Há algumas semanas esperando, finalmente a UEFA liberou o valor que cada clube recebeu pela participação na fase de grupos em diante na Liga dos Campeões 2012/13 e para a minha surpresa o Manchester City não teve uma queda nos seus rendimentos apesar da campanha ter sido pior que a anterior em termos de resultados dentro do campo.
Na nossa primeira participação, 2010/11 nós marcamos 10 pontos com três vitórias e um empate em seis partidas. No mesmo números de jogos em 2011/12, o nós empatamos 3 e perdemos as demais. A UEFA distribui dinheiro para cada ponto marcado na competição. Todos os valores a seguir estarão em Euro, para saber o valor em libra basta dividir por 0,86 e terá o valor aproximado.
O empate em 2011/12 valia 400 mil euros e a vitória 800 mil, já em 2012/13, o empate teve um aumento significativo e passou a valer 500 mil e os três pontos, "míseros" 1 milhão a mais nos cofres dos clubes, algo nada desprezível. Na conta bônus por performance, o City caiu de 2.8 milhões para 1.5 milhões, quase a metade do valor.
Na Liga 2011/12 os clubes que participaram da fase de grupos receberam 3.9 m e por terem jogado as seis partidas (acredito que se alguma partida fosse cancelada o clube perderia esse dinheiro) receberam 3.3 m, totalizando 7. 2 milhões de euros, já na Liga 2012/13 não há a separação desses valores e o cada clube levou para casa 8.6 m. Só para mostrar a importância de se jogar a Liga dos Campeões e não a Liga Europa, quem participou do equivalente na "segunda divisão" na Europa ficou com 1.3 m. Uma coisa interessante a se notar e comentar é sobre o Fair Play Financeiro.
Esses valores são altos, mas mais irrelevantes na Liga Inglesa do que por exemplo no campeonato da Bielorrússia. O Bate Borisov mesmo que não marque pontos ou tenha direitos de transmissão de TV para a Bielorrússia já sai na frente de todos os rivais locais por receber da UEFA 8.6 m. Duvido que lá tenha clubes com orçamentos desses. Ou seja, a próprio UEFA acaba criando um monopólio em alguns países. Agora seus intelectuais tem que pensar em alguma forma de diminuir essa distorção.
Voltando ao dinheiro para o City, a última conta é sobre o dinheiro da TV, isso porque nas duas vezes o City não avançou a fase de mata mata, espero daqui a um ano eu possa estar comentando sobre o valor que recebermos por jogar pelo menos as quartas de final. Eu ainda não sei explicar, vou procurar entender como funciona essa divisão, deve ter a ver com a quantidade de partidas transmitidas, mas o valor nessa temporada foi superior ao da passada, 18.677 m contra 16.525 m.
Eu estava com previsão que perderíamos dinheiro. só o total de 2012/13 foi de 28.877 m e em 2011/12, 26.525 m. O time que mais arrecadou em 2012/13 foi a Juventus que ficou nas quartas de final, isso porque apenas dois clube italianos jogaram a fase de grupo, Milan foi o outro, então a divisão do dinheiro da TV ficou apenas entres essas duas equipes. E o Bayern campeão recebeu 55.046 m, com bônus de 10 m pelo título, o vice Borussia ficou bem perto 54.161 m, com bônus de 6.5 m pelo segundo lugar.
Para a gente receber mais dinheiro em 2013/14, além de avançar a fase de mata mata, será legal secar o Arsenal na fase de play offs porque o pote da TV vai ser dividido por três e também o bônus, ganharemos uma posição no ranking da UEFA para o sorteio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário