente, precisamos de apenas duas vitórias, uma vitória simples no sábado nos dará a chance de ganhar o título em casa contra o Swansea. Vamos focar em Wembley primeiro, para depois o jogo contra o time do País de Gales, então é pensar em Copa do Mundo e temporada 2018/19 que vai ser melhor ainda!

Atualização: No Wikipedia tem uma série de oito derrotas seguidas, mas há um empate pela Copa da Liga no período que eles falam dessa sequência (23/08/1995 e 30/09/1995). Não sei porque eles consideram isso.

terça-feira, 10 de abril de 2018

Juiz e bandeira decidem a classificação!

Com um erro absurdo no final do primeiro tempo, o trio de arbitragem anulou de forma muito errada um gol legal de Sané!

O time estaria 2-0 na volta do intervalo com Guardiola no banco ainda, mas ele foi expulso por reclamar de forma correta do juiz. E esse idiota vai para a Copa do Mundo!

A torcida murchou após o gol do empate, mas fez um excelente papel.

O fator decisivo foi o Senhor Antonio Mateu Lahoz!

Atualização: Só para piorar o meu dia, fui ver Vasco X Bauru no basquete e um adendo para quem não conhece algumas regras do basquete: cada time leva 12 jogadores para a partida, cinco em quadra e sete no banco, não há limite de substituição e o jogador é expulso da partida ao cometer cinco faltas individuais entrando alguém do banco no seu lugar.

Não sei porque diabos o Bauru só tinha 10 jogadores e teve uns 4 jogadores expulsos por acúmulo de faltas, mesmo assim o Vasco deixou os caras levarem o jogo para a prorrogação ao cometer uma falta nos segundos finais que deu três arremessos livres para eles.

Na prorrogação ficamos na frente quase tempo todo e no final fizemos uma falta, o cara acertou o primeiro e jogou de propósito no aro para tentar pegar o rebote. Não só conseguiu como acertou um tiro de três da zona morta! Há algumas semanas teve esse mesmo tipo de jogada em outra partida do campeonato nacional de basquete. O Bauru, com vários jogadores expulsos, ganhou o jogo e fechou a série por 3-1.

Meu mês de Abril esportivamente está sendo um lixo! Por favor chegue logo maio.

segunda-feira, 9 de abril de 2018

Fernandinho suspenso

Fernandinho está mesmo suspenso por duas partidas após o décimo cartão amarelo.

Ele ficará de fora dos jogos contra o Tottenham e Swansea. Se o time vencer as partidas será campeão e ele não sairá na foto do City...rs

domingo, 8 de abril de 2018

Liga dos Campeões - Man City Vs Liverpool

Na terça feira o Manchester City receberá o Liverpool pela partida de volta da Liga dos Campeões da UEFA. O jogo começará às 15:45 e terá transmissão dos canais Esporte Interativo, não sei a TV Globo também transmitirá, até agora apenas informação genérica que passará jogos na terça e quarta feiras.

O lema para esse jogo tem que ser a música cantada por Marvin Gaye, "Ain´t no mountain high enough (não há montanha tão alta), hoje, depois de dois resultados negativos nós estamos no sopé dessa montanha, mas como diz o poeta "só o cume interessa". O time tem que entrar ligado 100% e não pode ter esses momentos de desatenção que nos jogo para baixo muito rapidamente. E a torcida tem que entrar em campo, fez certo barulho quando no primeiro tempo, mas se deixou murchar após o empate do United, não pode desanimar e empurrar o time seja nos 90 ou 120 minutos. Isso é algo que a torcida tem que aprender, talvez o clube tenha que liberar uma área para os torcedores como o Crystal Palace faz, pode bandeira, batuque, pessoal fica em pé, a porra toda.

Acho que a grande notícia para a gente será que, acredito eu, Sergio Aguero será titular depois de voltar ao time e jogar por quase 20 minutos, ele ainda é o cara do nosso ataque, sabe jogar tanto dentro como fora da área, mesmo baixinho, ele disputa bola no corpo contra os zagueiros adversários, muitas vezes ganha e é habilidoso também. Seus números contra o Liverpool não são os seu melhores, seis gols em 15 partidas, mas é o cara que todos confiamos. 

Do meu para frente a minha única dúvida seria se escalaria o Sterling ou o Bernardo Silva na direita, ainda estou muito puto com o inglês pela quantidade de gols perdidos no sábado e ele não joga bem contra o ex clube, sendo assim eu colocaria em campo Fernandinho, D Silva, De Bruyne, B Silva, Sané (tem jogar, ficou sumido contra o United) e Aguero. O meio campista brasileiro pode sofrer como na partida contra o mesmo Liverpool em Anfield pela Premier League, só que eu acho esse o nosso melhor esquema e nessa hora tentar a segurança com ele e Gundogan como na partida de ida não está nos meus planos.

Na defesa o Walker voltará no lugar do Danilo e em condições normais a dupla de zagueiros seria Kompany e Otamendi e na esquerda se tivesse que escolher Laporte ou Delph, duas improvisações mesmo, queria muito ter o Mendy voando por ali, eu iria de Delph. Nenhum dos dois é espetacular, mas quem sabe o inglês consegue nos ajudar no ataque com chutes de fora de área, já tem alguns gols pelo City dessa forma.

A grande dúvida pelo lado do Liverpool é Mohamed Salah, ele saiu no jogo contra a gente por algo que parecia uma lesão muscular, não vi nenhuma informação sobre qual é a gravidade, o Klopp não vai abrir o jogo sobre isso, descobriremos uma hora antes da partida, sábado ele foi poupado assim como alguns outros jogadores do Liverpool, mesmo sendo um clássico diante do Everton para eles não valia nada demais aquele jogo já que a vaga na próxima Liga dos Campeões.

A certeza é que Jordan Henderson não jogará porque está suspenso, teremos que ver se Emre Can tem condições de jogo para substituí-lo, se também não tiver acho que entra o holandês Georginio Wijnaldum. 

No papel eu tenho absoluta convicção que nosso time é muito mais forte que o deles, só que os caras têm entrega e nos temos bloqueios, panes mentais em partidas contra eles, principalmente em Anfield é verdade, como o jogo é no Etihad, talvez o time consiga se controlar mais. Na terça teremos que provar não apenas nosso melhor futebol como os jogadores têm que entrar com espirito de entrega, se tivermos chances não é para perder, tem que ser erro ZERO. Tinha que baixar um espírito Pablo Zabaleta nesses 18 relacionados para deixar sangue, suor e coração em campo.

A coletiva de empresa do City acontecerá na segunda às oito horas da manhã, do Liverpool uma hora mais tarde, ambas no nosso centro de treinamento. O nosso treino aberto será às 11:15 no City e o time de Klopp, diferente da gente fará esse treino no seu próprio CT, o City fez em Anfield mesmo. Eu acho que será o Kompany que acompanhará o Guardiola na entrevista, precisa ir alguém forte que mostrará a vontade que entraremos em campo.

Para se classificar direto, o City precisa ganhar por 4 gols de diferença, 3-0 leva para prorrogação, diferença de três gols em resultados de 4-1 para cima é deles, assim como vitória nossa inferior a dois gols de diferença, empate e vitórias do Liverpool. Está difícil? Está para cacete, mas só estaremos eliminados após o apito final do juiz!

Então fica a dica para vocês:


Man City Vs Liverpool (desde 1992):



Jogadores suspensos: não há.

Jogadores pendurados: De Bruyne (4 cartões), Otamendi, Danilo, Gundogan, Fernandinho, Gabriel Jesus (todos com 2 cartões)

Juiz da partida: Antonio Mateu Lahoz



E para finalizar, vamos lembrar minhas apostas para as finais de seis estaduais: Vasco, Palmeiras, Atlético/MG, Grêmio, Coritiba e Bahia.

Resultado: Água, água, água, bingo, água e bingo. Mandei bem a vera (SQN).

Boa e má notícias.

Eu queria dar só boas notícias para tentar animar o espírito após a derrota de ontem e levantar o moral para a partida decisiva diante do Liverpool na terça feira, mas achei um número aqui que é de dar calafrios na nossa espinha e, principalmente, na do Pep.

Primeiro a notícia ruim, mas é ruim de verdade. Abril é o pior mês em percentual de aproveitamento que o City tem com Guardiola no comando. Ah, vocês podem falar que foi por causa das duas últimas partidas que foram derrotas. Caso não tivessem acontecido esses jogos, o percentual continuaria abaixo dos 50% (47,62% - 2 v, 4 e e 1 d). Só que enfrentamos Liverpool e United já em abril e o percentual despenca para 37,04% (2 v, 4 e e 3 d).

São nove partidas realizadas até agora no mês de abril, se desconsiderarmos maio, já que só jogou uma temporada em maio, a média de jogos por mês é de 11, a diferença não é grande entre a média e o número de jogos em abril. E mesmo que vença essas duas partidas para igualar a média, abril continuará sendo o único mês com menos de 50% de aproveitamento. Nesses nove jogos enfrentamos 6 vezes times do Big Six (United e Arsenal, duas vezes cada, Chelsea e Liverpool), isso pesa, mas para impor um domínio não basta apenas ganhar de cachorro morto, tem que chegar na hora do vamos ver e mostrar quem manda.



A boa notícia para hoje é que o juiz escolhido para a partida é o espanhol Antonio Mateu Lahoz que já apitou 3 jogos nossos e vencemos todas essas partidas, duas foram no Etihad, 2 a 1 no Napoli esse ano e 5 a 3 no Mônaco. Na jogo contra o Napoli foram dois pênaltis contra (um defendido pelo Ederson) e diante do Mônaco, Caballero salvou o cobrado pelo Falcão Garcia. Esse sujeito gosta de dar pênalti contra a gente, nos prejudicar, mas passamos por cima dele e suas arbitragens duvidosas para sairmos vitoriosos. E na terça manteremos o 100%!

Lahoz já deu sete cartões amarelos contra a gente e Fernandinho, Otamendi e De Bruyne estão pendurados e levaram cartão dele no passado. Acho irresponsável a UEFA escolher um juiz espanhol para esse jogo, com dois espanhóis quase classificados e um ainda vivo no confronto, a chance do time inglês  que as semi finais avançar e pegar um time da La Liga varia (para mim) entre 67%, passando Real e Barça, e 100%, se o Sevilla conseguir fazer graça contra o Bayern.

Mais tarde o pré jogo da partida de volta da Liga dos Campeões.

sábado, 7 de abril de 2018

Que tiro!

Rapaz, de comemorando ao título no primeiro tempo a juntar os cacos para terça feira ao final da segunda etapa. Meu Deus! Como estragamos isso? Inimaginável! Mais uma vez tomamos gols em poucos minutos. Não sei nem se o time sentiu muito o primeiro gol deles porque em menos de 180 segundos já estava empatado, não deu nem para ver como o time reagiria.

Eu tenho dois culpados para o jogo de hoje: o juiz e o Sterling. O primeiro deixou de dar dois pênaltis para o City, os dois do Young, um absurdamente claro, onde ele usa a mão para desviar a bola que chegaria no Sterling, que pela tarde de hoje iria perder um gol na pequena área, e o segundo me lembrou muito o carrinho pelo qual o Delph foi expulso e punido com três jogos pela Federação inglesa, o Young pode ter tocado na bola, que ficaria com Aguero ainda, e, com as travas da chuteira, acerta o joelho do nosso atacante. Depois desse lance o juiz foi engolido pelos jogadores do United, marcava tudo para eles.

Mas o Sterling hoje não acertava o gol, o banheiro do cara deve estar todo mijado porque a mira foi zero, como ele perde aquelas duas chances que o David Silva criou para ele, aquele chute fraco para a defesa do De Gea e no final pode ter tirado o gol de empate do Otamendi porque a bola bateu nele, nesse lance eu gostaria de ver de novo para ter 100% de certeza. Só que os dois primeiros gols não era para ele ter perdido. Contra o Burnley, ele perdeu uma chance quase em cima da linha e os caras empataram. Não pode, um jogador que treina todos os dias perder chances como aquelas duas.

Parecia que tudo daria certo com dois a zero (Kompany e Gundogan) no placar e jogando muito bem, não dava chance para o United. Ainda no começo do segundo tempo, acertou uma bola na forquilha. Aí tomou o primeiro gol e a coisa desandou muito rapidamente. Não só tomamos o empate como o time ficou atônito em campo e aconteceu a virada. Não dá para culpar o bandeira no lance, no replay me pareceu impedido porque o daria condições ao Smaling era o braço do Kompany, impossível acertar esse lance. O problema que eu tenho quase certeza que o gol aconteceu após cruzamento de um falta em lance que o Danilo matou errado e o Sánchez roubou dele. 

Gente, eu estou muito desanimado. Já comemorava o título e pensando no jogo do Liverpool, agora estou atônito e com a cabeça de coisas boas não acontecerão na terça feira. Vai demorar para a cabeça voltar para o lugar novamente.

A única coisa "boa" de hoje: como a FA não me respondeu, saberei com funciona a suspensão por acúmulos de cartão amarelo porque o Fernandinho tomou seu décimo hoje, no 32º jogo do City na temporada. Está fora da partida contra o Tottenham.

Para conseguir o título semana que vem, precisamos vencer e o United perder para o lanterna WBA em casa. Zero chance de isso acontecer. Se não vencer o time dos Spurs, terá jogos mais "tranquilos" para conseguir a taça: Swansea em casa e o West Ham no estádio olímpico.

Desejo a vocês uma boa noite de sono, acordemos mais calmos amanhã.