domingo, 28 de julho de 2013

Coeficientes de Pontos da UEFA.

A ESPN diz, para alfinetar a Globo, que transmite a Liga dos Campeões da UEFA desde o começo, enquanto a concorrente só da fase de mata mata em diante. Nesse blog aqui, a gente não apenas acompanha do verdadeiro começo da competição, com os jogos entre times de San Marino, Ilhas Faroes e afins, na fase de classificação, mas já fazemos a previsão dos próximos anos para o Manchester City. Para não ser prepotente, essa previsão serve também para uma participação na Liga Europa.

Nesses três anos de participação do Manchester City na Liga dos Campeões, nós sofremos porque ficamos em potes onde estão os times de menores coeficiente de pontos, ficamos ou no pote 2 (2012/13) ou no pote 3 (2011/12) e esse ano ainda não está decidido em qual desses dois estaremos, precisamos esperar a definição da fase de play offs do torneio para saber de qual pote será escolhido a bola contendo o nome do Manchester City. Muita gente deve se questionar que porcaria de coeficiente é esse, como é calculado e quando poderá ser benéfico para o City.

Eu procurei, estudei, fiz exemplos para dar um dos grandes presentes da vida para vocês: conhecimento! Se tiver algum professor lendo esse blog, tenho certeza que acabou de ter um orgasmo múltiplo com essa palavra. Nos próximos parágrafos vou explicar as regras, a pontuação e colocarei exemplos para facilitar a compreensão de todos. Não é nada de outro mundo, matemática básica.

A primeira coisa a saber sobre o Coeficiente de Pontos da UEFA (CPU) é para o quê ele serve. A utilização dele é para definir a colocação de cada time no ranking da entidade, onde o clube com maior pontuação fica na primeira posição, seguido em ordem decrescente pelos outros concorrentes, e irá definir em que pote cada time ficará na hora do sorteio da fase de grupos das duas competições: Liga dos Campeões e Liga Europa. Esse ranking é formado pelo somatório de pontos dos times nas últimas cinco temporadas da UEFA. Esse ano é a temporada 2013/14 então serão utilizados as temporadas de 2008/09, 2009/10, 2010/11, 2011/12 e 2012/13.

A fórmula para se chegar ao CPU é simples: total de pontos de um time na temporada mais 20% da média de pontos dos clubes ligados a mesma federação (Swansea está na FA inglesa e não galesa, vai contar para a média dos clubes ingleses então) nessa mesma temporada se somando as últimas cinco temporadas. Por exemplo, o Manchester City tem um total de 70.592 para o sorteio do dia 29 de agosto. Decompondo esse total, 20.0000 (08/09), 3.5856 (09/10), 16.6714 (10/11), 20.0500 (11/12) e 10.2856 (12/13) (o arredondamento é feito para baixo).

Vou começar a falar sobre os pontos do país, da federação porque é mais direto. Os pontos dos clubes tem algumas regras especiais que serão explicadas mais adiante. O cálculo dos pontos do país é feito da seguinte maneira: se soma os pontos de cada clube do país naquela temporada e se divide pelo número de participantes desse país nessa temporada nas duas competições da UEFA. Por exemplo, em 2012/13 tivemos 7 times ingleses em ação: Man City, United, Chelsea, Arsenal, Tottenham, Liverpool e Newcastle. Eles juntos fizeram 115 pontos, a média entre eles deu 16.428. É desse número que irá sair os 20%.

Os pontos não são os mesmos de uma tabela de classificação normal. Da primeira fase de classificação até a fase de play offs, cada vitória vale 1 ponto, empate, meio ponto e derrota, zero, isso é válido para ambas as competições. Não há pontos extras, bônus, nessas fases iniciais. O Liverpool entrou na terceira fase classificatório, precisou jogar quarto partidas para chegar a fase de grupos da Liga Europa, foram 3 vitória e 1 empate, totalizou 3.5 pontos nesse primeiro momento. O Newcastle só teve que jogar a rodada de play offs para entrar na de grupos, uma vitória e um empate, 1.5 pontos.

Em 2012/13 tivemos circunstâncias especiais para o futebol inglês porque não houve time na fase de play offs da Liga dos Campeões. O Chelsea foi campeão do torneio anterior e não ficou entre os três primeiros da Premier League, então os quatro ingleses entraram diretamente na fase de grupos, City, United e Arsenal pela colocação no campeonato inglês e o Chelsea porque o detentor do título, não só entra direto, mas fica alocado no primeiro pote, independente da sua pontuação no ranking da UEFA.

A pontuação na fase de grupos aumenta, agora temos 2 pontos por vitória, 1 por empate e a derrota continua zerada. Quem joga a fase de grupos da Liga dos Campeões ainda tem quatro pontos de bônus. Então como o City foi eliminado com 3 empates e 3 derrotas, ele fez 7 pontos: os três pontos pelos empates mais o bônus de quatro pontos.

O Chelsea foi rebaixado para a Liga Europa e avançou para a final da competição, onde foi campeão. A pontuação por resultado continua a mesma da fase de grupos até o final, a diferença é a bonificação extra. Na Liga Europa o clube ganha um ponto extra se participar das quartas de final, semi final e final, podendo totalizar até 3 pontos extras, foi o caso do Chelsea. Se somarmos todos os resultados do Chelsea em campo (9 v, 2 e, 4 d) mais 7 pontos extras (4 pela fase de grupos da UCL e 3 por chegar a final da UEL), eles marcaram 27 pontos.

Na UEL, o Liverpool foi eliminado na fase de 1/16 avos de final, sem pontos extras, e marcou 12.5 pontos no total ( 3 v, 1 e mais 4 v, 1 e, 3 d da fase de grupos em diante). Já Tottenham ( 4 v, 7 e, 1 d) e Newcastle ( além de 1 v,  1 e na fase qualificatória, o time do norte da Inglaterra teve 4 v, 6 e, 2 d) foram até as quartas de final e, além dos pontos em campo, ganharam 1 ponto extra totalizando 16.0 e 16.5 respectivamente. 

Arsenal e Man United ( 4 v, 1 e, 3 d para ambos) avançaram a fase de oitavas de final da UCL e com isso ganharam mais 5 pontos extras. Ambos caíram nessa fase, então não ganharam mais um ponto extra por terem chegado as quartas de final. Placar final para eles 18.0 para cada.

Se somarmos os pontos desses 7 times temos: 7 (MCFC) + 12.5(LFC) + 27 (CFC) + 16 (THFC) + 16.5 (NUFC)+ 18 (MUFC) + 18 (AFC) = 115 pontos. A média entre eles é 16.428 pontos. Então ao pegarmos os 20% desses pontos, cada time ligado a Federação inglesa, independente se estava classificado ou não para as competições da UEFA, ganhou no mínimo 3.2856 em seus pontos da temporada 2012/13. Isso vai ajudar muito o Wigan, por exemplo, que vai estrear na Europa nessa temporada, já tem 16.592 pontos, só com o somatório dos 20%. Situação idêntica do Swansea. Essa pontuação não é ruim para a Liga Europa.

Agora, depois de explicar a parte coletiva, espero que tenha ficado tranquilo de entender, vou falar sobre a parte individual dos pontos. A primeira regra é simples: pontos obtidos na fase de classificação são eliminados! Ou seja, Liverpool e Newcastle perdem 3.5 e 1.5 pontos, respectivamente, da fase anterior a fase de grupos. O total de pontos deles passa a ser 9.0 e 15.0 e somando os 20% (3.2586), temos a pontuação deles na temporada 2012/13: 12.2856 e 18.2856. Mas times eliminados nas fases de classificações não saem de mãos vazias.

Se o time cair na 1 ª fase eliminatória da UCL, leva 0.5 ponto para seus pontos individuais, é o caso do Tre Penne de San Marino (1 v e 1 d) e o Lusitanos de Andorra (1 e e 1 d) (usando resultados de 2013/14 porque essa fase já aconteceu). Ambos ganharam 0.5 ponto mais os 20% de San Marino e de Andorra se chega a pontuação deles nessa temporada, 0.5666 para ambos em 2013/14. Na UEL, é a mesma coisa, mas apenas 0.25 para o time eliminado. Queda na 2 ª fase, 1 ponto para o time da UCL e 0.5 para o da UEL.

Na terceira fase o time da UCL quem for eliminado, vai para a fase de Play offs da UEL, então só ganhará ponto se cair nessa fase, ai leva 1.5 pontos. Na UEL, o eliminado na terceira classificatória, está fora de todas as competições da UEFA nesse ano, então ele ganha 1 ponto. Se o time da UEL é eliminado nos play offs ganha 1.5 pontos. Já o time da UCL que cair na fase de play offs, irá jogar a fase de grupos da Liga Europa e ganhará aqueles dois pontos por vitória e um por empate mencionados alguns parágrafos acima.

Também falei acima que o time da UCL que entrar na fase de grupos já ganha 4 pontos de bônus, isso não acontece na UEL, mas há uma pontuação mínima que a UEFA garante para esse time por ter participado dos grupos. Se o time sair com 6 derrotas ou 1 empate e 5 derrotas, a UEFA dá dois pontos para esse participante. Como foi o caso do Maribor da Eslovênia em 2011/12.

Eles só marcaram 1 ponto e os 20% da Eslovênia deram 0.450. Caso não tivesse essa regra, eles ficariam com 1.450 pontos em 2011/12, mas no site da UEFA mostra eles com 2.450, como se pode ver aqui.

Voltando aos pontos do Manchester City, a nossa pontuação em 2012/13 ficou em 10.2856, exclusivamente por culpa nossa mesmo. Só fizemos sete pontos e o resto foi relativo aos 20%. Chelsea fez quase o triplo, com 30.2856. Arsenal e United 21.2856.

O máximo que um time individualmente pode fazer na pontuação na UCL é 38 pontos (13 vitórias e 12 pontos extras), na UEL máximo de 33 pontos (15 vitórias, tem uma fase de mata mata a mais, mas menos pontos extras, 3). Como explicado acima, se o time de Andorra ganhar todas as suas partidas desde a primeira fase de classificação vai ser histórico para o universo futebolístico, antes de mais nada, vai ser excelente para os pontos do país, porque se leva em consideração todos os pontos de todas as fases para esse cálculo, mas vai ganhar o mesmo número de pontos se o City, por exemplo, for campeão com 100% de aproveitamento com 8 jogos a menos.

Para fazer mais um exemplo, vamos utilizar o campeão Bayern de Munique. Eles fizeram 13 partidas, com 10 vitórias, 1 empate e 2 derrotas mais 12 pontos extras por terem JOGADO da fase de grupos até a final (quatro pontos da fase grupos, 5 por jogarem as oitavas, 1 ponto nas quartas, 1 nas semi e 1 por chegar a final). Então individualmente, ele fizeram 33 pontos. Os sete times da Alemanha totalizaram 125.5 pontos e os 20% da média deles foram de 3.5856. Logo o Bayern ficou em 2012/13 com 36.5856 pontos.

Espero que tenha ficado didático e não muito confuso.

Agora é a vez de falar sobre o futuro do Manchester City. Em 2013/14 nosso total de pontos é de 70.592, 20.0000 (08/09), 3.5856 (09/10), 16.6714 (10/11), 20.0500 (11/12) e 10.2856 (12/13). Estamos na vigésima segunda colocação no ranking da UEFA com essa pontuação. O problema é que para o ano que vem iremos perder a pontuação de 08/09, a nossa segunda maior, que será substituída pelo nossos pontos de 2013/14. Caso essa temporada, Pellegrini e seus jogadores não nos façam avançar na Liga dos Campeões, iremos cair muitas posições.

Nenhum time inglês entrou em campo ainda por competições europeias, então só com os 4 pontos de bônus dos três times ingleses na fase de grupos da UCL mais esses mesmos 4 pontos que servem para a nossa pontuação individual, o City já tem garantido 4.328 em 2013/14. Isso nos dá a 29 ª colocação do ranking, posição perigosa que pode piorar e se a gente jogar a Liga 2014/15, podemos ficar no pote 4! Aí não poderemos reclamar de bolas quentes no sorteio.

Mas em contrapartida a temporada 2014/15 irá entrar no lugar da 09/10 (3.5856), onde só tivemos os 20% dos pontos do país. Em um site especializado, onde NÃO HÁ pontuação para nenhum time referente 2014/15, no sorteio de Liga dos Campeões 2015/16 já estamos em 22 ª posição. Então se fizermos 20 pontos tanto em 2013/14 quanto em 2014/15, teremos num somatório de cinco anos 87 pontos, isso nos garante facilmente no pote 2. Para chegar ao pote 1 precisamos de cinco temporadas consecutivas com  mais de 20 pontos cada, bem complicado ainda. Temos participações não muito boas que ainda devem ser substituídas.

Claro que há um atalho para o pote 1: ser campeão da Liga dos Campeões. Seria ruim não......

Nenhum comentário:

Postar um comentário