segunda-feira, 23 de maio de 2011

Liga dos Campeões: fase de grupos

A temporada teve seu último dia ontem. Agora é hora de liberar os jogadores, deixarem eles curtirem suas férias, alguns ainda terão que jogar Copa América, Eliminatórias e só depois terão um merecido descanso. Enquanto isso a gente faz contas, levantamentos.

Estamos garantidos na fase de grupos da Liga dos Campeões 2011/12. Era um dos objetivos e teremos certeza que muitos times já classificados estão desesperados com isso. Porque? Simples, por causa do sorteio dos grupos.

A UEFA divide os 32 times dessa fase em 4 potes com oito times cada. Times da mesma federação não se enfrentam nem nessa fase nem na fase de oitavas de final. Ou seja, nós não iremos enfrentar o United nem o Chelsea ( o Arsenal ainda vai ter suar sangue...rs). A divisão em potes leva em consideração o coeficiente de pontos, uma conta que a federação européia faz.

Com os pontos atuais, o Manchester City está em 42º lugar no ranking, mesmo o Utd levando o título no dia 28 essa posição não deve mudar. (Nota do blog: a UEFA na hora de calcular o coeficente soma a média de pontos do país em um determinado período com os pontos do clube.) Mas vários clubes que estão à nossa frente não jogarão e outros tantos podem ficar pelo caminho, nas fases de qualificação.

Tirando todos que já não jogarão a UCL, o City fica na 27º posição, ainda no pote 4. Com um pouco de sorte, poderemos ficar no pote 3, mas disso a gente não passa. O pote 1 é dos times de maiores coeficentes ( Barça, Real, Utd, Chelsea, Inter) e o pote 4 de menores (por enquanto o único definido lá é o campeão da Romênia).

Ainda é um levantamento, só que com a grande chance de estarmos no pote 4, o grupo que tiver o Manchester City definitivamente será chamado de grupo da Morte. E tenho certeza que vai ter time com mais medo do City que ao contrário.

Por exemplo, se Bayern de Munique e Arsenal passarem para a fase de grupos, o Milan vai cair no pote 2 e esse poderá ser nosso grupo: Barcelona, Milan, Bayer Leverkusen e Manchester City. Todos os três campeões nacionais na temporada 2010/11. Irado não?

E se formos do pote 3, poderá cair Barcelona, Milan, Manchester City e Lille, campeão francês. Também é legal né? Agora é esperar o dia 25 de agosto para a realização do sorteio e colocar medo nos nosso adversários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário