sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

3ª Rodada FA Cup: Man City Vs Man Utd

Vai começar para os times da primeira divisão da Inglaterra o torneio de futebol mais antigo do mundo. A primeira rodada com os times de divisões inferiores começou em 20 de agosto de 2011. 825 times se inscreveram para participar, mas "apenas" 763 foram chamados para a competição. A final está programada para o dia 05 de maio em Wembley e o vencedor entrará na Liga Europa 2012/13. E é claro, o atual campeão é o MANCHESTER CITY que bateu o Stoke City na última final, 1-0 gol de Yaya Touré.

Um fato curioso nessa nova edição da FA Cup é o seu novo patrocinador. Podemos dizer que a FA Cup é brazuca! Até ano passado a patrocinadora era a companhia alemã de energia E.ON. A partir dessa nova temporada será a cervejaria Budweiser, que é propriedade da empresa AB InBEV de origem belga-brasileira. Aqui no Brasil famosa pelas marcas Skol, Brahma e Antarctica. O CEO da empresa é um carioca formado em engenharia mecânica na UFRJ, Carlos Brito. Deixando a patriotada de lado, vamos falar desse jogo.

Essa será a primeira partida entre os dois clubes após o MASSACRE por 6 x 1 promovido pelo Manchester City em pleno Old Trafford no dia 23 de outubro de 2011. Os clubes voltam a se reencontrar na FA Cup menos de 1 ano de jogarem a semi-final vencida pelo City por 1-0, gol de Yaya Touré. Com certeza um jogo na terceira rodada não se equivale à uma semi final, mas tem sempre tem euforia um Derby de Manchester, tanto que a equipe Anti-Tumultos da polícia de Manchester foi acionada para impedir qualquer confusão antes, durante e depois do jogo, dentro e fora do estádio.

O jogo será no domingo, dia 08 de janeiro, e começará às 11 horas, horário de Brasília. Após o jogo, haverá o sorteio da próxima rodada que será transmitido na TV da FA, acessível pelo próprio site da federação inglesa. O número da bolinha do vencedor do Derby é 3 (três). Nessa competição se o primeiro jogo terminar empatado, os times jogam uma partida de volta com o mando invertido. Ainda não há data para se isso acontecer. Tomara que não ocorra esse replay, nosso calendário já está muito cheio.

O Manchester City vai para campo com muitos desfalques. Barry, por suspensão, e Balotelli, lesão no tornozelo, estão fora com certeza. Dzeko, joelho, e Nasri, febre, ainda são dúvidas para esse jogo. O maior desfalque que o City pode ter para o Derby é a ausência de Yaya Touré. A seleção da Costa do Marfim começará os preparativos para a Copa Africana de Nações (CAN) no próximo sábado e seu treinador afirmou que os clubes são obrigados pela FIFA a liberar seus atletas. A comissão técnica do City quer postergar a data de apresentação dos irmãos Touré para segunda feira.

A justificativa é que no sábado os jogadores apenas se reunirão em Paris para viajar para centro de treinamento em Abu Dhabi no domingo. Com certeza, a patrocinadora do City não teria problema nenhum em dar duas passagens de primeira classe para os dois chegarem no Emirados Árabes. Inicialmente, chegou a ser comentado, pelo próprio Yaya, que eles poderiam se apresentar só após o jogo contra o Wigan no próximo final de semana porque não há Parada de Inverno na Inglaterra e eles estão em forma, ao contrário de outros jogadores marfinenses.

E também importante ver o lado do técnico, François Zahoui. Ele está no direito dele e Yaya acabou de ser eleito o melhor jogador africano, imagina o estrago que poderia fazer nas ambições da Costa do Marfim se acontecesse uma lesão nele nesses jogos que City gostaria que ele jogasse. Poderia, pelo menos, deixar ele atuar nessa partida. Não falo tanto da falta de Kolo porque, além de termos zagueiros para cobrir sua ausência, ele não tão fundamental para o City como seu irmão é. Fergunson acha que é truque de Mancini e ele poderá contar com a dupla para domingo. Será que é jogo de cena do City? Eu espero que sim, Yaya não tem subsituto no elenco com suas características e qualidade.

Se realmente Yaya não puder jogar, perderemos todo nosso meio de campo defensivo titular para esse jogo. Com Barry tendo quer cumprir a suspensão porque o juiz forçou ao dar aquele segundo cartão amarelo, Mancini afirmou que só terá disponível para essas posições de Jong e Milner, já que Hargreaves só depende dele próprio para jogar, foi o que Mancini afirmou na entrevista. Me pareceu que foi colocado contra a parede agora. Razak já voltou do seu empréstimo e poderá ser utilizado em caso de extrema necessidade e tem a primeira semi final na quarta feira da Carling Cup contra o Liverpool.

Na linha de ataque, no momento apenas Aguero está disponível para esse jogo. Eu cheguei a comentar que seria interessante chamar Luca Scapuzzi de volta do seu empréstimo, mas acabei de ler na BBC que seu contrato foi prorrogado até o final do mês. Eu acho que se Dzeko não puder atuar nos 90 mins, Mancini o colocará no banco para uma eventual necessidade. O caso de Nasri é que ele está doente e por isso nem ficou no banco contra o Liverpool. Tomara que ele possa ficar ao menos no banco no domingo.

Na entrevista coletiva, Mancini falou sobre só ter 17 jogadores em condições para essa partida. Vendo os jogadores relacionados no site do M.E.N, esse número inclui Dzeko, Nasri e Onuoha (Hargreaves não está na lista). Mancini não terá solidariedade de ninguém, nem de Fergunson, que se encontra com um time cheio de bichados atualmente, e nem minha!

Dá para montar um bom time para essa partida, time que, na minha visão, não faria feio na Premier League: Hart, Richards, Kompany, Lescott, Clichy, de Jong, Milner, Zabaleta, D Silva, Johnson e Aguero e o banco seria Pantilimon, Onuoha, Kolarov, Savic, Razak, Nasri e Dzeko.  Eu sabia que em algum momento da temporada, isso poderia acontecer. Não quero usar como muleta para caso o City perder. Não vamos chorar, vamos partir para cima.

Essa partida pode colocar uma pressão psicológica imensa no Utd. Eu não me lembro de alguma vezes eles terem perdido três partidas seguidas, acho que isso pode ter acontecido logo depois que Fergunson assumiu, chute meu mesmo, mas, digamos, de 1990 até hoje, eu acho que nunca aconteceu. Com certeza, alguém levantará esses dados. Quando o sorteio foi realizado, acho que ninguém em sã consciência pensaria que o Utd perderia para o lanterna em casa.

E com o time cheio de bichados, Sir deve estar louco. Ele não pode perder e ainda tem que responder de forma rápida ao 6 x 1. Perdendo, será a terceira em quatro jogos para o City, sendo que em nenhum jornal se dá muita importância para a vitória deles na Community Shield. Falam mais do jogo do turno e a semi final da FA Cup.

Agora é esperar até domingo para mais um jogão e mais uma vez mostrar que a cidade pertence ao Manchester City!

JOGADORES RELACIONADOS:

Manchester City (from): Hart, Richards, Zabaleta, Lescott, Kompany, Savic, Kolarov, Clichy, Johnson, Milner, De Jong, Nasri, Silva, Aguero, Dzeko, Onuoha, Pantilimon.

Manchester United (from): De Gea, Lindegaard, Amos, Rafael, Ferdinand, Evra, Jones, Fryers, Cole, Carrick, Valencia, Park, Gibson, Anderson, Nani, Giggs, Rooney, Welbeck, Berbatov, Hernandez, Diouf, Keane.
 

4 comentários:

  1. Já disse, Mancini vai ir às compras em janeiro, e M'Vila vai chegar, escreva só o que eu estou dizendo. De Rossi já disse que não vem (graças a deus).

    ResponderExcluir
  2. Como dizia o Eurico Miranda quando jogava com o Flamengo, que era um campeonato a parte, pra mim é a mesma coisa em relação ao Derby. Espero que os nosso jogadores tenham esse mesmo espírito, porque com certeza eles vão vir com tudo pra cima da gente. Derrota na semi da última FA Cup, 6x1, e duas derrotas seguidas...

    Agora eu queria saber do Hargreaves. Tanto tempo e ainda fora de forma? Eu acho que ele seria uma boa opção para o lugar do Yaya. Tem bom passe, boa saída de jogo. Desde que em forma é claro.
    Temos que ir com tudo pra cima deles. Não pode dar mole. É Derby!!!

    ResponderExcluir
  3. Temos que buscar a vitória, mas se ganharmos ou não o jogo é preciso esquecer o resultado logo após a partida.

    Todos aqui estão dizendo que se o united ganhar pode ser a arrancada deles para o título e não podemos cair nessa.

    Nossa meta é a Premier League. É bom ganhar a FA Cup, sim, e bom eliminar nosso maior rival, maravilhoso... Mas não podemos deixar qualquer resultado afetar nossa campanha na League.

    Não temos que provar mais nada ninguem, o United sim.

    Então que os jogadores entrem na partida e se entreguem, mas que no final dela espero que não temos uma confiança excessiva pela vitória ou cabeças baixas pela derrota.

    ResponderExcluir
  4. Podemos ter "surpresas" amanhã no banco. Caso o time esteja reduzido ao 17 de Mancini, talvez menos, uns jogadores da base completem.

    Vi agora que o time reserva jogou hoje e Rekik, Suarez, Roman não fizeram parte do jogo. Se bobear deve ser um das razões pq Onuoha ainda não saiu: para completar hj e na quarta contra o Liverpool.

    ResponderExcluir