sexta-feira, 13 de maio de 2011

Fa Cup Final: Man City Vs Stoke (II)

Menos de 24 horas para o jogo que uma geração inteira de torcedores do Manchester City esperava ansiosamente. Amanhã, dia 14 de maio de 2011, em Wembley a partir das 11 horas, tão leais torcedores estarão tensos e loucos para soltar o tão esperado grito de "É campeão!". São 35 anos na fila.

Manchester City e Stoke City dispustam a final da FA Cup. Ano passado essas duas equipes já haviam se enfretado por essa competição em fases anteriores e deu Stoke após o empate no City of Manchester e vitória na prorrogação no Britannia Stadium.

Essa é a nona vez do Manchester na final da FA Cup com 4 vitórias e 4 derrotas, enquanto o Stoke faz sua estréia em finais da mais antiga competição de futebol do mundo. A última vez que o City (na Inglaterra só existe um City, ele é azul e de Manchester) completará exatos 30 anos amanhã. Foi na derrota, no replay, para o Tottenham.

Nossa campanha foi de 5 vitórias e 2 empates. Começamos contra o Leisceter City fora de casa (no blog do Mauro Cesar Pereira uma boa matéria sobre esse jogo) num empate de 2-2 (Tevez e Milner) e passamos no replay por 4-2 (Tevz, Vieira, A Johnson e Kolarov). Depois enfrentamos o time profissional mais antigo do mundo Notts County, empate fora (1-1, Dzeko) e goleada em casa, 5-0 cortesia de Vieira(2), Tevez, Dzeko e Richards. Vitória tranquila no CoMS sobre o Aston Villa por 3-0, Y Toure, Balotelli e D Silva. Aperto contra o Reading, também em casa, gol salvador de Richards, placar final 1-0.

Na Semi-final encontramos pela frente o arqui-rival, Man Utd. Primeira vez que os times se enfrentavam em Wembley. Joe Hart fez 3 belas defesas e Y Toure marcou o gol da vitória magra por 1-0 e agendou uma data especial para os torcedores: 14 de maio, voltaremos à Wembley.

O Stoke passou, em sequência, por Cardiff City, Wolverhampton, Brighton e Hove Albion, West Ham e Bolton, nesse último um massacre na semi-final, 5-0, sem gol de bola parada. Preocupante. Independente de vitória ou derrota amanhã, o Stoke já garantiu sua participação na próxima Liga Europa. O resultado de amanhã só define a fase que começar a jogar.

Sobre o time do City para amanhã, Roberto Mancini terá a volta de Barry, que não joga há duas partidas por lesão na coxa. A respeito de Tevez, o técnico irá esperar até a manhã do jogo. O argentino jogou 20 mins na partida de terça contra o Tottenham. Por causa do Stoke ter jogadores mais fortes e altos, Mancini poderá escalar Kolarov no lugar de Zabaleta. Dzeko deve dar lugar para Balotelli.

A maior preocupação de amanhã é a jogada área do Stoke. Eles usam com muita frequência esse tipo de jogada, ano passado sofremos nos jogos contra eles. Às vezes nossa zaga sofre apagões, como contra o Everton que tomamos a virada por bolas pelo alto. E o lateral monstro de Rory Delap deve estar tirando o sono de muita gente de azul. Kompany e Lescott vão ter que dominar nossa área, não pode dar chance para eles. Isso vale também para o Richards e seus momentos de total falta de concentração e desligamento do jogo.

Nossa peça chave para esse jogo é, ao meu ver, a habilidade, velocidade e inteligência do David Silva. Tony Pullis vai tentar combater nosso time impedindo ao espanhol de jogar. Não será fácil para eles, mas caso consiguam, pelo menos, diminuir a eficência do espanhol, Adam Jonhson tem que estar preparado para chamar a responsabilidade, já vi jogos que ele treme, ainda mais os mais decisivos. Yaya Touré disse que vai jogar pelo irmão, Kolo, que não poderá atuar por causa de uma suspensão por doping.

O jogo de amanhã servirá para aquela maldita faixa que fica em Old Trafford suma, o contador de anos sem títulos. Nossos jogadores tem que entrar em campo com uma vontade ensadecida de queimar aquilo! Não há como esconder que somos os favoritos para essa partida, então vamos fazer o Stoke temer a gente, não vamos deixar eles pensarem que eles podem dar uma de Obama e pensar "Yes, We Can". Não, eles não podem nada. Serão apenas codjuvantes da nossa história.

Eu entraria com esse time para a final, Tevez ficaria no banco porque logicamente não tem 100% de condições físicas: Hart, Richards, Kompany (c), Lescott, Zabaleta, de Jong, Milner, Yaya, A Johnson, D Silva e Balotelli. Apesar de ser impossível de desvendar o comportamento dele, Mario está jogando melhor que Dzeko, minha opinião, então colocaria ele de titular.

Vinte e um jogadores entraram em campo na FA Cup pelo City, apenas Hart, Lescott, Kolarov e Vieira jogaram as 7 partidas. O francês e Tevez são nossos artilheiros na competição com três gols cada um.

O juiz da partida será Martin Atkinson e os canais ESPN transmitirão a partida e transmissão que começará às 10:55. Nesse sábado City e Stoke deveriam se enfrentar pela Premier League, mas o jogo foi transferido para a próxima terça-feira.

JOGADORES RELACIONADOS:

Hart, Given, Taylor, Richards, Zabaleta, Kompany, Lescott, Kolarov, Boyata, Wright-Phillips, Y Toure, De Jong, Vieira Milner, Barry, Johnson, Silva, Tevez, Dzeko, Balotelli, Jo, McGivern.

Gostaria que o City ganhasse de goleada e abrisse o marcador logo aos 30 segundos de jogo, mas se porventura nós tivermos um jogo com final Hollywoodiano e gostaria que o gol da vitória saisse dos pés, da cabeça de Micah Richards, afinal ele é o jogador "mais velho" do City: é aquele que veio da base e que mais atou com a nossa bela camisa. Seria interessante para mostrar que não só compramos jogador, "fabricamos" também!

COME ON CITY! BLUE MOON SHALL RISE TOMORROW!

Um comentário:

  1. Carlos. Eu tenho certeza que a minha ansiedade deve ser igusal a sua e a de todos os apaixonados pelo City. Eu também não vejo a hora de começar o jogo, e sinceramente apesar do nosso técnico, eu estou com um pressentimento que amanhã será " O DIA". Acho que será sofrido (como sempre) mas no final vc irá postar um "É CAMPEÃO".
    Meu palpite: 1x0.
    Abs a todos

    ResponderExcluir