sexta-feira, 13 de maio de 2011

Reforço para o City.

O reforço dessa vez não é na forma de jogador, membro da comissão técnica ou melhoria nas instalações do clube, mas no caixa do Manchester City. Aparentemente o City está fechando uma contrato de "Naming Rights" e duas empresas de Abu Dhabi estariam no páreo ainda.

Aabar, uma empresa de investimento, e Ferrostaal, empresa alemã de engenharia que foi comprada por investidores de Abu Dhabi. Ambas empresas já são parceiras do clube e a Ferrostaal é o nome de uma copa de pré-temporada que o City começou a jogar na temporada passada e terá uma nova edição esse ano, o adversário ainda não foi escolhido.

O valor estaria entre £ 10 e £ 12 milhões por ano, ainda não especularam o prazo de duração desse acordo. "Naming Rights" é a venda dos direitos do nome do estádio, arena ou ginásio de um clube. O City of Manchester não é estádio propriamente do Manchester City, ele é concessão da cidade de Manchester por 250 anos para o City, então por isso, no final do ano passado, começo desse, a notícia que o conselho da cidade deu aval para a venda do nome, foi bem muito bem recebida pela diretoria.

Esse reforço no caixa serve para o time tentar se adequar ao Fair Play financeiro da Uefa, mas não é possível pagar um valor aleatório. A Uefa irá realizar levantamentos para saber quanto vale o nome do City of Manchester, caso seja inferior a £ 10 m, eu acredito que o City só poderá lançar em seu balanço o valor determinado pela entidade máxima do futebol europeu.

O caso mais famoso na Inglaterra é do Arsenal que vendeu o nome do estádio para a companhia área Emirates e o valor pago por ano é de £ 6.7 m. Apenas 9 estádios na Inglaterra venderam seus nomes contra 23 na Alemanha, liderança nesse quesito, e 18 na Holanda.

O valor mais alto pago está fora do futebol. O grupo financeiro Citygroup pagou ao New York Mets, time de beisibol, o valor de £ 245 m por 20 anos para chamar o "parque" de Citifield. Nos EUA isso é bem mais comum, várias arenas multiusos e estádios de futebol americano já tem nomes de empresa.

Uma curiosidade para fazer esse post: a arena indoor com maior frequência de shows e eventos no mundo se localiza em Manchester, é a M.E.N. Arena, pelo menos no estudo de 2007. O nome é do jornal local da cidade, o Manchester Evening News.

Quando forem ver um jogo do Manchester City no Aabar Stadium ou Ferrostaal Arena, tente ver um show no M.E.N. Arena. A programação deve durar o ano todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário