quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Mancini na Sainte Dévote?

Foi noticiado essa noite pelo jornal The Guardian e logo reproduzido por vários sites ingleses que Roberto Mancini recebeu uma proposta no final da temporada passada para comandar o Mônaco, atualmente na segunda divisão francesa, que tinha sido comprado por um milionário russo meses antes. Clube e técnico ainda não fizeram nenhum comentário. Amanhã é dia de entrevistas pré jogo, com certeza ele será bombardeado com essas perguntas.

Não sou o maior fã de Mancini, faço críticas ao trabalho dele, por exemplo sobre o sistema defensivo numa bola parada, sofro críticas de adoradores do italiano por fazer críticas, não acho que ele seja a razão principal pelos nosso títulos, para mim quem é o responsável é o cara que injetou por volta de £ 1 bilhão para contratar e montar uma estrutura, sem esse dinheiro ainda estaríamos no meio da tabela, com Mancini, Mourinho ou Mark Hughes. Mas acho que ele tem muito crédito, tanto que não peço sua cabeça, apenas critico.

A mais óbvia contribuição dele foi usar o poderio ofensivo de Yaya Touré. Ganhamos jogos e títulos devido ao marfinense poder estar mais perto do gol. Exceção nesse começo de temporada, nossa defesa tem sido bem sólida com o Mancini. E uma contribuição que poucos falam de Mancini, foi sobre a escolha do goleiro titular do City. Quando assumiu o comando, após a demissão de Hughes em dezembro de 2009, Mancini trabalhou com Given porque Hart havia sido emprestado ao Birmingham.

No começo da temporada 2009/10 foi uma grande especulação qual dos dois seria o goleiro titular, ambos grandes goleiro e Mancini bancou Hart. No primeiro jogo, contra o Tottenham, Hart fez o que foi considerada a melhor performance daquele ano pelo City. Me lembro da câmera focalizando toda hora Given após defesa do Hart. Hoje Hart, mais jovem que Given, é tido como um dos melhores goleiros do mundo, nos salvando em alguns jogos.

Dito isso, falar sobre essa ligação entre Mônaco e Mancini. O clube procurou o italiano quando ele ainda não tinha assinado a renovação de 5 anos e ele se interessou porque já havia muita especulação sobre uma demissão caso ele não vencesse a Premier League , ainda mais após estar 8 pontos atrás do United na parte final do campeonato. As conversas duraram quase 3 meses e uma proposta foi posta na mesa. Só que ele acabou ficando no City.

Ele fez errado de procurar outro emprego? Não! Ele fez o que eu deveria fazer sabendo que, no meu caso, a empresa em dificuldade, pode demitir mais funcionários a qualquer momento. Você sempre tem que ter um plano B. Ele não tinha certeza do futuro dele quanto a treinar o Manchester City por que não se precaver contra o pior, a demissão? Atitude normal dele.

Mancini está num cargo que vai sofrer pressão o tempo todo. O plano do Manchester City de alcançar objetivos está sempre cumprido: títulos e classificação para a Liga dos Campeões. Acredito que os próximos são produção de próprios jogadores, sem precisar ir ao mercado contratar e gastar milhões, por isso a contratação de gente do Barcelona com Know-How e de jogadores jovens de qualidade para a base e investimento pesado no Centro de Treinamento. Esse não é um objetivo diretamente para o Mancini, não é ele que vai produzir esse jogadores, mas vai ter quer aproveitá-los no futuro. Ou seja, isso é para Longo Prazo.

O objetivo mais próximo para ele é conquistar a Liga dos Campeões. Isso vai demorar um tempo ainda, primeiro ele tem que fazer o time passar de fase, o que não deve acontecer novamente nessa temporada, está complicada a classificação. E ele vai sofrer pressões por isso. Eu quero deixar claro que não acredito que o City iria conquistar tão rapidamente a Liga, mas se Mancini quiser se manter no cargo deverá melhorar a performance do time na competição.

Um comentário:

  1. Concordo com você. Também não sou o maior admirador dele. Ganhamos uma copa da Inglaterra, uma PL, ótimo. Mas realmente estamos devendo muito na UCL. E não é falta de experiência não. Acho que a maneira de jogar reflete muito a postura e o pensamento do nosso técnico. Quando ele estava na Inter foi a mesma coisa. E concordo também, que para algumas pessoas parece que ele esta acima do bem e do mal. Não se pode criticar. Acho muito difícil a classificação para a proxima fase da champions, mas a partir de agora é obrigação para nós disputarmos essa competição todos os anos. Não acho que haverá mudanças, mas com dois espanhóis na nossa diretoria e com Guardiola disponível no mercado, tudo é possível.

    ResponderExcluir