quinta-feira, 5 de maio de 2011

Nova especulação sobre Kaká.

Os jornais ingleses de hoje trazem a notícia que o Manchester City fará nova investida para ter o meio de campo brasileiro Kaká. Atualmente no Real Madrid, o melhor jogador do mundo de 2007 foi alvo do time de Manchester em janeiro de 2009 e recusou a proposta.

Em 2009, o Man City tinha acabado de ser comprado pelo Sheik Mansour e havia muita especulação sobre quem contrataria para formar um super time. City e Milan teriam fechado um acordo pela transferência na casa de £ 100 milhões, mas o apoiador brasileiro preferiu ficar no rubro negro italiano. Noticiaram que essa recusa teria sido após a queda do teto da Igreja Resnascer, frequentada pelo atleta que entendeu como um sinal.

Na época o tablóide The Sun cravou que Kaká teria feito 4 exigências. Coisa de tablóide. Após o fracasso das negociações, o diretor Garry Cook acusou o Milan e representantes do jogador de usarem o City. Kaká deu uma entrevista dissendo que não havia cogitado jogar pelo Manchester City.

Para contratar o brasileiro, o City não mais estaria disposto a pagar o valor de £ 100 m pelo jogador de 29 anos. Daria £ 22.5 m mais o passe de Adebayor, jogador que não parece figurar no futuro de nenhum dos dois clubes, o que eu entendo que tornaria a negociação bastante difícil de acreditar.

Vamos analisar. Kaká não faz uma grande temporada, nem mesmo uma boa temporada. Tem sofrido com constantes lesões, desde antes da Copa do Mundo. No último jogo contra o Barcelona, ele começou como titular, mas não jogou nada. Mal foi visto em campo.

Um jogador como Kaká no meio de campo do City seria sensacional, só que o Kaká de hoje não é um jogador fora de série, parece ser apenas mais um e deve pedir um salário alto. Quais as condições de jogo de atualmente? Terá condições de jogar mais de 80% das partidas? Temporada que vem estamos quase certos na Liga dos Campeões, então precisamos de jogadores com experiência e qualidade, mas tem que entrar em campo. Para mim um contrato por produtividade não serve.

Os torcedores ingleses não estão felizes com essa especulação. Muitos criaram uma fobia ao jogador brasileiro na Premier League. Eles não acreditam que o nosso produto nacional tenha condições de se adaptar ao estilo de jogo veloz de lá. Com certeza o jogador brasileiro cadencia mais o jogo, mas o Kaká não é um ciscador, vai sempre em direção ao gol.

Em condições de jogo, qualquer pessoa no mundo gostaria de ter o Kaká no seu time, só que hoje ele é apenas uma caricatura do jogador de alguns anos atrás. Se bobear ele volta para o Brasil para jogar em "alto nível", considerando o nível do futebol interno praticado.

Pelo qualidade atual do Kaká, eu não contrataria ele. Se eu estiver errado e Kaká mostrar que ainda tem futebol e jogar esse futebol no City, darei meu braço a torcer sem nenhum problema. Será que Mancini consiguiria ajudar ao Kaká? Nem sabemos se o Mancini estará em Manchester na próxima temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário