segunda-feira, 1 de julho de 2013

A nova temporada começa hoje.

Para muitas pessoas o ano novo começa na passagem do dia 31 de dezembro para 1º de janeiro, para o amante de futebol europeu, no nosso caso do inglês, essa transição entre temporadas começa na virada do dia 30 de junho para primeiro de julho. É quando as mudanças de regras do futebol, que por eventualidade ocorram, passam a ter validade.

A partir de hoje há uma nova determinação sobre como se proceder na hora do impedimento em que o jogador passa estar atrapalhando o goleiro ou um marcador. Para quem quiser tentar entender aqui vai o link do Daily Mail, eu vou esperar que aqueles juízes contratados pelas TV´s façam valer o salário deles e me expliquem. Na moral, a regra do impedimento deve ser a coisa mais complicada de explicar para um leigo no assunto. Se uma pessoa que nunca viu futebol na vida ou não tenha estudado física, tiver que aprender entre essa regra e física quântica em gravidade zero, ele vai preferir a segunda. Para gente que vê isso desde do berço, tá no sangue.

Outras mudanças acontecerão na Premier League. Será a primeira vez no campeonato que se utilizará o recurso da tecnologia para definir se foi gol ou não. Uma tecnologia foi usada na Copa das Confederações, não sei será a mesma, e acho que só teve utilidade para definir quem foi o autor do primeiro gol na decisão de terceiro e quarto lugares. Para mim, foi do zagueiro que tocou depois da bola bater no goleiro. Não sei qual foi o resultado final. Uma outra mudança é na bola.

Segundo a Nike, uma das inovações está em permitir que o jogador possa ver a bola antes e reagir mais cedo. A bola tem um detalhe laranja, acho que será a cor da vez porque a Nike está fabricando uniformes do tênis com esses mesmos detalhes. Por favor não repita aquele laranja da Le Coq na última temporada antes da Umbro. E uma pergunta: por que diabos a bola do brasileirão é toda laranja e na Europa, teremos apenas detalhes nessa cor?

O Manchester City pôs no seu site o primeiro dia de Manuel Pellegrini no clube, a visita que ele fez nas instalações de treinamento, estádio, etc...Ele parece ser gente boa, parecia assustado com gravação de todos os movimentos deles. Ele encontrou vários funcionários e dois jogadores que devem estar se recuperando de lesões e curtiram as férias no CT: Juan Pozo e John Guidetti.

Com Guidetti, ele conversou para saber qual era o problema dele, qual era a previsão de volta (segundo o sueco, dois meses) e parece que ele estará nos planos do chileno, nesse bate papo Pellegrini comentou que fez um busca informal para saber se poderia contar com ele. Melhor notícia que essa, eu acho que o Guidetti não poderia ter, agora é importante ter condições de jogo.

Eu acho que a única especulação nova que tivemos esses dias foi no interesse em contratar o Fred da seleção brasileira. Os jornais escreveram matérias sobre isso antes da final e diziam que Pellegrini não queria gastar muito com Cavani e o jogador do Fluminense seria uma negociação bem mais viável. Vamos ver nos próximos dias.

Por enquanto essas foram as TRANSFERÊNCIAS realizadas até hoje e para saber sobre o número da camisa dos jogadores é só clicar em NUMERAÇÃO, vai ser útil para aqueles primeiro dias da pré temporada, que deve começar nessa semana. PS: O Fernandinho tuitou que irá viajar no dia 6 de julho, sábado.

E não se esqueçam que amanhã a Liga dos Campeões começa, com interessantíssimos jogos entre times de Andorra, Armênia, Ilhas Faroes e San Marino. Qualquer comentário sobre essas emocionantes partidas podem ser feitos no FÓRUM do blog.

6 comentários:

  1. Bonita a bola do campeonato.

    Sobre o Fred, não sei se seria uma boa. Me parece um jogador que não se adaptaria ao futebol inglês. Prefiro o Soldado.

    Quais jogadores ainda podem sair? Acha que o Nasri fica? Com as saídas de Kolo e provavelmente de Lescott, o Khaldoon vai trazer outro zagueiro, será que esse zagueiro será do nível de titular ou eles vão apostar no Nastasic?

    E sobre a base, só temos Guidetti e D. Suárez atualmente em condições de serem lançados no profissional? Tem algum jogador na base além desses que podemos dizer: 'Tem futuro'?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve sair o Pantilimon e Kolarov, outros irão conversar com o Pellegrini nos próximos dias. Vamos precisar de um goleiro reserva, um lateral esquerdo, um zagueiro e um atacante, pelas minhas contas.

      Da base para jogar nessa temporada esses dois e o Rekik pode fazer parte do elenco. Nos jogos que vi dele pelo City, foi bem. Nesse último empréstimo parece que não jogou tanto. E para daqui alguns anos tem o Juan Pozo, meio de campo ex Real, e o Msrcos Lopes, meio de campo/atacante.

      Excluir
  2. Carlos, fiz umas perguntas pra postar no Fórum mas toda vez que eu vou publicar diz que eu digitei a verificação de palavras errado, e não está errado. Então vou publicar aqui mesmo:

    Duas perguntas intrigantes:
    1º Se o Sheik Mansour de repente decidisse desistir de investir no Manchester City hoje, o clube já teria condições de se manter financeiramente sem passar por uma crise? Se não, em quanto tempo o clube vai poder se manter financeiramente sem precisar de um dono bilionário, como o Barcelona e o Real Madrid? Ou isso nunca irá acontecer, sempre dependeremos do Sheik para se manter nesse nível?

    e 2º: Com tantos gastos, como os 'ricos do futebol', como o Ribolovlev, Abramovich, Nasser Al-Khelaifi, Mansour, etc., como eles conseguem repor tudo o que eles gastam? Por exemplo, o Abramovich em 10 anos gastou mais de 700 milhões de euros só em contratações no Chelsea, como ele consegue repor todo este gasto? Porque logicamente eles não vão gastar tudo isso se não tivessem um retorno financeiro à altura, não é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois eu vou ver o que está acontecendo no fórum.

      Primeira pergunta, não. No último ano fiscal o City teve prejuízo de mais de £ 90 milhões e no anterior mais de £ 190 milhões. Apesar desses prejuízos, o time não tem grandes dívidas, só algumas pequenas com uns bancos, nada problemático. O Sheik injeta dinheiro próprio para cobrir essas perdas e tudo no final é convertido em mais ações para ele. Ele tem 100% das ações do clube com 100 milhões de ações, por ex, para pagar o prejuízo ele recebe mais ações fica com os 100% e 120 milhões de ações. O Chelsea também faz isso.

      Apesar de não ter dívidas absurdas, o clube tem contas altas para pagar, se o sheik sai, não tem dinheiro para pagar os jogadores e vai ter que vender. Não vão conseguir vender pelo preço que querem no curto prazo para honrarem os pagamentos de salários e fornecedores e vira uma bola de neve. Mas isso está mudando.

      O Daily Star (http://www.dailystar.co.uk/posts/view/323481/Manchester-City-slash-giant-wage-bill/) diz que o time diminuiu em £ 643 mil por semana os salários com as saídas de Tevez, Balotelli, Santa Cruz, Bridge e K Toure. E os jogadores novos como Fernandinho e Navas vão receber bem menos, terão bônus se metas forem alcançadas como grandes empresas fazem. Tem muito jogador que ainda tem contrato assinado quando não havia limites para gastos.

      Acho que vamos conseguir ficarmos independentes do Sheik no médio prazo, demorar uns 5 anos, não ter lucros todo ano, estamos faturando bem mais, tem essa redução de custo e o projeto de desenvolver jogador em casa, mas eu tenho um pé atrás com toda a economia do futebol: o Real e o Barcelona tem alto faturamento, mas não sei se tem lucro e olha que eles são beneficiados, juntamente com Athletic de Bilbao e Osasuna, de taxa de imposto reduzida em relação a outros clubes na Espanha. O United teve um ano que só teve lucro porque vendeu o Cristiano Ronaldo por £ 80 m.

      Em 2011/12, apenas 8 times da Premier League tiveram lucro (http://www.guardian.co.uk/football/2013/apr/18/premier-league-finances-club-by-club) e bem modestos em relação aos prejuízos.

      A segunda pergunta. Por coincidência o Abramovich completa esses 10 anos hoje. Não acho que ele esteja interessado em lucrar não. Pode ser preconceito meu, mas esses russos que ficaram ricos com as privatizações de empresas da antiga União Soviética estão querendo usar os clubes para lavar dinheiro.

      Eu nunca li que o Chelsea tem um projeto de ambicioso como City em relação as categorias de base. Se a gente escalasse hoje o time do Chelsea, tem alguém prata da casa? Eu acho que não. Eles tentaram comprar uma região da Londres para fazer um estádio maior, só que não conseguiram. Isso é a maior notícia que eu tenho deles investirem em infra estrutura.

      Ribolovlev comprou um time onde não se paga imposto e não tem torcedor, a médias deles é de 6 mil pagantes. Não tem como recuperar esse dinheiro investido em contratações. Quem vai querer patrocinar com alto valor um clube não tem torcedor? O City sempre teve médias altas, em Maine Road ou Etihad.

      Aparentemente o Sheik Mansour tem o objetivo do City se tornar o maior out door dos emirados árabes. Eu não acho que seja um negócio que possa ter maiores lucros para ele, mas chama a atenção para o país dele para receber turistas, ser um centro de negócios....Nunca li sobre lavagem de dinheiro dele no City, mas se for provado no futuro não me deixaria surpreso porque tem muita gente usando o futebol para isso.

      Excluir
  3. Pellegrini parecia assustado mesmo no tour. Mas que ele chegou bem acompanhado no aeroporto, ele chegou...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reparei na peça mesmo, Pellegrini bem educado, deixava passar na frente, um cavalheiro.

      Seria ela a Srª Pellegrini?

      Excluir