domingo, 1 de janeiro de 2012

Péssimo começo de ano para o City.

No primeiro dia do ano o Manchester City já teve sua primeira derrota em 2012. E repitou o mesmo script dessa partida de 2011: gol aos 94 mins em um lance de impedimento. 1-0 para o Sunderland, mas ainda estamos na liderança. Agora de cabeça mais fria, depois de lavar três dias de louça suja, falarei sobre o jogo.

Começar pelo fim desse jogo. É claro que o jogador do Sunderland estava em posição de impedimento. Foi um erro do bandeira que custou pelo menos um empate. Assim como um erro do juiz na partida contra o Chelsea foi fundamental para o resultado final daquela partida.

É claro que perder com erro do trio de arbitragem é uma bosta, mas não vou ficar batendo nessa tecla. Quando levantarmos o título em Maio não quero ouvir ninguém falando que o campeonato foi roubado. Já fomos prejudicados e com vontade. Erros vão acontecer a favor do City e vamos ver quem será o primeiro a falar que o sheik comprou tal juiz. Agora sobre o jogo em si.

Mancini errou na escalação? De jeito nenhum! Já temos um jogo na terça feira e, no papel, é melhor enfrentar o Sunderland, mesmo fora de casa, com um time sem David Silva e Aguero do que fazer isso contra o Liverpool. Nós temos elenco suficientemente grande e bom para fazer esse rodízio. E tenho certeza que a derrota do Man Utd faz com que Mancini opta-se por esse time, afinal não perderíamos a primeira colocação.

Não irei apontar dedos para no setor ofensivo. Hoje foi um ataque diferente da partida contra o West Brom e nos dois jogos não fizemos gols. Mas não posso deixar de falar que Nasri ficou, mais uma vez, abaixo do que pode render. Jogou bem 5 minutos, depois voltou a sumir. Adam Johnson teve um bom primeiro tempo, só que sumiu na segunda etapa. No começo conseguiu bater o lateral esquerdo e até uma marcação dupla, mas não conseguiu manter esse ritmo. Ele precisa de alguém para ajudar, ter opções para passe ou puxar um desses marcadores.

Vendo que o jogo estava sendo jogado apenas na metade de defesa do time da casa, Mancini colocou Aguero logo na volta do intervalo. Tenho certeza que essa não era sua vontade, mas foi preciso. E me supreendeu porque na hora que vi o argentino em campo, achei que Nasri que iria sair, acabou saindo 10 minutos depois para a entrada de David Silva, mas quem saiu foi Nigel de Jong, que o técnico viu que não era necessário do modo como o jogo estava se desenvolvendo.

Claro que ser engenheiro de obra pronta é fácil, mas se tivesse que apontar um erro do Mancini, eu diria que foi na lateral direita. Zabaleta não é um jogador que apoia muito, vai pouco na linha de fundo e aparece pouco até para ajudar AJ. Com o Sunderland jogando com os 11 atrás da linha da bola, é preciso usar muito o Overlapping e o Richards faz isso muito melhor que o Zabaleta. A gente chegaria mais na linha de fundo e um cruzamento pegando a zaga indo em direção ao próprio gol é sempre um lance perigoso.

O mais importante dessas duas partidas é notar que o City pode estar começando a sofrer um problema que a seleção brasileira dirigida por Dunga sofria e muito: não conseguir passar por times que jogam com 11 na defesa. Tudo bem que já vencemos contra times menores que estavam jogando nesse estilo, mas como para o West Brom e Sunderland esse estilo de jogo deu certo, muito treinadores vão atuar ainda mais nesse ferrolho. Para eles, levar um ponto de partida contra um time com jogadores de ponta não é mau negócio, mesmo que abdiquem de jogar futebol. Hoje os Black Cats só bicavam para a frente.

Vamos levantar a cabeça, mais uma vez, e o jogo contra o Liverpool será diferente. Tenho 110% de certeza que eles não irão jogar nesse estilo de todo mundo em cima da linha do gol. Só que esse jogo é vencer ou vencer, não podemos deixar os outros times acreditarem que eles tem chance contra a gente.

14 comentários:

  1. Eu não sei vcs, mas eu acho que depois que o Milner saiu do time nós perdemos muito em criação e marcação. A nossa jogada mais forte sempre foi pelo lado direito. Como vc disse com Richards, Silva e Milner. É só lembrar do Derby. Nasri deve dar lugar para o Milner, já.

    ResponderExcluir
  2. Eu já tinha comentado sobre isso quando você joga contra equipes que tem 11 jogadores atras da linha da bola e preciso aproveitar as poucas chances que tem para tirar o time do campo de defesa e principalmente fazer o gol nos primeiros 30 minutos pq depois disso a equipe adversario começa a acreditar que pode tirar algum resultado positivo da partida.

    Antes do gol do Sunderland quando eles roubaram a bola O´neil gritou desesperadamente para os jogadores irem para o ataque pq acreditava que algo poderia sair.

    Conversando com alguns ingleses muitos criticaram o AJ e entramos em alguns pontos em comum.

    Primeiro ele se acha um fantastico jogador que merece ser titular muito pq os comentaristas ingleses principalmete do programa MTOD sempre o elogiarem por apenas 5 minutos de partida, ele é ingles eles adoram idolatrar seus conterraneos.

    AJ é o tipico jogador ingles que tem um ótimo chute mas não tem habilidade nenhuma, todas as suas fintas são baseadas na velocidade e ele só tem uma jogada, corta para dentro e bate para o gol.

    Se ele quer se tornar um jogador melhor é melhor passar um tempo a mais depois do treino treinando novas jogadas como alguns jogadores faz, como dizem os ingleses eles acham que AJ nunca vai chegar no nivel que ele realmente poderia chegar com seu talento

    ResponderExcluir
  3. Nota: Hoje no estádio muitos torcedores do City comecaram a xingar o Dzeko e discutirem entre si...

    Apenas no comeco da partida cantaram a musica para ele, depois que ele comecou a errar gols comecou a discussao dos torcedores que estavam furiosos com Dzeko e os que estavam a favor dele

    ResponderExcluir
  4. Marcos Rolim...

    Tanto AJ como Dzeko na minha opinião são BONS jogadores , ponto final. O AJ ja reclamou e demonstrou sua insatisfação publicamente né galera ? Me perdoe se eu estou enganado . Ambos não tem muita margem pra melhorar o que estão jogando e o que ja jogaram anteriormente , porem acho úteis pro elenco , críticas e vaias são normais qdo se tem derrota e os animos estão exaltados .

    ResponderExcluir
  5. Repassando o comentário do último post para o EVANS:

    Yann M'Vila o próprio Vieira já confirmou ao Canal+ que vai buscar, mas o Badstuber é sugestão minha puramente. O Gotze é um sonho, por isso eu disse "se possível", o Torres foi pro Chelsea em janeiro, Carroll e Suárez foram para o Liverpool em janeiro, não acho que seja impossível, mas é difícil, claro. Só que, com um Lescott ridículo, Kolo Toure e Yaya Toure indo disputar a Copa das Nações Africanas, mesmo que Kolo Toure também esteja muito mal últimamente, Badstuber e M'Vila se tornariam peças de reposição, necessárias pra um time que vai ficar só com Lescott, muuuito contestável (mão no jogo do Chelsea, gol contra contra o Liverpool), e um inexperiente Savic que quer ser emprestado. M'Vila eu acho que é quase certo, o City não deve ter muita concorrência, já que o Real disse que não vai atrás de ninguém, e o Milan, bem, todos nós sabemos a situação do futebol italiano. O francês seria fundamental pra substituir o Yaya, e nós precisamos sim de um zagueiro alemão, Badstuber foi só uma citação, mas pode ser o Hummels, o Howedes, o que não faltam são ótimos zagueiros na Alemanha.

    Fonte que corrobora com a informação sobre o M'Villa:

    http://www1.skysports.com/football/news/11679/7307932/Vieira-reveals-M-Vila-liking

    ResponderExcluir
  6. Citizen, Mancini confirmou que o City só vai contratar 2 jogadores por temporada por ter um elenco completo.

    Quando vc diz que Torres e Carrol foram vendidos em janeiro é exatamamente isso que eu falei o custo dos jogadores não compensa.

    O Chelsea pagou 50 milhoes no Fernando num desespero do Roman, o Liverpool esperto enfiou a faca nos Blues mas tbm sofreram a outra parte da moeda pagando 35 milhoes pelo Carroll e hoje onde hoje estão os jogadores.

    M´villa foi uma opinião pessoal do Vieira que não foi confirmada pelo clube.

    Acho contratações importantes mas vejo hoje o City tentando se adaptar ao FFP e querendo trazer jogadores apenas realmente necessarios e com planejamento o que não aconteceria em janeiro.

    ResponderExcluir
  7. Tmabém acho difícil existir contratações nessa janela. No máximo uma troca envolvendo o mala do Tevez. Na zaga acho que o Mancini vai com o que tem. Até porque o Richards também joga por ali. Mas concordo que com a faalta do Yaya, nós vamos ficar carentes nessa posição.

    Afinal esse M'Villa é tudo isso mesmo? Porque eu não conheço e se vi jogar não prestei atenção.

    ResponderExcluir
  8. Mancini já deixou claro que só chega jogador se sair dois ou três. Precisa realmente só sair o Tevez para contratar alguém.

    Concordo com o Pasha. Se precisar de um zagueiro, o Richards joga lá. Não vai ser uma improvisação muito grande porque ele já atuou uma temporada inteira lá e foi muito bem.

    Eu acho que se o Mancini fosse contratar, pelo menos um jogador, ou seria para meio de campo ou para o ataque. Ele só tem três atacantes.

    Pessoalmente, eu daria uma chance para o Luca Scapuzzi, que está emprestado. Ele já tem 20 ou 21 anos, já é hora de estar disponível para treinar e atuar em alguns jogos do time principal.

    Também não conheço o M'Vila e acho que se o Mancini for contratar um meio de campo, ele vai para cima do Di Rossi, uma especulação que cresce a cada dia. Mas ele só chega com o Tevez saindo. E já está mais que na hora dessa novela acabar!

    ResponderExcluir
  9. O Vieira disse: "Teremos concorrência pelo M'Vila..." isso dá claras pistas de que não é uma simples opinião. De Rossi? Precisamos de pessoal jovem, De Rossi já tem 28 anos, vai dar só mais uns 2 anos de futebol razoável e olhe lá. O fato é, especulação do De Rossi que ninguém confirmou, apenas o The Sun fica jogando fogo, especulação de jornal, fraca. Um dirigente do City confirmou o caso do M'Vila, é diferente. Não acho que o ataque seja prioridade. Três atacantes é um ótimo número até a próxima janela, nossa, mais que bom, o que não dá é pra ficar sem Yaya Toure, Kolo Toure, Tevez e Savic, saídas muito prováveis. Richards pra zaga? E vai confiar no Zabaleta que você mesmo criticou atuando na lateral direita? Com subidas sem objetividade e marcação fraca? Acho que precisa de, no mínimo um volante e um zagueiro, mas tem que ser nome bom, poxa, De Rossi é contratação de Chelsea na época do Ancelotti, macaco velho que não vai render muita coisa. Se não contratarmos vamos ficar com apenas Lescott e Kompany de zagueiros de origem, Lescott que é uma *erda, né, não preciso nem dizer. Aí tu vai improvisar Richards na zaga, sacrifica as subidas dele, que são muito perigosas, e mete um Zabaleta sonolento, e se caso qualquer um deles machucar tu não vai ter nenhuma reposição, NENHUMA. A defesa é fundamental, eu acho, um problema pra ser sanado antes de se pensar em qualquer outra coisa, porque se o provável acontecer e não tivermos peças de reposição, vai fuder todo o campeonato.

    ResponderExcluir
  10. Primeiro o que a gente tem que pensar é o seguinte: o Yaya e o Kolo vão sair para a copa de áfrica, mas voltarão. Não adianta contratar jogador agora para encher o elenco mais tarde.

    Os únicos que devem sair realmente são o Tevez, Onuoha e Bridge. Em condições normais, apenas o Tevez estaria jogando no time. Os outros dois só completam o elenco em treinos porque estão lá, caso contrário usariam jogadores da base.

    eu critiquei a escolha do Zabaleta para o tipo de jogo de ontem, quando a gente precisaria de um jogador que fizesse ultrapassagens como faz o Richards. Essa foi minha crítica ao Zabaleta. E eu não tenho o porque reclamar mais nada dele porque é um jogador que fora de campo adotou a vida em Manchester, não fica reclamando de nada, vai em jogos da base e dentro de campo joga em todas as posições sem criticar o técnico e seu rodízio. E sempre joga com uma raça pelo City, já saiu várias vezes como uma múmia. Não é o melhor tecnicamente, mas é sempre bom ter um cara com essa disposição no seu time.

    Quando falo em colocar o Richards na zaga é apenas para um caso de necessidade de improvisar com a saída de Kolo. Também pode improvisar, quem sabe, o Kolarov e deixar o Clichy na esquerda. Isso durante a Copa da África.

    Não acho que o Savic irá sair. Nesse momento acho pouco provável que o Mancini libere um jogador que pelo menos ele usa no banco, ainda mais sabendo que vai perder o Kolo.

    A especulação sobre o De Rossi eu acho mais quente do que a do M'Vila. Eu já vi em alguns sites, já vi que o Mancini respondeu sobre ele em entrevistas. Para mim, contratação do meio de ano não acaba resolvendo muita coisa e pode sair cara.

    Sobre o ataque, eu concordo. Tanto que falei que era para trazer de volta o Scapuzzi, que só iria jogar em jogos mais tranquilos e treinar com o elenco principal.

    ResponderExcluir
  11. Faça as palavras do Carlos as minhas. O City não vai inchar o elenco por causa de 1 mes, o Mancini sabe que jogadores que chegam no meio da temporada não rendem pois demoram se adaptar...

    Todos sabem e falam que temos o melhor elenco da Premier então reforçar agora não será preciso a não ser no ataque com a saida de Tevez.

    Cada um aqui tem os jogadores de sua preferencia mas temos que analisar pela cabeça de Mancini e ele confia muito em Lescott por isso ele não vai contratar ninguem no momento, e o M´villa não é tipo de jogador que o Roberto gosta, e não confio no que o Vieira fala pq ele trabalha nas categorias de base e não no time principal.

    Carlos já vi 3 partidas do Scapuzzi e gostei muito das atuações dele principalmete contra o Wolves na Carling Cup acho que vale a pena investir no garoto.

    ResponderExcluir
  12. Vieira é dirigente de futebol, não trabalha só nas categorias de base. E bem, na nossa base tem vários jogadores bons que poderiam sim subir para suprir a falta, além do Scapuzzi tem o Rusnák, o Henshall, o Roman, o Suárez, todos esses tem condições de entrar em alguma partida eventualmente. Mas eu não dispenso a contratação de um zagueiro e um volante, eu prefiro o M'Vila ao De Rossi, e você não iria "encher" o elenco, essas contratações serviriam de deixa pra mandar Lescott e De Jong embora na primeira oportunidade, o City não é time pra pernetas como eles.

    ResponderExcluir
  13. Não acho o Lescott e o de Jong essas dragas todas. Servem sim para o elenco do City. Nossa defesa deu uma caída nessa temporada, mas eu acho que foi bem na segunda metade da passada. Tivemos vários "clean sheets".

    Contratar não vai ser tão simples. Além do Fair Play Financeiro, tem o sistema de cotas tanto da Premier League quanto da UEFA. Eu acho que nós estouramos o limite de "estrangeiros" nas duas cotas.

    E o único "estrangeiro" que sairia, a princípio, é o Tevez, se essa novela acabar também. É preciso dar uma analisada no elenco para saber qual jogador está "classificado". E tenho quase certeza que o Savic e Balotelli são sub-21 e estariam livres dessa classificação. Tem que ver como fica isso para temporada que vem.

    ResponderExcluir
  14. Citizen aqui está a noticia onde mostra em que áreas o Vieira trabalha no Manchester City, o trabalho dele é no desenvolvimento das categorias de base principalmente no projeto da nova academida do City

    http://www.mcfc.co.uk/news/club-news/2011/july/new-role-for-patrick-vieira-at-manchester-city

    Nenhum jogador chegará no City sem a aprovação do Mancini ele é que da a palavra final

    ResponderExcluir